Grupo G
FC PORTO (POR)
Atlético Madrid (ESP)
Zenit (RUS)
Áustria Viena (AUT)
Grupo C
BENFICA (POR)
Paris Saint Germain (FRA)
Olympiakos (GRE)
Anderlecht (BEL)
É evidente que o sorteio poderia ter sido pior (com adversários teoricamente mais dificeis), mas também poderia ter sido mais "agradável". Sinceramente, não gostei.
Enquanto que o slb tem o apuramento para os oitavos-de-final praticamente assegurado (Olympiakos e Anderlecht vão discutir entre si quem segue para a Liga Europa), no grupo G tudo indica que iremos ter uma disputa a três - FC Porto, Atlético Madrid e Zenit - pelos dois primeiros lugares do grupo.
Atenção a este Atlético Madrid de Simeone que, mesmo sem Falcao (mas com David Villa), é uma equipa muito mais sólida do que das últimas vezes que os defrontamos. Aliás, não deve ter sido por acaso, que em dois jogos recentes para a Supertaça de Espanha e tendo por oponente o super Barça, se registaram dois empates e com poucos golos (1-1 em Madrid e 0-0 em Barcelona).
Quanto à equipa de São Petersburgo patrocinada pela Gazprom, espero que não se lembrem de repetir a gracinha da época passada (quando é que o Jackson renova, carago?). Aliás, quem já tem Malafeev, Luís Neto, Tymoshchuk, Fayzulin, Arshavin, Witsel, Danny, Kerzhakov e Hulk, entre outros, não deve precisar de muitos reforços...
Interessantes os grupos A e F, onde não arrisco fazer previsões.
Grupo A
Manchester United (ING)
Shakhtar (UCR)
Bayer Leverkusen (ALE)
Real Sociedad (ESP)
Grupo F
Arsenal (ING)
Marselha (FRA)
Dortmund (ALE)
Nápoles (ITA)
Já o happy one tem todas as razões para estar satisfeito. À partida, tem à sua espera um passeio até aos oitavos....
Grupo E
Chelsea (ING)
Schalke (ALE)
Basileia (SUI)
Steaua Bucareste (ROM)
47 comentários:
Só uma nota, o Atlético teve tudo menos um Super Barça, não deixando de ser o Barça, pela frente.
Não me parece que o Benfica tenha assim tantas facilidade quanto isso. Olympiakos reforçou-se bem este ano, com Roberto (não é o "mesmo" que esteve em Portugal, melhorou muito), Saviola, Leandro Salino ou Weiss. Em casa vão ser fortes.
FC Porto tem um grupo muito mais complicado que o Benfica. Atl Madrid e Zenit são muito equipas muito fortes e vão ser os nossos principais adversários para a Qualificação.
Em relação aos outros grupos o pior é o Real Madrid, Juventus, Galatasay e Copenhaga, IMO.
Será que este ano vão falar também das bolas quentes e frias, ou das saltitonas?
Para o Record, quanto mais dificil for para o Porto, mais agradável é para eles.
É de salientar que o grupo Barça/Milan/Ajax/Celtic vai ter confrontos incriveis, 15 títulos num só grupo.
Grandes reforços os desse Olympiakos... Estamos a falar da liga dos campeões, não da taça eusébio.
Já agora, no grupo A, não há muito a dizer, Man Utd óbvio, e o Shaktar apesar de tudo. O Leverkusen não teve grande época, e pelo que vi até agora, nada de especial.
Também achei muita piada a essa tirada do Record; "Sorteio agradável". É típica mentalidade lisboeta de fazer análise das situações apenas ponderando o que lhes interessa e ignorando o que lhes é alheio.
De resto, está mais do que visto, vai haver uma disputa muito cerrada entre 3 equipas para o apuramento no nosso grupo. Penso que o FC Porto é um pouco superior ao Atlético e Zenit. Mas são equipas capazes de nos bater. Os Russos por algumas individualidades que possuem e os Espanhóis porque têm uma equipa bem mais organizada e coesa do que nas últimas vezes que os defrontamos.
Falta saber a definição do calendário que poderá ter um peso importante no desfecho deste grupo, dado o previsível equilíbrio que vai existir até ao fim da fase de grupos. Mas também pelas questões climatéricas, onde as viagens à Rússia e Aústria, dependendo da altura do ano, pode revelar-se um factor extra de dificuldade.
Grupo de m....
Atlético é uma equipa de rugby, não deixa ninguém jogar com faltas constantes e também não se interessa muito em jogar. E desde que saiu o Falcao ainda acentuaram a agressividade (que muitas vezes passa de agressividade a violência). Se apanharmos árbitros daqueles que costumam gostar muito mais de espanhóis do que de portugueses vai ser cacetada todo o jogo.
