terça-feira, 4 de junho de 2013

Agora?

Levo três anos defendendo a ideia de que o FC Porto deveria aproveitar a popularidade de alguns dos seus melhores jogadores para vincar a sua presença na Colômbia. Levo três anos defendendo que um clube que contou com quatro dos mais emblemáticos jogadores do segundo maior país da América Latina deve ir lá jogar, deve reforçar o seu marketing nessa área e deve reforçar o seu papel mediático na realidade desportiva do dia a dia.

Três anos.
Nesse tempo jogavam no FC Porto o avançado Radamel Falcao, o médio Freddy Guarin, o extremo James Rodriguez. Foi Falcao e Guarin e veio Jackson Martinez. Quatro internacionais, peças chave na campanha mundialista dos "Cafeteros". O que fez a SAD do FC Porto a esse respeito? Zero, zero e zero.

Depois de vender James Rodriguez, já tendo vendido a Falcao e Guarin, e só com Jackson no plantel, o clube confirmou que vai disputar um amigável em Julho com um dos principais clubes colombianos, o Millionarios de Bogotá. Nessa mesma tour vão jogar ainda em Caracas, onde vive uma importante comunidade de emigrantes portugueses.

Quando o potencial real de projecção se perde, a equipa viaja? Alguém, realmente, tem um sentido de timing tremendo no estádio do Dragão.


56 comentários:

  1. A Colômbia não é o 2º maior país da América Latina! O Brasil e a Argentina são de longe os maiores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que o Miguel estava a pensar em populacao (q e' o q interessa, caso contrario uma Mongolia seria muito interessante para digressoes).

      Ora a Colombia tem mais habitantes que a Argentina e e' de facto o 2o pais mais populoso da America do Sul (e curiosamente tem mais habitantes que a propria Espanha).

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Precisamente. Falava de "almas", a Colômbia é o segundo maior país de fala hispânica (apenas por detrás do México) e o único da América Latina maior que Espanha. E almas com carteira.

      Obrigado pela precisão Zé.

      Eliminar
    3. "com carteira" é como qu diz: os portugueses queixam-se, mas o PIB per capita em Portugal é duas vezes e meia superior ao do da Colômbia... (E para mais com eles tendo uma distribuição muito mais desequilibrada da riqueza).

      Eliminar
    4. O México também é América Latina, por isso é o terceiro em população, depois do Brasil e México. Mas a par com a Argentina.

      Eliminar
    5. Sim, o Mexico é América Latina. Quem é disse ou insinuou o contrário?

      Eliminar
  2. Um post sem qualquer dado a fundamentá-lo a criticar irracionalmente a direcção?
    ah é do Miguel Pereira, ninguém estava à espera.

    ResponderEliminar
  3. Calma que falta um colombiano que está para assinar com o Porto, mais o Quiñones são 3.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Quinones... esse grande idolo dos colombianos.

      Eliminar
    2. Saci Pererê,

      Bem tirado para começar o dia! lol ;-)

      Eliminar
    3. Quinonez ganhou uma Taça da Colômbia como jogador de uma das maiores equipas colombianas.

      Pode não ser tão reconhecido como o Falcao, mas certamente será reconhecido pelos adeptos na Colômbia.

      Eliminar
    4. Quinones não é grande ídolo agora, mas também há três anos vais me dizer que o James Rodriguez e o Guarin eram grandes ídolos ?

      Não concordo nada com o tópico. Se dissesse que esta tour deveria ser feita há um ano, aí compreenderia, mas também aí o Jackson não era grande ídolo, agora é. Penso que as pessoas da Colômbia ganharam especial afecto ao FC Porto pelo clube que é e pelas sucessivas valorizações de jogadores colombianos, ter James e companhia abriu caminho e esse afecto, mas a partir do momento que eles gostam do Porto, gostarão sempre do Porto, quer haja James e Falcões ou não.

      Eliminar
    5. Uma certa simpatia, sim. Mais do q isso (e de forma a encaixar receitas decentes), nao, parece-me uma afirmação desfasada da realidade.

      Imaginemos o seguinte cenário hipotético por um momento: imaginemos q a Libertadores tinha maior destaque q a LC e q havia muito mais dinheiro nos clubes da América do Sul do q na Europa.

      Imaginemos também q o Cristiano Ronaldo e o Moutinho iam jogar 3 anos para um clube da Colômbia, mas q depois eram vendidos para clube mais rico do Brasil.

