sexta-feira, 8 de abril de 2011
Bilhetes e propaganda
“Ter mais de 60 mil pessoas a apoiarem a equipa após a derrota no domingo é algo fantástico. Só temos de agradecer aos adeptos com vitórias destas. Depois de perdermos por 2-1 com o FC Porto ninguém estava à espera, mas estes adeptos são fantásticos.”
Fábio Coentrão
Na passada quarta-feira, o sítio oficial do slb anunciou que a lotação para o jogo com o PSV estava esgotada (quase sessenta mil pessoas, devido às restrições de segurança da UEFA). Confesso que fiquei admirado e, inicialmente, supus que o motivo era o preço dos bilhetes ser convidativo.
Contudo, depois tive conhecimento do que um sócio do slb escreveu no seu blogue:
«O SLB decidiu oferecer-me 2 bilhetes para o jogo com o PSV, uma vez que não efetuei a compra para o meu lugar RED PASS, segundo o que dizia o SMS, a oferta foi-me concedida porque tenho RED PASS e as quotas por pagamento através de débito direto.»
E em sites de classificados, surgiam anúncios do tipo:
«Vendo 2 bilhetes para Benfica PSV – esgotados – Carnaxide (Preço: € 25,00)»
Perante isto, facilmente se conclui que:
1) Muitos dos “adeptos fantásticos” foram ao estádio porque tiveram bilhetes DADOS;
2) Alguns dos bilhetes DADOS terão sido revendidos, tamanho era o interesse dos beneficiários em assistirem ao jogo no estádio…
E quantos milhares de bilhetes terão sido DADOS? Segundo me disseram, o slb ofereceu entre 20 a 30 mil bilhetes, número este que, pude confirmar, é também referido num conhecido site/fórum benfiquista. Fantástico!
Deve ter sido um lapso, a propaganda encarnada ter-se “esquecido” de referir que o estádio encheu à custa de bilhetes baratos e metade da lotação oferecida. Pormenores…
P.S. Juntamente com mais de 38 mil pessoas, estive no estádio do Dragão a assistir ao jogo com o Spartak, mas paguei o meu bilhete o qual, para a mesma bancada, era 28% mais caro do que nos jogos do campeonato.
Eu soube disso e não tive sequer que procurar informação. Falou-se à boca cheia dessas oferendas.
ResponderEliminarSe eu sei, os serventes da comunicação social souberam mais cedo, mas nenhum refere isso. Pelo menos eu não vejo em todas as fantásticas alusões aos 60 mil.
Foi a aflição que os fez dar borlas.
O FC Porto não as dá, mas não consegue encher o estádio, praticando preços que são obscenos face à conjuntora especificamente da região do Grande Porto.
Quantas vezes enchemos o estádio nesta época estupenda???
Porquê?
Porque raio se andaram a vender bilhetes na groupon? Que política foi essa?
Não posso de deixar de concordar com The Blue, pois também já vendemos jogos a 1 Euro e sinceramente isso não me choca, penso que mais vale a pena ter bilhetes mais baratos mas ter o estádio cheio, do que bilhetes aos preços normais e vazios.
ResponderEliminarmiguel disse...
ResponderEliminartambém já vendemos jogos a 1 Euro
Em jogos das competições europeias? Que eu saiba, nunca.
E muito menos nos quartos-de-final.
miguel disse...
ResponderEliminarpenso que mais vale a pena ter bilhetes mais baratos mas ter o estádio cheio
De acordo. Mas uma coisa é haver bilhetes mais baratos (por exemplo, fazer 50% de desconto), outra coisa são bilhetes DADOS a quem, sendo detentor de lugares anuais no campeonato, não os quis comprar para as competições europeias.
Afinal, jorgesus foi "castigado", mas o "castigo" só vai até o dia 19, véspera da 2ª mão da Taça.
ResponderEliminar"Castigo cirúrgico" diria eu.
Vender bilhetes a 1 euro de jogos da Taça contra equipas da 3ª divisão ou da 2ªB, ainda vá que não vá. Agora, vender bilhetes a 1 euro de jogos dos quartos de final da Liga Europa? Estamos malucos ou quê?
ResponderEliminarNao sei se o Benfica queria o Estadio cheio a qualquer custo, ou se queria dar uma prenda aos detentores de passes anuais, o que e mais uma vez triste e que a deshonestidade (nao e estupidez ou simplesmente falta de competencia) da comunicacao social.
ResponderEliminarQuanto ao Porto, acho que tendo uma boa oportunidade para fazer um bom encaixe financeiro nao e obvio que se deva preferir um estadio cheio a um cofre cheio. Seria possivel fazer mais dinheiro vendendo os bilhetes remanescentes a precos mais baixos, mas essas politicas tendem a chatear quem paga mais pelo mesmo bilhete.
É impossível dissociar a grave crise economica que vivemos das assistencias desta época em qualquer dos estádios dos grandes...
ResponderEliminarApesar de que, em termos de taxa de ocupação, se fizermos bem as contas o etádio do Dragão deve ter um número superior a todos os outros...
É certo que ainda nao enchemos o estádio, mas considerando campeonato e competiçoes europeias a média de espectadores deve estar entre 35.000 e 40.000 espectadores, o que dá uma taxa de ocupação entre 70% e 80%... E olhando para a Luz e Alvalade a média de ocupação está longe de ser perto dos 80% em termos médios...
"Em dez anos transformámos o Benfica no 11º maior clube do mundo a nível de bilhética"
ResponderEliminarLuís Filipe Vieira, Angra do Heroísmo, na Conferência Internacional de Empreendedorismo
E deve ser o 1º a nível mundial na oferta de bilhetes...
“O Benfica perdeu com o FC Porto na Luz para o campeonato, deixando escapar o título. Logo a seguir, na jornada europeia, colocou 60 mil espectadores no estádio e o nosso adversário de domingo anterior 30 mil. Aí é a diferença da grandeza dos clubes. Nem sequer se pode falar em limitação, porque caberiam mais 20 mil pessoas no outro estádio. As pessoas não aderiram.”
ResponderEliminarRui Gomes da Silva, vice-presidente do slb, em declarações à Benfica TV
Cá está mais um exemplo da propaganda benfiquista à custa de bilhetes DADOS.
E, já agora, a lotação do estádio do Dragão é 50 mil lugares.