quinta-feira, 19 de novembro de 2015

E o maior é…

Pelos vistos, no “campeonato do facebook”, o FC Porto é o clube português que tem mais seguidores.

Os três grandes no facebook (fonte: O JOGO, 19-11-2015)

Os três grandes no facebook (fonte: capa de O JOGO, 19-11-2015)

Os três grandes no facebook (fonte: O JOGO, 19-11-2015)

Mas, mais importante que ser o maior (em número de sócios, número de adeptos, número de seguidores no facebook, …), interessa ser o MELHOR. E nesse aspecto há poucas dúvidas, os resultados (a nível interno e externo) falam por si.

5 comentários:

  1. Não há aqui qualquer novidade. Somente o será para alguns portistas mais desatentos.

    Quanto ao resto do país desportivo, é uma realidade que não lhes interessa "oficializar". O que há interesse em difundir, propagandear, transformar mentiras em verdade, são os "6 e 14M" de uns, e os "3,5M" de outros.

    Há vários anos que o F. C. Porto é o Clube português com mais seguidores internacionais. Quem ganha internacionalmente e habitualmente disputa a Champions é quem tem impacto e é mediatizado a nível global.

    E desde 4 de Maio passado que, de forma consistente e constante, é o Clube português com mais seguidores na sua totalidade.

    Quanto à % de seguidores nacionais, é simples, temos 27,7% contra 47,7 de uns e 24,6 de outros.

    A realidade de adeptos dos 3 grandes é bem diferente daquela que é constantemente propagandeada pela comunicação social portuguesa, que, por sua vez, curiosamente, tem 95% origem da Capital.

    Mas em Portugal é assim que funciona. O status-quo de décadas e décadas tem que ser mantido a todo o custo.

    Se a realidade se vai alterando com o tempo e se torna diferente do que se pretende como verdadeiro, então há que, pelo menos, fazer crer, através da comunicação social, que essa nova realidade não existe e que a anterior, aquela que se deseja, se mantém.

    Por mais que Lisboa/benfica/sporting lutem para esconder a dimensão que a nova realidade começa a ter, as mudanças geracionais estão aí, e a pirâmide etária (dos adeptos) já começa a dar de si, e a inverter aos poucos a nosso favor, mesmo estando ainda muito longe do máximo de inversão.

    ResponderEliminar
  2. Nos 14 Milhões e meio tão divulgado pelos Arcanjos está metido um zero a mais...Portanto, levando a peito estes resultados, o Jesus apenas "terá que pagar" ou o Benfica pedir a Jesus, 1,4 Milhões de Indemnização...E o Porto, deverá ponderar sériamente, num mais adequado valor a exigir numa qualquer situação de futuro conflito.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a análise do Rogério.

    Acrescento apenas que apesar de ainda manter a sua quota parte de poder, a tradicional TV e imprensa centralista lisboeta perdeu na última década o monopólio da informação, quer para canais temáticos e regionais, quer principalmente para a Internet, o verdadeiro motor do conhecimento dos tempos modernos. E este facto constituiu a machadada final na clássica bipolarização da informação entre Benfica e Sporting.

    E na Internet, livre das amarras tendenciosas da imprensa lisboeta, a marca Porto, como equipa de sucesso, obviamente tem enorme margem de implantação nacional e internacional.

    Caso retomemos o caminho das vitórias das últimas 2/3 décadas, não será de estranhar que, daqui a cerca de 20 anos, o número de adeptos entre FCP e slb esteja equilibrado em Portugal, fruto das novas gerações adeptas de clubes vencedores, e monopolizado por nós internacionalmente.

    ResponderEliminar
  4. «O presidente do Sporting fez, no canal do clube, simpáticas considerações sobre a capa d"O JOGO de ontem, que referia a distribuição geográfica dos seguidores de Benfica, FC Porto e Sporting na maior rede social do mundo (o Facebook) e do particular agrado de Bruno de Carvalho. Ficou por explicar porque é que fazer um trabalho sobre isso será "ridículo", a não ser que alteremos o significado da palavra "ridículo" no dicionário para "aquilo que o Bruno quiser".»
    José Manuel Ribeiro
    O JOGO, 20-11-2015

    ResponderEliminar