terça-feira, 10 de abril de 2012

O mestre da “tática da avestruz”

Em menos de dois meses, desde o dia 16 de Fevereiro (jogo em São Petersburgo) até ontem, o slb sofreu seis derrotas e cedeu dois empates. E, centrando a análise no campeonato, nos últimos oito jogos (da 19ª à 26ª jornada) as “águias” perderam 13 dos 24 pontos em disputa (54%), abrindo uma autoestrada para que o FC Porto, longe dos seus melhores dias, possa revalidar o título de campeão nacional.

Os números recentes dos encarnados são claros mas, felizmente, a maioria dos benfiquistas preferem a “tática da avestruz” e recusam-se a ver aquilo que é óbvio. Como portista, e apesar da liderança, estou apreensivo com várias limitações e situações por resolver na equipa do FC Porto, mas é um descanso ouvir o treinador do principal rival a desbobinar a cassete da arbitragem sempre que não consegue ganhar. Foi o caso do derby lisboeta de ontem.

Num jogo em vieram ao de cima as evidentes limitações físicas da equipa encarnada (apesar do seu último jogo ter sido cinco (!) dias antes e terem tido mais 24 horas de descanso que o seu adversário);
num jogo em que a dupla de centrais andou à deriva, Javi Garcia ofereceu um golo (que Wolfswinkel desperdiçou) e Djaló foi promovido a “arma secreta”;
num jogo em que o melhor jogador em campo foi, de longe, o guarda-redes Artur;
num jogo em que o inexperiente ex-treinador dos juniores do SCP (Sá Pinto) deu uma lição ao catedrático “mestre da tática” (o mesmo já tinha acontecido com Vítor Pereira, no slb x FC Porto);
num jogo em que o resultado justo teria sido uma vitória por 3 ou 4 golos de diferença dos esforçados rapazes de Alvalade, tantas foram as oportunidades de golo flagrantes;
é hilariante ver treinador, jogadores, comentadores e adeptos benfiquistas indignados, clamando que tudo seria diferente se tivesse sido assinalado um penalty a seu favor (ignorando o que a equipa não fez nos 89 minutos que ainda faltava jogar).

Ora, se ao longo do campeonato o slb tivesse acumulado razões de queixa reais, ainda se podia perceber (em parte) este choradinho mas, falando de penalties, basta recordar os quatro que ficaram por assinalar contra o slb, nos jogos que disputaram com os outros candidatos ao título.

slb x SCP
Minuto 48: Na sequência de um livre, Jardel abraça e derruba Onyewu na grande área encarnada.


É incrível como o árbitro não marcou aquele penalti sobre o Onyewu! Se aquilo não é penalti, por amor de Deus
Domingos Paciência, treinador do SCP

«O Tribunal do jornal O JOGO, composto pelos ex-árbitros Jorge Coroado, Pedro Henriques e Paulo Paraty, foi unânime ao afirmar que João Capela, no seu primeiro dérbi, teve pontos positivos mas falhou redondamente no minuto 48, ao deixar passar em claro um derrube de Jardel a Onyewu, na área encarnada.»
in O JOGO




slb x FC Porto
Minuto 81: Na sequência de um canto marcado por Hulk, Cardozo controla a bola com os dois braços, quase como se estivesse a embalar a redondinha. Pedro Proença estava de frente, viu perfeitamente, mas não quis assinalar o consequente penalty.

slb x SC Braga
Minuto 73: Javi García empurra Lima e depois agarra-lhe a camisola em plena área encarnada. João Ferreira mandou seguir.

SCP x slb
Minuto 26: Garay, com o braço, empurra e desequilibra Wolfswinkel, fazendo-o cair na grande área encarnada.


Enfim, por tudo isto (e não só), para nós, portistas, é muito bom que os benfiquistas continuem a idolatrar o “mestre da tática” e depois, no final dos jogos, se queixem dos árbitros, do “Sistema”, de bruxarias, do Pinto da Costa, do Platini, etc. Aqui que ninguém nos ouve, acho até que devemos incentivar esse tipo de discurso…

P.S. «Jorge Jesus é o melhor treinador que o Benfica teve nos últimos 15 anos. (…) Jorge Jesus terá defeitos, como todos, terá até coisas em que pode melhorar, mas não lhe reconhecer que revolucionou para melhor o futebol do Benfica é de uma injustiça que não aceito, e falta paciência para alguns intelectuais de pacotilha. (…) Eu assumo a minha admiração pelo treinador de futebol Jorge Jesus que não espero que ganhe o Nobel da literatura, mas sei que tudo fará para pôr o Benfica campeão.»
Sílvio Cervan, A Bola, 7 de Outubro de 2011

2 comentários:

Mefistófeles disse...

É verdade que JJ mudou para melhor o futebol do slb, concordo, o que no estado em que estava talvez não fosse assim tão complicado. Mas mudou. Perde é pela falta de humildade e pela chunguice, pois ainda não ganhou nada de relevante para além de um campeonato.

No FCP foram muitos a fazê-lo e nunca tiveram basbaques a tecerem-lhes loas.

Já agora, que o Cervan "la siga mamando". Quando era puto, na rua dele, devia ser o que levava mais carolos e se calhar por via disso chegou a este estado de imbecilidade.

Moura Bessa disse...

Fico maravilhado e feliz por saber que a maioria dos lampiões pensam como o sílvio. Só peço muitos e longos anos de Jasus no slb. Ah, e já agora que o NGP nunca se lembre de o trazer para o dragão como já ouvi sugerido muitas vezes e ambicionado por alguns portistas. Sinceramente nem sequer percebo.

Cumprimentos Portistas da Caparica