sexta-feira, 2 de maio de 2014

Maio de 2014, um ano depois…

2 de Maio de 2014.
O país futebolístico está em festa (alguém sabe se Bruno de Carvalho já emitiu um comunicado a dar os parabéns aos seus amigos da 2ª circular?) e rendido à categoria e classe extra deste SL Benfica, superiormente orientado por Jorge Jesus.

Mas será que esta equipa do SL Benfica é assim tão diferente, para melhor, das equipas orientadas por JJ nos últimos anos e, particularmente, na época passada?
Comparemos o desempenho do SLB nesta época, com idêntico momento da época passada.

Época 2012/2013
Campeonato (28ª Jornada): 23 V, 5 E, 0 D, 73–17 golos, 74 pontos
Liga Europa: apurado para a Final
Liga dos Campeões: não passou da fase de grupos (3º lugar, atrás de FC Barcelona e Celtic)

Época 2013/2014
Campeonato (28ª Jornada): 23 V, 4 E, 1 D, 56–15 golos, 73 pontos
Liga Europa: apurado para a Final
Liga dos Campeões: não passou da fase de grupos (3º lugar, atrás de PSG e Olympiakos)

Ou seja, o SLB desta época é uma equipa com um desempenho muito semelhante ao da época passada, quer no campeonato, quer nas competições europeias (a diferença mais significativa, para pior, está nos 17 golos a menos que a equipa desta época marcou no campeonato nacional).

Ora, se o SLB continua a ter uma equipa bastante forte, orientada pelo mesmo treinador, o que mudou então nestes 12 meses?

Na perspectiva de um portista, o que mudou, e para muito pior, foi a equipa do FC Porto.

O SLB dos dois últimos anos e, particularmente, o da época passada, não era inferior ao desta época, mas nem isso serviu para uma parte significativa dos adeptos portistas valorizarem o sucesso alcançado pelo FC Porto de Vítor Pereira, que venceu dois campeonatos em confronto com uma das equipas encarnadas mais fortes dos últimos 30 anos.

Aliás, o FC Porto de Vítor Pereira foi melhor que o SLB de JJ, quer no confronto direto (4 jogos para o campeonato), quer na “maratona” de dois campeonatos disputados taco-a-taco, ao longo de 60 jornadas.
E foi melhor tendo menos meios (qualidade do plantel) à sua disposição, conforme foi reconhecido pelos próprios benfiquistas.

Como adepto portista e sócio do FC Porto, além de triste com tudo o que se passou nesta época, estou também desiludido por um presidente com a experiência de Pinto da Costa não ter, em tempo oportuno, feito tudo para renovar com um treinador que ganhou dois campeonatos a este super SLB de JJ e que, em 60 jogos para o campeonato, perdeu apenas um (em Barcelos e todos nós sabemos como foi).

Tivesse Luís Filipe Vieira feito como Pinto da Costa e não tivesse renovado com o contestado treinador (em Maio de 2013), dando ouvidos aos muitos adeptos do seu clube descontentes e seguramente que esta época o SLB não estaria a um pequeno passo de fazer história.

40 comentários:

  1. No entanto, continuo todos os dias a ler atrocidades, da parte de portistas, a dizer que vencemos dois campeonatos por sorte.
    Noutro dia li um a dizer que não merecemos ganhar o campeonato no ano passado. Outros dizem que Jesualdo é melhor escolha que VP.
    Resumindo, estamos exactamente a passar pelo que merecemos. É o chamado, colher para semear.
    Parabéns aos dirigentes do 5LB por, aparentemente, terem um bocadinho de noção da qualidade que têm no treinador.
    E parabéns aos nossos pelos prémios de performance que vão receber.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Reflexão Portista, é a primeira vez que comento e queria desde já dar os meus parabéns pelo excelente trabalho! O que eu gostava de propor e tendo em conta inúmeras "notícias" (desinformação), era que fizessem um post sobre a real situação financeira do nosso clube, isto porque não tenho um grande conhecimento relativo a essa área. Esta época foi um desastre e surgem rumores que não temos capacidade financeira, e eu gostaria de saber qual é a verdade tendo em conta os relatórios enviados à CMVM.