      Finalmente, imaginemos q os portugueses era 50% mais pobres e os colombianos 2 vezes mais ricos (ie invertendo-se o cenário actual).

      Digam-me lá se acham q o tal clube colombiano ia vender muitas camisolas oficiais em Portugal e/ou encaixar outras receitas no nosso pais de forma significativa, e quanto tempo é q isso ia durar depois da saída do CR e do Moutinho para o Brasil...

      Eliminar
    6. Acho piada, que os que escrevem neste blog as maiores desonestidades intelectuais em relação à estrutura do FC Porto, venham depois rir com algum escárnio de coisas que nem sequer têm conhecimento. México não é América do Sul, é central. Em termos económicos (na América do Sul), que será o que interessa a Colômbia está por detrás da Argentina e do Chile. O negócio foi feito com uma cadeia de Tv que emite para toda a América Latina e inclusive Estados Unidos. Quiñones já o disse o Pedro Albuquerque, no comentário anterior qual a importância que tem no futebol colombiano e como é considerado uma promessa. Assim que eu se fosse um dos senhores sapiências, teria pelo menos um pouco mais de humildade à hora de escrever e rir-se em relação aos comentários dos outros. Se me dedicasse a enumerar a quantidade de palermices que já aqui li, e a quantidade de sapos que alguns já tragaram, se calhar estávamos aqui um bom bocado a rir, das vossas "tiradas".

      Eliminar
    7. Parece-me q o Saci Pererê na ânsia de querer criticar precipitou-se metendo os pés pelas mãos... Vejamos:

      1) nao fui eu q falei no México, mas verifico q quem o fez nunca disse q fazia parte da América do Sul... Apenas como sendo um pais em q se fala espanhol

      2) a economia da Colômbia é muito maior do q a do Chile

      De resto e quanto ao Quinones até pode ser considerado como uma promessa na Colômbia, ninguém disse q nao. Mas querer comparar Quinones com um Falcão e em menor medida James ou esperar q seja ele a granjear grande simpatia pelo FCP, é assim a modos como comparar Nelson Oliveira com Cristiano Ronaldo e esperar q o Nelson Oliveira leve muitos portugueses a comprar camisolas do Deportivo da Corunha...

      Eliminar
    8. http://en.wikipedia.org/wiki/Economy_of_South_America#GNI_per_capita_.28PPP.29

      Lá está quando se quer aprende-se qualquer coisa, quando não se quer diz-se qualquer coisa para continuar na ignorância. Falas do Pib per capita mas depois já queres falar só dos índices que te poderiam dar razão, mas que na prática pouco ou nada servem para um mercado desportivo e de merchandising, aqui tens a lista da América do Sul do PIB per capita.

      Ninguém comparou o Quiñones com o Falcão ou James, mas alguém disse que ninguém conhecia o Quiñones na Colômbia, e aí sim que existe uma distância muito grande com a realidade. Aliás comparar a importância do Quiñones com a do Nelson (inventado pelos jornais) Oliveira que nunca ganhou nada pelo seu clube nem pela selecção com um jogador que iniciou a sua carreira profissional em 2010 e ganhou um Torneio de Toulon pela Colômbia (o mesmo que ganhou James) e uma taça da Colômbia pelo Deportivo de Cali é de uma desonestidade intelectual que é de bradar aos céus.
      Mas pelo menos agora o tom do comentário deixou de ser jocoso para tentar ser pelo menos mais real e respeitador da opinião dos outros, e isso é positivo.

      Eliminar
    9. Claro que o Chile tem maior PIB per capita, mas obviamente o q estava e está em causa como ponto de partida é o PIB absoluto do pais, e nao per capita. E nesse ponto o Chile está muito atrás da Colombia.

      Acho q é óbvio para quem tiver 2 dedos de testa. É q caso contrário, esqueçam a Colômbia e virem-se mas é para os mercados do Qatar, Luxemburgo, Liechtenstein ou São Marino... :-)

      «alguém disse que ninguém conhecia o Quiñones na Colômbia»

      Ai sim? Quem, onde??

      Mais uma vez a ânsia de criticar é tão grande q o Saci leu coisas que não foram escritas...

      Eliminar
    10. "José Rodrigues4 de Junho de 2013 às 21:58

      "com carteira" é como qu diz: os portugueses queixam-se, mas o PIB per capita em Portugal é duas vezes e meia superior ao do da Colômbia... (E para mais com eles tendo uma distribuição muito mais desequilibrada da riqueza)."

