Carlos Xistra a assinalar um dos dois penalties que inventou no Sporting x FC Porto da Meia-final da Taça da Liga, 04/02/2009
Síntese do critério disciplinar de Carlos Xistra no V. Guimarães x FC Porto:
1': Hulk acelera em direcção à baliza do V. Guimarães e é autenticamente ceifado por Gregory. O cartão amarelo fica no bolso de Xistra.
25': Milhazes atinge Hulk com uma cotovelada na cara. Escandalosamente, Xistra nem sequer mostra um cartão amarelo ao jogador do Guimarães.
Jorge Coroado: "Milhazes foi objectivo e claro no gesto efectuado. Com o cotovelo esquerdo, atingiu Hulk na face. Impunha-se a exibição do cartão vermelho."
Rosa Santos: "Na parte disciplinar, o árbitro sentiu algumas dificuldades em controlar o jogo. Neste caso, deveria ter expulso Milhazes."
António Rola: "Milhazes saltou sobre Hulk, atingindo-o violentamente com o braço. Ficou por sancionar falta técnica e disciplinar (vermelho)."
29': Moreno trava Hulk em falta à entrada da área. É a terceira falta de Moreno, mais uma vez sobre Hulk e mais uma vez o cartão amarelo fica no bolso de Xistra.
31': Mais uma sarrafada em Hulk, desta vez foi Custódio. Carlos Xistra não consegue continuar a fingir que não vê e, finalmente, mostra um cartão amarelo a um jogador do Guimarães.
45'+1: Cartão amarelo para João Alves, por falta dura sobre Cissokho.
50’: Custódio agarra um jogador do FC Porto e “mata” um contra-ataque perigoso. Xistra vê, assinala a falta mas “esquece-se” do cartão amarelo. Seria o segundo para o médio vimaranense.
62': Cartão amarelo para Tomás Costa, a pedido do público e dos jogadores do Vitória, por suposto anti-jogo.
78': Cartão amarelo para Cissokho, numa falta normalíssima sobre Nuno Assis.
82': Cartão amarelo para Andrezinho por falta dura (a enésima) sobre Hulk.
84': Cartão amarelo para Raul Meireles por falta sobre Fajardo a travar o contra-ataque.
Em resumo, com o FC Porto a perder por 0-1, Xistra perdoou duas expulsões a jogadores vimaranenses - Milhazes e Custódio - isto, claro, para além dos amarelos que ficaram por mostrar a Gregory e Moreno (a gente percebe, não convinha amarelar os dois defesas centrais do Guimarães logo nos primeiros minutos do jogo).
Aliás, é notável como é que o Vitória de Guimarães conseguiu terminar o jogo com 11 jogadores e, ainda por cima, com tantos cartões amarelos como o FC Porto (três para cada). Que grande xistralhada!
Quanto ao “saco de pancada”, perdão, ao Hulk haveria muito dizer, mas isso ficará para outros artigos. Digo apenas que perante a complacência do árbitro de Castelo Branco, neste jogo valeu tudo para travar Hulk: pontapés, “tesouras”, joelhadas, puxões, encostos, tudo!
Até quando este festival de porrada vai continuar impune?
Será que o objectivo é que aconteça ao Hulk o mesmo que o Katsouranis fez ao Anderson?
É assim que querem arrumar o Hulk?
P.S. O SLB lá conseguiu ganhar a uma equipa que não treinava há 8 dias, mas para isso foi preciso que o trio de arbitragem inventasse dois penalties nos primeiros 15 minutos. É esta a verdade desportiva e a transparência que muitos querem implantar no futebol português...
6 comentários:
Não se arranja uma imagem da "pitonada" do Roca a um jogador do Leixões ?
Foi escandaloso ver Hulk a ser amiúde agredido e nada ser feito para travar a violência com que sobre ele actuavam.
Aliás, do Vítor Pereira que no início da época garantiu terem os árbitros indicações para reprimir o jogo violento e proteger os artistas, aos jornalistas que não apelam para se protegerem os melhores jogadores dos sarrafeiros que nem a CD da Liga pune com sumaríssimos, nada é feito para estancar este modo de jogar.