    Cumprimentos e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A situação financeira atual está como em 2001/2002..A única diferença são os 3 jogadores com bom mercado.Na altura contratou se barato e saimo nos bem.A ver vamos sse a historia se repete.Mas tirando os clubes do petróleo e o Bayern Munique,nenhuma equipa está desafogada.

      Eliminar
  3. O maior problema é que o SLB joga à Porto. Vê-se nos jogadores que existe vontade, entrega, entreajuda e espírito de equipa. Portanto, estão de parabéns... É pena que não vejam que quando se têm boas equipas, acabam por vencer mais vezes, e contra tudo e todos (arbitragens). Eu não me incomodo com o sucesso dos outros, só gostava que fossem mais humildes e sensatos. Tudo o que quero é que o nosso Porto melhore e volte a ser o Porto a que nos habituou.

    Quanto ao treinador, quer-me parecer que necessitamos de um que não tenha medo de alterar a táctica - o "ADN" que é o 4-3-3 -, nem medo de apostar em jogadores jovens (se houver qualidade para o fazer). Tem que ser um treinador que incuta, aos jogadores, querer, raça e intensidade no jogo (tipo Simeone). Tem que ser um treinador que una a equipa, e têm que se contratar jogadores com egos mais pequeninos do que os dos actuais jogadores (Jackson, Defour, Iturbe, etc...). A humildade, a raça, a entrega e o querer, têm que voltar a ser a nossa génese.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente Iturbe já não é nosso jogador... quem me dera que o futuro treinador do Porto pudesse tentar moldar o seu ego problemático.

      Estou de acordo que devemos voltar à formula de 2002/2003 quando o perfil do jogador era essencial para a sua contratação.

      De qualquer das formas a raça e a entrega só por sí não garantem vitórias, tem de haver sobretudo competência táctica. Acho que a equipa deste ano perdeu a raça demonstrada no ano passado porque nunca sentiu ter um treinador competente. Não desculpando alguns jogadores que este ano pouco quiseram saber da equipa.

      Eliminar
    2. Pois é, Pedro, também tens razão em tudo o que disseste.

      "De qualquer das formas a raça e a entrega só por sí não garantem vitórias, tem de haver sobretudo competência táctica." É verdade que a raça e a entrega não garantem vitórias mas, há uns 3 anos que nem essas duas características parecem estar presentes.

      Eliminar
  4. O 5LB deste ano ainda só consegui ganhar o campeonato. Nas outras competições ainda tem de jogar as finais. Tanto nos jogos no Dragão com ontem limitaram-se a defender e venceram porque a sorte os acompanhou o que não aconteceu ao FCPorto do Luís Castro.

    ResponderEliminar
  5. @DC por acaso já tinha pensado nisso, não quero acreditar (não quero mesmo) que esta época tenham a grande lata de receber prémios de desempenho.

    ResponderEliminar
  6. Há coisas que parecem óbvias desde o início. Mas quando vemos mais de metade dos portistas com uma atitude de altivez dizendo que VP é muito mau, que o futebol aborrece e até aquele ideia que se tornou popular que se VP ganha até um macaco pode ser treinador. Quando vemos isto tudo, o que pensar? Esta altivez, esta falta de humildade só porque se ganha mais do que adversário repudio completamente. Com a chegada do PF até falavam em conquistar Champions. Porque tinha ido embora quem lá estava a mais, o homem que segundo estes iluminados só ganhou por sorte. Como se os últimos jogos não contassem nas contas. Fez-me lembrar a última etapa das corridas de ciclismo, que já não contam para as contas. Gostava que estes portistas aparecessem agora para espalhar a sua tão espectacular exigência. Algumas das coisas que tenho saudades da era VP:

    -ter renunciado ao cargo que villas-boas lhe propos no milionário chelsea;
    -Ser capaz de gerir com dificuldade o ego de grandes jogadores que viram sair o seu líder AVB e conseguir a muito custo mantê-los com chama viva- resultado: bi-campeonato
    -Campeonato ganho sem ponta de lança;
    -Crescimento de James Rodriguez
    -Crescimento de Mangala e Alex Sandro
    -Defesa de aço tanto em golos sofridos como em oportunidades permitidas
    -Cunho pessoal, posse de bola na casa dos 70%
    -Carácter!! Atittude!! principalmente nos clássicos com o benfica

