segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sagrada Família

Parco em intervenientes - jogadores, árbitros (de baliza e "bandeirinhas"), treinadores, dirigentes (que depositam cheques em contas, que têm as contas em cheque, e os outros), adeptos (com distribuidores de calduços e lançadores de pirotecnia incluídos), tratadores de relva, agentes, empresários e tutores - o futebol começa (e ainda bem!) a absorver lentamente a figura do "familiar".

Vanguardista como já nos habituou, o Porto já teve contacto prematuro com este novo elemento, na pessoa do famoso "pai do Diego". Mais recentemente surgiu o "pai do Iturbe", antes ainda da entrada em cena do "pai do Bernard", ao qual se seguiu, claro está, a "mãe do Bernard".

Oh mister, se o Martim não joga, vamos para os jornais!

Pelo meio sabe-se também que a "família do Bruma", tem sido ameaçada por elementos (oficiais ou não) do SCP; normalmente, teria alguma dificuldade em acreditar numa "notícia" como esta, mas se veio no Borreio de Manhã, tem de ser verdade. O impagável Bruno de Carvalho está determinado em demarcar-se da anterior direcção do SCP, e ao invés de apostar nos depósitos em conta, opta claramente pelas "cobranças coercivas" - os adeptos, esses, devem estar satisfeitíssimos por terem preferido o filho do pai do Bruno de Carvalho ao sobrinho-neto do Peyroteo.

Para que não se pense que isto é coisa restrita apenas a relações de sangue, a "mulher do Atsu" achou que também tinha direito de manifestar-se (no Borreio de Manhã, claro está), indignadíssima que está por não poder mudar-se já para Lisb... Liverpool; o seu esposo, qual Kunta Kinte dos tempos modernos, vive oprimido pelo Porto, que o obriga, imagine-se!, a treinar arduamente com outros jogadores, sob o estalo do contrato, em troca de uma ridícula e insultuosa fracção de vários milhões de euros - ela chama-lhe máfia, mas isto é claramente um caso de esclavagismo.

Por outro lado, o ex-Tácuara (agora apenas Cárdozo), foi impedido de treinar e de entrar nas instalações do Бehфицa. Nenhum familiar se manifestou até agora, nem qualquer referência à situação pode ser encontrada no Borreio de Manhã, pelo que deve ser mentira ou então há interesse em manter a coisa em família, como uma ... cosa nostra.

13 comentários:

  1. A minha família inicial para 2013/2014 é em 4-4-2:

    Helton, Danilo, Ota, Mangala e Alex;
    Fernando, Lucho, Defour e Quintero;
    Varela e Jackson:-)

    Caso ninguém saia obviamente.

    E devido às lesões e suspensões durante a época, que muitas vezes deixam jogadores chave de fora de jogos importantes, juntando-se ao mercado de janeiro, fosse eu o Paulo Fonseca, ficava com os 29 jogadores do plantel.
    Não sei se isto é possível...

    ResponderEliminar
  2. Fantástico, caro Filipe!

    Admirável sagacidade e perspicácia.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  3. belissimo e divertido post hoje...parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Só mesmo para elogiar o texto.
    Pertinente, irónico e assertivo q.b.. Está aqui toda a natureza do futebol moderno: o espírito de família (qual Saúl Ricardo...).

    ResponderEliminar
  5. "a "mulher do Atsu" achou que também tinha direito de manifestar-se (no Borreio de Manhã, claro está)"

    Manifestou-se mas não foi no correio da manhã! O Correio da Manhã foi quem difundiu a notícia, mas podia ter sido o Diário de Notícias da Madeira que era igual. Vamos tentar não ser facciosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Facciosos ? O Atsu veio desmentir tudo, a mulher dele não falou nada de nada. O Correio da Manhã primeiro disse no seu site que encontrou a informação num Twitter, mas como ninguém encontrava tal Twitter disseram que era de um jornal ganês, o GhanaSport acho. Porém, se fores ao site deste jornal, não encontras lá nada.

      Eliminar
    2. Sim, eu sei que as declarações não foram prestadas directamente ao dito pasquim, mas foi o único que deu eco às mesmas (na primeira página) - usar o "ghanasoccer" como fonte ou inventar a notícia é quase a mesma coisa.

      Eliminar
    3. Eu vi mais jornais a dar a notícia. E ao anónimo, tweets podem-se apagar que foi o caso.

      E não estou a defender nem o correio da manhã nem a mulher. Se eu fosse da SAD falaria com o Atsu para calar a mulher (apesar de a liberdade de expressão ser um direito consagrado na Constituição, a difamação não).

      Eliminar
  6. Realmente... "Sagrada Família"?!

    Bem Filipe, acho que vou deixar de ser religioso para passar a ser "Reflexista"...

    Bom post!

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde,
    ainda há quem acredite no Pai Natal (ou então é como alguns chifrudos que acreditam em contos do vigário). Achar que um pasquim como CM só transmitiu a noticia é mesmo anedótico, ou então deve ser do calor ou dos copos da saída da noite.


    ResponderEliminar
  8. Concordo com a constituição avançada pelo RBN.
    Acho que o plantel está mais vocacionado para jogar com quatro médios.
    Se jogarem três, Lucho entraria pela direita onde jogava preferencialmente quando foi inicialmente contratado e de onde marcava muitos e bonitos golos e o Quintero pela esquerda...Defour merece um lugar e assim, quatro médios será o ideal, com entradas de Lucho e Quintero no apoio directo à finalização.
    Uma coisa asssim deste tipo:
    Fernando; Defour; Lucho e Quintero com Defour a fazer o eixo dos restantes dois e a poder apoiar no imediato Fernando, que actuaria imperialmente na frente da defesa.Fernando actuaria como um terceiro central um pouco mais avançado.
    Na frente, Jackson e Varela, ou Jackson e Ghilas, ou Jackson e Iturbe e por aí fora, alternativas não faltam...

    ResponderEliminar
  9. Verdade ou não, esta é a minha verdade:
    na quarta vi às 9 da manhã a capa do Correio da manhã com o título No FC Porto é só mafiosos" a "pontuar" a manchete do dia que era o funeral de Fernando martins e a ida de Pinto da Costa ao funeral. Curioso, fui ao site ler a noticia. Dizia que a fonte era o ghanascoccer. Fui lá - e atenção - eram 10 da manhã: NADA. Em lado nenhum do site. Entretanto, a noticia surgiu por todo o lado, já tinha colegas lamps a mandar a boquinha e tal, e pelo que via, onde aparecia, ora citava o ghanasoccer, ora o correio da manhã. à tarde, já era o Record - atenção, o Record - que comunicava a noticia mais a info que no site já tinha sido retirada a "entrevista", dada, e isto era novo, na segunda-feira.

    RESUMINDO: A ENTREVISTA DE SEGUNDA-FEIRA, QUE O CM DESCOBRIU NA TERÇA À NOITE PARA SAIR NA QUARTA DE MANHÃ QUE JÁ NÃO EXISTIA NA QUARTA DE MANHÃ.

    Aplauso ao departamento de comunicação do FCPorto, foram mesmo, mesmo muito rápidos.
    E não acredito no pai Natal, não.

    ResponderEliminar
  10. Como foi possível não se ter feito uma referencia ao grandioso Washington Alves???????

    Miguel Amado

    ResponderEliminar