quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Assim se vê a força do slb

5ª jornada, slb x Sporting (2-0)
Carlos Xistra (Castelo Branco)

6ª jornada, Marítimo x slb (0-1)
João Capela (Lisboa)

7ª jornada, slb x Braga (1-0)
Duarte Gomes (Lisboa)

8ª jornada, Portimonense x slb (0-1)
Hugo Miguel (Lisboa)

9ª jornada, slb x Paços Ferreira (2-0)
Bruno Esteves (Setúbal)

10ª jornada, FC Porto x slb
Pedro Proença (Lisboa)

A seguir ao jogo de Guimarães e ao célebre comunicado, houve apenas um jogo do slb que destoou ligeiramente em termos de nomeações. Foi a recepção ao Sporting, arbitrado por um árbitro de Castelo Branco (talvez por ser o derby da capital...). Nos restantes jogos, nem um árbitro a norte do Mondego, são todos de Lisboa ou da margem sul.

Ah grande Vítor Pereira, isto é que são nomeações com critério!

15 comentários:

alemanha22 disse...

Excelente post
demonstra bem que o orelhas está a fazer as coisas por outro lado...
a rtp tem estado toda a manhã a passar o lance da falta de yebda sobre Lisandro em 2009 apitado por proença
que fdp

http://gazettadosdesportos.blogspot.com/

ℕℯℓsση ℳαcℎα∂σ disse...

Sim, com critério óbvio desenvergonhado e bem sucedido, pelo menos até ao fim-de-semana passado.
Enquanto não houver comunicação social isenta e séria em Portugal isto não será nunca destacado e realçado. Nem os parcimoniosos paineleiros Portistas dos programas desportivos falam destas evidências.

Joaquim Varela disse...

Árbitro de Castelo Branco que é reconhecidamente um Sportinguista...

E este Pedro Proença não é aquele que marca penalties a jogadores que gritam e se atiram para o chão?

André Oliveira disse...

Também já tinha abordado essa questão: http://misticadodragao.blogspot.com/2010/10/as-curiosas-nomeacoes-pos-comunicado.html

Deve ser coincidência (as nomeações).

meirelesportuense disse...

Deve ser para economizar despesas, assim vão no autocarro do Clube, do Seixal até à Luz...
-Atenção, lembrei-me agora, será que o PP também vem no Chaimite?...

Guezt disse...

Muito bem visto, gostava também de ver a distribuição territorial de todos o árbitros nomeados esta época e a passada para os jogos do 3 grandes. É um trabalho que gostava de fazer se tivesse fontes.

Offshore disse...

Era curioso comparar o orçamento do slb para 09/10, aprovado por meia duzia de sócios e o "real" que agora foi disponibilizado.
Bem como as declarações do Domingos Soares Oliveira que dizia, na altura, que não precisavam de resultados desportivos para equilibrar as contas e agora diz o contrário.

Pedro Malaquias disse...

Realmente, o Pedro Proença é um árbitro estranhamente alinhado com o Benfica.

Calculo que o "lance de falta" (sic) de Yebda c/ Lizandro nas antas (numa fantástica arbitragem, diga-se...) esteja a aparecer muito nas televisões (desconheço se é verdade). Poderiam era juntar mais umas quantas arbitragens deste senhor em jogos do Benfica(cfr. http://www.youtube.com/watch?v=mP1FCaGbGF0&feature=player_embedded)...

Diga-se, ainda, que foi um dos árbitros escolhidos para jogos da taça do FCP (não é só o LFV que foi apanhado em escutas relacionados com jogos em fase avançada da taça de portugal... infelizmente, parece que era mesmo uma prática comum).

Esta nomeação não tem qualquer sentido perante o historial... honestamente, não sei se existiria um árbitro nacional que agradasse a ambas as partes, mas este é um claro erro...

José Correia disse...

@Pedro Malaquias
É fácil remexer em jogos passados e fazer uma compilação de lances em que determinado árbitro prejudicou o clube A ou B. Se eu quisesse, até era capaz de conseguir (embora com alguma dificuldade) descobrir meia-dúzia de lances em que árbitros como Carlos Valente, Lucílio Baptista, João Ferreira ou Bruno Paixão beneficiaram o FC Porto.

