domingo, 15 de julho de 2012

Nem todos são benfiquistas

Criou-se a ideia, e ainda há quem a alimente, que os emigrantes portugueses são todos, ou quase todos, benfiquistas.
Mas parece que não é bem assim.
Ontem, no Stade Bout de Lac, em Le Bouveret, na Suíça, num jogo entre o FC Porto e os franceses do Evian, estiveram 4869 espectadores.
As fotos seguintes são desse jogo.





Fotos: www.fcporto.pt

12 comentários:

  1. Caro José Correia, espero que me desculpe o comentário, mas quem é que acha que os emigrantes são todos do Benfica? Ainda bem para Portugal (neste caso para o FCP em particular) que há este apoio, não só nas pre-temporadas como principalmente nos jogos europeus em países com forte representacão portuguesa. Eu próprio já vivi e trabalhei num desses países e sei que tipo de ambiente se vive e quão diversificadas são as preferências clubísticas. Aliás participei, com outros benfiquistas e vários sportinguistas, das celebracões da vitória do seu clube na final da UEFA em Sevilha. Você não perde uma para falar do Benfica, já é um hábito que se vai mantendo. Pronto, está obviamente no seu direito, mas neste caso acho que era escusado. Como era escusado o cantico insultuoso que invariavelmente se ouve em jogos do FCP: ontem como no tal jogo de Sevilha. Já é um hábito...

    ResponderEliminar
  2. Exacto e porque a lotação do estádio é de apenas 5 mil adeptos. Parece que faltaram os adeptos do Evian, que sendo um clube vizinho, levou menos de cem adeptos.

    No jogo de Genéve estiveram perto de 9 mil embora não tenha parecido. E só estiveram estes porque foi a meio da semana. Eu, por exemplo, apenas fui a Le Bouveret e não vi o jogo com o Servette (vi apenas na tv) porque não estava para chegar a casa às 3 da manhã e levantar-me para ir trabalhar às 6. Se o jogo fosse oficial até fazia uma directa mas como éra amigável...

    Mas estive lá na época passada contra o Lyon. O jogo foi a um sábado e estavam mais de 16 mil adeptos no estádio sendo que 15.700 éram portistas.

    E sim, somos imensos e cada vez mais e mais jovens!

    Já agora, nesta sexta feira o Benfica jogou com o Marselha em Sion (zona de muitos portugueses) e estiveram menos de 8 mil adeptos. Tenho a certeza que o FC Porto éra capaz de meter mais gente no estádio.

    ResponderEliminar
  3. @Bacalhau_com_belgas
    Sabe por que razão me vejo "obrigado" a fazer artigos destes?
    Porque na comunicação social portuguesa só vejo artigos deste género:
    - Benfica com receção calorosa no Luxemburgo
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=342005

    - Centenas na chegada do Benfica ao estádio
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=341761

    - Entusiasmo na passagem por Genebra
    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=341043

    - Sion em festa com triunfo encarnado
    http://www.record.xl.pt/multimedia/fotos/interior.aspx?content_id=767554

    E para situações idênticas do FC Porto, a mesma comunicação social zero!
    Percebe agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se a comunicação social Portuguesa não fosse tendenciosa :)

      Eliminar
  4. J'aime beaucoup le FC Porto et je understands the artigo of my copain Joe Correia.

    ResponderEliminar
  5. Quanto aos adeptos portugueses em Toronto é o esperado: a velhada e a açorianada toda é lampiã. Quem tiver menos de 35 anos é quase tudo do Porto.

    ResponderEliminar
  6. Essas notícias das chegadas e festas lampiónicas são directrizes da imprensa lisboeta para entreter a manada.
    O que há de novo?

    *off topic*Alguém que conte quantas perguntas fizeram a Rui Rio na última entrevista à SICN sobre Pinto da Costa-FC Porto...a conotação que quiseram fazer...do início ao fim. Com o Rio a fugir desde o início...
    Deveras elucidativo!


    Choca-me ver a SAD e o Presidente do meu clube a ler abola todos os dias, a dar-lhes importância desmesurada, a brindá-los com comunicados constantes.
    E a permitir-lhes a entrada no Dragão!

    Esses mitos dos 6 milhões e coisas que tais também são alimentadas por não-benfiquistas. toda a gente agarrou a deixa dos 6 milhões e ajudou a massificá-la, quase eternizá-la...
    E poucos a tentar inequivocamente desmontá-la.



    A LUTA tem de ser mais feroz do que nunca, agora que há mais mansos também do que nunca, mas nos locais próprios.
    Já há pouca gente disponível para o que realmente é preciso fazer.

    ResponderEliminar
  7. O país está a fechar nas zonas longe do poder

    As sucessivas políticas de encerramento de serviços públicos penalizam sobretudo os distritos interiores do Norte e do Centro. É o Estado a fechar-se ao Interior e a recuar nas funções sociais. in JN
    ---

    Apesar de fugir ao tema não resisti a esta noticia que pode dar jeito para quem ainda duvida que Portugal é infelizmente um caso à parte na FEROCIDADE do CENTRALISMO do qual o futebol também não escapa.

    ResponderEliminar
  8. quem acha isso é ingénuo

    ResponderEliminar
  9. "Mas parece que não é bem assim."

    Tendo em conta q para ai' metade dos autores deste blog sao emigrantes (para alem de portistas, claro), acho q nao era preciso ir mais longe :-)

    ResponderEliminar
  10. Boas

    Eu acho que a principal diferença não está no numero mas sim na idade. A nova geração, lá como cá, tem melhor gosto que os seus pais :) Muitos jovens a ver o FCP na Suiça.

    um abraço

    ResponderEliminar
  11. saudaçoes azuis e brancas estou na frança ha 2 anos e fiquei pasmado com a quantidade de portistas por aqui. isso da malta emigrante ser toda lampionica sao coisas da cs de merda que nós temos

    ResponderEliminar