    O que muitos portistas não gostam no VP:
    -a posse de bola aborrece e faz adormecer no sofá. sempre é preferível sofrer em todos os jogos pelo menos golito para não ficarem entediados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Nuno Fonseca,
      Concordo plenamente com a análise.
      Este ano o" futebol de posse" ficou "em crise" mas, pessoalmente, continuo a acreditar nessa vertente, associada à grande solidez que falas-te e que foi possível.
      Acredito, contudo, que neste ano, o problema mais evidente foi a produtividade nas bolas paradas, incluindo penalties, mas principalmente nos livres.
      È que a maior parte, senão totalidade, dos pontos perdidos ou da eliminação das provas esteve à "distancia" de um golo (marcado ou sofrido) e uma maior produtividade nesta área podia fazer toda a diferença!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Apenas uma nota referente aos egos dos jogadores que queriam sair. VP soube agarrar o núcleo de jogadores, aqueles que não conseguiu, tipo Guarin e Belluschi, foram despachados na reabertura do mercado. E o certo é que isso coincidiu com a subida de forma da equipa.

      Mas o maior trunfo de VP era que tacticamente era excelente. Também eu gostaria do o ter visto com planteis mais recheados no FCP.

      Eliminar
    3. Ainda sobre egos, foi também uma marca de VP o "despachar" de jogadores que, publicamente demonstraram não gostar de serem substituídos e todos bons jogadores: Belluschi, Rolando, Álvaro Pereira, Fucile.

      Eliminar
    4. Não sei como é que ainda há quem defenda o parvalhão do Fucile.

      Eliminar
    5. Aliás, como o Alvaro Pereira e o Rolando, outros dois parvalhões; catraios que se acham uns craques, e só têm areia na cabeça - não fazem cá falta nenhuma.

      Eliminar
    6. Foram só exemplos.O post foi no sentido de concordar com o que foi feito e criticar a atitude dos jogadores. Um jogador que demonstra desagrado público na altura da substituição (mesmo com razão) está a desrespeitar, pelo menos, 2 pessoas: O treinador que fez a substituição e o colega que o vai substituir. Deve ser penalizado na proporção da sua atitude e do seu historial.

      Eliminar
    7. Tal e qual, Filipe Sousa. Egos inchados já o FCP está cheio, infelizmente.

      Eliminar
  7. Subscrevo, Parabéns pela crónica.

    ResponderEliminar
  8. Completamente de acordo! Pena muitos portistas dizerem que os 2 últimos campeonatos foram ganhos com sorte e essa ideia "enraizou-se" na maioria! Agora eu pergunto fazer 60 jogos e perder 1 é sorte?

    Quanto aos vermelhos, ainda não ganharam mas sinceramente têm tudo para o conseguir e pior, por culpa nossa! Foi uma vergonha o que fizemos este ano,e é uma vergonha depois de milhões e milhões em vendas ter-se um plantel medíocre como temos... resumindo... temos o que merecemos e com muita pena o digo! Pode ser que esta época desperte muita gente mas o mal de termos de levar com as vitorias do 5LB e o que isso custa já não podemos tirar!

    ResponderEliminar
  9. Caro José Correia:
    A estatística ajuda-nos a compreender melhor e torna-nos mais racionais, o que, no futebol é difícil, sobretudo se usarmos óculos com a nossa cor clubística. A sua análise está correcta e a crueza dos números não mente. A propaganda do clube do regime nos média, é que quer passar uma mensagem diferente, apresentando-o como a 8ª maravilha do mundo. Pessoalmente, até acho, que a nota artística do nosso adversário era superior na época passada. As diferenças estiveram no nosso FCP, que foi durante toda a época uma equipa amorfa,receosa, sem rumo e sem querer, fazendo-nos duvidar da qualidade futebolística de alguns jogadores. Eles não se tornaram mais fortes. Nós estivemos muito mais fracos. Olhamos para esta equipa e não vemos PORTO. Foi uma época para não esquecer.
    A SAD tem de estar consciente que, desta vez, não pode haver "erros de casting" e a renovação da equipa tem de ser cirúrgica, escolhendo jogadores com espírito ganhador. É preferível optar por jogadores pendulares e "raçudos", que por pseudocraques mercenários.
    Saudações portistas
    Luís Santos