Cajuda reconhece que Hulk é espantoso, mas ninguém lhe perguntou se poderá continuar a ser espantoso com tantas faltas e algumas bem violentas sobre o jogador que faz a diferença na Liga.
Offshore, essa entrada fica como a do Pedro Silva, igual e bem mais acima quase no pescoço, no Restelo. Foi a abrir a 2ª volta. A CD da Liga nada...
Sugiro que este fim-de-semana (o de 4 e 5 de Abril de 2009) fique, para memória futura, como o "fim-de-semana da Verdade Desportiva", para além de se ter descoberto um excelente guarda-redes de nome Abel, que a 2 metros do árbitro interceptou com zelo e valentia o remate de Diogo Valente (Paulo Bento viu "peito", aqueles circuitos neuronais estão a precisar, no mínimo, de uma revisão em oficina certificada); Cardozo atingiu o nível máximo de eficácia concretizadora: 2 remates, 2 golos (é de aplaudir e, quiçá, de condecorar); e Hulk sofreu uma dezena de faltas (vulgo sarrafada) que passaram impunes, com patrocínio do Xistra dos penalties fantasma.
Para o epíteto assentar como uma luva nesses dois dias de glória futebolística, o Evangelista deverá cancelar, seraficamente, a greve aos treinos dos jogadores do Estrela, e a equipa da Amadora paga parte dos salários, é que no próximo sábado desloca-se ao Dragão.
De repente, lembrei-me disto. Onde pára o processo? This is a job for Super (Ricardo) Costa, Wonder Morgado, Iron (Pinto) Monteiro e Avenger (Rui) Santos.
Amigo José Correia, sem qq tipo de ofensa, é óbvio, não me digas que ainda acreditas no Pai Natal, não?
Mas é óbvio que nada se vai passar, ora que carago... a vergonha há muito que já era... agora, é tudo à descarada.
A nós, bem, a nós, compete-nos ganhar os jogos mais dificeis... os nossos, aqueles onde interviermos, pq se assim acontecer, não há FdP nenhum que nos vá roubar o TETRA!!!
Deixem jogar o Hulk!
Joguem à bola...palhaços joguem à bola...joguem à boooooola...palhaços joguem à booola...
O Xistrema está bem e recomenda-se.
Um abraço
Esta é para o CD da Liga mais conhecido por Pavão Parvalhão;
Carta Aberta ao Ricardo (Fdp) Costa. Burro Ricardo Costa, 1. O lance sobre o Lisandro é penálti (como foi penálti o lance sobre o Lucho, na primeira parte); se a loira francesa não apreendeu que as mãos não servem para travar os adversários, tu BURRISTA Costa tinhas obrigação de o saber. 2. Uma vez que tu BURRISTA Costa quiseste reinventar a Física, devemos dar-te uma oportunidade de publicamente provar a tua teoria: (i) vamos pendurar-te, pelo pescoço, num pelourinho do Jardim da Cordoaria; (ii) se tu BURRISTA Costa ficares esticadinho, pernas em direcção ao chão, tu BURRISTA perdes, a tua teoria não prova; (iii) se tu BURRISTA Costa ficares esticadinho, pernas em direcção ao CÉU, tu BURRISTA ganhas, a tua teoria prova. Com a estima e a consideração que merece um Burro, que sendo um Jumento também é Pavão e intrinsecamente é um Corrupto, P.S. Para que a prova seja validada há que fazer pelo menos dois testes.Depois de ti BURRISTA Costa, segue-se o ASNO CERVAN. P.S.2. Temos de estar preparados para as reacções das associações de protecção dos animais. P.S.3. A resposta a essas associações é fácil: os pendurados mais do que animais são aberrações da natureza e, como tal, são coisas no mais puro estado em que as mesmas podem ser consideradas.
Passe bem...meu asno.
Enviar um comentário