O FC Porto foi 7º classificado (das 18 equipas que competiram) na época de estreia da SuperLeague Formula que teve a sua última prova no fim-de-semana anterior.
O FC Porto teve um começo de época sofrível, notando-se claramente que estava num patamar inferior ao dos restantes competidores.
Apesar disso, tivemos um inicio de campeonato bastante constante, tendo conseguido acabar as 6 primeiras corridas (correspondentes às 3 primeiras provas da época), apesar de nenhum dos resultados merecer realce.
A prova do Estoril (4ª da época) marca um momento importante: a troca de equipa de manutenção do carro (o piloto continuou a ser o piloto francês).
O facto de o carro não ter estado pronto a tempo para o inicio da segunda corrida do dia, depois de um problema no carro que levou à desistência na primeira corrida, deve ter chamado à atenção de que algo de errado se passava com a equipa Alan Docking Racing (que por sua vez tinha substituído a equipa Team West-Tec que fez a pré-época).
Por decisão do FC Porto ou da organização da SuperLeague, a equipa responsável pelo carro do FC Porto passou a ser a Hitech Racing, não tendo sido apresentadas razões oficiais para a troca.
As duas últimas corridas superaram quaisquer que fossem as expectativas geradas pelo início de época. Gommendy conseguiu vencer a segunda corrida em Vallelunga, Itália depois de se ter classificado em 8º lugar na primeira corrida. Na primeira corrida em Jerez, Espanha, consegui outro pódio (com um segundo lugar), obtendo na segunda corrida a 12ª posição.
O FC Porto e Tristan Gommendy conseguiram assim recuperar algumas posições na classificação geral, terminando a época na 7ª posição.
O vencedor da época foi o carro do Beijing Gouan FC, a ilustre desconhecida equipa representante do campeonato chinês.
A terminar a época, Tristan Gommendy revelou que gostava de continuar como piloto do FC Porto na Superleague Formula.
"Há possibilidade de correr na Superleague Formula. O FC Porto está a estudar como organizar tudo para poder bater-se pelos lugares da frente no próximo ano. Disseram que estavam contentes com o trabalho que fiz este ano. Quero ficar no FC Porto", disse o piloto à Lusa.
Pelo final de época que realizou, acho que Gommendy merece continuar no FC Porto, com uma equipa de manutenção séria.
O FC Porto parece também que vai começar a levar a prova mais a serio, envolvendo-se no planeamento da prova desde a pré-temporada, como deveria ter feito na época transacta para evitar as constantes trocas de equipas.
A competição em si foi extremamente interessante. Os pilotos são interessantes e os carros e os motores são muito bons.
Quem beneficiou mais foram os espectadores, que assistiram quase sempre a corridas disputadas com emoção até à última volta. As corridas foram sempre pródigas em ultrapassagens, acidentes e constantes alterações de classificação.
Na prova que Gommendy conseguiu a vitória (pode ver o artigo FC Porto vence em Vallelunga), tinha partido do 11º lugar, conseguindo conquistar a primeira posição apenas a 500 metros do fim da última volta: um espectáculo! Em várias provas os pilotos vencedores conquistaram as primeiras posições nas últimas voltas.
Aguardo com alguma ansiedade o início da próxima época.
Quero saber se vamos finalmente ter uma equipa à altura do piloto, quais vão ser as novas equipas e quais vão ser as novas corridas (mais 3 corridas, sendo uma delas fora da Europa).
«Aguardo com alguma ansiedade o início da próxima época.
ResponderEliminarQuero saber se vamos finalmente ter uma equipa à altura do piloto, quais vão ser as novas equipas e quais vão ser as novas corridas (mais 3 corridas, sendo uma delas fora da Europa).»
Aquando da prova no Estoril, falou-se na possibilidade da corrida em Portugal ser no Porto, no circuito da Boavista.
Não sei se tecnicamente seria possível (penso que sim, porque há provas de F1 em circuitos citadinos) mas, a confirmar-se, seria um espectáculo e, tenho a certeza, bateria todos os recordes de assistência.
Em ano de eleições autarquicas, seria também uma forma do Rui Rio (um conhecido entusiasta das corridas de automóveis) dar um "rebuçado" aos portistas...
Gostava que o Gommendy continuasse a representar o FCP. Com mais tempo e com um bom planeamento temos tudo para triunfar na SF.
ResponderEliminarAdorava ver a SF no circuito da Boavista...quem DEra!!!!
Quem dera.
Visitem e juntem-se aos seguidores do http://legionofdragons.blogspot.com
«Pelo final de época que realizou, acho que Gommendy merece continuar no FC Porto, com uma equipa de manutenção séria.»
ResponderEliminarSem discutir os méritos de Gommendy, reafirmo que gostaria que o carro do FC Porto fosse pilotado por um portista - Tiago Monteiro ou Alvaro Parente seriam as minhas preferências.