      "José Rodrigues4 de Junho de 2013 às 08:26

      Sim, Quinones... esse grande idolo dos colombianos."

      Vou ali tomar umas pastilhas que eu ando a imaginar coisas...

      Eliminar
  4. Eu sempre achei e disse que o «filão» latino-americano e africano (para angariar receitas) tem sido imensamente exagerado, e continuo a pensar o mesmo. Isto porque:

    1) quem gosta de futebol já tem clube e não é por haver 2 ou 3 bons jogadores do país no FCP que vão ficar adeptos nossos (que crie simpatia, sim, mas não ao ponto de ficarem adeptos para a vida). Ate´ porque tambem há muitos mais clubes europeus com jogadores desse pais.

    2) Camisolas nesses sitios é quase tudo candonga. Mesmo que se vendesse um numero razoavel de camisolas do FCP, seriam quase todas candonga sem que a SAD visse disso um «tusto»

    3) direitos de TV são negociados pela Olivedesportos, a quem os vendemos a um valor fixo (com a excepcao de eventuais jogos amigaveis).

    4) a passagem de jogadores de top desses paises pelo FCP é efémera devido ao nosso modelo de gestao, e por isso um eventual entusiasmo com o FCP tambem sera´ efemero; temos aqui um exemplo classico com James e Falcao sobrando apenas Jackson.

    A excepcao será em paises com muitos emigrantes portugueses (e numa Venezuela há imensos, que nao na Colombia) e paises lusofanos como Angola e Mocambique: mas mesmo assim os pontos 2. e 3. sao um forte travao a grandes receitas nesses paises.

    Sendo assim estou convicto que mais facilmente fazemos receitas minimamente interessantes numa Suiça, França, Alemanha ou Londres (i.e. à custa de emigrantes portugueses) do que numa Colombia ou Angola - seja em torneios, seja em merchandising.

    Dito isto, se o «filão» é muito mais pequeno do que se costuma dar a entender, não deixa de haver um potencial para encaixar algum dinheiro, e em particular em digressoes.

    E de facto concordo que se perdeu uma oportunidade unica na Colombia - mas nao excluo a possibilidade de que a SAD tenha mesmo sondado o mercado e nao tenha havido nenhuma oferta minimamente interessante até agora, é uma possibilidade; da mesma forma que no campo oposto é possível que «tenham demorado muito tempo a «mexer o cu». Não sabemos.

    PS - muita atenção às medidas de segurança em Bogotá e principalmente Caracas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé,

      Mesmo dando por certas as afirmações dos quatro pontos, que o são sem dúvida alguma em termos racionais, o renascimento futebolistico da Colômbia - que passou uma década miserável quando tentou sair do controlo dos barões da droga - tem sido tremendo, também a nível financeiro. Acredito que a nível de merchandising não tivessemos ficado ricos apostando um pouco mais na Colômbia, mas era um bastião importante dentro do espectro da América Latina até para o futuro, porque os jovens jogadores de agora ficariam ainda mais familiarizados com o FCP como estão com outros clubes.

      Durante os ultimos 5 anos o FCP é um dos cinco clubes estrangeiros mais populares da Colombia. Só atrás de Real, Barça e Atlético, por razões óbvias, e do Man Utd. É brutal para um país com o qual não temos nenhuma conexão.

      Vivo em Madrid há sete anos, onde vive a maior comunidade colombiana em emigração. Conheço muitos, curiosamente quase todos têm material oficial do FCP. Alguns foram ao estádio do Dragão (no ano do AVB houve excursões de autocarros para os jogos com o Sevilla e Villareal), nos bares colombianos seguiam-se os jogos do FCP como se fossem do Milionarios. Durante esses três anos dizeres a um colombiano que eras do FCP é como dizeres a um napolitano que eras argentino. Esse momento perdeu-se.

      Foi nesse contexto que defendi uma tour como esta, que englobasse a presença em Caracas, para reforçar ainda mais a imagem e tentar fazer uns trocos. Agora não percebo esta decisão mas parece-me completamente fora da realidade!

      Eliminar
  5. Quando o potencial real de projecção se perde, a equipa viaja?

    Miguel, o FC Porto vai efectuar dois jogos:
    - a 21 de Julho, contra o Caracas FC, em Puerto La Cruz (Venezuela);
    - a 24 de Julho, contra o Millonarios, em Bogotá (Colômbia).

