Antes de mais é evidente que nestas entrevistas, a verdade que se passa nem sempre é a verdade verdadinha, mas sim aquilo que interessa passar. Por isso é óbvio que ninguém acredita que a frase "Não falei com Jesualdo nem com ninguém para a próxima época" seja verdadeira, a uma semana de acabar a época era muito mau sinal que a próxima época não estivesse a ser preparada há uns 2-3 meses.
Mas esta entrevista deixou-me algumas questões no ar, que por aqui ficam - pode ser que um dia tenham resposta ou desenvolvimentos:
PdC: Equilibrar era se as contas ficassem no zero. Nós tivemos no último exercício um lucro de 26 milhões. As vendas foram para desequilibrar positivamente as contas...
Hum! Como diria o outro: Olhe que não! Olhe que não! O lucro do último exercício foi de 5,1 milhões, a acreditar nos relatórios e contas. E temos de acreditar, não é?
Mas concordo que equilibrar era se as contas ficassem a zero, o que acontece é que as mesmas não estão positivas, nem a zero, estão negativas. Sendo verdade que os últimos 3 exercícios foram positivos 2,3 + 8 + 5,1 = 15,4 milhões, este valor ainda só cobre sensivelmente 50% do último exercício negativo (-30,5 em 2006).
Com este historial considerar que as vendas foram para desequilibrar positivamente as contas acho um bocadinho forçado.
PdC: A decisão sobre quem vai ser o treinador pertence só ao presidente do FC Porto?
Exactamente, mas é evidente que o presidente do FC Porto antes de tomar uma decisão vai ouvir muita gente.
Longe vão os tempos em que PdC decidia com o Chefe do Dep. Futebol e depois comunicava ao resto da gente.
PdC: Haverá a excepção do Prediger, que não se adaptou, mas também porque não teve oportunidades.
Essa é uma indirecta para alguém?
PdC: Os técnicos é que avalizam quem fica. Nenhuma direcção manda um jogador embora se o técnico os quiser, até porque é mais fácil ficar com os nossos.
Outra indirecta?PdC: Os técnicos é que avalizam quem fica. Nenhuma direcção manda um jogador embora se o técnico os quiser, até porque é mais fácil ficar com os nossos.
PdC: Não vamos contratar só por contratar. E também não estamos vendedores.
Assim o espero.
PdC: Precisamos de recuperar esses jogadores e tirar rendimento deles, bem como de outros que neste final de época estão a revelar-se grandes valores do plantel, como são os casos do Belluschi e do Guarín
Mais uma indirecta?
Eu cá sempre achei que o problema esteve mesmo aí: no retirar o rendimento dos jogadores, e nesta história há um personagem principal.
PdC: Mantemos essa posição, embora haja uma excepção: decidimos expressamente apoiar a candidatura de José Luís Arnaut à presidência da assembleia-geral, até cheguei a propor o nome dele para presidente da direcção, mas disseram-me logo que era impossível.
Quem disse? Joaquim Oliveira?
Mas afinal o FC Porto mexeu-se para as eleições da liga, a questão é por que motivo depois se põe de fora.
PdC: O museu do clube vai localizar-se onde?
Vai ser onde era o bingo. É uma área com 5 mil metros quadrados, num local privilegiado, que integra o próprio estádio e tem facilidades de acesso a pé ou de metro, já que tem uma estação à porta.
E a loja Azul também vai mudar?
29 comentários:
Meu caro,
Como dizia um amigo há sempre um ponto de vista e a coisa vista de outro ponto!
Repare:
o NGP dá a entrevista no sofá, será uma indirecta a quem caiu da cadeira;
o NGP coça o bigode que não tem, será uma indirecta a quem tem bigode;
o NGP fala em não abandonar o barco, será uma indirecta a certos ratos que abundam;
passa alguém por trás do NGP será que lhe andam a fazer sombra;
Abraços
Tem toda a razão, "Pois". Há sempre um ponto de vista, e o deste artigo é o ponto de vista do João Saraiva, e não "uma dúvida existencial". Mas o seu ponto de vista é que não temos o prazer de conhecer.