Depois o Zenit também é daquelas equipas que se tiver que meter o autocarro mete de certeza.
Já vi estas duas equipas no Dragão e vi dois 0-0, queria ver outro tipo de equipas, um Dortmund ou um Nápoles por exemplo...
Quanto ao 5LB, a sorte do costume, mas já levaram 5 do Olympiakos uma vez...
O Barça não foi super porque o Atletico além de cerrar todos os caminhos para a sua area, desatou a dar porrada a torto e a direito. No jogo de ontem por exemplo, Messi perde a primeira bola sem sofrer falta aos 43 minutos, antes disso todas as vezes que tocou na bola acabou no chão.
Eu ainda estou à espera de ver como fica o plantel na próxima semana, para dar opinião sobre as expectativas/exigências a este Porto de PF, quer na Champions, quer nas outras competições.
16 titulos:
Milan 7
Barça 4
Ajax 4
Celtic 1
Calendário de jogos:
18 de Setembro, Áustria de Viena - F.C.Porto
1 de Outubro, F.C.Porto - A.Madrid
22 de Outubro, F.C.Porto - Zenit
6 de Novembro, Zenit - F.C.Porto
26 de Novembro, F.C.Porto - Áustria de Viena
11 de Dezembro, Atletico de Madrid - F.C.Porto
Penso que o Calendário até é bem interessante. valha-nos isso!
Acho que era bem melhor começar com o Zenit para escapar ao Inverno russo.
Assim vão ser decisivos os 2 jogos seguidos em casa. Ganhando esses estamos praticamente apurados.
Grupo do FCP algo complicado, Atlético este ano está muito forte e é uma equipa super bem organizada. O Barça bem que sofreu em ambos os jogos.
Quanto ao happy one... alguns nascem de rabo virado pra lua. O homem tem sorte, pronto, nada a fazer. Vamos ver se vai jogar sem avançados centro contra o Shalke...
9 pontos nos 3 primeiros jogos davam uma margem interessante. Deslizes nessa fase com pouca margem de correcção.
O calendário não é mau. Ir a Madrid no dia 11 de Dezembro é bem melhor do que ir a São Petersburgo ou a Viena.
Por que não escrever: "Dragões e àguias com sorteio agradável"? Será o famoso medo provinciano?
E um pormenor, mas não me parece correcta esta lógica de prioridades...
6 de novembro na zona da Rússia ainda não é aquele frio dos -16.
Um grupo de equipas do nivel do Porto, excepto do Viena. Calendário aceitável. Equipas que nos olharão nos olhos, e nós olharemos nos deles. Temos de ver se o conjunto de PF irá para lá com a mentalidade para ganhar, e se não cometeremos os mesmos erros dos ultimos anos...
O Atlético contra o Barcelona, teve uma protecção constante das arbitragens.Foi de bradar aos céus a forma passiva dos dois árbitros quer em Madrid e em Barcelona.
Ninguém passava do meio-campo Barcelonês, era logo abatido.
Piqué fez uma falta mais dura e levou logo amarelo, Messi protestou e levou amarelo, do outro lado Diego Costa encostou a cabeça ao árbitro e ficou impune.Houve jogadores Madrilenos que fizeram faltas constantes e consecutivas -4/5/6- e não levaram amarelos...Na parte final sofreram um "pouquito" as consequências da sua rudeza e acharam que que foram injustiçados!...
De outro modo, com arbitragens justas e rectas perderiam em Barcelona e em Madrid.
Mas que é uma equipa boa, é verdade.
Agressiva, com excelentes jogadores, mas ao alcance de uma equipa que coloque em campo também alguma matreirice...
Mas o Barcelona não tem sido o que foi nos outros anos. Messi tem estado em fraca forma. Neymar ainda não pegou de estaca também.
Saviola só porque jogou no Benfica não é um bom jogador? 8 golos o ano passado na Liga Espanhola diz alguma coisa.
Média máxima de 2 graus e média mínima de -2 graus já não é nada agradável.
Se querem o Gervide no grupo mais o Arrentela é favor dizer, carago!!!!
Estamos na maior e melhor liga mundial e queixamo-nos do sorteio?????
O Atletico de Madrid é um colosso á nossa beira pelos vistos, e o Zenit nem se fala, é a nata da nata...
Mentalidade bem portuga estes cometários... se ão fracos não motivam, se são fortes tamos fodidos...
O Barça esteve longe, mas LONGE, do que já fez e consegue fazer.
Comentar que o grupo pode ser mais difícil/mais fácil do que parece ou, aliás, que é fácil ou difícil de todo não é queixar-se. É simplesmente opinar, o que ainda se pode.
