sábado, 2 de agosto de 2014

O quinto guarda-redes

Tendo no plantel Fabiano (26 anos), Ricardo (32 anos), Kadú (19 anos) e Helton (36 anos), que sentido faz contratar um quinto guarda-redes para a época 2014/2015?

Sabendo-se que o brasileiro Helton (vai iniciar a sua 10ª época no FC Porto) só deverá estar em condições de voltar a competir em Novembro ou Dezembro e que, em princípio, o angolano Kadú será o guarda-redes da equipa B (foi titular em 24 jogos da II Liga 2013/2014), a contratação do espanhol Andrés Fernández só pode significar que o espanhol Lopetegui não confiava numa solução em que o brasileiro Fabiano (titular nos últimos 13 jogos oficiais da época passada) fosse o “dono” da baliza portista e o português Ricardo (ex-Académica, não falhou um único minuto nos últimos dois campeonatos) fosse a sua “sombra”.

Mas, Fabiano parece querer complicar a vida a Lopetegui…

O JOGO, 28-07-2014

Fabiano, O JOGO, 28-07-2014

A única explicação que eu vejo para a contratação de Andrés Fernández, é se o ex-Osasuna se distinguir, pela positiva, naquelas que são as duas principais lacunas de Fabiano: sair da baliza e jogar com os pés. E, claro, se estes dois aspectos forem considerados fundamentais por Lopetegui (numa lógica da equipa jogar subida e do guarda-redes encurtar espaços nas costas da defesa).

Andrés Fernández, O JOGO, 26-07-2014

De outro modo, parece-me incompreensível “obrigar” a FC Porto SAD a gastar 2 milhões de euros no passe Andrés Fernández, mais salários e as habituais comissões.

3 comentários:

miguel.ca disse...

Parece-me que o Helton está arrumado porque tem já 37 anos, sofreu uma lesão grave e de recuperaçào muito demorada, só estará fisicamente apto para competir no final da primeira volta depois terá ainda de recuperar as dinamicas de alta competição e obviamente a confiança, portanto não será grande disparate dizer que o Helton só estará a 150% a meio da segunda volta.
O Fabiano, embora goste muito dele, é factual que não é nenhum Neuer, o Kadú ainda tem um longo percurso pela frente e o Ricardo, sinceramente, não faço idea do que está ali a fazer.
O espanhol não conheço mas tenho a certeza de que se fosse um Neuer, aos 27 anos não estáva no Ossassuna de certeza absoluta pelo que acho que o dossier "baliza" está-me a assustar um bocadinho.

Leandro Santos disse...

Totalmente de acordo

Unknown disse...

Boa tarde Sr.José Correia.
Nem de propósito, hoje o Fabiano teve um erro a nível de jogo de pés. Concordo inteiramente com a sua opinião, mas faz precisamente hoje oito dias que um amigo deste novo guarda redes disse numa entrevista a o JOGo que a única lacuna era jogar com os pés. Não entendi está contratação, e depois de hoje Fabiano vai para o banco.
Está idéia criada agora que um guarda redes tem de saber jogar bem com os pés é moda face as exibições do Neuer. As pessoas as vezes têm de perceber que não existem jogadores iguais e que o FCPORTO joga duma maneira diferente. Quantas vezes já insultamos o Helton, para mim joga fantástico com os pés, por muitas vezes complicar.?
A época está aí a porta, desconfio da mourolandia e das arbitragens, mas também tenho medo do nosso plantel.
Bruno Miguel Guedes 28061.