quinta-feira, 3 de julho de 2008

Budapeste


Já ouviram falar dos 14 milhões de adeptos do SLB? Alguém, por brincadeira certamente, enfiou na minha caixa do correio, há já algum tempo, uma folha de uma revista (creio que da Nova Gente?) que traz a decomposição dos 14 milhões de benfiquistas espalhados por esse mundo fora. A fonte do estudo: Vox Pop, com a colaboração do INE e da Secretaria de Estado das Comunidades.

Como tenho a certeza que o INE e a Sec-Estado estarão muito interessadas em participar num estudo análogo relativamente ao FCP, pois o nosso clube tem tido ganhos sustentados de notoriedade, muito particularmente fora do nosso cantinho plantado à beira-mar em que manda e comanda a "firma" monopolista SLB&Associados, aproveito para dar conta que na minha visita a Budapeste, o guia que comunicava connosco em espanhol, quando nos mostrava o complexo desportivo com o nome de Ferenc Puskas, me disse, sem que nada lhe tivesse perguntado, que o FCP era um clube que gozava de muito prestígio na Hungria e que era fã do FCP e da cidade do Porto, que já tinha visitado. Não me admirei e confirmei-lhe que o FCP é muito grande, mas muito menorizado em Portugal, em função do mega centralismo dominante e da asfixiante influência do SLB nos media.


Calcorreando a cidade, e atravessando a avenida Andrassi, que é uma das mais importantes de Budapeste, deparei, com surpresa e espanto, um rapaz todo equipado à FCP. Filmei, tirámos fotografias (uma das quais escolhi para fazer parte desta crónica), dissemos umas graças, mas o dragão húngaro, que pouco falava inglês, apenas repetia, apontando para o emblema: “simply the best”. Tentamos trocar mais impressões, mas pouco mais conseguimos que um sorriso tímido de alguém feliz pelo reconhecimento.

No estudo acima sobre o SLB não constava que tivesse adeptos na Hungria. A fazer fé no que vi e ouvi, deve haver bastantes húngaros que conhecem o FCP e alguns bem mais do que isso. Obviamente que não vou tomar a nuvem por Juno, mas perante tanta perseguição e condenação ao FCP, visando esvaziar sistematicamente os nossos méritos e sucessos, é reconfortante rever que do Estrangeiro vêm outros sinais. A ideia sempre expressa pela opinião publicada que somos um clube regionalista, entrincheirado nas nossas fronteiras, que conhecemos pela designação de Grande Porto, especialistas na teoria da conspiração e que faz do jogo da bola um jogo de guerra, não tem expressão além fronteiras, junto dos que gostam de futebol.

Tinha-me corrido mal o dia em Budapeste: furtaram-me 10.000 Florints, paguei uma multa de 18.000 Florints e numa viagem de táxi o motorista não foi de modas e levou-me 4.500 Florints. Estava pior que estragado. Senti-me recompensado pelo moço portista cujo nome me soou indecifrável e que muito vaidoso vestia a nossa camisola, cheio de uma contida satisfação pela “festa” que lhe fizemos. Esqueci os maus momentos e fiz as pazes com Budapeste.

19 comentários:

  1. Eu vivo na Bélgica há uns bons vinte anos e o Benfas é pouco mais que um desconhecido para a GRANDE maioroa das pessoas daqui, com excepção dos septuagenários (que ainda ligam à bola) e seus antepassados...
    Quanto ao Porto, quem não o conhece também não conhece o Real de Madrid ou o Manchester.

    ResponderEliminar
  2. 14 milhões de adeptos?!!

    Foi feito um estudo com a colaboração do INE e da Secretaria de Estado das Comunidades?!!!

    A propaganda encarnada está cada vez melhor...

    ResponderEliminar
  3. Pois eu também em algumas viagens turisticas tenho constatado que o FCP é bem conhecido, e reconhecido, por esse mundo fora, pelos naturais dos respectivos países. Mas entre os emigrantes das primeiras gerações, sem duvida que a primazia continua a pertencer ao SLB e por uma questão óbvia: estão agarrados à comunicação social portuguesa e assim se manteem completamente intoxicados!!!
    A título de exemplo vou descrever apenas dois curtos dialogos dos muitos que já tive com "naturais" de diversos países:
    - Em Montreal, Canadá:
    - Espanhol?
    - Não, português.
    - Ah.... FCP !!! Gosto muito. Vejo alguns resumos dos jogos... ( e ficou feliz quando lhe mostrei o meu cartão de sócio passando a bombardear-me com perguntas...)
    - Em Bergen, Noruega:
    - Espanhol?
    - Não portugues.
    - Lisboa?
    - Não, Porto.
    - Ahhhhhhh!!! Mourinho!!! FCporto!!! (note-se q este dialogo foi há um ano e Mourinho já era há muito treinador do Chelsea)
    Mas essa do estudo feito pelo Estado... enfim... sempre mais do mesmo!...
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar
  4. PARA RIR:
    "Adeptos do SLB à escala mundial

