No jogo do tudo ou nada a Selecção voltou a falhar em toda a linha. Valeu o golo salvador de Silvestre Varela para levar a decisão para o último jogo. Mesmo assim o apuramento só será possível com uma vitória por 5 golos sem resposta ao Gana.
Mais um jogo com substituições forçadas por lesões na equipa lusa, o que demonstra bem o estado físico da maioria dos atletas. A época nos clubes foi desgastante mas só o caso de Cristiano Ronaldo serve de atenuante para Paulo Bento. Todos os outros foram escolhas que muito espantaram quem esteve atento à convocatória e ao trajecto de vários jogadores nos últimos meses.
Em 19 de Maio, o José Correia chamou a atenção, aqui, para essa situação:
“Nani. De 07-12-2013 até agora participou em três jogos (!!) do Manchester United, num total de 134 minutos! (…)
Vieirinha. Sofreu uma lesão gravíssima em 24-09-2013 e só regressou aos relvados quase sete meses depois, no dia 12-04-2014. (…)
Éder. Teve várias lesões ao longo da época e, de 07-12-2013 até agora, participou em cinco jogos do SC Braga, num total de 246 minutos. (…)
Hélder Postiga. Transferido para a Lazio em Janeiro, participou em cinco jogos da equipa de Roma, num total de 139 minutos e zero golos marcados! (…)
Se a escolha já estava feita (de acordo com um “critério técnico-tático”…), independentemente dos jogadores estarem em boa forma ou não, aliás, independentemente dos jogadores terem sequer jogado regularmente pelos seus clubes nos últimos seis meses, porquê tanto show-off?”
Na altura, a convocatória não estranhou à imprensa lusa, mais preocupada em relatar a "histeria brasileira com a chegada do melhor do mundo". Agora as coisas vão começar a fazer sentido.
Do grupo acima referido, o Nani esteve muito bem a espaços, pelo golo que marcou, pela bola no poste e por ter sido dos poucos que não mostrou medo em tentar o remate à baliza americana. No entanto também fez passes errados e deixou Jones rematar para um grande golo. Vieirinha nem calça pelo que não vamos chegar a saber em que condição física está. Éder é pouco experiente e nada útil no estilo de jogo desta equipa, dado que precisa de vir atrás buscar bolas e de saber jogar de costas para a baliza. Hélder Postiga nem 15 minutos aguentou! A Selecção está presa por arames.
É quase caricato que William Carvalho não seja o titular na sua posição. Apesar de um ou outro erro fez uma óptima e esclarecida exibição no meio da hecatombe. E Ricardo Costa, titular forçado pelo castigo a Pepe, fez também ele uma excelente exibição. Mas lá está: os titulares há muito que estavam definidos, ainda que por um “critério técnico-táctico” de difícil explicação.
O presidente da FPF cometeu um erro enorme ao renovar com Paulo Bento antes do Mundial. Tudo correu mal, desde o planeamento das estadias à escolha dos jogadores. No final o seleccionador terá de ser responsabilizado.
Quanto ao slogan jornalístico luso deste mundial, esse será "E Tudo o Bento levou"...
Não nos esqueçamos quem foram os bodes expiatórios na Coreia/Japão... Para já não falar há 4 anos na África do Sul onde passar aos oitavos de final num grupo onde estavam Brasil e Costa do Marfim e ter sido eliminado pela futura campeã com um golo irregular, não chegou para segurar o seleccionador.
ResponderEliminaro problema do Queiroz não foi o resultado em si. Foi ter perdido mão no grupo (e há jogadores que como é lógico não lhe é permitido abdicar).
EliminarO p. bento acho que conseguiu manter o grupo unido até aqui (com escolhas mais ou menos consensuais). Mas depois do que se passou neste mundial acho que não tem condições para continuar. Pelos mesmos motivos do queiroz. E não é o facto de eventualmente passar de grupo que irá mudar isso.
Só a convocatória já devia dar despedimento com justa causa... Acho que nunca tinha visto o Eder jogar - se um jogador daqueles chega 'a seleccao, a coisa ainda está pior do que eu pensava. O maior problema do Bento, chama-se Ronaldo; se nao está em condicoes de jogar, nao joga.
ResponderEliminarNão é necessário ganhar por 5-0. Primeiro é preciso que os USA percam, depois só é preciso marcar a diferença entre 5 e os golos que os USA sofreram. Por exemplo, 3-0 e 2-0 chegam. Ou até 2-0 e 3-1 (porque Portugal fica com mais golos marcados). Ou 2-0 e 2-0 e moeda ao ar.
