Os adeptos portistas (e não só) podem olhar para as saídas e entradas de jogadores no plantel principal do FC Porto sob várias perspectivas.
- Pelo número elevado de saídas de entradas;
- Pela concordância ou discordância em relação a algumas saídas e entradas;
- Pelos valores recebidos/pagos de algumas saídas e entradas;
- Pela nacionalidade dos jogadores que saíram e/ou entraram no plantel;
- etc.
Mas, concordando ou discordando, nestes ou noutros aspectos, eu olho para o quadro seguinte e vejo alguma lógica nas saídas e entradas de jogadores.
Curiosidades (que contrariam alguns mitos)…
1 – Número de jogadores provenientes da formação / equipa B que saíram do plantel (Gonçalo Paciência).
4 – Número de jogadores provenientes da formação / equipa B que entraram no plantel (Raul Gudino, Lichnovsky, Sérgio Oliveira, André Silva).
5 – Número de jogadores portugueses que saíram e entraram no plantel do FC Porto.
2 – Número de jogadores espanhóis (ou provenientes do campeonato espanhol) que entraram no plantel do FC Porto (Casillas e Alberto Bueno).
4 – Número de jogadores espanhóis que saíram do plantel (Andrés Fernández, José Campaña, Óliver, Adrián López).
8 – Número de jogadores que fizeram parte do plantel 2014/2015 do FC Porto e saíram para equipas do campeonato espanhol.
10 – Número de jogadores que saíram do plantel do FC Porto por empréstimo.
2 – Número de jogadores que saíram do plantel por empréstimo, tendo por destino clubes portugueses.
O Campaña esteve emprestado ao FCP por isso deveria contar como um R apesar da sua ida para o Alcorcon.
ResponderEliminarDe resto, parece realmente existir uma lógica de troca de jogadores em todas as posições excepto GR (onde tinhamos excesso, por isso está bem), e nas laterais, a não ser que Layun conte como segunda opção para a direita, o que não será bem verdade à partida. Quanto à qualidade, a ver vamos... acho o suficiente para o nosso campeonato.
"O Campaña esteve emprestado ao FCP"
EliminarDe certeza?
Sabe onde posso confirmar essa informação?
Site oficial da Sampdoria a anunciar o novo empréstimo, entre todas as notícias que sairam sobre o jogador:
Eliminarhttp://www.sampdoria.it/en/jose-campana-moves-to-alcorcon-on-loan/
Existe uma paridade praticamente direta entre o ano transato e este, portanto começa-se aqui a desenhar um perfil dos planteis que Lopetegui gosta de ter.
ResponderEliminarPara mim, apenas acho que ficamos com um médio a mais, já que com a configuração atual do plantel, acho difícil Evandro e Sérgio Oliveira terem muitos minutos, e especialmente este último, deveria ter sido emprestado para Inglaterra (que estavam loucos por ele pós-Europeu), para jogar e continuar a crescer enquanto jogador. Parar agora, num momento em que estava cheio de confiança, pode atrasar a evolução e perder o comboio para ser um dia, titular do Porto.
"Sérgio Oliveira (...) deveria ter sido emprestado para Inglaterra (que estavam loucos por ele pós-Europeu), para jogar e continuar a crescer enquanto jogador"
EliminarTendo a concordar.
De quantos anos precisa um futebolista profissional português para "crescer"? Isto chega a ser ridículo. Que teria acontecido a Gomes, Oliveira, João Pinto, Frasco, Jaime Magalhães, Futre, e por aí fora, se dante de pensasse asim!!
EliminarCorrecção: "se dantes se pensasse assim!!" :-)
EliminarSem detalhar, porque já muito foi comentado acerca de cada uma das entradas, detenho-me no número global de saídas: 16. Hélton, Maicon, Marcano, Indi, Ángel (até ver), Rúben Neves, Herrera, Evandro, Brahimi, Tello e Aboubakar. Um 11 de heróicos resistentes.
