quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Um bom teste


Jogar na Turquia nunca é fácil.
Vencer no estádio Inonu é sempre, em qualquer circunstância, um excelente resultado.
Vencer jogando 47 minutos em inferioridade numérica (os últimos 6 minutos com menos dois jogadores) é algo que pouca gente admitiria como provável.
Vencer jogando contra 13 (os 11 jogadores do Besiktas, o público e o árbitro) é obra!

Dito isto, queria agradecer ao senhor Carlos Clos Gómez, porque a sua actuação vergonhosa teve o efeito de proporcionar aos jogadores e treinador do FC Porto um bom teste, quer do ponto de vista meramente futebolístico, quer em termos de maturidade e experiência.
São jogos como este, em que o sofrimento se mistura com a qualidade futebolística, que fortalecem os colectivos e fazem as equipas crescer.

Num jogo em que a solidariedade e a união do grupo portista se impuseram e superaram todas as adversidades, é justo, mais uma vez, destacar a exibição de Hulk. Marcou dois golos extraordinários, fez uma fantástica assistência para o 2º golo de Falcao (um roubo a forma como este golo foi anulado) e foi um quebra cabeças constante para a defesa turca. Mas talvez a jogada que melhor define este novo Hulk tenha sido, quase no minuto 90, quando veio cá atrás ajudar a defesa e, com um carrinho, cortou uma jogada perigosa do Besiktas.

Foi impressionante ver, no final do jogo, o estádio em pé a aplaudir Hulk. Por isso, meus amigos, aproveitem e desfrutem enquanto ele anda por cá, porque a partir da próxima época o incrível irá dar espectáculo para outro ($$$) campeonato.

35 comentários:

José Correia disse...

«Uma exibição plena de classe protagonizada por Hulk ajudou o FC Porto a dar um enorme passo rumo ao apuramento para a ronda seguinte da Liga Europa. Os dragões ainda jogaram 47 minutos com menos um (expulsão de Maicon), mas quem tem Hulk tem tudo e a vitória é plenamente justa.»
in record.pt

Saci Pererê disse...

O primeiro amarelo do Fernando é muito puxado e o segundo nao tem nome.

O golo anulado ao Falcao (eu vi o jogo numa tv estrangeira) é incompreensivel.

Depois o resto é o habitual, e devemos estar preparados para arbitragens caseiras e infelizes.

Temos que apontar os erros, e neste caso elevar a capacidade de superaçao da nossa equipa.

Este jogo comprova que o FC Porto pode e deve sempre superar todas as dificuldades e ninguém nos pode parar.

José Correia disse...

«A equipa azul e branca saiu para o intervalo com a necessidade de reforçar o sector defensivo após a expulsão de Maicon, e Villas-Boas decidiu tirar Falcão de campo.
Esperava-se, portanto, um FC Porto mais defensivo mas quem tem Hulk tem quase tudo. O avançado brasileiro deu espectáculo na segunda parte ao apontar mais dois golos para a equipa portuguesa.»
in SOL

rbn disse...

Sem querer ser chato, o lado esquerdo do "Palito" continua uma avenida...há sempre jogadores adversários completamente livres naquela região.E o Álvaro tá custando a chegar junto.

No 2º tempo, eu contei pelo menos 4 vezes, 1 ou 2 turcos LIVRES de marcação a invadirem a área como quiseram.

Ou AVB corrige isto rápido, ou será por aquele lado que jorgezús e os outros vão explorar contra nós.

Bato na mesma tecla porque estou vendo este defeito há vários jogos e estou vendo neste defeito o mapa da mina dos rivais.

Ah, alguém que abra o olho ao Hulk, para que não leve cartões "bobos" que certamente já estão encomendados para que este esteja ausente no clássico do Dragão.Já vimos este filme dos cartões cirúrgicos várias vezes...

Quanto ao jogo, excelente actuação da orquestra azul e branca, com o Solista a dar verdadeiro espectáculo e ser aplaudido de pé pela platéia rendida.

Mas cuidado com as "encomendas" e com a nossa lateral esquerda...tá um passeio público...

meirelesportuense disse...