Eu fiz uma festa do caraças quando saiu o Zenit, porque já só faltavam 3 bolas e as outras duas eram o Dortmund e City. Acho que o Porto tem condições para passar, apesar de estar apreensivo com o que Licás, Josués, Varelas, Defours e Cª Lda. vão conseguir fazer quando o gajo que têm à frente é o Courtois em vez do José Sá ou o Villa em vez do Maazou. É um grupo de 3 concorrentes aos oitavos de valias relativamente próximas e os palmarés ainda não marcam golos nem defendem remates portanto sobrancerias dessas é o 1º passo para dar cagada.
Começar a pensar mais em como o Alex Sandro e o Fernando vão parar um gajo que ainda há pouco tempo era o nosso abono de família, por ex., é capaz de ser mais produtivo.
Olha o Olypiacos o clube dos falhados e reformados... Really Pedro? E vergonha na cara não?
Ah e tal grandes reforços... mas algum desses sentava sequer no banco de alguma equipa Portuguesa que esta na Champions?
É preciso descaramento... sinceramente...
Uma das coisas que mais me preocupam neste momento e até 2ª feira às 23:59 é saber o que é que o Atlético de Madrid e o Zenit andam a fazer nas imediações do nosso Estádio... cheira-me que vão tentar tomar-nos de assalto e enfraquecer a nossa equipa para terem mais hipóteses de passarem...
Espero estar só eclipsado e alucinado e aquela gente não tenha ideias tão perversas como as minhas...
Eu gostei da definição do calendário e não será por isso que não iremos passar...
Começar em Viena, onde é obrigatório ganhar; receber e seguida os dois principais candidatados e ter o jogo 5, que pode ser fundamental, com o Austria de Vienna em nossa casa, é um calendário fantástico.... melhor nem por encomenda.
João,
Tenho uma ideia em relação a essa ultima parte... Que ele seja comprado até dia 2 pelo PSG... que te parece? ^^
Se não for assim que lhe dê uma gripe nos dois jogos do Porto... o Hulk não aguenta o frio tadito...
Brincadeiras à parte, todos os portistas sabem como se deve parar o Hulk... muitos dos nossos adversários conseguiram-no fazer, o problema é que não podemos fazer uma táctica só para o Hulk porque o Zenit tem outros chatos por aquelas bandas, por isso será o Alex Sandro a "empurrar" o Hulk sempre mais para o meio campo e para a linha e o Mangala nas dobras.... se o Mangala cá não estiver esttamos fdds...
9 pontos nos 3 primeiros jogos é o mínimo aceitável.
Atlético de Madrid, o melhor jogador da história deles não joga contra nós. Equipa perfeita para marcar 1 golo e esperar que o jogo acabe. Eles sabem lá o que é atacar.
Zenit, um conjunto de jogadores caros que às vezes decidem passar a bola uns aos outros.
FCP vai ser 1º como seria de esperar de um cabeça de serie, e acredito que à 3ª jornada esteja apurado para os 8ªs.
8 golos, que fartura!! esse grande goleador. oh amigo, deixe lá isso.
No ano passado o Postiga marcou 14 golos em Espanha. O Pizzi marcou também 8. E o Manucho (!!!) também 8.
Deixe de ser faccioso e não perca tempo a comentar nos blogs afetos aos seus rivais.
O sorteio foi razoavel tanto para o FCP como para o slb. Ficamos em grupos de dificuldade "media" (teoricamente falando, claro). Podia ter sido melhor, como podia ter sido bem pior (olhem so' para o grupo F, autentico grupo da "morte", ou para o grupo A).
Penso q o nosso grupo e' mais facil (ou menos dificil) para ficar em 1o do q o do slb, ja' q acho q o PSG > AM, e em 3o -> LE (ja' q Anderlecht > A Viena).
Mas e' mais facil apurar-se no grupo deles (i.e. ficar pelo menos em 2o), ja' q Zenit >> Olimpiakos.
No balanco de pros e contras, preferia o grupo deles.
De qq forma a luta no nosso grupo vai ser muito equilibrada entre FCP, AM e Zenit.
O calendario dos jogos foi relativamente simpatico, ha' q aproveitar isso.
Gostei tambem q so' jogamos contra o Zenit à 3a jornada, a 22 de Outubro.
Isto porque eles neste momento têm muito mais ritmo do q nós (a liga russa ja' vai na 6a jornada). Lá para fins de Out já devemos estar muito melhor rotinados q agora (não só no ritmo competitivo, como na forma como o PF quer moldar a equipa).
«Atlético este ano está muito forte»
Está forte, mas está menos forte do q no ano passado.
Por exemplo, David Villa não vale sequer metade (em campo) de um Falcão...