Caros amigos, em minha opinião tudo na vida tem um fim e penso que está chegada a hora de Pinto da Costa (PC) deixar o leme do clube. Considerem os seguintes aspectos:
- O discurso de PC está gasto, perdeu piada e assertividade;
- Todo o processo "apito dourado" o desgastou bastante;
- Muitos dos problemas legais que o assolaram e que atingiram o clube, passaram por decisões pessoais relacionadas com a sua vida privada;
- Por muita estima que tenha pelo PC ele não tem o direito de colocar os seus interesses pessoais acima dos interesses do clube;
- A forma como a direcção do clube lidou com os, lamentáveis, acontecimentos que precederam e sucederam o Porto - B. (não gosto de dizer palavrões) não me pareceu ajustada ao que entendo ser a vivência do fenómeno desportivo;
- PC continua a ter um discurso exclusivo, eu não resido no Porto, não resido no Norte e muitas vezes sinto-me excluído pelo discurso de PC;
- Há que renovar, 30 anos dão para criar muitos vícios, muitos deles não virtuosos.
Viva o FCP.
eu dou-lhe um voto de confiança.
e não quero discursos,quero resultados.depois disso,logo vejo.
No meu comentário "discurso" é no sentido figurado.
Para mim os resultados são a razão de ser da existência da equipa de futebol, pois para fazer bem à saúde não é de certeza. No entanto os resultados devem ser o corolário de um excelente trabalho de equipa e devem ser obtidos acima de qualquer suspeita ... se é que me faço entender!
Dou o benefício da dúvida por mais 1 mandato, até porque ainda não surgiram alternativas, vejo pessoas como Rui Moreira, Fernando Gomes (antigo jogador), António Oliveira como possibilidades.
Concordo com o Pitágoras, foram as relações da vida pessoal que acabaram por atingir o Clube, a promiscuidade da vida de presidente com a sua vida pessoal foi aproveitado para atacar o Clube.
O ponto fraco de PDC enquanto Presidente (reconheço-lhe os ENORMES méritos nas grandes vitórias do clube) foi a escolha de treinador, que será a próxima e principal medida do mandato que aí vem, de lembrar os erros de Quinito, Octávio Machado, e Couceiro. Quinito não tinha capacidades para treinar o Porto, a ilusão em ver em Couceiro um novo Mourinho ou Pedroto; Robson só veio porque Sousa Cintra o deu de brinde, quando escolha de PDC era Queiróz em 1994, se tivesse vindo Queiróz não acredito que este tivesse saído vitorioso, e Robson seria campeão no Sporting. Mourinho veio porque lho indicaram na altura (Presidente do Leiria). Se a escolha de treinador depende de PDC que ouça muita gente (competente na matéria e de confiança) antes de tomar a decisão e reflicta bem.
Alguém que nos últimos 10 anos acertou 90% das vezes merece o beneficio da dúvida. Não por fanatismo ou devoção, mas por competência comprovada.
Estou-me nas tintas para as asneiras da sua vida pessoal. Só vejo PC como presidente do meu clube.
Em relação ao post, a análise aos relatórios de contas é simplista e incompleta. Consulte por favor os relatórios enviados á CMVM em 2009/2010 (semestre a semestre) e reveja o relatório de contas do clube. Há várias somas e totais a considerar. A análise aos capitais próprios por exemplo não pode ser completamente ignorada.
No final do seu novo mandato faremos uma avaliação mais correcta e objectiva.
Foram más escolhas de treinadores que custaram títulos/troféus ao Clube: a época de Quinito foi esbanjada, quando foi substítuido já tinhamos sido eliminados de forma vergonhosa da Europa, nunca mais recuperamos a desvantagem para o título; com Octávio idem, apesar de PDC ter corrigido a tempo, contratado o Mourinho, que nos trouxe a maior alegria da década, mas uma análise cuidada já deveria ter dito (olhando para o passado e visto o que tinha acontecido no Sporting) que Octávio poderia dar mal. Despedir Fernandez e contratar Couceiro foi uma decisão que só mais tarde se revelou errada, com o técnico espanhol teriamos sido Campeões, a equipa jogava 5 jogos bons e 2 sofríveis ou maus (mas considerando a saída de jogadores campeões europeus e o desfalco da equipa não poderia ser de outra forma) com Couceiro foram todos maus.
Concordo que PDC acertou em 90% das vezes, apenas lembro que a escolha de treinador é a medida que determinará o sucesso das próximas épocas e é preciso escolher bem. Não ponho em causa a competência de PDC, reconheço o seu enorme papel nas vitórias do clube ao longo da sua presidência.
