domingo, 21 de agosto de 2011
Dar o Braço a Torcer (parcialmente...)
Se há assuntos em que me não custa dar o braço a torcer, são aqueles em que revelo pessimismo prematuro em relação ao F.C. Porto. De facto, depois deste meu artigo, o clube fez o astronómico encaixe de € 45 M com as vendas de Radamel Falcao e Ruben Micael. Porventura terei subestimado as já proverbiais capacidades negociais de Jorge Nuno Pinto da Costa, o qual, de facto, como um comentador deste blogue recentemente referia (não necessariamente com bondade), sabe mais disto a dormir que alguns bloguistas (ou coisa equivalente) acordados. E não cessa de nos surpreender, de facto.
Fica assim equilibrada a conta do "deve" e do "haver" em matéria de transferências (e digo isto sem ter ido fazer as contas ao pormenor), embora as nossas necessidades de dinheiro vão para lá de um simples saldo neutro entre vendas e compras, como é evidente (e convém não esquecer que na época passada não houve dinheiro da Liga dos Campeões). Mas o mais provável é que daqui até ao dia 31 haja mais movimentações (entradas e saídas), como, aliás, se vai falando nos media.
Contudo, o essencial da minha preocupação, que conforme escrevi, não se referia exclusivamente ao nosso clube, mas também à situação do futebol em geral, mantém-se. Vive-se tempos de grande aperto financeiro, o dinheiro está muito caro (e que o diga a SAD, que preferiu optar por uma emissão de obrigações ao juro de 8%, a ir ao banco "buscá-lo"), e é minha opinião que um bocado de contenção e prudência não nos faria mal nenhum. Quando os outros entrassem em asfixia, nós teríamos mais "oxigénio", embora eu entenda que haja quem possa socorrer-se de certas fortunas da antiga África Portuguesa. Mas também não deixa de ser verdade que a sorte protege os audazes, o que se aplica bem ao nosso caso.
outra vez sem bondade, mas com sinceridade: as nossas contas são equilibradas e o êxito não está nas vendas mas nas compras. Falcao foi um exemplo último, de que até Ruben faz parte. quando são maus vendemos em lote, disfarçados.
ResponderEliminarO Presidente, eu diria esta equipa, em que o Presidente é a figura de proa, tem muita experiência, são muitos anos de contínuas negociações em todos os cantos do Mundo Futebolístico, portanto não é surpreendente que o façam com muita objectividade...Mas cometem erros, porventura também devido a essa experiência sentir-se-ão tentados em alguns momentos a arriscar um pouco mais e nem sempre as coisas correm bem, há sempre imponderáveis envolvidos em tudo o que fazemos...A conjuntura indicava que o momento estava propício a ir um pouco mais longe, não aqui, com as condicionantes que conhecemos, mas um pouco mais longe com outros intervenientes e outras perspectivas...Esperemos que as coisas resultem bem.
ResponderEliminarO nosso presidente não dorme em serviço .... E os espanhóis tb estão atentos a isso... Um grande abraço ... Bom blog ...
ResponderEliminarhttp://www.marca.com/2011/08/20/futbol/futbol_internacional/1313876328.html
Essa história da liga dos campeões e do dinheiro que com ela se ganha, tem algumas nuances interessantes... por causa do market pool - para mim com regras indecifráveis - o ManUnited ganhou 53milhas e o Barça que levou para casa a taça (inquebrável) 51milhas!...e a diferença entre o 1º lugar e o segundo são 3milhas... e, vá-se lá mesmo saber porquê o Cluj ganhou com a sua 'magnífica' participação 18milhas e o Braga apenas quase 12...
ResponderEliminarQuanto a fazer as contas ao pormenor - quite a mission, dear alexander - era preciso sabermos quanto o Falcao custou em ordenados, prémios e tempo no estaleiro, percentagem nos custos de treinamento, administração, custos de management, cabeleireiro e manicure da senhora Falcao, etc e tal, e qual o seu "market pool" nas vitórias!...
A diferença nos valores da Market Pool, caro Reine Margot, deve-se à dimensão dos respectivos mercados televisivos nacionais. Isso é um facto conhecido. E não estranho que o mercado romeno valha mais que o nosso, pois a população da Roménia é sensivelmente o dobro da de Portugal, embora o PIB per capita seja cerca de metade. E a Inglaterra tem uma população bem superior à de Espanha.
ResponderEliminarQuanto às contas ao pormenor, não estava a contabilizar esses pormenores todos que refere!;-)