ResponderEliminarSim, eu sei. Temos 5 golos de atraso e eles tanto podem acontecer no nosso jogo como no dos Estados Unidos. Obrigado pela nota.
EliminarPara isso é preciso ganhar ao Gana. E logicamente que isso não acontecerá, se bem que o facto de Patrício não jogar e o André Almeida estar lesionado possa ajudar-nos. Só faltava mesmo o Paulo Bento ser treinador do Gana e aí era goleada.
EliminarLol
Eliminar"Mesmo assim o apuramento só será possível com uma vitória por 5 golos sem resposta ao Gana"
ResponderEliminar- Não são precisos 5, depende sempre do resultado que os alemães conseguirem com os EUA. Mas se não for por 5 será por 3 ou 4 o que vai dar ao mesmo. Acho que o principal responsável é naturalmente P.Bento, a convocatória é quase um insulto à nossa inteligência. Teimosias, embirrações e falta de competência.
Mas também não podemos descupabilizar os, alguns, jogadores. Basta ler hoje as declarações de Ronaldo que diz que nunca acreditou e que não temos qualidade. Então a Costa Rica tem? O Uruguai, o Chile e outros tantos que dão tudo o que têm em campo até à exaustão. Não há espirito, não há garra por representar o pais, apenas vaidades pessoais para estrear penteados novos em cada jogo.
Já nem me lembrava dos penteados! - que vergonha, que parolada! Nunca vi o Xavi ou o Iniesta fazerem essas figurinhas, nem quando ganhavam, nem agora que perdem.
EliminarTipico neste Portugal mediocre onde é bem mais importante manterem-se os incompetentes do que os bem-sucedidos, é perfeitamente natural que bento tenha renovado contrato antes dos resultados apresentados neste Mundial...
ResponderEliminarE de certeza absoluta que na solidariedade miseravel da ineficácia, Fernando Gomes venha palrar o seu apoio "incondicional" ao seleccionador, que é como quem diz que tudo está bem, e siga a marinha...
Apesar de incorporar o melhor jogador do Mundo, esta selecção foi a pior desde que me lembro de ver jogar futebol!!!!
E como disse o Filipe Sousa, Éder é jogador de futebol??????????
Antes:
ResponderEliminarConfesso que esperava o pior da equipa portuguesa para este jogo com os USA ; segundo a minha escala, a nossa selecção teve uma das piores notas em termos exibicionais no quadro das rondas já efectuadas deste campeonato mundial. Tinha sido tudo muito mau no primeiro embate. A arbitragem do jogo com a Alemanha não foi boa, mas pusemo-nos a jeito.
Quanto ao lançamento do jogo com os USA, Paulo Bento deu o mote: este jogo é para homens. A questão era saber se a equipa tinha jeito e potência para lixar a América. Uma equipa murcha nem chega a entrar no jogo, a maior parte das vezes. Estava expectante, poucos minutos antes do encontro arrancar! Na TV um apaixonado recomendava que a equipa tinha de ser humilde. Por mim, detesto a humildade. Prefiro que seja profissional, competente e ambiciosa. A morrer que se morra de pé, como declamava a nossa actriz Amélia Rey Colaço. Nunca de gatas, como aconteceu no nosso jogo inaugural.
Durante:
ResponderEliminarNo fecho do primeiro tempo, a equipa de todos nós (?) portou-se como tal: um conjunto bravo de guerreiros com todos os predicados anunciados e nunca demonstrados; faltou habilidade e força, mas um golo caído do céu ajudou. A equipa parecia muito fatigada: não se entende como Bruno Alves jogue em tais condições físicas. Caem ao mínimo choque, aleijam-se e vão para a enfermaria. Os que ficam, arrastam-se penosamente. Moutinho vagueia no meio campo, devagar, devagarinho. Não jogam, passeiam porque não conseguem mais. André Gomes arrasta-se com uma cárie na perna e manteve-se heroicamente a assistir às galopadas pela ala direita do ataque dos USA. O seleccionador cochichava com o adjunto, também ele impotente pata além da retórica. Não dá para perceber. Ou dá?
