“… vendo a banalidade que é este SL Benfica, eu ainda quero acreditar que é possível e, por isso, jogadores e adeptos não podem baixar os braços”
Foi assim que eu terminei o artigo que escrevi acerca do último FC Porto x SL Benfica.
De facto, este SL Benfica 2014/2015 é uma equipa banal (sem qualquer sombra de dúvida, a equipa encarnada mais fraca da era Jorge Jesus). E não é por ter ganho no Estádio do Dragão (onde, esta época, também empatou o recém promovido Boavista), que passou a ser uma equipa melhor.
Record, 19-12-2014 |
Significa isto que estou mais optimista do que estava há cinco dias atrás?
Não. Apesar de mais uma derrota do SLB (a segunda em pleno estádio da Luz e a 5ª derrota em jogos oficiais esta época), vi coisas no jogo de ontem que confirmam um determinado padrão.
Que coisas?
Jonas apoia-se e impede o defesa do SC Braga de saltar no golo do SL Benfica (fonte: Maisfutebol) |
Poderia falar de várias situações, mas vou dar dois exemplos “invisíveis” (que não fazem parte dos resumos do jogo e de que ninguém fala), do que foi a “uniformidade de critérios” e “coerência” do árbitro deste SL Benfica x SC Braga, em termos disciplinares.
Durante os primeiros 45 minutos do SL Benfica x SC Braga, o bracarense Rúben Micael sofreu 5 ou 6 faltas, quase todas cometidas por Enzo Pérez, duas das quais para cartão amarelo (conforme foi reconhecido pelo próprio comentador da Sport Tv, o benfiquista Pedro Henriques). Pois bem, não só Enzo saiu do jogo (ao intervalo) com a folha disciplinar limpinha, como Rúben Micael, na 1ª falta que cometeu na segunda parte (ao minuto 56, junto à área do SLB…), viu imediatamente um cartão amarelo.
Mais. Tal como já tinha acontecido no jogo em Braga, para o campeonato, a equipa de Sérgio Conceição, depois de estar a perder, deu a volta ao resultado e colocou-se em vantagem no marcador ao minuto 58. Pois bem, apenas três minutos depois, o senhor Artur Soares Dias (lembram-se dele do SL Benfica x FC Porto da época passada?) foi implacável com o guarda-redes bracarense (o russo Stanislav Kritciuk) e mostrou-lhe um cartão amarelo por estar a queimar tempo. Nem aviso, nem nada, zás, toma lá um amarelo e ficas avisado (condicionado) para o resto do jogo.
Aliás, ao minuto 61, cinco jogadores do SC Braga já estavam amarelados e, no final, o SC Braga “ganhou” por 6 a 1 em cartões amarelos…
E nem sequer vale a pena falar no penalty (mais um!) que ficou por assinalar contra o SLB, devido a um corte com a mão, de Jardel, em plena área benfiquista. Além de ter sido um lance de descarada mão na bola e de não haver a desculpa de ter sido à “queima roupa”, foi na sequência de uma bola parada. Como diria Jorge Jesus, os árbitros não viram porque não quiseram…
E é por estas e por outras, que eu considero que será muito, muito, muito difícil o SLB perder a liderança do campeonato porque, parafraseando novamente Jorge Jesus (da vez em que foi ao estádio da Luz como treinador do SC Braga), “eles” (os árbitros) não deixam…
14 comentários:
Repito também o que disse após o último jogo:
"O Benfica leva 6 pontos de avanço, sem saber ler nem escrever, com benefícios constantes, mas vão acabar por cair e onde menos se espera. E se for preciso vamos ganhar à Luz."
Este Benfica é do mais fraquinho que se tem visto nos últimos anos, claramente o mais fraco da era JJ. O homem ontem disse que o jogo com o Braga foi o melhor jogo da época na Luz... Para se perceber como têm vindo a ganhar até agora.
Com a saída de Enzo e Sálvio ausente até Fevereiro, o Benfica vai cair e vai ser já no mês de Janeiro. Vamos ser campeões.
O Sálvio, segundo indicam, estará de volta na jornada 16 (contra o V. Guimarães) dia 11 de janeiro.