    Litoral Norte 716.750
    Grande Porto 410.640
    Interior Norte 219.440
    Litoral Cento 1.011.840
    Grande Lisboa 1.637.620
    Sul 611.940
    Madeira 94.340
    Açores 48.750
    Total Portugal 4.751.320

    Moçambique 3.803.123
    Angola 2.784.202
    USA 592.313
    Canadá 506.270
    França 396.708
    Brasil 352.100
    Venezuela 201.200
    Reino Unido 125.847
    Indochina 116.790
    China 76.168
    Alemanha 66.710
    Espanha 28.200
    Austrália 15.940
    Suiça e Áustria 8.559
    Caraíbas 5.699
    Itália 4.266
    Escandinávia 2.096
    Índia 699
    Resto Mundo 9.086.890

    Portugal + Resto do Mundo 13.838.210

    Estudo realizado pela Vox Pop, com a colaboração do INE e da Sec. de Estado das Comunidades"

    ResponderEliminar
  5. Budapeste tem outra coisa a recomendá-la: foi lá que nasceu o grande Béla Guttmann, talvez o maior artífice dessa popularidade do Benfica nos lares da 3ª idade por esse mundo fora, e o autor da frase que ainda hoje persegue o mundo lampiónico: "Sem mim a treiná-los, ESTES TIPOS nem daqui a cem anos voltam a ser campeões europeus!" : -)

    ResponderEliminar
  6. Se alguém conseguir explicar-me como é q o slb tem adeptos num país q não existe nem nunca existiu como tal ("Indochina"), agradecia.

    Ainda por cima com nrs muito precisos: 116790. LOOOOOOOOOOOL

    ResponderEliminar
  7. Se este estudo e respectivos patrocionadores, ou seja todos nós através do Estado Portugues, for verdadeiro, e eu espero sinceramente que se trate apenas de uma brincadeira, então talvez se possa encontrar aí a justificação para os rios de dinheiro gasto pela PJ e PGR nas insvetigações e processos contra o FCPorto!...

    ResponderEliminar
  8. Nuno, podes dar mais informação, nomeadamente a ficha técnica deste pseudo estudo realizado pela Vox Pop, com a colaboração do INE e da Sec. de Estado das Comunidades?

    ResponderEliminar
  9. Aqui há tempos, li que o Flamengo do Brasil tem perto de 50 milhões de adeptos. Dá vontade de rir, não dá ? Como se o ter mais significasse ser melhor. Ah, e não tiveram que pagar ao Guiness para o título de maior m...do mundo !

    ResponderEliminar
  10. José Correia, por acaso a Indochina é o actual Vietname. Suponho que os adeptos lampiões serão filhos dos marines americanos descendentes dos açorianos. Só que eles eram do sta Clara...

    ResponderEliminar
  11. Desculpem, José Rodrigues e não José Correia. Ho Chi Min disse: SLB ! ( Só Libertamos Bencedores ). Daí a confusão. Ficaram lá todos.

    ResponderEliminar
  12. Caro Alexandre, nem preciso recordar que Bella Gutmann treinou o FCP antes do sport lisboa. Não se sabe bem porque nos trocou pelo galinheiro, mas suspeito ( dada a época ) que foi qualquer coisa parecida com o Eusébio. Fado ( Amália ), Futebol (sport lisboa ) e Fátima. Para impressionar Franco e o Vaticano ! Voto na Amália.

    ResponderEliminar
  13. Bom, se querem saber, o mais impressionante é o nº de lampiões na China: 76.168. Acho que passei por essa aldeia. Entretanto, devem ser feitas cerca de mais mil milhões de camisolas do FCP na China que as do sport lisboa ( que acho que já traz gaivotas em vez de águias ). A China tem 1,3 biliões de habitantes.

    ResponderEliminar
  14. Os benfiquistas da Indochina devem ser os restos do Khmer Rouge fo Cambodja! :-)

    ResponderEliminar
  15. A Indochina era uma colónia francesa que incluia mais ou menos os países actuais do Vietname, Camboja e Laos.

    Nunca foi um país e já não existe há 50 anos (desde q os franceses de lá saíram).

    Mas fica muito bem aparecer numa lista de adeptos do slb, e por duas razões:

    1)o clube também parou no tempo aqui há uns 50 anos.

    2)a menção de uma colónia (neste caso francesa) demonstra a mentalidade de capital do império ainda vigente na Luz

    ResponderEliminar
  16. "Bom, se querem saber, o mais impressionante é o nº de lampiões na China: 76.168. Acho que passei por essa aldeia."

    Aldeia?!
    E os 699 na India?!!! LOL

    ResponderEliminar
  17. É verdade: não tinha reparado na India! E esqueceram-se daqueles índios da Amazónia que dispararam flechas contra os helicópteros que os sobrevoaram. Era capaz de jurar que tinham camisolas do sport lisboa !

    ResponderEliminar
  18. É verdade: não tinha reparado na India! E esqueceram-se daqueles índios da Amazónia que dispararam flechas contra os helicópteros que os sobrevoaram. Era capaz de jurar que tinham camisolas do sport lisboa !

    ResponderEliminar