    Por aquilo que li, esta deslocação do FC Porto à Venezuela e à Colômbia é financiada pela DIRECTV, um dos principais operadores de televisão via satélite na América Latina.

    O potencial de projecção já não existe?
    Isso significa que os responsáveis da DIRECTV (que é quem financia a deslocação) são burros e andam a esbanjar dinheiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Isso significa que os responsáveis da DIRECTV (que é quem financia a deslocação) são burros e andam a esbanjar dinheiro?»

      Antes de mais nada, para se poder responder minimamente a essa pergunta seria preciso saber quanto é que a DIRECTTV vai pagar ao FCP, nao é?

      É como se eu tivesse comprado um carro e alguem quisesse opinar sobre eu ter ou nao esbanjado dinheiro, sem ter a minima ideia se comprei um Bentley novo ou um Ford Ka em 2a mão... (isto é, ter uma ideia de quanto é que paguei) :-)

      De resto parece-me obvio que o potencial hoje na Colombia é certamente mais baixo do que há 1 ou 2 anos, mesmo que certamente ainda exista algum (tal como existe potencial para digressoes até mesmo no Japao ou na Conchichina... «algum potencial» existe sempre, é uma questao de grau). E parece-me que era esse o ponto do Miguel.

      Dito isto... se o melhor timing nao se concretizou por culpa propria ou mais devido a factores externos, isso é q já não sabemos (como já tinha dito acima). Parece-me portanto algo precipitado estar a acusar a SAD nisto sem ter mais dados.

      Eliminar
    2. Parece-me portanto algo precipitado estar a acusar a SAD nisto sem ter mais dados

      É óbvio.
      E diria mais, uma questão de elementar prudência.

      Eliminar
    3. seria preciso saber quanto é que a DIRECTTV vai pagar ao FCP, nao é?

      Eu parto do principio, que me parece razoável, de que o FC Porto não faz digressões de borla, nem a FCP SAD está com a corda na garganta e, por isso, esteja a fazer saldos.

      Eliminar
    4. Para o Miguel Pereira nunca é precipitado acusar a SAD.

      Eliminar
    5. "Eu parto do principio, que me parece razoável, de que o FC Porto não faz digressões de borla, nem a FCP SAD está com a corda na garganta e, por isso, esteja a fazer saldos"

      Acho que partes tu e toda a gente.

      Mas para se poder opinar minimamente se se acha q a DIRECTV esta' ou nao a esbanjar dinheiro (a tua pergunta) e' preciso antes de mais nada saber quanto e' q vao pagar ao FCP: 10mil? 100mil? 1 milhao? Mais?

      De qq forma isso e' totalmente secundario para o ponto levantado pelo Miguel, ate' porque como disse potencial minimo para um torneio existe em quase todo o lado e em qualquer altura: volto a reiterar q me parece pacifico q o potencial era maior quando tinhamos Falcao e James, q era o ponto dele. Mas alguem duvida disso?

      Agora se as condicoes na altura para uma digressao ja' estavam todas reunidas anteriormente ou nao (ou se houve ou nao iniciativa da parte da SAD, a 2a parte do ponto do Miguel) - bem, isso ja' e' outra conversa.

      Eliminar
    6. Mas para se poder opinar minimamente se se acha q a DIRECTV esta' ou nao a esbanjar dinheiro (a tua pergunta) e' preciso antes de mais nada saber quanto e' q vao pagar ao FCP: 10mil? 100mil? 1 milhao? Mais?

      Segundo julgo saber, o FC Porto cobra um valor mínimo para disputar jogos particulares ou torneios no estrangeiro.

      Ora, eu parto do princípio que a FCP SAD não fez saldos para, em Julho, ir disputar dois jogos, um na Venezuela e outro na Colômbia.

      Porque razão não foi antes?
      A resposta que me parece mais razoável é porque há um ou dois anos atrás, não houve quem pagasse o cachet que vai ser pago este ano.

      Eliminar
    7. Zé,

      A mesma empresa pagou nos últimos dois anos ao Atlético de Madrid para realizar uma digressão similar. Estavam pendentes de se Falcao seguia ou não para fazer um terceiro ano de tour (algo que o Simeone não queria) e o FC Porto era a segunda opção, naturalmente porque continua a ser o clube onde estava James, onde está Jackson e onde pode eventualmente acabar mais um ou outro jogador. O futebol colombiano está a crescer, a todos os níveis, e precisam destas digressões e como os "grandes" estão interessados noutro mercado, o seu leque reduz-se a clubes com internacionais. Nós ainda somos um desses clubes. O que já não sei, e talvez nunca saberemos, é se o cachet baixou no dia em que o James foi para o Mónaco. É bastante possível.