O Sálvio vai parar o Janeiro todo? O Luisão é que dava jeito um mês no estaleiro.
Estive a olhar para o calendário e também acredito que se ganharmos os jogos todos do campeonato até ao início de Fevereiro, a seguir à ida do Benfica ao SCP, devemos estar se não no primeiro lugar, pelo menos muito muito perto... Temos é de fazer a nossa parte. Já hoje.
Falei de acordo com notícias que vi de que estaria de baixa 6 semanas.
Bom post.
Concordo com essas duas situações "invisíveis" e preocupantes porque não se falam muito delas e são deveras irritantes.
É a pergunta(s) que os responsáveis do FCP tem de fazer para, eventualmente, minimizar essas situações "invisíveis":
- Até que ponto ou até quando vai continuar a ser permitido a Enzo (e Maxi) "distribuir porrada" impunemente e, simultaneamente, aceitar as suas constantes simulações, provocando a expulsão (injusta) do adversário?
(O exemplo no Estoril foi gritante, ou seja, Enzo deveria ser admoestado e expulso por simulação e, ao invés, foi expulso o adversário).
As outras questões já foram colocadas, surtiram efeito na altura, mas devem ser novamente colocadas.
Quem não se lembra de:
- Os bloqueios dos defesas já são possíveis no futebol?
- Os lançamentos laterais podem ser efectuados somente com um pé de apoio?
Como são questões técnicas, devem ser os técnicos (treinador ou adjuntos) a coloca-las e não os dirigentes, pois acredito que por essa via sejam melhor aceites e ponderadas pelos responsáveis (federação e árbitros) e publicitadas pelos meios de comunicação social minimizando a hipótese de serem ignoradas.
Tudo muito bonito,mas... esta semana, em casa com o Gil, sem Luisão, Salvio e Enzo, nomearam o nº10 CAPELA!! Eles não brincam. 14 jornadas e segunda nomeação do Capela. Será o Gil a 1ª equipa a marcar golos ao SLB em jogos apitados pelo Capela?!?! Ao 11º jogo apitado pelo Capela?!?!?! Não acredito.
O benfica é fraquíssimo, o mais fraco em alguns anos... e nem assim conseguimos derrotá-los, em casa.
"O benfica é fraquíssimo, o mais fraco em alguns anos... e nem assim conseguimos derrotá-los, em casa"
Exactamente, Filipe.
Tal como empatamos com a pior equipa do Boavista que, nos últimos 30 anos, visitou o Estádio do Dragão.
Foram 5 pontos perdidos em nossa casa, no Estádio do Dragão, por culpa própria, e não por qualquer especial mérito que Boavista e SL Benfica tenham revelado nestes dois jogos.
Dois lances claros de mão na bola por Samaris e Maxi na 1a parte que passaram (nem falta foram quanto mais cartão), mas a de Jackson ao contrário da de Mauricio em Alvalade também involuntária, não passou incólume. Critérios.
Critério que, na amostragem dos amarelos foi ridiculo. Se Quaresma merecia amarelo na entrada sobre o coxo Almeida, ficaram 2 por mostrar a Enzo na 1a parte (só admoestado à terceira numa entrada que no West Brom de Varela 1 - Aston Villa 0, deu vermelho directo - procurem o video e tirem as vossas conclusões). Um por mostrar a Samaris e dois por mostrar a Maxi que fez sozinho 6 faltas sobre Brahimi só na 1a parte. Samaris que comete na 2a parte 3 faltas a 5 metros da área num espaço de 5 minutos. Só levou amarelo numa entrada alaranjada já no fim do jogo.
Jardel com cerca de 13 faltas cometidas saiu do campo sem um único cartão. O Benfica cometeu cerca de 35 faltas (o ladrão de serviço só assinalou 28) e acabou op jogo com 11. Por muito menos o Belenenses terminou com 9 uma semana antes. lembram-se?
Na pedreira o Braga fez cerca de 30 faltas. Saiu desse jogo com 7 amarelos e um vermelho
É obra de facto, ter uma arbitragem tão penalizadora e ainda ter que ler portistas a dizer que sim senhor o Benfica jogou bem porque foi agressivo e tal.