É uma equipa perfeitamente acessível ao FCP, mesmo que não vá ser fácil. Sinceramente tenho mais receio do Zenit do q do AM.
Mas como já disse, de qq forma entre as 3 vai ser muito equilibrado.
Alias, no ano passado o Malaga tb era bastante acessivel e viu-se...
Completamente de acordo. Calendário favorável para nós mas também para o Benfas.
Grupo engraçado, nem muito mau nem muito bom, mas ao contrário da maioria, nao gosto do calendário pois obriga a um inicio perfeito, ou seja, ganhar os 3 primeiros jogos, logo a margem para errar é mais curta do que para os adversários.
Mas será bom para sabermos rapidamente a fibra de PF.
Descaramento? Porque?
Por acompanhar o futebol internacional e saber que o Saviola era o titular de uma equipa que nos eliminou na Champions e foi o titular no Málaga x Borussia?
De facto é preciso vergonha na cara não conhecer os adversários que jogaram contra nós...
Se quiserem menosprezar o Olympiakos é convosco.
Aos meus rivais? LOOOOL
Dito por um anónimo!
Só porque perdeu o Falcão está menos forte? Não me parece. Foram buscar o David Villa que tem outras características e pode causar mais problemas do que um avançado mais fixo como é o Falcão. Começaram o campeonato com 2 vitórias por 5-0 e por 3-1 ao Sevilha, fora. E não perderam um único jogo frente ao Barcelona e mereciam ter ganho em Madrid.
Quem nos pode causar mais problemas é o Zenit pela solidez defensiva e porque no meio campo e ataque tem jogadores tecnicamente muito evoluídos como o Danny ou Hulk.
Mesmo ai' a coisa correu bem: o primeiro jogo e' com a equipa mais fraca (ou menos forte), e o PF tem portanto mais 5 semanas a partir de agora para afinar a equipa para o primeiro jogo de grau de dificuldade muito elevado (a recepcao ao A. Madrid).
Sinceramente não estou a ver o Benfica passar. Mas posso-me enganar.
No entanto não concordo quando o José diz que é mais fácil ser 1º no nosso grupo do que no do Benfica. Lembro que o ano passado num grupo semelhante ao do Benfica este ano o FC Porto só não foi primeiro porque o Helton sofreu um grande frango.
E o PSG este ano tá muito mais fraco em termos de técnicos.
O Saviola é tão bom, mas tão bom... que está na Grécia... é preciso dizer mais?
Jeez...
E para acrescentar... o Saviola já foi um enormissim0o jogador, mesmo quando chegou ao nosso adversário interno ainda era um jogador de altíssimo nível... hoje em dia é uma sombra daquilo que um dia foi e se és daqueles que gosta de olhar para as camisolas, secalhar é melhor irmos contratar até dia 2 de Setembro,o Jardel e o Drulovic e ganhamos a 3ª champions este ano...
Ajax e Celtic podem ter 5 titulos entre si, mas sao uma sombra do q eram no passado. Alias, o mesmo e' verdade (em menor medida) para o Milan (nao e' por acaso q acabou a epoca passada em 3o lugar a 6 pts do Napoles, e isto quando a valia do campeonato italiano e' em si mesmo uma sombra do q ja' foi).
Alias, o Celtic viu-se agora 'a rasca para eliminar uma equipa do... Cazaquistao.
Digo mais: os nomes podem ser sonantes, mas este grupo esta' claramente abaixo da media em nivel de dificuldade.
Na minha opinião poderiamos ter melhor grupo, mas também poderiamos ter pior. A equipa austríaca teoricamente vai ser o "bombo da festa". O Atléctico de Madrid pode estar mais fraco na frente atacante após a saída de Falcão, mas no meio-campo e defesa mantêm as características do seu treinador (Simeone) enquanto este foi jogador: dureza, rispidez.
O Zenit vai ser um osso duro de roer, resta saber se algum PSG ou um clube inglês leva Hulk até ao final do mercado.
Quanto ao PSG, desconheço - para além de Cavani - que entradas e saídas teve no plantel, mas parece-me qque a maior perda para o clube parisiense foi Carlo Ancelotti, pois Laurent Blanc ainda não vale metade do Ancelotti.
Quanto ao Anderlecht resta saber se ainda é a equipa que à meia-dúzia de anos em 6 jogos da Champions fez 0 (Zero) pontos ou se esta a renascer para voltar aos tempos da equipa imponente de Luc Nilis e Marc Degryse.
Posso dizer desde ja' q e' muito mais competitivo do q ha' uns anos (e esta' num patamar claramente superior ao A. Viena) - mas penso q nao o suficiente para conseguir passar a fase de grupos, apenas para roubar uns quantos pontos aos outros (e lutar de forma renhida pelo 3o lugar).
Enviar um comentário