sexta-feira, 27 de junho de 2008

As receitas da Liga dos Campeões

Muito se especulou sobre o impacto ao nível de receitas se o FCP ficasse de fora da Liga dos Campeões. Ora acaba de ser publicada a lista de receitas atribuídas pela UEFA aos 32 clubes participantes na edição 2007/08.

As receitas da Liga dos Campeões incluem 3 componentes: um prémio de presença de 2 milhões; um prémio variável em função do desempenho (400mil euros por jogo disputado mais 600mil euros por vitória e 300mil por empate); e uma componente variável que depende do valor de mercado em que cada clube se insere (ou, dito de outra forma, em função da publicidade e do que as TVs desse país pagam pelos direitos televisivos).

O Manchester United foi o clube que mais recebeu (quase 43 milhões de euros). O clube português que mais dinheiro averbou foi naturalmente o F.C. Porto. Os azuis e brancos aparecem no 22º lugar, com ganhos totais de 11,5 milhões de euros.

Alguns perguntam-se como é possível que um PSV tenha recebido 27 milhões e um Olympiakos 19, quando não tiveram uma performance superior à do FCP. Outros respondem que tal se deve a um peso muito maior do mercado desses países (Holanda e Grécia). Ora isso explica apenas parte da diferença.

O que alguns se esquecem é que essa parte das receitas é a dividir pelos clubes do mesmo país que estejam na Liga dos Campeões; sendo assim, os clubes ingleses recebem bastante mais do que os clubes portugueses. Parece-me justo.

Ora Portugal teve lá 3 equipas em 07/08, a Holanda e a Grécia tiveram apenas uma... Pelas minhas contas, se o FCP tivesse sido o único representante português teria encaixado cerca de 15 milhões (ou seja, 3,5 milhões a mais), encurtando para apenas 4 milhões a diferença para com um Olympiakos.

De resto há números que me fazem reflectir muito mais do que estes. Com que então o top10 recebeu em média mais uns 20 milhões do que nós... é chato, mas na "big picture" isto são amendoins. Não é concerteza por causa de 20 milhões que esses clubes vão poder gastar muito mais em jogadores do que nós (dá apenas para um Bosingwa a mais... ou nem sequer isso, já que esse valor só dá para pagar o passe, falta ainda a diferença a nível de salário).

O maior problema é o resto: em particular as receitas de TV nos 5 grandes países e os contratos de publicidade. Aí sim, dá para "chorar" ao ver os números... em receitas internas de TV os 10 clubes com receitas totais mais altas na Europa recebem em média cerca de 70 milhões de euros por ano, ou seja 63 milhões a mais do que o FCP (ou dito de outra forma: 10 vezes mais). Em receitas comerciais (onde a parte de leão corresponde a patrocínios), esses 10 clubes encaixam em média 75 milhões por ano.

Isto sim, dá muito que pensar.

6 comentários:

José Correia disse...

«Os azuis e brancos aparecem no 22º lugar, com ganhos totais de 11,5 milhões de euros.»

Esta verba, que a FCP SAD recebeu da UEFA, não inclui as receitas de bilheteira dos 4 jogos disputados em casa (3 a 4 milhões de euros), nem a componente dos season tickets correspondente aos jogos da LC, nem a componente dos patrocínios dos jogos da UEFA.

No total, devemos estar a falar de uma verba na ordem dos 18 milhões de euros.

Seria este o rombo no orçamento, se o FC Porto fosse excluído da LC.

Nuno Nunes disse...

Continuo sem perceber porque é que o PSV e o Olimpyakos tiveram receitas de 27 e 19 Milhões de euros, respectivamente. Mesmo sendo os únicos representantes dos seus países na Liga dos Campeões de 2007/08, isso pelos vistos não explica diferença tão avultada para as receitas obtidas pelo FC Porto.

Nuno Nunes disse...

"No total, devemos estar a falar de uma verba na ordem dos 18 milhões de euros.
Seria este o rombo no orçamento, se o FC Porto fosse excluído da LC."

Este "rombo" não seria, de qualquer forma, o fim da sad do FC Porto por mais que alguns sectores da comunicação social o tentassem fazer parecer.
1) Nada nos garante que este ano iremos passar aos quartos de final o que, a não acontecer, fará descer a receita consideravelmente.
2) Uma parte importante da estrutura de custos da sad do FC Porto é constituída por FSE's, que têm apresentado nos últimos anos carácter volátil (infelizmente mais no sentido da subida), e que poderiam ser ajustados a um orçamento mais "curto".

Dragão de Lisboa disse...

Nasceu um novo blog dedicado ao FCPorto!
http://dragao-de-lisboa.blogspot.com/

César disse...

Anda tudo sempre distraido com o apito dourado e afins. Vale a pena ver quem é que faz dinheiro com as transmissões televisivas em Portugal.

José Rodrigues disse...

Quem faz grande dinheiro com as transmissões televisivas em Portugal é uma e uma só pessoa: Joaquim Oliveira.

Os lucros da Sportinveste são obscenos, e só ocorrem devido às ligações demasiado fortes entre os clubes e o J. Oliveira: começando por participação em várias SADs, mas não só - houve favores dele no passado aos clubes, e agora comem todos e calam porque não podem (ou não estão para) chatear-se, começando pelos 3 grandes.