sexta-feira, 2 de abril de 2010

O simulador e o assessor


No último SLB x Braga, um dos aspectos que provocou alguma polémica foi a habilidade de Di Maria para a arte dramática, com diversas encenações e provocações, as quais começaram logo aos 4 minutos, quando simulou uma pretensa falta de Filipe Oliveira.

O que disseram os ex-árbitros do 'Tribunal de O Jogo'?

Jorge Coroado: "Não houve infracção de Filipe Oliveira, que jogou somente a bola e só o teatro de Di María obrigou a que o árbitro assinalasse falta inexistente"

Rosa Santos: "Não existe falta de Filipe Oliveira mas é altura de Di María deixar certos teatros de lado, porque não levam a lado nenhum"

António Rola: "Filipe Oliveira só jogou a bola, não cometendo qualquer infracção"


"O Benfica está a dar uma de inocente e vítima, mas é a equipa que mais insulta os adversários. Um amigo meu que joga noutra equipa diz que também foi assim contra eles. [Di María] Passou o jogo a fazer biquinho, mandar beijinhos, atirar-se para o chão e a virar o árbitro contra nós. Eu tenho esposa e não quero os beijos dele."
Mossoró, 27/03/2010

"[Di María] Tem um talento tremendo, mas não precisa de fazer este papel. Se houvesse rigor, ele não acabaria o jogo"
Carlos Freitas, 27/03/2010


Surpreendentemente, ou talvez não, quem veio em defesa de Di Maria foi António Rola que, como é sabido, já tinha trabalhado como assessor do Benfica para as questões de arbitragem e que esta época retomou essa colaboração, mas segundo o próprio em moldes diferentes, dado que "as reuniões com o plantel, para falar sobre as leis e situações do jogo, são pontuais e não assíduas".

E o que disse o assessor do SLB sobre Di Maria, no passado dia 28 de Março, na festa de inauguração da nova imagem da Casa do Benfica de Samora Correia?
"Di María é um jogador muito tecnicista e muito leve. Um toque suave nele pode ter tanto impacto como um toque mais forte no Cardozo. Não está em causa a intensidade. Ele não simula, nem é anti-desportista. É irreverente e essa irreverência faz falta ao futebol."

Que lindo, até fiquei comovido com a clarividência deste ex-árbitro de 53 anos...
É de homens com esta isenção que o futebol português precisa!
Aliás, é uma pena este Rola já ter 53 anos, senão o jeito que ela daria a apitar como uma águia... perdão, como um passarinho livre de influências nefastas...

P.S. A arbitragem do sueco Jonas Eriksson no SLB x Liverpool foi de mestre. Transformar o vermelho a Luisão em amarelo e, no sururu que se gerou logo a seguir, expulsar Babel, colocando os reds a jogar com menos um a cerca de uma hora do fim do jogo, é de artista. E, para que a viragem no resultado se consumasse, ainda anulou um golo ao Liverpool e assinalou dois penalties a favor dos encarnados. Foi uma arbitragem em grande, ao nível das que de melhor vimos esta época a outros "artistas" do apito, como Lucílio Baptista, Bruno Paixão, Olegário Benquerença ou João Ferreira. Com arbitragens destas, não tenho qualquer dúvida que o SLB está a caminho de vencer a Liga Europa. Só gostava de saber se ainda existem funcionárias loiras e bonitinhas no Elefante Branco...

11 comentários:

eumargotdasilva disse...

... a arbitragem de ontem não foi só bonitinha nesses aspectos que mencionou; o Javi Garcia foi igual a si mesmo (golpes de karaté, e placagens de futebol americano, pela calada) e nem um "é o último aviso" levou...enfim...
mas, pior que isso foram os comentários durante o jogo e no final para as entrevistas:- "os jogadores do benfica estão a demorar um pouco, porque estão a ser entrevistados por tudo o que é imprensa estrangeira...; este jogo atraiu jornalistas de todo o mundo: da europa, da ásia e ...da europa.."

Santiago Salas disse...

Sendo Portista nunca vejo os jogos das outras equipas (principalmente do benfica) para não lhes estar a dar audiências, o que não significa que se estiver a ver o que dá em outros canais não passe por esses jogos e fique a ver 2, 3 minutos no máximo.
Ontem mudei para a sicbenficatv exactamente no lance do pontapé por trás dado por luisão e que por aquilo que vi seria vermelho, nessa altura eu disse logo "...estás lixado, isto não é um jogo com equipas portuguesas, levas vermelho e vê lá se aprendes que só os árbitros tugas é que dão benesses aos meninos de águia ao peito.", mudo de canal a ver se o programa que eu estava a seguir tinha voltado de intervalo e como ainda não tinha, volto à sicbenficatv e vejo cartão vermelho e diz uma amiga minha "tinhas razão, cartão vermelho ao escurinho" e parecia-me também a mim que o luisão tinha sido expulso, quando depois de mais imagens vistas apercebo-me que babel é expulso por ter posto a mão na cara do luisão e sem ser sequer uma estalada ou um empurrão ou sequer um dedo por uma narina acima, foi simplesmente por ter posto a mão na cara de um menino de águia ao peito equipado. Fez-me lembrar uma expulsão de Fucile por pôr a mão no cabelo de CuEntão há uma ou duas épocas atrás.
Não vi mais nada do jogo e nem me interessa que tenham ganho 2 - 1, mas é estranho que mais uma vez ganham com pénaltiS e com expusões de adversários. Realmente já o Howard King, dizia acerca da sua passagem, enquanto arbitro, por Lisboa: "...eram pessoas ligadas aos clubes locais que nos ofereciam favores sexuais. Uma pessoa esperava-nos no aeroporto e tratava de tudo..." e dizia mais " ... Ela não me pediu dinheiro e eu, como é natural, nada lhe ofereci."