-"Arbitragem miserável", são as palavras do Pedro Henriques, comentador da SportTv!...E foi mesmo assim...De início ainda acreditei que o árbitro era o que se chama um exemplo de rigor e verticalidade, mas aos poucos foi-se mostrando e na parte final da 1ª fase do jogo foi absolutamente descarado, tentou equilibrar um jogo manifestamente perdido para o Besiktas.Anulou um golo limpo do Falcao, aproveitou a primeira oportunidade para colocar os Turcos em vantagem numérica e logo a seguir esqueceu-se de um penaltie descarado na área do Besiktas.-É muita xixa!...A expulsão do Fernando para mim nem conta, foi um bónus oferecido por nós dentro daquela castelhana roubalheira...
Estará nesta atitude a questão do treinador Turco ser o Schuster, velho conhecido do futebol Espanhol?...Foi Miserável.
-Mas é nestes momentos que as grandes equipas se vêm e os grandes jogadores se manifestam e foi o que aconteceu...Tardia a saída do Rodriguez, desde cedo a jogar a 10 à hora ou menos e a não cobrir como devia os seus flancos...Depois percebeu-se que o Fernando estava em dificuldade, o Moutinho encostou e deu-lhe a cobertura necessária...Deveria ter entrado o Sousa e não o Guarin que pouco acrescenta nestes jogos complicados.Perde-se muito, não tem concentração competitiva...Sapunaru o menos bom da defesa, precisamos de alguém que dê perfeitas garantias naquele flanco...Excelentes Moutinho, os centrais -todos-, Helton, Falcao e claro Hulk!...Não comecem já a coloca-lo na lista de dispensas, espero que o Porto pense a partir daqui em querer segurar alguns jogadores importantes...

DragoesJuntos disse...

Sapunaru o menos bom da defesa???

Para mim foi o melhor da defesa....

Mefistófeles disse...

Como esta diferente para melhor, este FC Porto. E nao me refiro a exibicao ( apenas razoavel ) mas a atitude e ao querer, a capacidade de lidar positivamente com as adversidades e com calabotes.

Assim, sim.

O Hulk foi enorme !

Fernando B. disse...

Meus amigos, só 2 coisinhas;
# Na TV espanhola, o arbitro foi atacado, quase em grau de troça. Ao menos isso...
# Hulk, é o que é, e fez levantar adeptos Turcos (os tais que são fanáticos) a aplaudir. O meu medo não é que o levem em Junho, é que o levem em Janeiro !!! Rooney, está de saida. Problemas diversos no MU + caso com prostitutas. Vão vende-lo, e comprar quem ? Queiroz dá dicas ao Sir Alex, que já o tirou da equipe... Queiroz tem acesso ao Dragão, é amigo de PC.

José Correia disse...

rbn disse...
"o lado esquerdo do "Palito" continua uma avenida...há sempre jogadores adversários completamente livres naquela região.E o Álvaro tá custando a chegar junto."


O Álvaro Pereira é muito melhor a atacar do que a defender. Não é por acaso que na Selecção do Uruguai joga a médio/ala esquerdo e que o defesa-esquerdo é o... Fucile!

Talvez nos jogos mais difíceis, o André Villas Boas possa recorrer a esta solução.

José Correia disse...

@meirelesportuense
O Souza não foi convocado para este jogo.

José Correia disse...

meirelesportuense disse...
"e claro Hulk!...Não comecem já a coloca-lo na lista de dispensas, espero que o Porto pense a partir daqui em querer segurar alguns jogadores importantes..."


Pois, eu também gostava que jogadores como o Hulk e o Falcao continuassem no FC Porto por mais 4 ou 5 anos. Infelizmente, sabemos que isso não irá acontecer.

José Correia disse...

"Foi um encontro bem controlado, mesmo quando ficámos com 10 em campo. Face a isso, os jogadores foram excelentes na entrega e no entendimento das responsabilidades defensivas. Tenho de lhes dar os parabéns pelo esforço e capacidade de entendimento das nossas ideias. Mudámos a estratégia, encurtámos o nosso bloco e reforçámos a organização defensiva, espreitando o contra-ataque. Não seria fácil guardar a posse de bola com menos um elemento e face às emoções geradas."
André Villas-Boas

meirelesportuense disse...