Outros dois lances comparáveis são o do fora de jogo por pretenso bloqueio de Herrera do lado direito do ataque na 1a parte e a obstrução clarissima na área de Luisão a Casemiro quando a bola estava no ar e fora do alcance de Luisão. Livre indirecto dentro da área que ficou por marcar. O de Herrera foi obviamente sancionado.
De resto falhámos 4 golos cantados (2 deles com bolas no ferro). Fizemos 38 ataques contra 18 do adversário em que apenas 1 (com corte providencial de Alex Sandro) se pode chamar de jogada. Dois golos oferecidos, derrota inglória da única equipa que mereceu ganhar.
E assim o chiclas lá ganhou no Dragão em mais um jogo de ferrolho, com uma atitude de equipa pequenina, que são (e bem o mostraram na Champions) e não haverá treinador português da geração do Jesus que saiba jogar de outra maneira. Não me admira que nós portugueses, tenhamos a técnica dos espanhóis e que em vez de jogarmos em posse, jogamos aos repelões e sempre com um futebol de Bentanias e ai jesuses.
Levaram um banho de bola e ganharam a uma equipa de imberbes que ainda tem muito que aprender.
Mas pronto, treinadores de bancada que não percebem um corno de bola há-os aí aos magotes. Não há salvação, é mesmo a estupidificação futebolistica em todo o seu explendor.
O primeiro golo de Lima no Dragão é marcado com o braço esquerdo.
Foi uma arbitragem vergonhosa.
Andamos a brincar? está tudo sedado?? A comunicação social é toda vermelha, mas nós não temos olhos? E o Porto Canal? Também não tem? E a direcção, caladinha???
Pois eu digo-o com 100% de certeza, mesmo a dar abébias e a falhar golos cantados, com uma arbitragem isenta, o Benfica no final da 1a parte estava com 10 e à hora de jogo com 9.
Foi por causa do árbitro foi. Mesmo com o azar que tivemos e uma equipa de putos, tinhamos ganho se o árbitro fosse isento. Mas o gajo não é isento.
Se há portistas que acham que a culpa é do Lopetegui, continuem a fazer o joguinho dos lorpas. De facto são vocês portistas de vitórias que sabem de bola, o Lopetegui é que é um asno e vocês é que são os maiores.
Já com o Vitor Pereira foi igual e deu no que deu. Perdemos um grande treinador que foi EXPULSO pelos adeptos.
"E a direcção, caladinha???"
É mesmo isso. Por vezes, apetece perguntar onde anda a direcção? O clube a ser saqueado desde o início da época e ninguém da SAD abre a boca? É algo que não compreendo. Estou-me a borrifar para a CS. Agora o silêncio do clube perante esta vergonha de campeonato nunca vou compreender. Onde está o FC Porto guerreiro de outrora?
O clube e a direcção? Perguntem pelo acordo da Liga...
Alguém que sabe de algumas coisas diz que o acordo para a direcção da Liga entre Porto e Benfica foi jogada do Pinto da Costa. Essa mesma jogada viabiliza outras coisas para o Porto no futuro e que em troca o Benfica vai ser campeão este ano.
Eu não acreditei e quero não acreditar, mas face às constantes Capeladas e o silêncio que se tem assumido nos "canais" oficiais do clube... enfim!
So para acrescentar que o andre almeida tambem nao joga por castigo...
Nao ha forma de chegar a fala com o FDP do chefe dos arbitros?
"Outras coisas no futuro"? Facilitadas pelo slb? Em troca do campeonato?
E há portistas q dão um mínimo de veracidade a rumores destes?????
José, não seja ingénuo... A aproximação a Vieira nos últimos tempos, com os pináculos na presença da direcção do Benfica nos camarotes do Dragão e com Pinto da Costa a falar na primeira pessoa do plural sobre o acordo Duque para a Liga, são a troco de quê?
Alguma coisa há-de ser...
Até parece que Pinto da Costa não se aliou no passado a presidentes do Benfica quando lhe convinha...
JON
Enviar um comentário