ResponderEliminarNão consigo ver lógica nestes números de entradas e saídas por época. Sou do tempo em que eu, ainda adolescente, e o meu pai ríamos às gargalhadas do Benfica por fazer exactamente o que o Porto está fazer agora: camiões de jogadores todas as épocas. É impossível ganhar títulos assim. O Benfica aprendeu!
ResponderEliminar"Não consigo ver lógica nestes números de entradas e saídas por época"
EliminarEm que parte do artigo me viu dizer que havia lógica no numero (quantidade) de entradas e saídas?
Pelo contrario, no artigo eu refiro o "número elevado de saídas de entradas".
O que há (eu, pelo menos, vejo) é lógica noutros aspectos.
"Em que parte do artigo me viu dizer que havia lógica no numero (quantidade) de entradas e saídas?"
EliminarEm que parte do meu comentário me viu dizer que você disse que havia lógica no número de entradas e saídas?
Eu também acho uma perfeita estupidez este número idiota de entradas e saidas. Isto não favorece a equipa e impossibilita qualquer tipo de estabilidade para o desenvolvimento de qualquer projecto com pés e cabeça sendo apenas mais uma demonstração inequívoca de que o que interessa são as negociatas, as comissões e os milhões pouco ou nada importando a forma como afecta a equipa e a sua performance.
ResponderEliminarEu não vejo o Barcelona nem o Bayern, nem o PSG ou o City a vender e comprar 15 gajos por época...
Esta fantochada tem de acabar! Ontem.
"Eu não vejo o Barcelona nem o Bayern, nem o PSG ou o City a vender e comprar 15 gajos por época... "
EliminarNem o PSG, Chelsea ou Real Madrid... porque estão cheios de dinheiro. Nos estamos cheios de dividas então não pudemos comparar alhos com bugalhos.
Danilo, Alex Sandro, Jackson - acabavam contrato e nada a fazer
Casemiro, Oliver - emprestados e nada a fazer porque não era possível pagar clausulas de rescisão e convence-los a sair do Real e Atletico respectivamente, dessa maneira.
Quaresma e Fabiano - se não tinham relação boa com o treinador então nada a fazer. Ou vão ou vai o treinador ( começar do zero = mais entradas e saídas).
Campana não mostrou valer a sua compra em definitivo ao Sampdoria, acho que teríamos opção por 2m Euros. Nada a fazer, rua!
Andres Fernandez, Ricardo Nunes - Tapados mais um ano e desta vez por Casillas, Helton e Gudino, todos melhores, nada a fazer.
Adrian - não mostraram ter valor pagar jogar, so seria mais um número no plantel, nada a fazer, rua!
Goncalo, Quintero, Ricardo Pereira e Hernani - são os unicos que podia-mos manter no plantel porque são jovens e tem margem de progressão (também teriam mais simpatias daqueles "so called" adeptos que gostam de assobiar por tudo e por nada) MAS... ja vimos que eram jogar pouco ou nada. No caso do Goncalo ate temos o Andre Silva que merece a mesma oportunidade. Se não vão jogar aqui melhor foi o empréstimo porque ainda ha futuro para eles.
O Jose Angel também deveria ter sido despachado porque se não presta agora nunca vai prestar para Lopetegui... agora temos que aturar comentários do seu agente em publico e talvez do jogador com colegas de equipa. Também não acho justo o Indi ter jogado. Se não fez nada nos treinos para jogar então o Cissoko também não o fez quando jogou na Madeira. Mais uma vez não esta inscrito para a Champions e isto queima um jogador. Tenho pena do Angel porque isto não se faz.
EliminarTambém so temos 50% de uma futura transferencia entao porque não emprestar o jogador um ano e receber algum dinheiro (100%) e com a possibilidade de valorizar os 50% futuros.
Assim vamos acabar por rescindir com ele e pagar-lhe uma boa quantia. Compreendo que a intenção era manter o Alex Sandro e Angel seu suplente mas para reserva temos o Rafa. O "dossier" Angel devia ser tratado independente do Alex Sandro porque era obvio que Lopetegui não conta com ele.