Nao gosto do facto de PdC e a SAD se terem calado perante todos os ataques de que fomos alvo nestes ultimos anos
Nao me identifico com a politica de entreposto de jogadores seguida pela SAD
Nao acho que a gestao economico-financeira seja de sucesso
Acho que a ausencia de jogadores da casa no plantel esta a acabar com a mistica do Porto
Acho que o PdC nao tem direito de levar as namoradas a passear para os camarotes dos estadios nem para os eventos oficiais em que ele esta a representar o Porto
Acho que o PdC merece uma estatua junto ao Estadio do Dragao
Acho que ele ja nao é o melhor presidente para o Porto. Sangue novo seria bom
Mas como nao aparece ninguem a avancar e a candidatar-se, é o que temos, tem provas mais que dadas e so me resta esperar que as coisas mudem
O meu voto sera em branco.
"se entrasse alguma lista «credível»".
Ele devia ter dito isto antes do fim do prazo e não apenas agora. Sabe muito bem que, até por uma questão de respeito pelo seu passado, ninguém se candidata contra ele.
E essa treta do museu só é susceptível de impressionar os basbaques. Não há mais ninguém no FCP capaz de supervisionar a construção e instalação de um museu? Estamos mesmo mal...
Quanto ao treinador: alguém acredita que num clube "muito à frente", como diz a turba, não está ainda definido o treinador para a próxima época? Tudo isto é conversa mole para adepto mole ouvir.
Quanto às habituais incursões de PC pela política só digo que já cansam, e um presidente do FCP devia abster-se de as fazer, como ele muito bem dizia em relação ao seu antecessor. Se estivesse calado, se calhar o Rio já tinha ido embora.Fernando Gomes? Quem, aquele senhor do taxo na GALP? Grande defensor do Norte, sim senhor...
Caro Alexandre, caros PORTISTAS eis o meu ponto de vista.
Entendo que todos se alinharam, não para ganhar ao PORTO, mas para não permitir que o PORTO pudesse tentar vencer.
Podemos referir situações diversas e o meu caro deve até conhecê-las muito melhor do que eu. Para avivar a memória vou referir apenas algumas:
1) Falta de senso nas nomeações do CA;
2) As decisões consecutivas do CD;
3) As decisões prejudiciais ao PORTO dos exmos. srs. árbitros;
4) A falta de coragem para decidir contra o CR;
5) A postura vergonhosa e falaciosa da CS;
6) A postura dos nossos governantes - nomeadamente do nosso 1.º por ocasião da final da taça da liga;
7) Repare por ex na arbitragem do jogo braga - guimarães;
Tivemos erros próprios que em nada ajudaram a combater o contexto externo? É óbvio que sim. Mas quanto a estes está na nossa mão a sua correcção, quanto aos outros as minhas dúvidas são muito grandes. E no meio dessas dúvidas, as poucas certezas que tenho são:
1) Este presidente é o melhor colocado para fazer frente à corja que nos tenta minimizar;
2) Os PORTISTAS sem excepção necessitam de estar alerta e de se prepararem para contribuir todos para que quem nos quer prejudicar não consiga chegar a bom porto.
Repare ainda que apesar de todos os erros que cometemos; apesar dos méritos que o NGP atribuiu aos borrados; apesar do “endeusamento” que a CS lhes proporcionou, apesar de serem 489.256.398…… milhões a SE, o CR, os borrados só sossegaram esta época aos 78 minutos do último jogo, isto porque aos 72 minutos quando ricardo chaves pôs, mais uma vez, o inexpulsável luisão de cócoras e de costas cabeceou para o rio ave com 10 empatar o jogo, os borados borraram-se todos e cagadinhos só pensavam que, se o rio ave marcasse mais um e o braga vencesse na Madeira, nem depois de tudo o que toda a gente assistiu seriam campeões. Reparou que o golo que mais festejaram foi o do nacional, sintomático da confiança reinante.
Saudações PORTISTAS
LARGUEM A BRAGUILHA AO HOMEM.
Andam aqui sempre a "reflectir" sobre o Pinto da costa como um cão a correr atrás da própria cauda.
Sabem quando é que conseguem agarrar a cauda?
Quando a cauda quiser.
O Pinto da Costa é o melhor presidente de qualquer clube que alguém pode ter e no entanto nós que o temos, temos também quem ache que ele nem um computador não pode errar ou ter vida privada ou objectivos pessoais.
Não dou mais para este peditório.
Ó Pitagoras voçê ainda não percebeu que está com problemas de identidade?
já vi muito menino começar por aí!
