quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sorteio da fase de grupos da LC

Teremos amanhã o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões em que, pelo segundo ano consecutivo, o FCP será cabeça-de-série.

Em princípio isso aumenta a probabilidade do FCP se apurar para os 1/8s de final, evitando logo à partida que clubes como Bayern, Barcelona, Real Madrid, Man Utd, e Chelsea estejam no nosso grupo. Duvido muito que no ano passado tivéssemos passado se para além de PSG tivéssemos também uma dessas equipas no nosso grupo...

Não deixa no entanto de haver ossos muito duros de roer nos outros «potes». Ainda faltam os jogos de logo, mas os potes estão praticamente definidos; nas seguintes contas vou presumir que R. Sociedad elimina o Lyon (que em efeito dominó «eleva» a Juventus do pote 3 para o pote 2, e o B. Leverkusen do pote 4 para o pote 3). Penso que teoricamente falando o pior grupo possível que poderíamos ter seria o seguinte:

Pote 2 - Juventus ou PSG
Pote 3 - B. Dortmund (e em menor medida Zenit ou Man City)
Pote 4 - Nápoles (e em muito menor medida, R. Sociedad)

No campo oposto, mesmo não havendo equipas «fáceis» o grupo mais acessível poderia ser:

Pote 2 - Schalke
Pote 3 - Basileia
Pote 4 - Austria Viena ou Viktoria Plzen (mas com a excepção do Napóles, parecem-me todos mais ou menos ao mesmo nível)

As restantes equipas que podemos apanhar (e que considero estarem algures no meio) são as seguintes, salvo alguma surpresa logo à noite:

Pote 2: A. Madrid, Milan, S. Donetsk, Marselha, CSKA Moscovo
Pote 3: Ajax, Olympiakos, Galatasaray e B. Leverkusen
Pote 4: Copenhaga, Anderlecht, S. Bucareste e Celtic/Shatkyor

Termino por constatar um facto que pesquisei e que sublinha a dificuldade em irmos longe na LC: nos últimos 5 anos, as 20 presenças nas 1/2s finais (5 x 4) foram sempre preenchidas por equipas do top20 europeu em poderio financeiro (o FCP está mais para baixo, certamente algures entre a 20a e a 50a posição, havendo no entanto aí muitas equipas que não vão à LC): e em 80% dos casos essas presenças foram preenchidas por equipas do top10 (e se não foi mais que 80%, foi em boa parte porque jogaram entre si antes das 1/2s finais).

Acho muito bem que tenhamos fé e acreditemos que é possível ir longe - afinal de contas, essa relação de forças não é diferente da situação em 03/04, quando nos sagrámos campeões europeus, e nem sequer éramos cabeças-de-série no sorteio... - mas há que ter expectativas/exigências razoáveis.

No que me diz respeito, à partida tenho a expectativa mínima de passar a fase de grupos (mas compreendia que não fosse o caso se apanhássemos o grupo mais difícil acima mencionado), e depois logo se vê em função do adversário e do momento da equipa/plantel... mas era bom que passados 5 anos desde a última presença nos 1/4s final voltássemos (pelo menos) a marcar lá presença.

30 comentários:

  1. Só um louco ou um bronco é que pode dizer que uma equipa portuguesa lutará para ser campeã europeia nestes moldes!!!
    Ou então algum presidente de clube que para branquear maus resultados e calar maralha bruta, inclua uma clausula onde figure um prémio monetário a esse mesmo bronco treinador...
    Mas mais a sério, aquilo que eu EXIGO ao meu FC PORTO, é seriedade, entrega e combatividade nestes jogos que são a maior e melhor montra mundial do futebol. E quanto melhor jogarmos, melhor nos respeitarão. Claro que vencer não é impossivel, no futebol essa palavra não existe, mas que é muito, mas muito dificil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem, nao faltam portistas q falam como se praticamente tivessemos a obrigacao de ir sistematicamente aos 1/4s final, para nao dizer mais...

      Tudo depende do sorteio nos 18s, claro, mas em media e' de esperar q se apanhe bem melhor q um Malaga nuns 1/8s, dai' ser irrealista q em media facamos melhor do q ir aos 1/8s (mesmo q seja possivel ir mais longe, dependendo da sorte e das circumstancias). Se passarmos sempre a fase de grupos e formos aos 1/4s de 4 em 4 anos ja' me dou por muito contente.

      Dito isto, ha' q aproveitar o estatuto de cabeca-de-serie enquanto dura (q nao vai ser muito tempo...) para tentar ficar em 1o no grupo evitando assim as melhores equipas (ou quase todas as melhores equipas) nos 1/8s.

      No ano passado nao conseguimos isso, mas va' la' q tivemos sorte no sorteio - mas mesmo assim nao conseguimos tirar partido dela para vencer o Malaga (q era claramente acessivel).

      Eliminar
    2. Lembro que o Malaga esteve a 2 minutos de eliminar o Dortmund.
      Pareceu acessivel porque no jogo cá dominamos de forma clara mas construimos poucas oportunidades de golo.

