sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Expulsões à la carte


Não é só nos penalties assinalados a favor que o SLB lidera de forma destacada. Baseado nas estatísticas oficiais da Liga, o site Maisfutebol elaborou um artigo acerca das expulsões de jogadores adversários que é bastante elucidativo...

«Os encarnados terminaram cinco jogos com o adversário reduzido a nove jogadores e outros cinco com o adversário reduzido a dez. A estas expulsões juntam-se ainda os casos polémicos de Hulk e Sapunaru, já no final do jogo com o F.C. Porto, na Luz, e ainda a expulsão de Tiago do banco de suplentes do Sporting no último jogo da Taça da Liga.
Números que se destacam numa comparação com os jogos do Sp. Braga e do F.C. Porto, os adversários directos na luta pelo título na Liga, que, juntos, somam praticamente o mesmo número de adversários expulsos do que o Benfica. Os minhotos jogaram oito vezes com adversários em inferioridade numérica, enquanto o F.C. Porto jogou por três vezes contra nove e outras quatro contra dez. (...)

No plano inverso, o Benfica soma três expulsões, incluindo a de Cardozo no túnel do Braga. Além do paraguaio, os encarnados perderam Di María frente ao Olhanense (neste jogo os algarvios também contaram duas expulsões) e ainda a de Carlos Martins no triunfo sobre o V. Guimarães, com o médio a ser expulso depois de ter bisado frente aos minhotos na 17ª jornada.
O F.C. Porto também soma três expulsões, sem contar com os casos do túnel da Luz, jogando com dez frente ao P. Ferreira (Hulk), U. Leiria (Fernando) e no jogo da Taça frente ao Belenenses (Rodríguez). O Sp. Braga, por seu lado, além do caso de Leone, expulso ao intervalo do jogo com o Benfica, tal como Cardozo, soma apenas mais duas expulsões: Paulo César na Taça frente ao Freamunde e Mosiés no recente embate com o Belenenses.»

Jogadores expulsos nos jogos frente ao Benfica:
V. Guimarães-Benfica, 0-1 (2ª jornada da Liga): Flávio Meireles (61m) e Nuno Assis (90m)
Benfica-Leixões, 5-0 (6ª jornada da Liga): Pouga (27m) e Nuno Silva (55m)
Benfica-Nacional, 6-1 (8ª jornada da Liga): Patacas (82m) e João Aurélio (88m)
Sp. Braga-Benfica, 2-0 (9ª jornada da Liga): Leone (45m)*
Benfica-V. Guimarães, 0-1 (5ª eliminatória Taça de Portugal): Desmarets (90m)
Olhanense-Benfica, 2-2 (13ª jornada da Liga): Djalmir (26m) e Miguel Garcia (90m)
Benfica-F.C. Porto, 1-0 (14ª jornada da Liga): Hulk e Sapunaru**
Marítimo-Benfica, 0-5 (16ª jornada da Liga): Olberdam (31m) e Robson (45m)
V. Setúbal-Benfica, 1-1 (18ª jornada): Neca (90m)
Benfica-U. Leiria, 3-0 (20ª jornada da Liga): Elias (75m)
Sporting-Benfica, 1-4 (meias-finais da Taça da Liga): João Pereira (7m) e Tiago***


*Expulsão ao intervalo depois dos incidentes no túnel
**Expulsões no final do jogo na sequência dos incidentes no túnel
***Expulso do banco de suplentes


Não vou discutir, uma a uma, se todas estas expulsões foram justas ou injustas. O que eu discuto, e é óbvio, são os diferentes critérios consoante a cor das camisolas, que se reflecte nos números dos três candidatos ao título. Por outro lado, vejo futebol há mais de 30 anos e não me lembro de, na mesma época, uma equipa beneficiar de tantas expulsões de jogadores adversários. E ainda faltam 12 jornadas para o fim do campeonato...

15 comentários:

  1. O circo está montado, como há muito já se percebeu.

    O Evangelista vem agora questionar o silêncio do Hermínio sobre o caso do túnel: um imbecil a questionar o silêncio de um vendido.

    Porque o silêncio, nesta liga de vergonha, só compromete os vendidos.

    Pois nem assim vencerão, os porcos.

    ResponderEliminar
  2. E diga-se que certas goleadas aparecem para o clube do governo, quando alguns adversários ao intervalo já vão com menos 1 ou 2 jogadores para os balneários...