    ResponderEliminar
  10. Apesar de ontem estar a torcar pela Juventus (como por qualquer adversario do Benfica), nao deixa de ser triste ver a forma como os jogadores do Benfica lutam, entregam-se ao jogo, a maturidade que revelam e a qualidade individual de varios deles. Tudo coisas que nos habituamos a ver no Porto de outras epocas, como refere o Miguel Angelo. Doi tambem ver que a aposta deles na continuidade do Jesus correu muito bem, enquanto a aposta da SAD do Porto no novo treinador (e saida de um muito mais competente) foi um desastre amplificado pela demora em despedi-lo. Doi igualmente ver que este Benfica tem a sua maior forca actual na defesa, que no Porto era fantastica no tempo de Vitor Pereira. Doi tambem, ja agora, ver que alem de jovens que renderao milhoes, o Benfica tem tipos experientes como os centrais, o Lima, o proprio Amorim, o Sequeira,o Maxi, etc.,ou seja, mostrando bem que casar promessas com certezas e' o melhor caminho. Fomo-nos habituando a ver apenas 2 ou 3 jogadores do onze deles com capacidade para entrar no nosso. Facamos as contas agora... No ataque, eles tem varios jogadores de grande qualidade e que renderao muito dinheiro. Comparemos com o nosso caso...

    Os erros desta epoca nao se limitaram a escolha do treinador ou nao continuidade do anterior. O desastre devia ter sido minimizado com a ida as finais das Tacas, mas nem isso... Eles podem conseguir melhor peculio que nos na epoca do Villas-Boas... Tal como nos na altura, eles conseguem isto por terem melhor treinador e melhor plantel (e arbitragens amigas, ja agora). Basta comparar Quaresma, Varela, Lica, Kelvin e Ricardo com Salvio, Gaitan, Markovic (acima de tudo estes), Sulejmani e Cavaleiro...

    No topo disto tudo, ainda temos de levar com segundas partes como a do ultimo domingo. Foi um ponto negro na historia recente do clube, sinceramente, e isto para la da incompetencia de quem lidera ou treina. Vemos a equipa prestes a perder os seus melhores jogadores e andamos todos na expectativa de quem vai entrar, temendo que sejam mais putos ou ja nao tao putos, mas sem serem craques. Incomoda-me tambem o silencio de quem dirige perante o descalabro recente, perante as noticias sobre o Alexandre Pinto da Costa, etc...

    ResponderEliminar
  11. Eu tiro o meu chapeu aos Portistas,porque ao contrario dos Sportinguistas este ano e aos meus camaradas no passado voces reconhecem o valor do adversario,mesmo que isso doa(e eu sei bem que doi).Eu sei que o Porto ganha mais porque e melhor mas tambem sei que na era JJ o Benfica tambem e competente e luta com voces taco a taco e faz boas campanhas na Liga Europa(devia era fazer melhor na Champions),mas tem encontrado um Porto de muita qualidade e que perde 1 jogo para o campeonato em 3 anos com um grande treinador(AVB) e um bom treinador(VP).Este ano tudo mudou e foi mais facil para nos,mas como ja escrevi aqui para o ano comeca tudo do zero outra vez.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Porto começara do zero, creio que o SLB parte em vantagem desde que mantenha os pés bem assentes no chão.

      Eliminar
    2. nonameslb, tens toda a razão. Mas, também tenho que dar razão ao Pedro, "vocês", à partida, partem com vantagem. O Benfica estes últimos anos tem "copiado", sem ofensa, o melhor que o FCP tinha: qualidade (individual e colectiva), profissionalismo, raça, ambição, querer, deixam tudo em campo, etc... Quando uma equipa tem tudo isso, é muito difícil ganhar-lhe. Espero que para o ano o meu Porto esteja à altura (ou melhor ainda, que é o que eu queria, claro).

      Cumprimentos desportistas.

      Eliminar
    3. Essa vantagem pode ser desvirtuada rapidamente se o SLB vender muito..ou seja vender os melhores, gaitan, garay, enzo e por ai fora. Parece-me que a vantagem mesmo assim será do SLB, o FCP está em remodelação..e a n ser que sejam certeiros nas contratações avizinha-se mais um ano de inglórias.

      Eliminar
    4. Sem esquecer que partem sempre também com a vantagem dos árbitros.

      Eliminar
  12. Já percebi que o intuito é voltar ao assunto VP, pois então muito bem façam tudo o que possam para que ele regresse e boa sorte...
    Quanto ao Benfica eu estou um pouco surpreendido, porque não contava com a sua passagem em Turin mas tenho que reconhecer que para além da mija enorme que sempre têm, mereceram, embora não possa dar-lhes os parabéns, pela simples razão de que não posso e não esqueço o que eles fizeram e fazem para destruir o Porto internamente e externamente.Para mim Benfica e Sporting são para queimar!...E não me venham com Nacionalismos Bacocos, eu quero lá saber se o Benfica beneficia a classificação de Portugal na FIFA e na UEFA, também o Porto beneficiava e os Benfiquistas não olhavam a meios para o colocar fora da UEFA sem se preocuparem com classificações futeboleiras nem com Nacionalismos e até estranho que o Benfica por resultado de uma época apenas, esteja já na 4ª posição internacional por equipas...Estas coisas são mesmo credíveis? Não acredito, porque a ser assim, então o Porto estará obrigatóriamente muito melhor, por tudo o que foi feito nestes últimos 10 anos.Vivemos num País de mentiras e mentiras repetidas até à exaustão por toda uma muito bem orquestrada campanha Nacionalista...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. meirelesportuense, eu compreendo o que dizes, e são factos... Mas, se criticamos os outros por eles fazerem algo de errado, não vamos nós fazer igual a eles, ou seja, fazer aquilo que criticamos. Eu dou os meus parabéns ao SLB e aos adeptos que não são doentes (doente é mau) e são equilibrados. Gostava que fosse o FCP a estar a passar pelo que o SLB está a passar, mas a realidade não é essa. Aceitemo-la.

      Eu até fico contente por ter alguns familiares e amigos que, neste momento, estão contentes. Lá está, os adeptos que faltam ao respeito aos adversários é que já não gosto de os ver contentes... O desporto é assim mesmo; não se pode vencer sempre (o que até é bom).

      Eliminar
    2. Mas é muito difícil ver ou encontrar benfiquistas suportáveis...Eu sei do que falo, vivi no meio deles durante muitos anos e infelizmente aterrou -é o termo- em cima de mim -salvo seja- uma família que é uma autêntica bandeira nacional...Não tenho sorte nenhuma.
      Mas o que me leva a não querer dar os parabéns a esses senhores é o facto de não poder ignorar que toda a sua campanha ter sido feita no antagonismo absoluto ao protagonismo do FCdoPorto...Com a conivência de muitos outros Clubes! Uma espécie de AD futebolística!

      Eliminar
    3. Como te compreendo... Eu sou de Évora... Portistas, já somos muitos, mas muito, muito menos do que Benfiquistas e Sportinguistas.

      ;)

      Eliminar
  13. Concordo com o fundamental deste artigo, mas é preciso não esquecer as saídas de Moutinho e James, indevidamente preparadas.

    ResponderEliminar
  14. A verdade é que "eles" com plantel igual ou semelhante ao deste ano, na época anterior, nada conquistaram. E agora apenas têm na mão já seguro, o Campeonato e nada mais...
    E nós, face a uma situação semelhante, não perdoamos nada a ninguém!

    ResponderEliminar
  15. A única diferença é que este ano a Champions com os pontos que fizeram (10) deveria dar para passarem à fase seguinte.
    Tal como 12 pontos do Nápoles deveria chegar para passar!

    E aprenderam com os erros do passado. Estão mais humildes e levaram uma lição no ano passado que os deixa a ficar mais confiantes e a dar tudo em campo.