José Correia:
Não sabia que o Souza não tinha viajado para Istambul, mas então poderia ter entrado o Rúben e preenchido ainda mais a linha média...Guarin é capaz de dar alguma mais valia em termos físicos, mas numa posição mais ofensiva, porque atrás não domina, não usa bem o físico e entra a destempo...-É um perigo, como o Fernando estava nas lonas e tinha já um amarelo impunha-se que o Moutinho recuasse, mas essa labuta constante desgastou-o muito...Mesmo assim eu aguentava-o e metia o Rúben a apoiar mais o Belluschi numa posição mais subida...Assim Belluschi sobre a direita e Rúben sobre a esquerda a apoiarem os alas, mais atrás Fernando e Moutinho.Na frente Hulk e depois, talvez Ukra...Mas reparem que mesmo assim o Varela cobriu melhor o seu corredor que o Rodriguez...Eu até acredito neste jogador, mas parece adormecer e perder o sentido ao jogo.-Não pode ser, enquanto os colegas estão sempre a dar o litro e a acudir a um lado e a outro...Mas foi um excelente resultado.

Biafra disse...

Alguém arranja um link de um torrent para poder ver o jogo ?

Fernando disse...

No dia em que no inferno turco, de pé, o FCPorto foi aplaudido, o que me doi são as vergonhosas afirmações de Baía. Que tristeza...

Alexandre Burmester disse...

A jogar assim o Hulk não ficará de facto muito mais tempo por cá, mas para Inglaterra para já não pode ir, pois os jogadores extra-comunitários só lá podem jogar se nos 12 meses anteriores tiverem disputado 75% dos jogos da selecção do seu país. Por vezes abrem excepções, é certo, como no caso do Anderson, mas não vejo que argumento possa o Man. U. usar (nem juventude,como com o Anderson, nem lesões, como no caso de outros jogadores e outros clubes - resta a suspensão do Dr. Ricardo Costa!;-)).

Ultrasfcporto disse...

Caros Portistas todos os árbitros nos roubam escandaloso e não são só os Portugueses, contra tudo e contra todos. Que bom jogo do nosso FCP uma boa resistência á pressão imposta por o Besiktas, e a equipa a saber unir-se quando mais precisava, claro que nem tudo foi perfeito, mas verdade se diga mediante ás circunstancias melhor não se pode exigir.
Cumprimentos,
ultrasfcporto

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Vitória importante frente a um adversário aguerrido e por vezes excessivamente agressivo.

O ambiente infernal que os turcos sabem proporcionar, funcionou em pleno em termos de pressão... para a equipa de arbitragem que estava «borrada» de medo.

Só assim se explica a dualidade de critérios e a cegueira. Um golo mal invalidado e um penalty não assinalado sobre Falcao, foram «apenas» duas das muitas bacoradas da arbitragem caseira.

Nas expulsões esteve bem. Fernando já com amarelo, forçou a sua expulsão ao agarrar, inadvertida e incompreensivelmente, a bola.

Vitória da classe e da inteligência.

Helton e Hulk sobressaíram num conjunto de boas exibições.

Um abraço

Pedro disse...

alguém sabe se detemos o Hulk a 100%? quando ele veio do japão foram so' 50% por 5.5M, mas entretanto li uma notícia de 2009 que dizia q o porto tinha de comprar os restantes 50% por 9M até outubro do ano passado..

Amphy disse...

Caros,

julgo que se deverá realçar uma excelente vitória em terreno habitualmente hostil. Esta equipa está em crescimento, até pela idade dos intervenientes e é importante que ganhe. É de vitórias que se fazem os campeões.

Podemos tentar espremer os defeitos da equipa, mas neste momento apetece-me mais saborear as vitórias...

p.s.- Gostei das declarações do nosso presidente em relação aos terroristas do nosso campeonato. Não entendo porque apenas o faz apenas num contexto internacional e não doméstico. Receio da suspensão?

p.s.2- Fiquei surpreso com as declarações do Baía. Não gostei. Saiu picado da estrutura do clube e não terá gostado do apoio do FCP ao Soares Franco para as eleições na Federação?

p.s.3- Estes dois temas provavelmente terão direito a tópico próprio, para mais reflexão.

Bem hajam.

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Sair do Estádio Inonu aplaudidos de pé pelos fervorosos adeptos do Besiktas, diz tudo acerca da nossa fantástica exibição.