O que aqui está em causa não é um levantamento de benefícios/prejuízos passados, mas sim o critério seguido nas nomeações.
Entende que é normal nomear, em cinco jornadas seguidas, 4 árbitros de Lisboa e um da margem sul para jogos do slb?
É este tipo de critérios, “isenção” e “transparência” que o LFVieira pretende para o futebol português?
Eu imagino o que aconteceria se fossem nomeados 4 árbitros do Porto e um de Espinho (AF Aveiro) para cinco jogos seguidos do FC Porto…

Offshore disse...

ou o que seria se o nomeado fosse adepto confesso do Porto

entrevista a Proença:
- É verdade que é benfiquista desde pequenino?
- Seria uma desonestidade intelectual dizer que não tenho clube. Tenho as minhas preferências políticas, religiosas, clubísticas, sexuais. O meu pai fez-me sócio do Benfica em pequenino. Não tenho problema nenhum em assumir isso. Quando joguei andebol no Sporting, cheguei a ser sócio do Sporting. Isso não tem qualquer tipo de influência nas minhas actuações.

Paulo Marques disse...

"Calculo que o "lance de falta" (sic) de Yebda c/ Lizandro nas antas (numa fantástica arbitragem, diga-se...)"
Já o penalty escandaloso sobre o Lucho...

David Duarte disse...

E então. isto quer dizer o quê? que se anda a preparar "coisas" a favor do benfica plo simples facto de alguns jogos do benfica serem arbitrados por arbitos de Lisboa?

Ok, tomo acto e deduzo assim que os arbitros da associação do Porto vão todos, claro està, beneficiar o Porto quando estiverem nos seus jogos. Isto tudo tem logica, tem sim senhor!

José Correia disse...

@David Duarte
Vou repetir as perguntas que deixei ontem para o Pedro Malaquias:
Entende que é normal nomear, em cinco jornadas seguidas, 4 árbitros de Lisboa e um da margem sul para jogos do slb?
É este tipo de critérios, “isenção” e “transparência” que o LFVieira pretende para o futebol português?

David Duarte disse...

Não sei se é normal ou anormal. Nunca me preocupei a ver de onde são os arbitros que arbitram os jogos do Benfica ou do Porto.

O meu comentario tem apenas em conta a logica do artigo. Pressupõem-se que é preocupante o facto de haverem arbitros do sul a arbitrar jogos do Benfica. Como se justifica esta preocupação? Com a premissa que os arbitros do sul vão favorecer o Benfica (é bem este o subentendido não?).

Segundo a mesma logica deverà se concluir então que os arbitros do Porto arbitram pensando em beneficiar o FC Porto... ou neste caso a logica não se aplica?

José Correia, acho que este tipo de pensamento não tem logica nenhuma a não ser, permita-me que lhe diga, na cabeça de adeptos com sérios complexos, sendo o maior o da perseguição.

P.S.: Atenção! Nem identifico todos os adeptos do Porto a este complexo, nem afirmo que este complexo não foi aproveito pelos dirigentes do Benfica para justificar muitos fracassos. pelo contrario, de ha 20 anos para cà, foi o que mais os dirigentes do benfica utilizaram para justificar os erros consecutivos que deitaram o Benfica abaixo durante muito tempo.

José Correia disse...

@David Duarte
Na época em que forem nomeados 4 árbitros do Porto e um de Espinho (AF Aveiro) para cinco jogos seguidos do FC Porto, eu vou achar normal este tipo de nomeações seguidas para jogos do slb.

Já agora, durante muitos anos árbitros filiados na AF Porto e na AF Lisboa não eram nomeados para arbitrar clássicos envolvendo o FC Porto e equipas da 2ª circular. Porque será que havia essa regra?

E sabia o David Duarte, que árbitros de Lisboa se filiavam na AF Setúbal, para contornarem essa regra e serem elegíveis para esses clássicos?