      Saudações Portistas

      Paulo Almeida

      Eliminar
    3. Para o ano já vai ser difícil ficar onde estamos dado que um ano de 17 pontos deixa de contar e temos o miserável ano de 2011/2012 com 12 pontos a queimar. Isto mantém-se mais 4 anos, a não ser que tenhamos outras conquistas a curto prazo, o que não era nada mau. Se este ano chegássemos aos 1/4 de final talvez já compensasse.

      E parece inevitável ter os rivais lá de baixo a chatear o ano todo pois vai desaparecer o ano de 2008 em que só tiveram 4 pontos, contra 17 nossos. Como neste momento estamos com 2 pontos a mais na classificação geral, para ficarmos a frente teríamos de ter mais 11 que eles este ano. Vai ser sacana. Uma ida à taça uefa de quando em vez é bom para aumentar este ranking, não? Quando a ganhámos fizemos 31 e eles no ano passado fizeram 28 à conta dessa situação.

      p.s. - bem sei que a taça uefa não é aquele fixe, mas ajuda bastante nesta questão.

      Eliminar
    4. O Malaga pareceu acessivel porque *ERA* acessivel... indepentemente de nao ter feito ma' figura na eliminatoria contra o Dortmund.

      Carago, nem vou mais longe: nao foi so' por falta de motivacao (nao podendo jogar este ano na Europa) q o Malaga terminou o campeonato em 6o... a 9 pts da Real Sociedad, 21 (!!) do A. Madrid e a 43 (!!!!) do Barcelona.

      Alias, tiveram quase tantas derrotas como vitorias, e sofreram praticamente tantos golos quantos marcaram.

      Claro q tinham o seu valor... mas dificilmente apanhamos no futuro equipas menos fortes (ou mais fracas, como preferirem) nos 1/8s.

      Eliminar
    5. "Uma ida à taça uefa de quando em vez é bom para aumentar este ranking, não?"

      Claro q da' (se bem q como se viu ha' 2 anos nao ha' qq garantia de q consigamos fazer la' muitos pontos).

      E isto pq infelizmente o sistema de pontos continua injusto para quem passa a fase de grupos, muito embora ja' esteja melhor do q ha' uns anos (agora a LC da' mais pontos de bonus). Mais vale ficar em 3o no grupo e ganhar a LE, do q ir aos 1/4s final da LC.

      Logo por essa logica nao fazia mal de vez em quando ficar em 3o na fase de grupos. O problema como disse e' q isso esta' muito longe de garantir q se ganha a LE (ou se vai sequer 'a final), como ja' vimos.

      De qq forma, o nosso lugar "natural" nos sorteios da LC e' o 2o pote. Por la' temos andado quase sempre, e para la' vamos voltar em breve.

      O q ja' nao e' nada mau, pq a diferenca entre as equipas do 2o e 3o potes e' muito consideravel. Ficar no 3o pote e' meio-caminho-andado para uma equipa ser eliminada (ha' excepcoes mas sao isso mesmo, excepcoes).

      Eliminar
    6. Quando ganhámos a LE, há 2 anos amealhámos no total 31 pontos o que é mt acima da nossa média.

      Eliminar
    7. O Málaga tinha só o treinador do CIty, o defesa esquerdo do Arsenal, o novo central do City, o trinco do Mónaco, o médio centro do Real Madrid, o extremo da Fiorentina ou o avançado do Olympiakos.
      Eram todos fracos!

      Eliminar
  2. No Pote 2 eu consideraria juntamente com o PSG e Juventus, o Milan (caso este passe).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao sendo fácil, parece-me q o Milan está HOJE um patamar claramente abaixo desses dois.

      Alias, em relação à Juve nao será por acaso q terminaram o campeonato 15 pts atras deles (e nao me parece q tenham fechado o fosso competitivo nesta janela de transferencias).

      Eliminar
  3. A mim o Basileia assusta-me muito mais que um Ajax ou um Olimpiakos.

    Também considero o Schalke um adversário mais forte que o CSKA Moscovo (equipa que há bem pouco tempo goleamos).

    De resto, absolutamente de cordo com o conteúdo do artigo.

    ResponderEliminar
  4. É preferível apanhar o Schalke ao Marselha, Shakhtar ou CSKA!?

    Epá...

    ResponderEliminar
  5. Grupo "Contas por ajustar": FCPorto, Schalke, Manchester City e Anderlecht. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. larga lá o Arsenal da mão sff...

      Acho que mesmo que fosse o Sheffield United ou o Althincham prefira não os apanhar... raio parta os Ingleses.

      Eliminar
    2. Impossível apanhá-los (pelo menos na fase de grupos): o Arsenal esta' no mesmo pote q nós (cabeça-de-série).

