segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A ética da Liga


"A Liga Zon parte com um problema ético grave. (...) Eticamente esta liga parte errada, porque o patrocinador da Liga é o mesmo de um dos concorrentes. Não acho correcto, mas a Liga acha. As empresas patrocinam o clube para que ganhem, para aparecerem. Acha correcto que o patrocinador da Liga seja o patrocinador de um dos concorrentes? Quando eu fui presidente da Liga a Revigrés ia patrocinar a Liga e não aceitámos porque já era patrocinador do Porto."
Pinto da Costa, revista Única, Expresso de 14/08/2010


Em Setembro do ano passado, o facto do principal patrocinador da Liga (Sagres) estar associado a um clube, já tinha sido questionado por Henrique Pais (director da Porto Comercial) e por Pedro Afra (director-geral do Sporting).

E antes disso nós já tínhamos chamado à atenção para este assunto. Primeiro, há mais de dois anos atrás, num texto intitulado 'À mulher de César'.
Depois, em 4 de Janeiro de 2009 voltamos ao tema, quando a Central de Cervejas se tornou num dos principais parceiros comerciais do slb, questionando se estávamos perante a Liga Sagres ou Liga SLB?

Mas, que tipo de benefícios desportivos (dentro do campo) é que o slb pode ter?
Bem, num mundo perfeito não haveria qualquer problema, mas se a Central de Cervejas pudesse escolher, que clube seria campeão?

Para que não fiquem dúvidas, nem haja qualquer tipo de suspeições, não deveria ser permitido que uma marca associada a um clube fosse a mesma que patrocina uma das competições que esse clube disputa, principalmente se estivermos a falar na mais importante - o campeonato nacional.

P.S. Esta época e nas próximas três parece que o campeonato se vai chamar Liga ZON Sagres...

4 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Adivinham-se as pressões que poderão ser feitas pelo patrocinador, no sentido de rentabilizar ao máximo o investimento feito.

Anónimo disse...

"Conflito de interesse" é uma expressão alienígena aos ouvidos portugueses.

Tu(g)areg Porteño disse...

Há uns anos, o Collina reformou-se precisamente porque não o deixaram aceitar um patrocínio da Opel, à altura também patrocinadora do AC Milan. A alternativa que lhe puseram foi ele ir arbitrar a segunda divisão.

condor disse...

Afinal de que estavam á espera?
O orelhas avisou que estava a tratar das coisas por outro lado!
Tudo isso era grave se se passasse com outro clube,agora o clube do regime?
Esse é insuspeito,tudo é transparente!
E depois ponham-se no lugar da fábrica da bejeca!O que é que dá mais?Ter meia duzia de gatos a festejar um titulo e a emborcar a nossa beberagem ou ter six million a gritar ninguem pára o befique enquanto esvaziam garrafas como se o mundo acabasse nesse dia?
É que queiramos ou não essa tanga dos seis milhões funciona em toda a linha!