    Mas se fosse o FCP já havia fruta e apitos....

    Sinceramente isto revolta-me.

    Contra tudo e contra todos
    Rumo ao penta

    ResponderEliminar
  3. Estudo curioso,mas que não permite tirar grandes conclusões,para lá do evidente benefício ao clube da batota.Mas gostava era de ter acesso a um que nos elucidasse sobre os MINUTOS que essas equipes jogaram em vantagem numérica,pois todos sabem se um jogador for expulso aos 5 minutos de jogo,beneficia muito mais a equipe que defronta do que a expulsão de 2 jogadores a 5 minutos do final! E isso já aconteceu e daí viciar a comparação entre os Batoteiros e os outros.Tambem seria,no mínimo curioso o estudo sos jogadores,cirurgicamente,impedidos na jornada anterior a defrontarem os Batoteiros..seriam dezenas!!E asim se constrói a tão apregoada "verdade desportiva":A DELES!

    ResponderEliminar
  4. O principal problema a meu ver é que nao vejo interesse na desmontagem do circo e de toda esta vergonha que se passa em redor da verdade desportiva...o Porto , o Braga e mesmo o Sporting de vez em quando soltam umas labaredas e protestos mas nada de consequente...deve haver alguma estrategia escondida pela nossa parte que anseio por ver...

    ResponderEliminar
  5. Um pormenor que me apercebi agora e não é de se deixar passar.
    O mesmo arbitro que expulsou o João Pereira pela entrada violenta (porém muita mais espalhafatosa que violenta) no jogo do Sporting contra o benfica, não expulsou e só mostrou amarelo ao Luisão por agressão sem bola e repetida e com o adversário que estava a ser agredido já no chão, no jogo do benfica contra o Nacional. Qual será o critério deste arbitro internacional que já tem lugar garantido no Mundial deste ano?
    talvez a cor das camisolas.

    FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

    ResponderEliminar
  6. Conforme as cores, não, que este ano também o Braga está a levar por tabela. Quem os mandou ter tanto atrevimento?

    ResponderEliminar
  7. Na foto que ilustra o artigo estão 3 árbitros que nunca deveriam ter recebido as insígnias da FIFA: Lucílio Baptista, João Ferreira e Bruno Paixão.

    ResponderEliminar
  8. "Estudo curioso,mas que não permite tirar grandes conclusões,para lá do evidente benefício ao clube da batota.Mas gostava era de ter acesso a um que nos elucidasse sobre os MINUTOS que essas equipes jogaram em vantagem numérica".

    Tozé, essa explícita demonstração foi feita no portistasdebancada.blogspot.com depois da 16ª jornada e precisamente após mais 2 expulsões no Marítimo-Benfica.

    É só procurar e confirmar que até essa data o Benfica cumpriu o equivalente a mais de dois jogos de futebol (180') como se o adversário jogasse sempre com 10.

    Pensei, até, que o Zé Correia, se mo permite, remeteria para esse meu post a complementar esta estatística do maisfutebol que, na base, constituiu o meu trabalho, do que retirei das fichas de jogo do site da Liga.

    Está lá tudo, há mais de duas semanas.

    ResponderEliminar
  9. Mas a preparaação para os jogos começa antes. ronny 5 amarelo... falha benfica- leiria que foi antecipado...
    Setubal menos 3 jogadores... André Pinto, Sandro e Ney (o do tunel de braga)...

    ResponderEliminar
  10. Este vai ser o PENTA mais bonito da história do futebol europeu..!
    BiBó Porto

    ResponderEliminar
  11. O futebol em Portugal época após época transforma-se numa novela de fraca qualidade. O pior de tudo é que com isto tudo nunca se chega a discutir o futebol como desporto.

    Aqui discutimos o futebol como ele é.

    Visitem, vão gostar:

    futebolstorming.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Não me tinha apercebido do artigo do Zé Luís no 'Portistas de Bancada'. Fui procurar e, de facto, é um trabalho interessante de pesquisa e compilação. Vejam aqui:
    http://portistasdebancada.blogspot.com/2010/01/de-hulk-b-alves-meia-volta-depois-de-eu.html

    O meu repto ao Zé Luís era que fosse actualizando estes dados e os publicasse regularmente, para que quem se interessa por estes "pormenores" ficasse ciente da disparidade existente.

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar