«Abel deveria ter visto o segundo cartão amarelo e sido expulso, após uma entrada forte sobre Raul Meireles. Na segunda parte do prolongamento, há uma falta clara sobre o Lisandro, não sei se fora ou dentro da grande área, que não foi marcada, e desse lance sai o primeiro golo do Sporting. Foi uma má decisão, e fomos claramente prejudicados. Foi determinante para que ganhasse o Sporting e não o FC Porto.
Se fosse ao contrário [arbitragem de Benquerença], teríamos assunto para as próximas semanas.
Já se passaram as marcas da dignidade e do razoável.»
Jesualdo Ferreira
«Foi inacreditável aquele lance [sobre Lisandro, aos 110']. Como é que se não consegue ver uma coisa que todos viram. Ainda por cima, o árbitro estava bem colocado. Esse foi o lance decisivo, pois deu origem ao contra-ataque e ao primeiro golo. São coincidências a mais. Trabalhámos durante a semana num ambiente tranquilo, mas se calhar quem fala demais acaba por ganhar com isso. Às vezes só o nosso futebol não chega e este jogo foi um exemplo disso. Admito que o árbitro possa errar, mas há situações inadmissíveis. Se foi simulação, então porque não interrompeu o jogo e deu o amarelo ao Lisandro?»
Pedro Emanuel, capitão de equipa
«Saímos muito tristes com este jogo. Foi uma vergonha o que se passou neste jogo. Fala-se em Apitos Dourados, influências para aqui e para acolá, e depois assistimos a estas coisas. O Lisandro sofreu uma grande penalidade e não foi assinalada, o Grimi fez três faltas seguidas, e [o árbitro] não mostrou nada, partiram o nariz ao Pedro Emanuel... é tudo o que tenho para dizer»
Raul Meireles
No final do jogo, treinador, capitão de equipa e vários jogadores não esconderam a sua indignação, a sua revolta, perante a arbitragem habilidosa, cirurgicamente escandalosa, do senhor Olegário Benquerença.
E a administração da FCP SAD, o que disse sobre este assunto?
Já passaram mais de 60 horas e, até agora, a reacção foi esta:
Vejo com muita preocupação este silêncio da administração da FCP SAD.
Quem cala consente e nós não podemos permitir o branqueamento desta arbitragem e do que esteve (está) por trás dela.
Vivemos tempos difíceis. Benfica e Sporting voltaram a tomar as rédeas do poder, dominando todos os órgãos da FPF e da Liga de clubes e isso nota-se, e de que maneira, dentro de campo.
Há quem tenha saudades do antigamente, quando tudo era “limpo” e “transparente”. Por isso, vale a pena recordar o que foi preciso lutar, o que foi preciso denunciar, para acabar com o sistema do antigamente.
Há 30 anos atrás, em 1977/78, a dupla constituída pelo chefe do Departamento de Futebol e pelo treinador do FC Porto, tiveram de lutar muito fora do campo, para que dentro do campo fosse possível a uma grande equipa do FC Porto interromper um jejum de 19 anos.
«F. C. Porto campeão? Depende dos árbitros», afirmou José Maria Pedroto, e Pinto da Costa acrescentava: «O critério de nomeação dos árbitros, se não é uma palhaçada, o que é que é?»
Foi nessa época, que Pedroto teve uma das suas frases mais famosas contra o "polvo", o sistema herdado do antigamente e que dominava o futebol:
«Temos de lutar contra os roubos de igreja!»
Era assim, sem papas na língua, que o Zé do Boné colocava os nomes aos “bois”. Sem falinhas mansas, sem se preocupar com o politicamente correcto, na defesa do Norte e do seu muito amado FC Porto.
Numa altura em que fora do campo o cerco ao FC Porto é cada vez mais apertado; numa altura em que dentro das 4 linhas temos de lutar contra arbitragens claramente condicionadas (para não dizer pior), é este espírito, é esta determinação, é esta combatividade, que eu espero dos actuais dirigentes do FC Porto.
Não podemos ficar de braços cruzados.
22 comentários:
É verdade. Já vamos para 72 horas desde o roubo da taça e da parte da sad nada, zero, só um silêncio ensurdecedor. E acredito que por aí irá ficar.
Não me conformo e não consigo calar a revolta. O roubo está a ser branqueado na comunicação social e nos painéis de comentadores e não há ninguém nesta sad que levante a voz para defender o FC Porto. La-men-tá-vel.
Já parecemos os lagartos...Deixem lá os roubos, a taça foi para quem mais fez por ela ! Somos campeões e apenas perdemos uma taça. E depois ?
Caro blue boy,
Aproveitando o facto de ter comentado aqui pela primeira vez, não nos quer deixar a sua opinião sobre o silêncio da Administração da FCP SAD relativamente à arbitragem do último jogo?
O mesmo para o uminho1 que, sinceramente, também não sei se é a primeira vez que deixa comentários.
Abraços
Caro José Correia,
Estou plenamente de acordo que este silêncio é inacreditável.
Não me revejo neste tipo de comportamento, nesta estratégia, dizem eles, quando somos o que somos hoje à custa de muitas lutas , de não nos calarmos perante ataques como actualmente somos sujeitos.
O ano passado tivemos o Jesualdo a falar sozinho, o único a dar voz. Contratou-se um director de comunicação, o único que continua a falar é o Jesualdo.
Inacreditável.
Neste momento, qualquer silêncio ou reclamação sobre a arbitragem do jogo de Domingo não irá alterar os factos vistos e o resultado final.