Vou colocar aqui o coment que coloquei no post anterior para ver se se enxerga.
Caro Pitágoras o B. ?
Quem é o B.? é aquele team que tem adeptos que matam no Jamor, que queimam autocarros, que atiram pedras ao carro do PdC e do FCP, que quase mataram o Filipe Santos numa emboscada, que tem stewards amestrados e primos Fernandos que dão pontapés em dirigentes Portistas no túnel da Luz?
Será aquele team que encena apedrejamentos de autocarro? ou seja que apedreja o seu próprio autocarro?
Essa é que é a equipa B.?
Meu caro, como dizia o verdadeiro Pitágoras: "O maior sinal de Burrice é julgar que os outros são Burros!"
PS1 Meu caro dá azar fazer-se passar por quem não é!
Cheira-me que vamos conseguir algo de bom para nós já este fds! o que será?
PS2. Tá visto que os encornados tão a ficar especialistas em artimanhas, fraudes, encenações, emboscadas ciladas e sei lá mais o quê!
Deixem lá o PC, e preocupem-se com atitudes como a que a CMP tomou hoje, e irá tomar se o FCP ganhar a Taça de Portugal.
O Rui Rio tem muitos fãs, até neste blog. Mas quero que se f***
ena pá.
andam aqui uns gajos disfarçados de moinas.
eles não enganam ninguem.
Biba o Porto.
Abraço
Caro templo do Dragão algumas observações:
1) O meu nick Pitágoras refere-se ao verdadeiro, o matemático e filósofo grego, esse sim o verdadeiro, que jamais proferiria uma frase tão primária como a que lhe atribui.
2)Quanto a fazer-me passar por quem não sou, não percebo onde quer chegar, caso não tenha reparado este blogue chama-se reflexão portista e foi o que pretendi fazer com o meu comentário, mas o seu conceito de reflexão deve ser a que o espelho lhe devolve quando olha para ele.
3) Os casos que refere de agressões a portistas são verdadeiros e lamentáveis, mas não é fazendo igual ou pior que nos tornamos melhores do que eles.
4) Estou habituado a pensar pela minha cabeça e, apesar de gostar muito do Porto e admirar Pinto da Costa não concordo com tudo o que ele faz, e digo-o, pois não sou carneiro nem de signo.
5) Se aquele adjectivo de "encornado" é comigo fique sabendo que, felizmente, ainda não sei qual é a sensação, já você parece perito.
6) É por causa de indivíduos como você que nós, portistas, temos a imagem pública de um bando de marginais provincianos.
7) Desejo que no domingo consigamos erguer o caneco.
8) Viva o FCP.
9) Quem pensar que não sou portista quero que se f***
Caro Pitágoras acredito, nem coloco em dúvida, que o seu portismo é sincero.
Relativamente ainda a PDC penso que tem de adaptar o discurso, aliás para voltarmos a ser campeões, e espero que encontre um treinador à medida da mística do Clube, não me parece que Jesualdo continue, nem acredito que o seu sucessor já esteja escolhido, a próxima temporada pode já estar delineada há 2,3 meses como refere o post, mas o treinador ainda é incógnita, porque ainda havia/há a possibilidade de Jesualdo continuar.
Caros Portistas. este tipo de discussões e divisões são exactamente aquilo que só irá beneficiar os nossos grandes adversários. Deve discutir-se tudo no nosso clube, até mesmo o presidente. Os cemitérios estão cheios de insubstítuiveis. Ninguém pode seriamente questionar que o mérito maior das vitórias do FCP se devem a ele. Mas também é preciso alargar os horizontes e perceber que é tempo de renovar o clube. Somos um grande clube e temos obviamente gente muito capaz de fazer um excelente trabalho, no topo da direcção.
Ó Pitágoras! Depois do Santo comunicado do seu clube só faltava o seu angelical "não percebo onde voçe quer chegar"!
Meu caro essa do "Viva o FCP" é tão fraquinha!
isso era à 30 anos atrás!
AGORA GRITAMOS A PLENOS PULMÕES
Viva o Bicampeão do Mundo!
Mas é sempre bom ouvir alguém dizer Viva o FCP, por isso força, continue...
PS E ainda não tenho um canal de TV para ameaçar com porrada ...tvz assim melhorasse a minha imagem pública.
Templo do Dragão remeto-o para o ponto 9 do meu comentário.
Enviar um comentário