    ResponderEliminar
  16. Lamento muito, mas este post é falacioso, porque centra a origem da má-temporada na partida de Vítor Pereira e não na desgraçada contratação de Paulo Fonseca. O post é igualmente falacioso, porque insinua que não haveria alternativa alguma a Vítor Pereira. Curiosamente, o mesmo argumento enjeitadinho foi invocado entre as hostes benfiquistas para se manter Jorge Jesus, como se o tipo fosse o único treinador no mundo capaz de treinador o Benfica.

    Vítor Pereira é um treinador mediano, Jorge Jesus é um treinador incompetente, que desperdiçou 3 anos de plantéis milionários. O primeiro é superior ao segundo, disso não há dúvidas, explicando-se boa parte do sucesso de Vítor Pereira com a inépcia de Jesus. Só me faltava agora que a bestialidade de Paulo Fonseca redimisse a mediania do Porto de Vítor Pereira. Se Paulo Fonseca não tinha simplesmente perfil para um clube desta dimensão, a opção de Vítor Pereira não foi propriamente a mais ambiciosa. Deu para desenrascar, mantendo as conquistas no campeonato frente a um rival multimilionário, mas liderado por um técnico limitado no capítulo da estratégia e gestão do plantel. E não vamos escamotear que o título do ano passado devemo-lo tanto a Pereira como a Jesus...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva André Pinto:
      A sua bitola é, reconheço, muito ambiciosa (admitindo que abaixo de incompetente não existe)!!
      Incompetente: JJ (Pelo menos, bi campeão nacional e bi finalista da Liga Europa em 5 anos)
      Mediado: VP (Pelo menos, bi campeão nacional em ...2 anos)
      Bom:
      Muito bom:
      Excelente:
      Completar os espaços em branco!!!

      Eliminar
    2. Luis Pereira, também reconheço que é hábil a usar os números que lhe interessam. Assim, faço-lhe a seguinte sugestão, para que o não acusem de omitir o que não favorece os seus pontos de vista:

      1) Os investimento feito pelo Benfica em futebol nos últimos 5 anos vs. resultados desportivos. Inclua nisso ter o 8º treinador mais bem pago no mundo.
      2) Nas contas de Vítor Pereira entre com as confrangedoras exibições europeias, incluindo uma humilhação em Manchester, e o bocejo colectivo da massa adepta perante o futebol praticado. É mediano, porque soube gerir um plantel em decomposição, mas com dois ou três elementos de classe mundial, frente a um Jorge Jesus péssimo na mesma gestão. Já ninguém se lembra das quebras do SLB por alturas de fevereiro, com o seu lote de 14 jogadores convocáveis.
      3) A nivelização por baixo do campeonato, sobretudo por questões financeiras, resultando num incremento de competitividade fictício e descolagem de FCP e SLB em relação ao resto. O campeonato tem-se resumido a FCP e SLB, ficando o 3º muito longe dos primeiros lugares. As goleadas têm sido frequentes (veja-se a última época em que Jesus foi campeão) e ambos SLB e FCP perdem muito poucos pontos.

      Treinador Muito Bom: aquele que é capaz de construir uma equipa, fazê-la evoluir e cumprir os objectivos desportivos da equipa com brilhantismo e notável constância. Muitos incluem aqui Jorge Jesus, mas com os seus bestiais orçamentos, só por falta de comparência do FCP está agora a colher frutos. Um exemplo de muito bom treinador no FCP foi Jesualdo Ferreira.

      Treinador Excelente: aquele que induz o projecto desportivo numa constante superação das suas capacidades, conduzindo a equipa a resultados muito acima do ambicionado. Os adeptos portistas conhecem bem os dois exemplos que tivemos.

      Em suma, não se trata apenas de uma questão de números. É preciso contextualiza-los e interpretar o seu significado.

      Eliminar
    3. Estava para fazer o contraponto ao unanimismo reinante nesta caixa de comentários em torno do Vítor Pereira, mas o André Pinto fê-lo brilhantemente, por isso limito-me a subscrever.

