terça-feira, 8 de setembro de 2009

11 milhões garantidos


Entre as 32 equipas que vão participar na Liga dos Campeões 2009/10 está, como habitualmente, o FC Porto, que só de prémios de participação e market pool tem garantidos 10,7 milhões de euros.

As contas são fáceis de fazer e o Pedro Vale já falou do novo valor dos prémios aqui. Assim, só a participação nos seis jogos da fase de grupos da LC garantirá a cada clube 7,1 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,7 milhões relativamente à época passada.

Quanto ao market pool, a UEFA prevê distribuir 337,8 milhões de direitos televisivos, com a fatia de leão a caber aos clubes do big five - Itália, Inglaterra, Alemanha, Espanha e França.

A fatia lusitana é muito pequena e em 2008/09 foi de apenas 3,6 milhões de euros. Aliás, para se ter uma ideia da pequenez do mercado nacional e consequente desvantagem comparativa dos clubes portugueses, basta dizer que este valor correspondeu a 68% do market pool da Dinamarca, 58% da Escócia, 44% da Turquia, 41% da Grécia, 18% da Holanda e 11% da França!

Nesta época, atendendo ao aumento global de verbas a distribuir pelos clubes, o valor do market pool português deverá ser igual ou superior ao da época passada, em que o FC Porto recebeu 1,99 milhões de euros e o Sporting 1,61 milhões. Ora, como o Sporting se ficou pelas pré-eliminatórias da LC, o FC Porto irá receber a totalidade do market pool respeitante a Portugal.

Feitas as contas, conclui-se que à partida para a Liga dos Campeões 2009/10 o FC Porto tem garantidos quase 11 milhões de euros (7,1 + 3,6 = 10,7 milhões), o que é mais 3,3 milhões que em igual altura da época passada e quase tanto como o valor total recebido na época 2007/08 (11,5 milhões de euros). Nada mau e o tesoureiro da SAD agradece.

Evidentemente, e contando apenas com a fase de grupos, a estes valores ainda acrescerão os prémios por cada vitória (800 mil euros) ou empate (400 mil euros), os quais também aumentaram em relação a 2008/09 (eram de 600 e 300 mil, respectivamente).

Este incremento do valor dos prémios pagos pela UEFA (nestas contas não entram receitas próprias dos clubes, como sejam bilheteira, merchandising ou patrocínios) irá contribuir para alargar o fosso que separa o FC Porto dos outros clubes portugueses, no que diz respeito aos milhões da LC acumulados entre 1992/93 e 2008/09.


E, claro, se considerarmos que a Liga dos Campeões é a principal competição de clubes, o que faz dela a maior montra do futebol mundial, é incalculável o que esta competição representou (e representa!) em termos de notoriedade da marca FC Porto e de valorização dos seus activos (os jogadores).

O "milagre" da valorização do Cissokho em apenas quatro meses (60% do passe comprado em Janeiro por 300 mil euros e o jogador vendido no final da época por 15 milhões de euros) teria sido possível se não fosse a exposição mediática que a Liga dos Campeões garante?
Evidentemente que não.

Não estaremos a especular se dissermos que para minimizar o risco associado ao modelo de gestão e valorização de activos que a FCP SAD adoptou nos últimos anos, as sucessivas participações na melhor e mais mediática competição de clubes do Mundo têm sido absolutamente fundamentais.

Imagens: Infografia DN

6 comentários:

  1. A Liga dos Campeões é sem dúvida a maior montra de marketing do futebol mundial.

    Os números apresentados no post dizem bem de quanto a marca F.C. Porto beneficia em termos de valorização dos seus activos.

    De facto, é quase motivo para dizer que a verdadeira política de "formação" é a do Porto: a aquisição e formação de jogadores para os maiores palcos da Europa. Os números dizem bem quão mais lucrativa é esta opção em relação, por exemplo, à afamada formação do Sporting (sem desrespeito à mesma, que tem dado bons jogadores, tanto à selecção como ao Porto :) )

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  2. Boas, estaria interessado em participar num blog, escrevendo artigos de opinião semanais àcerca do Futebol Clube do Porto? Se estiver interessado mande um mail para negociosdofutebol@gmail.com

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  3. Infelizmente não há visão no nosso país, pois poderiam ter maiores receitas se vendessem melhor o produto futebol nos PALOP - nomeadamente em Angola - e para a diáspora lusa especialmente na América do Norte.

    O mercado para o futebol português não é tão pequeno quanto a (des)proporção faz crer nem os outros são tão grandes assim. O real problema é que em portugal ainda não sabem proteger e rentabilizar o produto,

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  4. Para os clubes controlados por russos e árabes, este aumento seguramente não lhes fará muita diferença. Montantes como estes são alguns salários semanais de alguns jogadores. Agora para o FC Porto, pode ser a diferença entre manter ou ter que vender um jogador no final da época. Espero que continuem a aumentar os prémios, e obviamente, que o Porto continue lá para recebê-los.

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  5. Suhmocc,

    Completamente de acordo.
    Mas o mercado a sério está na Ásia. E é por essa razão que os jogos da premier league são ás horas que são. Para que os nipónicos e vizinhos possam assistir.

    Abc

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  6. A maior parte dos jogos da Premier League são ao sábado às 15.00, como é hábito em Inglaterra desde o séc. XIX. E mesmo os que o não são, são jogados a horas decentes para o público, como 12.45 e 17.15. Pode ser que haja influência por parte dos horários nipónicos, mas não vejo que ela seja muito evidente.

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