Depois do intervalo, aconteceu mais do mesmo. Uma equipa despedaçada, mal composta e conduzida. Aconteceu o inevitável. Não tivemos capacidade de aproveitar o milagre da chegada ao golo. A entrada de William Carvalho não resolveu coisa nenhuma. Sofreemos os dois golos no segundo tempo. Quando sai da sua zona de conforto que lhe permite rodar a bola sem risco, perdeu-se e apresentou-se frágil no momento das transições defensivas. Beto foi mal batido no golo. O resto foi a hecatombe que não soubemos controlar. Evitámos a derrota com um golo do patinho feio. E foi assim que se passou. Uma palavra de apreço para outro mal-amado, Ricardo Costa, que deu tudo e esteve muito bem. Este não caiu de gatas!
Beto foi mal batido em qual golo?
EliminarDepois:
ResponderEliminarEsgotaram-se os 90 minutos: a equipa vai regressar a Portugal. Ainda bem. Seria uma tragédia manter esta equipa tão esgotada no mundial. A equipa colapsou. O melhor do mundo tem uma força na equipa muito superior ao benefício que lhe empresta. PB ficou definitivamente refém, desde o duelo com a Suécia em que CR7 foi enorme e lhe valeu a bola de ouro. A partir daí, o seleccionador constituiu-se como mandante deste estado de sítio. Por vontade ou submissão, não interessa. Embora, pareça firme nas suas convicções, perdeu força e não vejo como possa liderar a mudança. António Oliveira foi escorraçado e Carlos Queirós foi batido por Knock out e despedido. A FPF é um labirinto em que os compromissos não permitirão uma saída limpa. A porcaria vai continuar.
Concordo com o nível da exibição do William Carvalho...
ResponderEliminarEle em campo revolucionou por completo o meio campo nacional.
Entrou qd estrou estávamos a ganhar e só não perdemos por causa de um milagre aos 95'
Melhor do que ele apenas o gato que mancava do lado esquerdo e de quem os gajos da rtp conseguiram dizer que estava a fazer uma exibição interessante...
Foi mesmo isso que o gajo disse... INTERESSANTE !
Mas estavam à espera de quê?
ResponderEliminarSe há um grupo de 15 que têm lugar cativo e depois, levam-se mais meia dúzia para compro o ramalhete. E não interessa se estão rotos, se estão mancos, vão sempre os mesmos.
Eh pá, o grupo excursionista começou por se concentrar em Lisboa, depois foram até Óbidos à praia Del Rey, daí foram a Boston, deram um salto a Nova York às compras e com o Mundial já em andamento aterraram em Campinas.. treinar, trabalhar, malhar... naaaa que ideia. Não é preciso.
!!!!!!
Ontem, na SICN, A. Oliveira finalmente abriu o livro e falou na panela que existe na Selecção que é comandada por um tal de Godinho, que manda mais que o próprio Fernando Gomes, Presidente da FPF em trânisto para um tacho na UEFA...
Segundo A. Oliveira esse tal de Godinho é que faz as convocatórios, escolhe as funcionárias, os hóteis, as viagens, a ementa, o corpo médico... tudo!!!
O Fernando Gomes, é apernas um corta fitas, um boneco, um pau mandado, uma espécie de Cavaco Silva. Só por aqui já se vê...
E, claro, agora, durante uns dias todos vão pôr o dedo na ferida, todos vão criticar... mas, daqui a pouco, tudo passa ao esquecimento e em Setembro o PB, o Humberto Coelho, o JVP Carne Seca, o Hermenegildo Loureiro, e o tal de Godinho lá vão continuar como se nada tivesse acontecido, a mamar na teta da vaca... e alguns deles, depois, ainda vão ser condecorados no 10 de Junho !!!
ResponderEliminarResultado perfeitamente normal e só peca por escasso da parte do EUA.
ResponderEliminarCom a selecção de coxos do Paulo Bento não se pode esperar mais...
Quando Adrien, Danny, Tiago, Antunes, Rolando ficam fora dos convocados (e do 11 a maioria) e vão aquele monte de coxos ao Brasil, seria muito dificil fazer melhor...
Raul Meireles é uma vergonha...
Patrício sucumbiu à pressão o que também é normal...
Aquele André Almeida nem no Raja Casablanca tem lugar...
Meter o Bruno Alves naquelas condições a jogar é vergonhoso
William Carvalho no banco com Miguel Veloso a jogar...
Os 3 Avançados que foram ao Mundial, juntos não fazem 1.
E já para não falar do Moutinho que anda ali perdido sem saber o que fazer.