Foi uma arbitragem vergonhosa, que nos prejudicou, e que só a nossa brilhante exibição, e capacidade de controlo emocional de uma equipa do FC Porto, cada vez mais madura e consistente, nos permitiu levar de vencida este difícil adversário.

Os turcos entraram pressionantes na partida, mas Helton foi um muralha e transmitiu a tranquilidade necessária para segurar o ímpeto turco.

Moutinho e Fernando estiveram brilhantes no nosso meio campo. Controlamos o jogo, e na segunda parte dominamo-lo mesmo com um homem a menos.

Falcao com o seu faro goleador apontou um excelente golo de cabeça na sequência de um canto. Sofreu um penalti e viu-lhe anulado um golo.

Com a expulsão de Maicon, as coisas poderiam ter-se complicado, mas o nosso meio campo conseguiu segurar os turcos, e com um Hulk poderoso na frente de ataque, conseguimos chegar aos 3 a 0 com uma classe só ao alcance de grandes equipas europeias.

Este FC Porto é claramente uma equipa de topo do futebol europeu e deveria estar a lutar na Liga dos Campeões. Tem sido vergonhosa e lastimável a imagem que Benfica e Braga tem passado do nosso futebol.

Espero nunca mais ver este árbitro espanhol a apitar nas competições europeias. Passaram em claro pisadelas, puxões, um penalti, um golo mal anulado...enfim foi deplorável esta arbitragem.

Na minha opinião, apesar de Hulk ter apontado 2 golos e de Moutinho e Fernando terem sido enormes, Helton foi o melhor em campo.
No início do jogo transmitiu uma segurança à equipa que só está ao alcance dos grandes guarda-redes. Saiu da baliza para evitar o golo de Nihat logo nos minutos iniciais, e ao longo da partida, transmitiu confiança e segurança aos seus companheiros de sector.

Grande noite europeia do FC Porto, da qual todos nós nos podemos orgulhar. Fomos bravos, valentes e inteligentes. Contra tudo e contra os jogadores venceram esta difícil batalha, e saíram justamente debaixo de uma grande ovação do Inonu de Istambul.

Abraço

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com/

Paulo Alves disse...

foi uma roubalheira. é tão bom ser portista!..

Carlos Santos disse...

Desculpem o off-topic:

Anabela Mendes, no Facebook, escreveu:
"Nego o k escreveram do símbolo portista(V.Baía)!1º:qual a origem d kestão?Chamaram"facada no coração portista",a 1 defesa d norte e 1 clube,a injustiça c/k o FCP é tratado p/media.Kestão:"As diferenças das ekipas sul/norte,são vincadas p/media facciosos?"Baia responde:a s/carreira seria mais divulgada s fosse d 1 clube... d sul,pk são valorizados plos media.ele não os engrandeceu,manifestou. 1 injustiça!Estive lá e sei!"

Ou seja, mais uma vez, parece que a imprensa deturpou declarações a seu bel prazer.

Se desse para investigar isto...

Carlos Santos

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Só para esclarecer para quem não sabe.
As decisões de deixar entrar ou não um jogador extra-comunitário no futebol inglês são várias e uma delas é que se o jogador for claramente uma mais valia para o campeonato já nada mais interessa e a decisão é favorável sem mais entraves. Acho que o Hulk se enquadra neste tipo de jogadores, que mesmo não tendo muitas internacionalizações são claramente uma mais valia para qualquer equipa e qualquer campeonato.
Espero é que não se lembrem dele já em Janeiro em caso de venderem o Rooney. Eu gostava mesmo era de o ver jogar num flanco e o C Ronaldo noutro o Real Madrid. Quem conseguiria parar estes sois juntos?

nobigdeal disse...

ainda em relação ao Baía:

não ouvi nem tenciono ouvir essas tais declarações para saber se foram bem contextualizadas;

não ponho em causa o seu portismo.

mas também não me esqueço que quando regressou ao Porto disse (esta ouvi) qualquer coisa do género: "vim para mostrar que tenho valor para regressar a Barcelona".

se desculpo este tipo de afirmações a jogadores acabados de chegar ao clube vindos da América do Sul, por exemplo, já não as compreendo tão bem quando proferidas por jogadores da casa.