      Mas como disse, o momento ideal foi há dois anos e nesse contexto não vi nenhuma manobra por parte do FCP para aumentar a sua projecção nessa zona. É pena. Agora seremos o antigo clube de quando nessa etapa fomos o clube de. Curiosamente, também, no mesmo ano em que contratou o Falcao, o Atlético não só fez uma tour pela zona como acolheu no Calderon jogos entre equipas colombianas e a selecção. Estádio cheio em ambos os casos, estive lá. Naturalmente a comunidade emigrante é maior, mas a mim parece-me uma excelente forma de aproveitar o momento. Nesse sentido, por muito que concorde com os pontos iniciais do Zé Rodrigues, não há uma política de marketing no Dragão que pense nessas coisas. Porque se houvesse, da mesma forma que se fazem coisas excelentes noutros capitulos, algo tinha acontecido. Não tenho dúvidas disso!

      Eliminar
    8. A mesma empresa pagou nos últimos dois anos ao Atlético de Madrid para realizar uma digressão similar. Estavam pendentes de se Falcao seguia ou não para fazer um terceiro ano de tour (algo que o Simeone não queria) e o FC Porto era a segunda opção

      Miguel, eu não acredito que há um ou dois anos atrás o FC Porto tenha recebido uma proposta concreta para fazer uma digressão à Venezuela + Colômbia, dentro daquilo que são os valores que o FC Porto costuma cobrar, e tenha recusado só porque não lhe apeteceu ir.

      Eliminar
    9. Miguel, a crítica que fazes à estrutura da FCP SAD neste teu artigo e acerca deste assunto só faz sentido, se tiveres elementos concretos que a consubstanciem.
      Ou seja, o teu "Agora?" só faz sentido se tiver havido uma outra oportunidade semelhante há um ou dois anos atrás e os dirigentes da FC Porto a tenham recusado sem justificação para tal.

      Eliminar
    10. Zé,

      E houve, mas o que eu não disse foi que tenha sido porque ao FCP "não lhe apeteceu ir", como a quem não lhe apetece ir jantar a casa dos sogros!

      Eliminar
  6. Existe um "lag" claro entre o momento oportuno e a decisão de rentabilizar o óptimo de captação de investimentos.
    O clube deveria estar mais atento a estas "pequenas" questões.
    Um bom departamento de marketing não pode apenas fazer vídeos bonitos - que até nem são de qualidade excepcional, para aquilo que é a dimensão e o público-alvo da instituição -, ou logotipos e emblemas giros com o título: "bicampeão", "tetra", ou "tricampeão". Uma maximização de imagem deve ir mais longe.
    A diferenciação do produto não se dá pela marca dos equipamentos, mas pela cor, pelo padrão da mesma e pelas imagens mais ou menos foleiras numa t-shirt ou numa caneca. E nisto, a candonga responde à procura.

    Há mercados que não se explora. Não falo apenas na Colômbia - caso óbvio. Veja-se o exemplo da Suécia, de alguns países lusófonos e até mesmo da Ásia.
    Abrir escolinhas não me parece um mau princípio, ainda para mais partindo do pressuposto de que o clube tem essa mesma imagem de qualidade associada, na prospecção de talento.
    Por debaixo de toda esta euforia negocial e dos milhões que circulam, qualquer coisa não vai bem há já algum tempo; algo não bate certo.
    O marketing do FCP é insuficiente e pouco eficiente, a meu ver. A marca vende, por si, naturalmente, sem que para isso seja necessário grande esforço. Vende pela qualidade, em auto-gestão, sem que para isso se faça muito. Mas não nos esqueçamos, tal como foi escrito ainda ontem a propósito do "Dragon seat", que o marketing não é nem deve ser um exclusivo internacional. Captar adeptos a acopmpanhar a equipa a preços mais competitivos é, de facto, essencial. Tudo isso gerará muito mais retorno, a mais baixo custo. Basta puxar pela cabeça e não pelo fundo do bolso...

