sexta-feira, 25 de junho de 2010
Superleague Formula, rendimento e imagem
As últimas duas corridas desta época foram marcadas por incidentes que levaram o piloto Álvaro Parente (que ganhou uma das provas no ano passado) a desabafar que tem "saudades de lutar por uma vitória e pelos lugares da frente". O carro tem tido problemas mecânicos e a equipa que gere o carro este ano deixa muito a desejar no capítulo da organização e planeamento das corridas, o que é facilmente demonstrável pelos incidentes ocorridos nas duas últimas provas:
- Em Jarama, Espanha, na segunda corrida da prova, o carro do FC Porto teve a prestação comprometida por uma demorada paragem nas boxes que lhe custou a perda de sete lugares. «Foi o resultado possível. Na primeira corrida, o oitavo posto foi positivo, mas na segunda podia ter conseguido um resultado melhor. A paragem nas boxes foi desastrosa. Caí para 15º! Ainda assim consegui recuperar algumas posições.»
- Em Magny-Cours, França, a tragédia foi equivalente. «Fui prejudicado. Quando me deram instruções para entrar nas boxes, a minha pista estava ocupada. Acabei por ir para a pista seguinte, mas os pneus não eram para o meu carro e isso resultaria numa desclassificação. Tive que sair das boxes e regressar.»
Infelizmente estas situações, tão atípicas no FC Porto em qualquer outra modalidade, parecem repetir-se na Superleague Formula. Nas épocas anteriores, os problemas de pré-época com a indefinição de pilotos e equipas e atrasos na preparação (falados em alguns artigos anteriores aqui no RP, fizeram com que o carro do FC Porto só tivesse o rendimento desejado nas ultimas corridas da competição.
O que é a Superleague Formula para o FC Porto?
É realmente uma competição em que o FC Porto se reveja e esteja interessado em lutar por uma vitória, ou é apenas mais um patrocinador que nos vai enchendo (não tanto quanto isso) os bolsos e levando a nossa imagem e marca a dois ou três cantos do mundo? É esta a imagem que passamos do FC Porto para o exterior, ou como se costuma dizer "There is no such thing as bad publicity"?
A minha opinião sincera é de que se o FC Porto não leva a competição a sério, não deveria participar. Se leva a competição a sério, está na altura de tomar as rédeas e acabar com as declarações dos pilotos a criticar a equipa (por muita razão que tenham, as coisas têm de ser resolvidas a nível interno) e arranjar um responsável que garanta que as peripécias acima descritas não se tornem a repetir. Quero um FC Porto sério em todas as modalidades!
O que é a Superleague Formula para o FC Porto, pergunta o Pedro?
ResponderEliminarÉ uma questão pertinente e que eu gostava de ver respondida pela Direcção do FC Porto.
O que se tem passado este ano, com um aparente desleixo e falta de profissionalismo da equipa que prepara o carro conduzido pelo Álvaro Parente, é demasiado notório.
"Espero ter em Nurburgring um fim-de-semana bem melhor que os últimos. Vou dar tudo para conseguir, em conjunto com a equipa, encontrar uma boa afinação para ter o carro competitivo e, é claro, teremos de melhorar muito as paragens nas boxes, que têm sido muito más e me têm afastado de bons resultados."
ResponderEliminarÁlvaro Parente
As corridas de Nurburgring estão agendadas para domingo, a partir das 10 e das 13h00.