Se calhar, para não dizer de certeza, o que o orelhas andou a fazer em relação ao FC Porto e ao apito dourado foi aquilo que se costuma dizer acerca dos ladrões. "Quem melhor que um ladrão para reconhecer outro". Porque eu acredito perfeitamente que o Pinto da Costa tenha arranjado meninas para os árbitros, agora, alguém no seu perfeito juízo e sem desonestidade intelectual acredita que isso não era (é) prática recorrente em TODOS os outros clubes?

O senhor Howard King e mesmo o Jorge Coroado é que a sabem.

PS: Não façam muitos posts destes se fizerem o favor, senão estaremos a dar razão a certos palermas que dirão logo que dámos mais importância ao clube das gayvotas que ao nosso, e até mesmo porque o blogue é de reflexão Portista.

AFC disse...

Impressionantes, os comentários da SIC.

Os louvores dados ao Luisao aquando da falta, e do cartão vermelho arrancado, quando foi claramente o jogador brasileiro a provocar a expulsão, comparado com as críticas ao Bruno Alves.

Enfim, uns são filhos, outros são enteados. Mas aquela TV já nos habituou. Uma vergonha.

Filipe Costa Pinto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Marques disse...

Alguém sabe de algum link para imagens do jogo? Desconfio muito do tratamento jornaleiro...

Mefistófeles disse...

Bom, a verdade é que os lampiões mereceram ganhar. O resto é treta. Estou curioso para saber como jogarão em Liverpool.

Quanto aos "cúmentários", estamos todos conversados.

Os jornalistas portugueses serão, provavelmente, os piores do mundo.

victor sousa disse...

Em relação a estas arbitragens, que eu não considero tendenciosa, mas ingénua, pouco esclarecida, deficiente, e caseira, o que mais me chama a atenção são esses pseudo especialistas, que têm dois pesos e duas medidas nas suas doutas avaliações.
Um jornal cá da praça, até tem um antigo árbitro, a quem pagará por certo, e cujo objectivo seria elucidar, com clareza, seriedade,e competência, os lances mais controversos. Mas que faz o senhor? Adoça o ego dos mentecaptos de vermelho.
A sua análise da jogada da expulsão é lapidar!
O que eu me pergunto é porque o jornal, além de lhe pagar, ainda o mantém. Para que servem as explicações do senhor, se o facciosismo lhe tolhe o (eventual) discernimento?
Falo, claro, do JN e do senhor Leirós...

Silver(io) disse...

Então e o "golo" que deu a vitória aos batoteiros com um jogador batoteiro,deitado na linha de golo do FCPorto e antecedido de um fora de jogo clássico e fácil de ver ( bola dada para a frente )como foi comentado pelos leirós,rolas e demais passarões..???

José Correia disse...

Os dois penáltis foram indiscutíveis?
Para mim o que é indiscutível é que o penalty sacado pelo Aimar é um penalty à Aimar, um clássico desta época.
Para mim o que é indiscutível é que enquanto foram 11 contra 11 o SLB estava à rasca e a perder.

Penta disse...

«a Verdade é como o azeite: mais cedo ou mais tarde, vem sempre ao de cima».

esperemos pelo jogo de Anfield.
como referiu - e bem! - o "José Correia", «enquanto foram 11 contra 11 o SLB estava à rasca e a perder».

saudações PENTACAMPEÃS! e FELIZ PÁSCOA para todas(os).

Anónimo disse...

o Cadastrado "Águia do Graveto" não está a deixar ficar nada em branco...tem um grande orçamento para loiras e bonitinhas "cá dentro e lá fora"!

A "loura e bonitinha" Leonor Pinhão trabalha "de sol a sol" sem recibo - mais ou menos como o Ricardo "tiques", o evangelista e o Pereira).

A Carolina é agora a única "loura e bonitinha" que é paga para não trabalhar. Está mais ou menos como o Jorge "que falhou o penalty de propósito" Ribeiro e o Balboa no início da época...é que se deixam de pagar a Cocaína muda-se! e aí vai ser o bom e o bonito!

A estrutura da "instituição" teme que o facto de haver uma loura e bonitinha a receber sem trabalhar, possa causar "mossa" entre a comunidade de louras e bonitinhas da Instituição.

Para compensar e como exemplo de dedicação as 3+ 1tótó "loiras e bonitinhas" gatos fedorentos, continuam a trabalhar de borla a exemplo do não-analfabeto.