domingo, 31 de janeiro de 2010

Xistra e a SportTv


Um dia depois do jogo, a frio, sem estar condicionado pela habitual ladainha anti-Porto dos comentadores da SportTV, a minha visão sobre os principais casos de arbitragem no Nacional x FC Porto é a seguinte:

8': Primeiro Edgar Silva faz falta sobre Fucile e depois é este que agarra o jogador do Nacional. O árbitro deveria ter interrompido o jogo e assinalado a primeira falta mas, como o costume, há quem só tenha visto aquilo que lhes convém.

23': Felipe Lopes salta sobre as costas de Belluschi e faz falta para grande penalidade que Carlos Xistra não assinalou.

28’: Lance muito difícil de ajuizar entre Alex Bruno e Álvaro Pereira e, precisamente por isso, já ouvi comentadores/jornalistas com opiniões diferentes (o da SportTv acha que não foi penalty enquanto que o jornalista que fez o resumo para a RTP pensa o contrário). Depois de N repetições eu continuo com dúvidas.

52': Fucile faz falta sobre Nuno Pinto e este responde dando um pontapé para trás atingindo o jogador do FC Porto. Carlos Xistra viu perfeitamente, mas ficou-se por um cartão amarelo, quando o lance exigia a mostragem de um cartão vermelho ao jogador do Nacional.

Perante isto, não me parece que façam qualquer sentido as queixas do treinador Manuel Machado, mas eu compreendo que ele o tenha dito, porque os comentários feitos durante o jogo pelos elementos da SportTv é do mais faccioso e anti-portista que se pode imaginar.

Foto: A Bola

12 comentários:

  1. Mais que esses lances em que cada cabeça sua sentença, há o lance da agressão ao Fucile.

    Se o árbitro vê como viu (por isso mostrou amarelo) só tem que cumprir as leis. Agressão = expulsão.

    À semelhança do lance do Luisão há umas semanas com o Lucílio Batista.

    Nos lances em que se discute se é grande penalidade ou não, posso admitir dúvidas, posso admitir que o ângulo de visão não seja o melhor, ... qualquer um de nós no estádio e sem acesso a repetições também nos enganamos algumas vezes, e depois em casa com a repetição mudamos de opinião.

    Agora este tipo de erros - mostrar amarelo numa agressão - não são admissíveis.

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo o que dizes João.

    Continuo a achar que penalty sobre o A. Pereira foi bem "sacado" pelo defesa Uruguaio. É um lançe crucial no encontro. Mas não foi decisivo para o seu resultado final.

    Fomos beneficiados desta vez na minha opinião. E há que assumi-lo, sem rodeios. Já fomos prejudicados em diversas ocasiões, sendo que aí os papagaios da comunicação social assobiaram para o lado, tal como refere, e bem, o José Correia.

    ResponderEliminar
  3. Eu não costumo ver(ouvir) a Sport Tv, mas sei q num trio-de-ataque o cineasta meteu-a no fundo só pq um comentador/jornalista inquiriu o JF 2 vezes sobre o assunto "porto prejudicado". ENFIM, tem de ser tudo tapado e 100% subserviente ao clube do regime se não.....

    o joão gobern(ou lá como se escreve) ontem não teve vergonha de ir na onda da "recuperaçao da amnésia", qd o Bruno Prata lhe "corrigiu" ficou todo ofendido, sabia mt bem a MENTIRA q tentava espetar como o resto da "onda".
    É disto q temos... Mete nojo.

    ResponderEliminar
  4. Esta é uma batalha perdida. Os media são controlados pela onda vermelha, e depois os comentadores benfiquistas são muito mais agressivos contra o FCP do que o inverso.

    É óbvio que no jogo de ontem existiram erros para ambos os lados, mas parece-me que o árbitro não esteve assim tão mal. O lance mais óbvio foi o da agressão ao Fucile.

    Ps: Já não bastava um andre sem acento, de um Luis sem terra agora temos um A.Sokyashi. :-)
    Há gente que gasta muito tempo da sua vida a criar perfis no google. Espero que seja um trabalho remunerado.

    ResponderEliminar
  5. Ps: Não é que o Jornal Record diz que o árbitro esteve bem no lance do minuto 8 entre o Fucile e o Edgar??
    Passou na censura??

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  7. De facto com o slb a jogar melhor a turba encarnada aparece em todos os sectores...e os media não não excepção, apesar de o decoro (e ética?) a isso obrigar.
    Basta ver o jogo all stars da passada segunda para ver os jornalistas e de mais comentadeiros a assumirem o seu benfiquismo primário...Nuno luz à cabeça com os seus tiques encarnados à flor da pele...
    Respeito os benfiquistas mas aqueles que o são todos os anos, e não os que aparecem ciclicamente...

    Uma palavra de apreço para este espaço civilizado onde podemos discutir o nosso FCP com liberdade e sem ter q levar com os primários do costume (à excepção dum tipo sem acento e mais uns seguidores sem nada q fazer)

    Gd abraço!

    ResponderEliminar
  8. Ainda junto duas bolas no peito, uma no de Mariano e uma no de Beluschi, que foram ridiculamente marcadas como mão na bola, além de um fora de jogo muito mal marcado ao Varela por volta da mesma altura.

    ResponderEliminar
  9. A peça da TVI sobre o Nacional x FC Porto é um hino à manipulação jornalística.
    Começam por anunciar que o jogo foi muito polémico e no resumo mostram o lance entre o Fucile e o Edgar Silva, o penalty assinalado contra o Nacional e finalizam com as declarações do Manuel Machado.

    Se fosse vivo, Paul Joseph Goebbels tinha muito a apreender com esta máquina de propaganda e desinformação encarnada.

    ResponderEliminar
  10. Essa do joseph goebbles foi mt bem metida!!

    Eles trabalham bem, há que reconhecer, é impressionante q em lances ridiculamente evidentes eles deturpam na sua generalidade e coerentemente entre eles. Escumalha bem treinada.

    ResponderEliminar
  11. Faltou mencionar um lance no minimo duvidoso, em que o Rodriguez chega primeiro á bola que o Bracalli e acaba por ser rasteirado.

    No resumo da Sic falaram em cartão vermelho no lance do penaly, omitindo que se tratou de segundo amarelo.

    É a manipulação vergonhosa do costume.

    ResponderEliminar