José Correia disse...

@meirelesportuense
O AVB sabe da grande importância que o Moutinho tem na dinâmica e equilíbrios da equipa. Ora, sendo o Moutinho titular indiscutível do FC Porto, e agora também da Selecção, penso que o AVB faz muito bem em gerir o seu esforço, sempre que os jogos se propiciam a isso. Foi o caso do jogo de ontem, após os 3-0.

José Correia disse...

«Creio que este jogo demonstrou que os problemas não se resolvem com mais árbitros. Houve uma grande penalidade escandalosa e um golo incrivelmente anulado mesmo à frente do auxiliar e a poucos metros do árbitro de baliza. Isso mostra que este não é o caminho, o que é preciso é ter capacidade, ser justo e honesto.»
Pinto da Costa

José Correia disse...

Dragus Invictus disse...
“Este FC Porto é claramente uma equipa de topo do futebol europeu e deveria estar a lutar na Liga dos Campeões”

Do ponto de vista meramente desportivo, não é mau que o FC Porto esteja na Liga Europa. Dá tempo para a equipa crescer, integrar novos jogadores no onze-base (Sapunaru, Otamendi?, Moutinho) e assimilar as ideias do seu jovem treinador.
Existem mecanismos que têm de ser melhorados e lacunas (lado esquerdo da defesa) que, numa prova como a Liga dos Campeões, nomeadamente a partir dos oitavos-de-final, são fatais.

Alexandre Burmester disse...

Nelson Machado disse:

"As decisões de deixar entrar ou não um jogador extra-comunitário no futebol inglês são várias e uma delas é que se o jogador for claramente uma mais valia para o campeonato já nada mais interessa e a decisão é favorável sem mais entraves."

Isso é de facto assim, mas apenas teoricamente, caro Nelson Machado. A regra é a que eu referi e as excepções não estão regulamentadas, e nunca se sabe se o Ministério da Administração Interna (que é a entidade inglesa responsável pela emissão de autorizações de trabalho seja em que área for)vai abrir excepção ou não, pelo que é uma incógnita saber-se se ao Hulk seria concedida autorização de trabalho, até porque já tem 24 anos e jogou apenas 2 vezes na selecção brasileira.

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Sim eu sei disso caro Alexandre mas há a jurisprudência que resulta de decisões de casos anteriores e como tal hoje em dia e devido a autorizações menos consensuais no passado, praticamente qualquer um pode jogar na Premier League.
A regra que eu referi(da mais valia para o campeonato e para a equipa que o compra) não sendo oficial é no mínimo oficiosa.
Hulk se por exemplo em Janeiro for comprado por uma equipa inglesa é lhe dado logo à 1ª vez a autorização, de certeza.
Porquê?
Porque é e quase de certeza será o jogador mais valioso da Liga Portuguesa e por essa altura será (ainda?) o melhor marcador do nosso campeonato, e isto é mais do que suficiente para ser logo autorizado a jogar em Inglaterra. São as tais mais valias que justificam as autorizações.

Offshore disse...

a ver
http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=469513

HULK 11M disse...

José Correia disse: "... não é mau que o FC Porto esteja na Liga Europa. Dá tempo para a equipa crescer..."

Acredita mesmo nisso meu caro José Correia?
"Tempo".... quando já estamos com medo que vendam o Hulk em Janeiro!!!
"Tempo"... quando ainda há 15 dias venderam parte dos passes de alguns jogadores!!!!
Enfim... vamos saborear o presente que tantas alegrias nos está a dar mas sem ilusões quanto ao futuro, em relação ao "crescimento" da equipa!

DragoesJuntos disse...

Para alguns que acreditaram no que o Vítor Baía disse...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1692682

CARTUNES disse...

O Hulk tá a jogar que se farta!
E ainda bem ;)
...não o deixem sair "barato".

Se puderem dêem uma olhadela no blog dos meus cartoons:

http://cartunesblog.blogspot.com
http://www.zazzle.com/cartune*

Obrigado e um abraço.

meirelesportuense disse...

INONU, que raio de nome para um estádio de futebol...Até parece um pedido que por acaso já foi satisfeito: -A Turquia faz parte da ONU, ou não?...