    Estratégia precisa-se, urgentemente! E, afinal, o Futre não era assim tão ridículo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Veja-se o exemplo da Suécia»

      Expliquem-me lá essa melhor que não consigo atingir. Porque diabo é que o AVC acha que existe um mercado por explorar na Suécia (e com o FCP a ter vantagens a relação a outros clubes europeus)?

      Devido a uma forte comunidade portuguesa não é certeza, nem a ligações culturais especiais. Tampouco devido a termos metade da selecção sueca a jogar no FCP...

      Idem no que diz respeito à Ásia.

      Não, o potencial (que é bastante limitado - pelo menos nos próximos 10/20 anos - como já disse acima) que existe no estrangeiro é acima de tudo em 1) zonas com forte imigração portuguesa na Europa e EUA e 2) nos países africanos de língua portuguesa, e em particular Angola e Moçambique (os outros 3 países lusófonos são demasiado pequenos para algum dia terem um potencial significativo).

      Eliminar
    2. Ainda sobre a Ásia...

      Existe (tal como a aldeia do Asterix) um pequeno nicho de mercado para nós, mas com um potencial minimamente interessante.

      Esse nicho chama-se Macau - e nao tem potencial por causa da populacao local (uns meros 500mil) mas sim por causa de ser um enorme destino turistico de asiaticos com dinheiro (principalmente chineses) e de ter uma imagem associada a Portugal; e por coincidencia, o simbolo do FCP é muito querido dos chineses - o dragão...

      Em particular, Macau é popular por causa dos casinos (já ultrapassou Las Vegas há muito, em dinheiro gasto/ano). Ora esse turista está naturalmente disposto a gastar dinheiro, e estamos a falar de muitos milhoes todos os anos. E nao só a gastar dinheiro, como menos inclinado a comprar na candonga.

      Penso que não seria muito difícil a convencer um numero razoavel deles a comprar uma camisola do FCP (ou outro produto) como um «recuerdo» exótico e simbólico da mistura Portugal-China (clube português com dragão como símbolo). Até porque cada vez há mais chineses a seguirem o futebol.

      Acho que para explorar esse potencial o FCP devia explorar parcerias com casinos (ou lojas desses casinos) para vender merchandising oficial e fazer uma digressão ao território. Para completar o ramalhete, dava jeito ter um chinês no FCP (nem que seja na equipa B)...

      Mas sublinho que o publico-alvo neste caso é o turista chinês em Macau; quanto ao potencial na China em si não tenho quaisquer ilusões, é minusculo: não temos qualquer vantagem competitiva em relação a outros clubes, começando pelos ingleses (a Premier League é de longe a mais popular). Além de que 99% das camisolas de futebol que se vê em geral na China são de candonga.

      Eliminar
    3. Eu que vivo aqui em Macau estou de acordo. Vejo muitos chineses com a camisola da seleccao.

      Eliminar
    4. Caro José Rodrigues, embora concorde com muito daquilo que diz, acho que devia rever o estilo com que faz o contraditório. Parece-me um pouco destrutivo...

      Relativamente à Suécia, em vez de me ter respondido desta forma tão soberana e cheia de conhecimento, aconselho-o a informar-se melhor sobre o panorama pobre daquilo que é a realidade futebolística sueca - coisa fácil de adivinhar por inúmeros factores dos quais destaco a falta de dimensão européia dos seus clubes.

      Muitos dos jovens suecos procuram preencher essa lacuna com clubes de topo. O Porto, não sendo indiscutivelmente um dos gigantes europeus, colhe grande simpatia por aqueles lados. Digo-o por conhecimento da realidade in loco e ainda por declarações do próprio Presidente, relativamente a um caso de um adepto jovem que entrou em contacto com o clube para transmitir o seu gosto pelo clube.
      Quem diz Suécia, pode dizer Noruega, Finlândia, ou Dinamarca. Falei apenas naquilo que conheço, copmo de país que não é propriamente um exemplo do consumo da candonga. E uma escolinha poderia muito bem abrir horizontes ao clube e a alguns jovens locais.

      Reitero que concordo com aquilo que diz. Peço-lhe apenas mais contenção numa próxima resposta menos matadora, como início de conversa!
      Creio que estamos todos aqui para partilhar experiências, informações e o fascínio pelo nosso FCP.

      Cumprimentos

      Eliminar
    5. Peço desculpa se pareci destrutivo porque nao era a minha intenção. O sentimento foi de estupefacção.

