quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

A Propósito da Estátua a José Maria Pedroto

Recentemente lancei aqui a ideia da colocação junto ao Estádio do Dragão de uma estátua homenageando José Maria Pedroto. Trago de novo o assunto à baila porque se atingiram as 300 assinaturas mas eu acho que é possível obter-se muitas mais, e o José Correia sugeriu-me este meio de chamar à atenção para a petição em curso.

Na altura dei alguns exemplos de grandes figuras do futebol homenageadas desse modo, entre elas Sir Bobby Robson, que tem uma estátua junto ao estádio do Ipswich Town, em Portman Road, Ipswich. Pois o saudoso Sir Bobby não é o único seu grande antigo treinador que aquele clube recorda dessa maneira. A não menor figura de Sir Alf Ramsey tem também uma estátua junto ao mesmo estádio.

Sir Alfred Ernest Ramsey (1920/1999), além de ter passado à História como o treinador que deu o título mundial à Inglaterra em 1966 (e de ter sido o provável inventor do 4-4-2, com a sua equipa de “wingless wonders”, que se pode traduzir livremente como “a equipa-maravilha sem extremos”), cometeu a proeza de sagrar-se campeão de Inglaterra, na época de 1961/62, à frente do referido Ipswich Town, e isso apenas um ano após ter promovido o clube pela primeira vez na História à na altura denominada Primeira Divisão. E anteriormente já levara o clube da 3ª à 2ª Divisão, onde após quatro épocas de consolidação se deu o tal famoso salto.

Sir Alf treinou o Ipswich entre 1955 e 1963 e a selecção de Inglaterra entre 1963 e 1974. Apesar do título mundial, acabou por ser um mal-amado do futebol inglês, devido à sua aparente teimosia, adopção de tácticas pouco afoitas e laconismo compulsivo (“no comments” era a expressão que mais usava). Curiosamente, depois dele o melhor desempenho inglês num Mundial deu-se com Sir Bobby Robson, que levou a Inglaterra às meias-finais do Mundial de 1990. Duas grandes figuras.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Á minha conta já lá estão 3 assinaturas, toda a gente cá em casa participou.

    Se alguém tiver conta no fcplink era uma boa maneira de promover a ideia. Senão eu próprio crio um grupo de discussão por lá.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  10. Pedia o favor de os comentários sobre os acordos entre a CM Lisboa e o SLB, ou sobre o PPA, ou sobre outros apoios das câmaras e governos regionais aos clubes fossem feitos no seguinte artigo:
    http://reflexaoportista.blogspot.com/2010/01/uma-negociata-de-65-milhoes.html

    Este artigo é sobre um assunto completamente diferente.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  11. Pedro disse...
    «Se alguém tiver conta no fcplink era uma boa maneira de promover a ideia. Senão eu próprio crio um grupo de discussão por lá.»

    Agradecíamos se o pudesse fazer. Todos os contributos são bem vindos para ajudar a divulgar esta petição.

    ResponderEliminar
  12. Só concordarei com uma estátua de Jorge Nuno Pinto da Costa, junto a não menos emblematico palco e recinto desta eterna felicidade.

    ResponderEliminar
  13. A questão é que, sem Pedroto, provavelmente não teria havido Jorge Nuno Pinto da Costa, ou pelo menos com o êxito que teve.

    De qualquer modo ninguém aqui nos está a perguntar se concordamos ou não com a estátua do Pedroto.

    ResponderEliminar
  14. Rui disse...
    «Só concordarei com uma estátua de Jorge Nuno Pinto da Costa»

    Penso que é óbvio que uma estátua de Pedroto não é contra Pinto da Costa, o qual, ainda recentemente, lhe prestou uma homenagem e recordou a importância do Zé do Boné na transformação do FC Porto.

    Quanto a uma estátua para Pinto da Costa, haverá tempo para isso. Ao contrário de Pedroto, ele ainda é vivo e, aparentemente, está de boa saúde.

    ResponderEliminar
  15. O David,refere que "ninguem aqui está a perguntar,se concordamos ou não com a dita estátua" mas eu relembro,que numa primeira fase a questão foi posta da seguinte maneira.
    Passo a citar.
    "Como aqui sugeri no artigo comemorativo dos 25 anos do falecimento de José Maria Pedroto, e na sequência dos vários comentários favoráveis à ideia na respectiva caixa, está já lançada a petição online para a colocação de uma estátua do Zé do Boné junto ao Estádio do Dragão."

    Como não assinei a petição,resolvi dar o meu contributo (opinião)para tb ela não passar em claro.
    No fundo o que eu gostava era que todos os portistas,se organizassem mas por causas bem mais latentes do nosso quotidiano e que penso,ser a mais eficaz ajuda ao nosso clube,que é constantemente atacado por um povo sedento de protagonismo a qualquer preço.
    Um bem haja.

    ResponderEliminar