segunda-feira, 14 de abril de 2014

Letargia na pedreira

O FC Porto apresentou um 'onze' com algumas surpresas em Braga. Na defesa jogaram Maicon e Abdoulaye como centrais e Victor Garcia (da equipa B) e Ricardo nas laterais e o meio campo ficou entregue a Carlos Eduardo - que tinha estado muito mal em Sevilha - Fernando e Josué (que ontem foi um dos melhores no FC Porto). Na frente jogaram Varela, Jackson e o desinspirado Licá.

Apesar do maior controlo demonstrado na primeira parte, fomos sempre uma equipa muito lenta e sem motivação, situação decorrente de um final de época sem quaisquer objectivos nesta prova. O FC Porto entrará em campo nas 3 últimas jornadas apenas para defender o orgulho e a honra.


Voltando à equipa, alguns jogadores mostraram porque não têm lugar no plantel do FC Porto e eu destacaria desde já o Licá e o Abdoulaye. Outros mostram algumas boas notas mas o colectivo terá de mudar radicalmente o mindset para a próxima época. A tal 'revolução' de que falava o jornal OJOGO na sua edição de Sábado tem mesmo de acontecer.

O FC Porto marcou primeiro por Varela aos 23' aproveitando bem uma óptima desmarcação de Jackson. Ainda na primeira parte houve dois cabeceamentos em zona frontal desperdiçados, um pelo avançado colombiano e outro por Carlos Eduardo. Apesar das situações de golo iminente, há que realçar que a equipa portista opta quase sempre por parar o jogo no meio campo e circular a bola entre os centrais mesmo quando a recupera em terrenos mais adiantados e apanha a defesa adversária em desequilíbrio, o que é desesperante para o adepto. Que FC Porto é este? Não há motivação, não há drive, não há vontade para jogar futebol. O estado anímico desta equipa é preocupante.


Na segunda parte o FC Porto continuou o seu processo de adormecimento e, além de recuar demasiado para manter a posse de bola, bastou que o adversário aumentasse o pressing no meio campo ofensivo para a defesa portista começar a meter água. O Braga empatou aos 57' numa arrancada pela direita de Pardo, deixando Abdoulaye pregado ao chão, e cruzando de seguida para entrada fulminante de Moreno ao primeiro poste. Logo a seguir mais uma perda de bola do defesa senegalês e Rafa a desperdiçar isolado frente a Fabiano. Valeu um Josué que procurou sempre novos caminhos para a baliza bracarense e descobriu Carlos Eduardo na área aos 85' para, de cabeça, fazer o 1-2. Passados poucos minutos e já contra um Sp. Braga muito longe da equipa de 2010/2011, sem capacidade de resposta, Josué galgou terreno e encontrou Quintero que fez o terceiro para o FC Porto. O 2º e 3º golos portistas foram marcados já muito perto do final da partida.


Depois de Barcelos, esta foi a segunda vitória fora de casa do FC Porto na 2ª volta da Liga. Isto diz tudo sobre a época que terminará em poucas semanas.

11 comentários:

  1. Naturalmente que cada adepto vê um jogo em particular, havendo depois conclusões comuns. Por isso mesmo não revejo quase nada do que foi descrito na 1ª parte, acho que já é um cliché dizer mal porque sim, com base na fustração da época. Eu próprio o faço.

    Na 2ª parte sim, concordo. Absoluto adormecimento e preocupante forma fisica de Carlos Eduardo e de Josue... Quanto a Abdoulaye, todo o potencial que já demonstrou evaporou-se. Não tem estaleca para jogar no FC Porto.

    A minha pergunta é a seguinte, porque jogou tanto Abdoulaye na 2ª volta?? Foi aposta dos treinadores ou da SAD?...

    ResponderEliminar
  2. o que me custou foi verificar que o "B" victor garcia meteu num bolso toda uma época do senhor 12 milhões Danilo. Por aqui se explica muita coisa desta época do Porto.

    ResponderEliminar
  3. Acho que deu para perceber o porquê de eu insistir tanto em questionar a ausência do Josué da equipa...

    ResponderEliminar
  4. Estes jogos assustam-me pela aparente qualidade de alguns intervenientes, não vá alguem pensar que para o ano a equipa esta feita...Estou totalmente em desacordo com a exibição de Josué que neste momento não tem qualidade para jogar a este nivel. Que alguém veja com atenção o golo do Braga que nasce da enésima perda de bola do homem, que tenta a enesima finta a meio campo e não consegue ver pela enésima vez um companheiro desmarcado. De um lance potencialmente perigoso do FCP nasce o golo bracarense. Não sei quantos cruzamentos sem sentido e quantos remates a kilometros da baliza fez, como é habitual. É claro que no meio de tanta desgraça lá lhe sai qualquer coisa, mas não chega para jogar no FCP. Deve ser emprestado para jogar e quem sabe amadurecer para ganhar o seu espaço no clube algum dia...
    Sou dos que critico frequentemente a leviandade com que se olham para algumas exibições e a facilidade com que se encontram estrelas precoces. No entanto a associação entre a miséria que é ver Danilo defender e a forma aguerrida e alegre com que ontem jogou Vitor Garcia deveria no minimo abrir a porta para mais jogos e mais oportunidades.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! O Josué. Quase que ia jurar que estava a descrever o Quaresma.

      Eliminar
  5. Porque será que a LPFP ainda não marcou o jogo da taça da liga? Quando estava previsto uma interrupção do campeonato no dia 26/4/2014 para ser jogada a final. Porque não convém aos mouros!! Só pode. Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Porque será que a LPFP ainda não marcou o jogo FCP-slb para a taça da liga? Quando temos um fim de semana sem futebol (25/26/27 de Abril)?

    ResponderEliminar
  7. O calvário do campeonato prossegue. Últimos objectivos: assegurar o 3º lugar, vencer o Benfica e dar minutos a jogadores menos utilizados que integrarão o plantel da próxima época (Victor Garcia?). De resto, não há grandes conclusões a tirar. Resta-nos ir de taça em taça até ao estertor final.

    ResponderEliminar
  8. Coloquem o Danilo a meio campo. O Ba parece aquele jogador, nos treinos, que fica com um colete diferente e que joga pelas duas equipas. Pode ser que melhore...

    ResponderEliminar
  9. O Ba e' o pior central da historia do Porto. E diz muito de capacidade de alguem, que o tenham resgatado de Guimaraes a meio da epoca, para lhe dar a titularidade.

    ResponderEliminar
  10. Sonhando com uma pré-época de jeiro e um bom treinador, esta época tinha sido assim:

    Helton/Fabiano . Alex Sandro (Ricardo) . Victor Garcia ou um reforço (Ricardo) . Mangala . Maicon (Reyes)

    Fernando (Herrera) . Danilo (Josué) . Lucho (Defour) . (Carlos Eduardo)

    Quaresma . Jackson . Ghilas (Varela, Quintero e aqui sim faltou um grande reforço esta época, o Bernard ou outro, se calhar o Quaresma logo tb não chegava)

    TÍNHAMOS SIDO CAMPEÕES

    ResponderEliminar