      Toda a gente q segue o futebol sabe q os clubes escandinavos têm pouca expressão. Mas também é certo que eles têm muitíssimo maior afinidade cultural com a Inglaterra (onde alias costuma jogar uma boa parte da selecção nacional desses países) e um fascínio ou interesse acima de tudo pela Premier League. Nós nao temos qualquer vantagem competitiva lá em relacao a clubes de outros países, começando pelos ingleses - e nao será certamente à base de dinheiro q lhes vamos roubar os holofotes...

      Já agora e nao é q interesse muito, mas vivi 1 ano na Noruega.

      Cumprimentos

      Eliminar
  7. Alguém, realmente, tem um sentido de timing tremendo no estádio do Dragão

    Miguel, não basta ter vontade.
    Uma deslocação da equipa do FC Porto à América Latina (ou à China) na pré-temporada, só pode acontecer se houver quem financie a deslocação e, além disso, pague um bom cachet.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé,

      Sem dúvida. Mas esses laços procuram-se, não se fica pura e simplesmente à espera que caiam do céu. Quando um clube sente que tem um nicho em casa que pode explorar - no nosso caso, a forte presença colombiana - deve mover-se. Dentro do que eu sei, isso não sucedeu e não foi totalmente pela falta de interesse de clubes colombianos.

      Eliminar
    2. Mas esses laços procuram-se, não se fica pura e simplesmente à espera que caiam do céu

      Algo que o FC Porto tem feito. Dois exemplos concretos:

      1) As ligações e o Dragão de Ouro atribuído à Casa FCP na Venezuela em 2010/2011.

      2) A visita à Colômbia de um dirigente do FC Porto, integrado na comitiva do Presidente da República, com a oferta de um cachecol e de uma camisola autografada ao Presidente da Colômbia.

      Eliminar
    3. Zé,

      Quanto ao caso venezuelano, de grande comunidade lusa e com um importante dinamismo, não só é natural como pode parecer tardio para quem conhece o trabalho que desenvolvem.
      Quanto ao segundo, uma vez mais, vem um pouco tarde, o pico já passou!

      Eliminar
  8. Quem ler isto fica a pensar que para fazer digressões na América do Sul ou na Ásia é só meter-se num avião e mandar-se por aí fora. Enfim...

    ResponderEliminar
  9. Ainda há quem se preocupe quando PC deixar o clube. Só esses não vêm a quantidade de exímios "gestores" desportivo/financeiros que, pelas constantes críticas apresentadas a propósito de tudo e nada, se percebe facilmente conseguirem transformar toda e qualquer realidade "virtual" (aquela em que vivem) em realidade "real". Se chove é porque chove, se não chove é porque não chove. Se ganhamos é porque ganhamos, se não ganhamos é porque não ganhamos. Se vendemos é porque vendemos, se não vendemos é porque não vendemos. Se compramos é porque compramos, se não compramos é porque não compramos. Se vamos é porque vamos, se não vamos é porque não vamos. Ainda bem que existe tanta inteligência e sabedoria "virtual". Felizmente podemos estar totalmente descansados quanto ao futuro. Mas esperem lá, como podem ser invariavelmente feitas críticas por tudo e por nada de forma tão "vincada" e "definitiva" se quem as faz apenas tem acesso a 20 ou 30%, se tanto, das variáveis existentes sobre cada tema?

    ResponderEliminar
  10. Boas,
    so criticas e mais criticas!!! ainda ha pouco tempo houve eleiçoes no nosso clube e como sempre nao aparece ninguem para se opor à candidatura do responsavel por tudo o que esta mal (na perspetiva deste blog)!!! enfim... como dizem os brasileiros, quem tem boca (neste caso blog) fala o que quer!!!
    nao sei porque mas sente se sempre um ressabiamento nas palavras deste blog!!!!

    ResponderEliminar
  11. não há grande paciência para tanta perfeição...

    Preso por ter preso por não ter, que tristeza de gente.

    ResponderEliminar
  12. Façam um favor, ponham um aviso a letras gordas e vermelhas quando os textos forem do Miguel Lourenço Pereira que é para eu não os ler.

