quinta-feira, 7 de agosto de 2008

O Dragão na SuperLeague Formula

Existe uma nova competição no mundo automobilístico que promete atrair tanto os adeptos do desporto automóvel como os adeptos dos principais clubes europeus. A SuperLeague Formula é uma competição na qual algumas das principais equipas do futebol mundial têm uma equipa.

Todas as equipas correm com carros iguais, sendo as principais diferenças que decidem a classificação final as afinações de última hora e a capacidade dos pilotos.


O FC Porto foi convidado a participar (como é óbvio, ou não estaria eu a fazer este artigo no Reflexão Portista) tendo inclusivamente já apresentado o seu carro, numa cerimónia que contou com os jogadores do plantel, a direcção do clube, representantes da organização do SuperLeague Formula, e vários convidados (entre os quais os pilotos portugueses e portistas Álvaro Parente e Tiago Monteiro).

Os clubes convidados para participar na primeira época da competição foram: AC Milan (Itália), Al-Ain FC (Emirados Árabes Unidos), Anderlecht (Bélgica), AS Roma (Itália), Beijing Guoan FC (China), Borussia Dortmund (Alemanha), Corinthians (Brasil), FC Basel (Suiça), FC Porto (Portugal), Flamengo (Brasil), Galatasaray (Turquia), Olympiacos (Grécia), PSV Eindhoven (Holanda), Rangers FC (Escócia) e Sevilla FC (Espanha).

As corridas para a época 2008 são as seguintes: Donington Park (Reino Unido) a 30/31 de Agosto, Nürburgring (Alemanha) a 20/21 de Setembro, Zolder (Bélgica) a 4/5 de Outubro, Estoril (Portugal) a 18/19 de Outubro, Vallelunga (Itália) a 1/2 de Novembro e Jerez (Espanha) a 22/23 de Novembro.

A organização da competição, espera conseguir incluir mais corridas nas próximas épocas (9, 12, 15 e 17 segundo o site oficial), assim como mais equipas.

O fim-de-semana da corrida tem vários eventos que podem ser acompanhados pelos "adeptos". No sábado de corrida, são feitos os chamados treinos livres (usados pelas equipas para afinar os carros e para os pilotos se ambientarem à pista) e a qualificação. No domingo são feitas duas corridas, a primeira com a grelha de partida obtida pela qualificação do dia anterior, e a segunda com a grelha de partida invertida (dependendo da classificação final da primeira corrida).

Os clubes de futebol envolvidos não têm qualquer custo associado à participação nesta competição (a manutenção e a gestão é feita por equipas especializadas), fornecendo apenas o nome e a imagem do clube. Pela cedência da imagem e da marca, a organização da competição vai distribuir 1M€ por corrida pelos participantes, não estando (pelo menos para mim) ainda claro se todos os clubes recebem o mesmo, se os valores já se encontram definidos em contractos, ou se dependem dos resultados da equipa.

A nível económico é uma situação segura, sendo que na pior das hipóteses o saldo será nulo (visto que os clubes não precisam de fazer qualquer investimento). Esta é uma oportunidade importante para o FC Porto potenciar o seu reconhecimento/marca a nível internacional.

7 comentários:

  1. Vamos ver se a Competição consegue ter sucesso.

    Ainda não se faz ideia se Parente ou Monteiro serão pilotos do FC Porto.

    legionofdragons.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. ESCÂNDALO: LIGA PASSA O ALGODÃO SOBRE O APITO VERMELHO!!!

    Hoje o CD da Liga castigou o orelhas com 2 meses. Mais, o organismo termina o comunicado referindo que decidiu no plenário "todos os procedimentos disciplinares relativos a factos conhecidos ou denunciados até 30 de Junho de 2008, fim da época desportiva".

    QUER ISTO DIZER QUE O TAL PROCESSO SUSPENSO DO APITO VERMELHO ESTÁ ARRUMADO?!

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente não acredito no sucesso da competição.

    Ao contrário do Rui Rio não gosto de corridas de pópós, vou acompanhando só muito por alto, mas dá-me a ideia que já há por aí muitas fórmulas e quer-me parecer que esta vai ter um percurso muito parecido com aquela que existiu há 2 anos - com carros a representarem países.

    ResponderEliminar
  4. É uma pena a corrida em Portugal não ser no circuito da Boavista pois, seguramente, iria assistir aos treinos e à corrida. Assim, sendo no Estoril...

    ResponderEliminar
  5. No site referido pelo Pedro Vale, há excelentes fotos relacionadas com a equipa SF FC Porto

    http://www.superleagueformula.com/superleague/
    News-Media/Multimedia/Photo-Gallery/
    FC-Porto

    ResponderEliminar
  6. Já é oficial o nome do piloto do FCP (noticia no site oficial)

    O escolhido é "O francês Tristan Gommendy, ex-vencedor do Grande Prémio de Macau e piloto das competições Champ Car (...)"

    Podem ver o curriculum do piloto na wikipedia

    ResponderEliminar
  7. Por essa e por outras, é que não acredito minimamente no futuro desta competição.

    ResponderEliminar