A "saladeira" é deles...paciência.
A esmola foi grande e o pobre desconfiou...
Daqui a três meses esperemos pela desforra e pela agressividade de Jesualdo.
Blue Boy e companhia...perdi imenso tempo a ler algo que não diz respeito a este post :/
Existe mensagens privadas para discutirem entre vocês sobre migalhas.
Cumprimentos A todos
Amigos,
Sinceramente, e compreendendo perfeitamente a vossa revolta, continuo na minha:
1) O Sporting fez mais pela vida e os roubos irão continuar;
2) Não nos fica mal dar-lhes os parabéns;
3) Estou mais preocupado com o que está a acontecer ao nível "estratégico-militar", como brilhantemente aqui foi exposto neste blog por José Rodrigues e, antes, Mário Faria;
4) Muitíssimo preocupado com o aparente desamparo da SAD a Pinto da Costa, deixando-o isolado numa luta que devia ser de todos;
5) E, finalmente, como vamos começar por combater a profusão de pontas de lança dos nossos inimigos nos orgãos desportivos, começando pelo pavão-mor da Liga.
O resto, na minha opinião, não tem assim tanta importância. Como é que vai ser daqui para a frente ? Porque os roubos acontecem a quem anda distraído...
José Correia,
Força com o 'deletar' desses comments... 101% de acordo, agora que o assunto foi esclarecido e mais que esmiuçado até ao tutano.
aKeLe aBrAçO,
bLuE bOy
Caros Amigos do Reflexão,
Agora que fui provocado pelo José Correia para dar o meu contributo sobre o tema aqui em discussão, direi apenas que, e acreditem não poder dizer muito mais, que muito mais que o silêncio da SAD, preocupa-me é o «roubo» a que fomos sujeitos este domingo em Oeiras, pois se lá já tinha tido essa percepção, depois de ver alguns dos lances capitais do jogo na tv, muito mais preocupado fiquei.
E a lavagem que veio a seguir... e continua. Tivesse sido ao contrário, mas isso são contas d'outro rosário.
Quanto ao silêncio, sem poder falar muito mais, direi que nem sempre aquilo que parece, é... e para bom entendedor, meia-palavra basta.
Não adiante esconder o sol com a peneira que por ora, toda a «corja invejosa» procura por todos os meios destruir o Guardião da Invicta, e por consequência, o seu Timoneiro... e todos os cuidados são poucos.
Termino só a dizer algo que "por vezes, há que saber escutar o silêncio... aparente"... e não tenho dúvidas algumas que o que está a ser feito, o modo-operandis, é na defesa do FC Porto, na defesa do clube, na nossa defesa.
Tudo o resto, são as nossas conversas de café... onde se diz muito, e acerta-se pouco!
Volto a repetir, pedindo desculpa por não poder dizer muito mais: "escutemos o silêncio com muita atenção".
Mais dia, menos dia... mais semana, menos semana, as respostas irão chegar-nos... e nessa altura, talvez, muitos daqueles que hoje fazem um papel anti-PORTO (pq não compreendo sinceramente como certos ditos Portistas debitam tamanhas alarvidades, sem saber do que falam) irão enfiar a viola no saco e voltar a empenhar a «espada» na defesa do bom nome e da honra do nosso FC POrto... mas, por ora, parece estarem mais interessados em dançar a música que essa «corja invejosa» lhes traz, coloca no prato... e eles comem!
Eu não... comigo, não contem para dançar esse musicol!!
aKeLe aBrAçO,
bLuE bOy
O comentário do blue boy é enigmático, parecendo saber qualquer coisa que não pode contar. Não faço ideia do que será, mas o tal silêncio que eu escuto com atenção já se prolonga há demasiado tempo. E não estou a falar deste jogo; sinceramente não me parece que a administração deva tomar posições públicas sobre cada caso de arbitragem que nos atinja. Para esse circo já temos os palhaços da 2ª circular, com os lutos e os DVDs.
O silêncio que me incomoda é o que se refere às acusações que desde há anos vêm a ser preparadas e espalhadas pelos pasquins afectos aos nossos adversários e inimigos. É o silêncio sobre coisas como o Estorilgate, as escutas do vieira e do veiga que foram publicadas, os jantares e encontros dessa gente com árbitros e dirigentes, etc. Dessas coisas só ouvimos o presidente falar em tom irónico em inaugurações de casas do FCP ou em jantares de gala, mas o que é preciso não são discursos desses, que só são ouvidos por portistas e depois calados pela TV e pela imprensa. O que era preciso era ter, na devida altura, exigido que o estorilgate tivesse sido esclarecido, e que escumalha como cunhas leais tivessem sido desde logo imediatamente desmascarados perante a opinião pública. que se exigissem explicações sobre o porquê de um telefonema em que se combina o árbitro para um jogo dos lamps não ter merecido qualquer tipo de acção por parte da liga ou do MP. foi um telefonema quase igual a esse, e não uma suposta oferta de meninas, que pôs a Juve na 2ª divisão italiana.
Sobre estas coisas é que eu gostava de ter ouvido a SAD. Ou melhor, de a ter visto a fazer qualquer coisa em defesa do clube e no ataque dos seus inimigos. Tenho visto muitas ameaças de grandes revelações, de grandes bombas, e depois, como diria o Pinheiro de Azevedo... "é apenas fumaça, o povo é sereno!"
continuemos então a aguardar uma atitude mais firme. mas vamos a ver se já não há males que não se possam remediar.
Saudações portistas
Enviar um comentário