    ResponderEliminar
  13. Companheiros:

    Percebo este Post e concordo, em parte, com a ideia transmitida.
    No entanto, por mais símbolos internacionais que despontem no Plantel não me parece que sejam em Países como a Colômbia, Argentina, Uruguai etc. (sem qualquer ligação afectiva/Histórica ao nosso País) que vamos colher dividendos. Nesses Territórios, (tal como acontece na Ásia), as preferências clubistas vão para os colossos europeus como o Real, Barca, Bayern, Manchester etc. Com fenómenos pontuais como Falcão vamos ter, de facto, a simpatia e curiosidade dos Colombianos. Mas nada mais que isso.
    Posto isto, penso que a nossa estratégia internacional deve apontar em duas direcções claras.
    - Comunidade Emigrante – é enorme e apresenta, face às dificuldades no nosso País, um potencial de crescimento. Também nesta área estamos a evoluir muito em adeptos. Basta recordar a quantidade de emigrantes que estiveram nas bancadas no Estádio dos Príncipes contra o PSG, a apoiar o Porto.
    - Países de Língua Oficial Portuguesa – Os Palop são, na minha opinião, o maior exemplo de crescimento do nosso clube. Tenho muitos amigos angolanos, actualmente a viver lá, e que me referem que o Porto já ameaça seriamente a superioridade do Benfica ao nível de adeptos. Eu próprio constato isso aqui na Margem Sul (onde existem muitos jovens de origem africana e emigrantes) que torcem pelo nosso clube. Cabo Verde é um território onde já dominamos e também em Moçambique (ainda que mais lentamente devido ao Eusébio) já “fazemos barulho”.
    Em suma, há que projectar a Marca Porto ao nível Internacional de forma inteligente e aproveitar os nichos de Mercado que nos são particularmente rentáveis.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora nem mais.

      Diga-se de passagem q a aposta em paises como Angola e Mocambique tem que ser numa perspectiva de media e longo prazo (respectivamente).

      Os dois paises têm uma populacao conjunta de mais de 40M, mas na esmagadora maioria sem poder de compra, pelo que o potencial concreto no curto prazo de arrancar receitas com merchandising offical ou licensiado, torneios e TV é muito limitado.

      No entanto à medida q mais gente tem um poder de compra interessante (e não só o poder de compra como a população em geral vai aumentar rapidamente nas próximas 2 décadas) podem-se tornar num mercado já bem razoável.

      No curto prazo acho que já se justificavam medidas de projecção em Luanda (onde há massa crítica com poder de compra), até porque cada vez mais há lá expatriados portugueses.

      Eliminar
    2. «FC Porto e Clube Ferroviário de Maputo assinaram esta sexta-feira, no Porto, um protocolo para avançar com a abertura de uma escola "Dragon Force" em Moçambique.

      A parceira, que visa promover o desenvolvimento desportivo e social, permitirá transportar os valores portistas para a nova escola e para os escalões de formação do Ferroviário.

      A assinatura do protocolo, entre o dirigente portista Antero Henrique, e o vice-presidente do Ferroviário de Maputo, Aníbal Aleluia, no Dragão, foi "apadrinhada" por Pinto da Costa e pela primeira-dama moçambicana, Maria da Luz Guebuza.»

      23-11-2012

      Eliminar
    3. Dos três “grandes” do futebol português, o FC Porto é o único com representação em Angola, com a Casa do FC Porto em Luanda, criada oficialmente em 1999.

      http://casafcportoluanda.blogspot.pt/?view=classic

      http://www.reflexaoportista.pt/2013/05/a-festa-do-clube-regional.html

      Eliminar
    4. As casas são um passo bemvindo mas de muito pouco impacto se nao forem acompanhadas por outros passos muito mais importantes (parcerias para venda de merchandising, digressões, ...).

      Mas pronto, como disse a aposta nesses dois países terá q ser a médio e longo prazo.

      Eliminar
  14. Se calhar vou dizer uma heresia, mas os heróis quando ficam cansados deixam-se rodear de oportunistas...
    Pinto da Costa como é lógico já não tem o mesmo fulgor de outrora malgrado a Nandinha (e passe a piada), e na SAD é só gajos com ordenados chorudos, mais interessados na sua carteira que na pujança do clube!
    Acho que o FC PORTO nada faz para "crescer" internacionalmente, e sobretudo nos "Palop's", na América do Sul e até mesmo aqui na Europa...
    Os gajos da SAD se ganhassem por objectivos, outro galo cantaria...
    Mas isto sou eu a falar e se calhar estou a dizer barbaridades...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falas de barriga cheia!
      Se um dia tiveres de fazer uma travessia do deserto, durante 19 anos, a ganhar DUAS Taças de Portugal, talvez saibas dar o verdadeiro valor a estes "miseráveis oportunistas".

      Eliminar