      Eliminar
  6. Pote 2
    Equipas a evitar:
    - Juventus (dou de barato que o Olympique Lyon não vai conseguir superar a Real Sociedad na 2ª mão do play-off)
    - AC Milan (dou de barato que vai superar o PSV)
    - Paris Saint-Germain

    Equipas indesejáveis:
    - Shakhtar Donetsk
    - Atlético Madrid

    ----------

    Pote 3
    Equipas a evitar:
    - Borussia Dortmund
    - Manchester City

    Equipas indesejáveis:
    - Zenit St. Petersburg
    - Bayer Leverkusen

    ----------

    Pote 4
    Equipas a evitar:
    - Nápoles

    ResponderEliminar
  7. Se eu pudesse escolher os adversários do FC Porto, seriam:

    Pote 2
    Olympique Marseille

    Pote 3
    Ajax

    Pote 4
    Austria Viena

    ResponderEliminar
  8. Mas o que é verdadeiramente inacreditável, é a possibilidade de um clube, depois de saber quais são os seus adversários na fase de grupos, contratar jogadores dessas equipas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. isso sim é bem vdd!

      Mas quando tens o presidente da UEFA a dizer que é perfeitamente normal o RM dar 100M€ por Bale, não podemos estar à espera que esse mesmo idiota penso em corrigir este problema das janelas de transferências não é vdd?

      Eliminar
    2. De facto isso não faz sentido nenhum.

      Não vejo qualquer razão para a q janela de transferências (e inscrições na UEFA) não feche a 1 de Agosto. 2 meses e meio (desde o fim da época) dá tempo e mais q tempo para estudar e abordar o mercado.

      Mesmo em anos de mundial ou Euro (costumam jogar-se em Junho).

      Eliminar
    3. Eu até dou de barato até dia 15 de Agosto, que é +- quando os campeonatos começam todos.

      Mais que isso é completamente desprezível e concorrência desleal.

      Como o José Correia disse, imagine.se que apanhamos o Zenit e o PSG e eles decidem vir cá buscar o Fernando, Jackson Martinez e Mangala nos próximos dias... Isto seria o quê?

      Podíamos encaixar mais de 100€ mas certamente ficariamos muito mais fracos e essas equipas que tinham cá vindo largar os Milhões, mais que a pensar na própria equipa e na sua melhoria estavam a pensar na vertente estratégica no jogo e a enfraquecer um adversário, facilitando a sua própria passagem aos oitavos de final da competição...

      Se pensarmos assim, 120M€ para essas equipas são peanuts e pode comprar sucesso desportivo directo...

      Eliminar
  9. CSKA (alguma vez perdemos contra estes gajos?)
    Basileia
    Viktoria Plzen

    Fácil.

    ResponderEliminar
  10. Ao contrário do aqui expresso maioritariamente, preferia um grupo forte;
    o que nos tem acontecido é conseguirmos passar com alguma facilidade a fase de grupos (quando a passamos, dah ) e depois badabum... Mais uma razão, será a de termos um treinador novo nestas andanças... quanto mais conhecida e forte forem as equipes, mais objetiva tem de ser a preparação e a entrada em jogo...
    Se arearmos, nada a assinalar; se passarmos outro respeito reinará...
    E, depois, se é para ver 4 jogos que sejam contra 4 boas equipes... 4 espectáculos.

    Equipes de leste, e atlético de madri no more, please!

    ResponderEliminar
  11. Penso que o José Rodrigues se equivocou ao afirmar que "pelo segundo ano consecutivo, o FCP será cabeça-de-série." Será sim o terceiro ano consecutivo como cabeça de série, pois nas 2 temporadas de Vítor Pereira a treinador estivemos no pote 1, na temporada passada com PSG, Dinamo Kiev e Dimano Zagrev, e na temporada anterior 2011/12: com Schaktar Donesk, Zenit e Apoel. Portanto terceiro ano consecutivo no pote 1.

    ResponderEliminar
  12. Isto dos sorteios são como os melões; só depois de ver é que se pode dizer.
    Mas estou de acordo com Reine Margot quando diz que é preferivel um grupo forte. É que nesse caso temos que dar o litro, e quando nos calha um grupo acessivel, quase regra geral e bem á maneira portuga, fazemos borrada! De Werxham's e Apoel's estamos cheios!
    Quanto a equipas de leste, bem, devo ser caso único pois gosto de dizer: venham elas!!!! E então na Russia o nosso nome até os faz tremer!

    ResponderEliminar
  13. Prefiro um grupo forte com equipas que garantem jogos apelativos / boas receitas, e que obrigam a equipa a estar concentrada ao máximo. Por mim seria:
    Juventus
    Dortmund
    Anderlecht

    Passar com ambição de chegar aos 1/4s ou ir para a LE com ambição de chegar às meias ou final

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que com esse grupo que sugere muito provavelmente jogaríamos com muita ambição e acabaríamos relegados para a Liga Europa. E, com um bocado de sorte, apanharíamos aí um Manchester City ou um PSG e seriamos imediatamente eliminados.

      Como já foi dito, irmos à liga europa não quer dizer maiores hipóteses de a ganhar! Depende sempre (e muito) do adversário que se apanha!

      Eu preferia um pote com equipas mais "acessiveis" e perto de casa, do que apanhar as que refere. Teremos jogos em que dominaremos a maior parte do jogo e, maior probabilidade de marcarmos golos!

      Mas isto é muito relativo, há dois anos apanhámos o Hapoel e fomos eliminados, como já fomos eliminados pelo Shalke e pelo Málaga, que seriam teoricamente mais fracos (ou com menos créditos na competição) que nós!

      Eliminar