Nortada, Miguel Sousa Tavares (A BOLA, 18-07-2017) |
«Os factos reportam-se a um jogo Beira-Mar - FC Porto, a quatro ou cinco jornadas do final de um campeonato que o FC Porto haveria de vencer tranquilamente com, salvo erro, uns 14 pontos de avanço sobre o segundo classificado – o Sporting. Ou seja, os 6 pontos retirados foram só para mostrar serviço. Recorde-se ainda que, nesses gloriosos dias, o FC Porto era treinado por José Mourinho, a sua superioridade interna era imensa e incontestável e estava a dias de se sagrar campeão europeu. Enquanto isso, o Benfica terminaria o campeonato a mais de 20 pontos de distância, em quarto lugar, atrás do Vitória de Guimarães.»
‘O que é feito de Carolina Salgado?’
Miguel Sousa Tavares, A BOLA, 18-07-2017
O Miguel Sousa Tavares (MST) confunde algumas datas e factos (algo que, por vezes, acontece nas suas crónicas semanais publicadas na A BOLA), mas a mensagem essencial da crónica desta semana, além de pôr o dedo na ferida, é perfeitamente clara e correta.
As duas versões do livro de Carolina (jornal SOL, 08-09-2007) |
Juiz acusa Carolina de mentir (O JOGO, 01-07-2008) |
O célebre Beira-Mar x FC Porto, arbitrado por Augusto Duarte e que terminou empatado (0-0), foi disputado na época 2003/2004, jornada 31. Isto é, a quatro jornadas do fim desse campeonato e a cerca de um mês do FC Porto se sagrar campeão europeu em Gelsenkirchen, no dia 26 de Maio de 2004.
A equipa do FC Porto (treinada por José Mourinho) ganhou esse campeonato com 82 pontos. Mais 8 pontos que o SLB (2º classificado) e mais 9 pontos que o Sporting (3º classificado).
O campeonato que o FC Porto ganhou com 20 pontos de avanço (mais tarde reduzidos a 14) foi quatro anos depois, na época 2007/2008.
A equipa do FC Porto (orientada pelo prof Jesualdo Ferreira) terminou esse campeonato com 75 pontos e, após lhe terem sido retirados 6 pontos pelo CD da Liga (presidido pelo dr. Ricardo Costa), ficou com 69 pontos.
O Sporting terminou com 55 pontos. O V. Guimarães terminou com 53 pontos. E o SLB terminou esse campeonato em 4º lugar, com 52 pontos (a 23 pontos do FC Porto!).
Quanto à validade das escutas… Ao contrário do que afirma o MST, as escutas não foram ilegais, conforme foi explicado no último programa ‘Universo Porto’ (emitido no Porto Canal, na passada segunda-feira). As escutas não são é válidas para serem usadas no processo disciplinar da Liga/FPF que, “oportunamente”, foi (re)aberto pelo benfiquista de Canelas.
Percebe-se que este tipo de lapsos sejam aproveitados, por benfiquistas e sportinguistas, para descredibilizar o MST. O que me custa a aceitar é que também sejam aproveitados por portistas, para atacar e até insultar o MST, sempre que ele escreve uma crónica crítica do Presidente Pinto da Costa ou de decisões da Administração da SAD.
Ora, convém lembrar que, quando o Apito Dourado “explodiu”, enquanto o Presidente e o Clube/SAD se remeteram ao silêncio, o MST foi dos poucos, juntamente com alguns blogues (entre os quais tenho o orgulho de colocar o ‘Reflexão Portista’), a dar a cara e vir para a “frente de batalha” na praça pública.
É perfeitamente normal discordar das opiniões do MST e eu discordo com frequência, principalmente quando as opiniões são referentes a jogadores ou treinadores. Contudo, não me esqueço que o MST que critica o Presidente nas páginas de A BOLA é a mesma pessoa, o mesmo Portista que, nessas mesmas páginas, defendeu o FC Porto num dos períodos mais delicados da nossa história.
Por isso, e não só, obrigado Miguel.
4 comentários:
Boa achega José Correia. Especialmente ao explicar a MST que as "escutas não são ilegais apenas não são válidas".
Vi o programa do Bernardino Barros onde explicou lindamente o processo.
Não sei como Ricardo Costa ainda tem a lata de fingir que não percebeu e vem agora atirar umas desculpas esfarrapadas para a FPF.
Abraço
Subscrevo, José Correia.
Desde a primeira hora que o MST denunciou a verdadeira imundície que foi este processo. Prestou um grande serviço ao FCP, e aos seus adeptos. Só quem esteve muito desatento o não pode reconhecer. Só por isso, merecia um Dragão de Ouro !
Foram tempos difíceis, em que a única voz ( sob forma de pena, caneta ) se fazia ouvir. Eu tenho memória e sei quão justa é esta apreciação da sua parte. E quando me lembro de todo este processo, dos trâmites e das personagens asquerosas ( Carolina, Mizé, Ricardinho Pavão Bosta, o mais nojento de todos) e de Luís Pablo Vieira Escobar, o cabecilha do cartel de Loures ( André Ventura, filho da droga ?), narco-traficante e caloteiro-mor da banca que nos desgraçou...sinto tristeza pelo País, nojo da impunidade desta gente...e, se calhar, por isso também emigrei. E não deixo de sentir vergonha, e muita, de ver um PM e um Ministro das Finanças sentados no galinheiro ao lado de um bandido orelhudo, que pensa que manda nisto tudo. Um cabrão criminoso orelhudo, e com bigode !!! Tipo Saddam de Carnide ! Ás vezes, não muitas felizmente, envergonho-me de ser Português... Mas sempre me orgulharei de ser Portista !!!!
Concordo plenamente com as referências que faz ao MST. Nem sempre estou de acordo com ele, mas reconheço que é uma das poucas vozes portistas que dizem o que têm a dizer, sem medo. E ainda por cima no pasquim mais anti-portista que existe neste país !
...mas uma coisa: por que sera que a única voz portista (?) que se faz ouvir tem de estar sedeada na capital mal-pensante deste país?
Enviar um comentário