      Eliminar
  17. Temos que nos consciencializar de que, desde há 3 anos, o Benfica tem um plantel com muito mais qualidade do que o FCP. Tem uma liderança forte, tem realizado excelentes contratações (Markovik e Siqueira esta época a preços aceitáveis) e está numa dinâmica de vitória. Nós temos um plantel sem grande qualidade e profundamente desequilibrado. Temos contratado caro e mal e não temos treinador. Os papeis estão invertidos, o Benfica parece o Porto e o Porto parece o Benfica. Se a direção não perceber isto preparemo-nos para uma travessia do deserto. Neste momento não acredito que Pinto da Costa tenha a capacidade de nos tirar deste buraco.
    Saudações portistas.

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde a todos,
    Antes de ser Benfiquista, gosto de futebol. Apoio todas as equipas portuguesas nas provas Europeias sem qualquer excepção e os dois jogos que mais sofri na minha vida foram a Final da Taça Intercontinental ganha brilhantemente pelo Porto em Tóquio e o jogo dos penáltis entre o Sporting e o Nápoles, na célebre aposta entre Maradona e Ivkovic, o guarda-redes dos leões na altura. Sou de Lisboa, e tenho família espalhada de Norte a Sul. Benfiquistas, Portistas e Sportinguistas...é só escolher…tenho família de todas as cores. Não sou doente, e procuro ver o futebol de forma isenta. Não entro nessa guerra de nomes de lampiões, lagartos ou andardes. É perder tempo, faltar ao respeito e leva-nos a ter palas nos olhos. O Benfica é este ano um justo campeão. Os números e a qualidade de jogo mostram isso mesmo e não vou perder mais tempo com isso. O ano passado tive no Estádio do Dragão para ser campeão…e sai de lá com um enorme melão. O ajoelhar de Jesus no vosso Estádio simbolizou uma enorme tristeza para a nação benfiquista, mas que serviu para tirar muitas ilações do que é que estava bem, e do que é que estava mal.
    Sobre o Porto, que é o que realmente deve importar neste blog, julgo que tem vindo a perder fulgor ano para ano. A raça e a entrega, características que tornaram (na minha opinião) o Porto na melhor equipa portuguesa de futebol de sempre, estão a dissipar-se ao mesmo tempo que a idade de Pinto da Costa avança. Onde estão os Frascos, os Magalhães, os Paulinhos Santos, os Fernandos Coutos…onde está aquela garra? Onde está aquela mística que o Porto perdeu e que o Benfica parece que conseguiu reconquistar? Eu julgo que o problema está em Pinto da Costa, nos Caldeiras, nos Alexandres, nos amigos empresários. Há uma guerra pelo poder, pelo dinheiro e estão a desleixar por completo aquilo que vos tornou os melhores e os mais fortes. Estão a perder a identidade, a cultura Porto.
    Por outro lado, parece-me que Pinto da Costa cometeu um erro crasso, ao eternizar essa guerra Norte Sul. O Porto quer ser grande, mas continua a ser pequeno na mentalidade (com todo o respeito). Estamos no século XXI, e continuamos a ouvir e a ler esta divisão provinciana, que noutros tempos muita força vos deu. Acontece que o Porto ganhou tudo…muitas vezes. O Porto chegou a um ponto em que é maior do que a cidade do Porto, cresceu para Sul e ultrapassou fronteiras. Eu tenho dezenas amigos de Lisboa cujos os filhos são portistas…e Pinto da Costa, com a sua mentalidade, não lhes dá o respeito que eles merecem. O Porto quer ser um grande de Portugal ou não?
    Pinto da Costa é o maior Presidente da história do Futebol (em Portugal e no estrangeiro). O seu tempo está mesmo a terminar e ele já percebeu isso. Os verdadeiros portistas têm que agarrar o clube que amam, senão arriscam-se a passar pelo calvário que o Benfica passou desde a saída de Fernando Martins. Os Vales e Azevedos andam aí e são vermelhos, azuis e verdes. Mexam-se! Tem mais sabor ganhar um campeonato no último minuto da ultima jornada do que um campeonato a 5 jornadas do fim.
    Obrigado

    ResponderEliminar