terça-feira, 9 de setembro de 2014

10,7 milhões e outras vantagens

«Na última temporada, a participação [do FC Porto] nas competições europeias valeu 15,5 milhões de euros (já com o market pool incluído), mesmo com a eliminação precoce na fase de grupos da Champions – a Liga Europa pouco contribuiu para o bolo final.
Esta época, o FC Porto receberá 2,1 milhões de euros só pela participação neste play-off, verba à qual acrescerá, na eventualidade de apuramento, a de 8,6 milhões pela presença na fase de grupos. Ou seja, em jogo nesta eliminatória estão, no mínimo, 10,7 milhões de euros de receitas diretas, que crescerão com os pontos acumulados nos seis primeiros jogos da prova.»
in O JOGO, 07-08-2014


Segundo este texto do jornal O JOGO (publicado no início de Agosto), o FC Porto (3º classificado do campeonato 2013/2014) irá iniciar a fase de grupos da Liga dos Campeões 2014/2015 com mais 2,1 milhões de euros do que o Sporting (2º classificado do campeonato 2013/2014).
Isto sem contar com a receita de bilheteira do FC Porto x Lille a qual, presumo, terá superado os 500 mil euros, visto que estiveram presentes mais de 45 mil espectadores.

Mas, para além do aspecto monetário, este play-off teve outras vantagens “imateriais”, nomeadamente:

i) “obrigou” a Administração da FC Porto SAD a reforçar qualitativamente o plantel, de uma forma que me parece significativa;

ii) “obrigou” a fechar o núcleo duro do plantel 2014/2015, sensivelmente, um mês antes do fecho do mercado;

iii) proporcionou ao treinador dois jogos “extra”, de elevado grau de dificuldade, que puseram muitos dos novos jogadores à prova e contribuíram para dar rotinas a uma equipa em construção.


Em resumo, tendo o FC Porto superado o play-off da Liga dos Campeões, foi melhor ter ficado em 3º do que em 2º lugar no último campeonato. Mas isto, claro, é uma análise a posteriori.

12 comentários:

José Rodrigues disse...

Ora bem, vamos por partes.

Quando à questão do $$, pura e simplesmente NAO SABEMOS se foi melhor ficar em 2o ou 3o. Se ficássemos em 2o, logicamente o SCP teria ficado em 3o.

Ora para se dizer q iríamos ganhar menos dinheiro nesse cenário, está-se já a presumir que o SCP se iria apurar na pré-eliminatória, o q é uma GRANDE suposição (ainda para mais nem seriam cabeças-de-série no sorteio, se nao me engano). Quem sabe?

Isto porque se o SCP nao passasse a pre-elim então o Market Pool iria ser a dividir apenas a dois, e isso mais do q compensava os cerca de 3 milhões q recebemos (da UEFA e de bilheteira) na pré-eliminatória.

(diga-se de passagem q ainda mais enganador e' o titulo do artigo, "10,7M e OUTRAS vantagens", quando mesmo com apuramento directo estariam garantidos 8,6 desses 10,7M. O correcto seria portanto dizer "3M e outras vantagens", e isto explicitando no texto q isso ja' presumia q o SCP passava a pre-eliminatoria)

De resto, sobre as consideracoes nao monetarias:

- concordo a 100% com o 3o ponto
- tenho duvidas sobre o 2o ponto e discordo com o 1o

Isto porque a pre-eliminatoria pode muito bem ter sido um entrave ao reforco antecipado do plantel. Nomeadamente, muito provavelmente tera' havido negocios (Navas? Classie? Outros?) q foram travados inicialmente devido 'a SAD nao saber se ia poder contar com o $$ da LC... e quando isso ficou claro ja' era demasiado tarde.

Em menor medida, o facto de q a reconquista do campeonato e' a grande prioridade (e q a SAD querera' dar inicialmente "bombons" ao novo treinador de forma a q nao possa dizer q nao lhe deram todas as condicoes) leva-me a crer q foi sempre intencao da SAD reforcar qualitativamente o plantel tanto quanto a bolsa deixasse: se ja' estivessemos apurados estou certo q seria a mesma coisa.

Resumindo e concluindo: apesar de no computo geral nao se saber se seria pior ter sido apurados directamente, tenho tendencia mesmo assim (e sabendo a posteriori que passámos) a preferir ter passado pela pre-eliminatoria ao dar um peso desproporcionado ao 3o factor de q o Ze' fala, i.e. ter tido a oportunidade de comecar a epoca a serio mais cedo de forma a q se ganhe rotinas tao cedo quanto possivel (havendo treinador novo e muitos jogadores novos).

Joao Goncalves disse...

Ou o José Rodrigues leu mal o que o José Correia escreveu ou li eu...

Em lado nenhum se pressume que o SCP iria passar ou não a pré eliminatória.

O que está dito é que efectivamente o Porto ganhou mais do que se tivesse ficado em 3º, atá o momento, pois o Marketing Pool dividido por 3 penalizanos na fase de grupo e isso é vdd, mas tal nunca dependeria de nós.

De resto, concordo ctg José Rodrigues na apreciação ao 1º e 3º ponto e não posso concordar em relação ao ponto 2, pois se assim não acontece todos as épocas é por incompetência de alguém, pois é assim que se devem fazer as coisas sempre.

José Correia disse...

"Isto porque se o SCP nao passasse a pre-elim..."

Não vou especular com o que aconteceria se o Sporting tivesse ficado em 3º lugar e tivesse que disputar o play-off.
Tanto poderia passar como ser eliminado. Por exemplo, há 4 anos atrás, outro sporting (o de Braga) disputou o play-off e eliminou um super-favorito Sevilha.

O que sei é que se o FC Porto tivesse ficado em 2º lugar, seguramente que não tinha recebido os 2,1 milhões de euros de prémio de participação no play-off, nem teria encaixado a receita do FC Porto x Lille (em que o Estádio do Dragão esteve perto da lotação esgotada).

José Correia disse...

"...o Market Pool iria ser a dividir apenas a dois, e isso mais do q compensava os cerca de 3 milhões q recebemos (da UEFA e de bilheteira) na pré-eliminatória"

Em que contas te baseias para dizer isso com tanta certeza?
Sabes qual foi o valor do Market Pool na época passada?

José Correia disse...

"Isto porque a pre-eliminatoria pode muito bem ter sido um entrave ao reforco antecipado do plantel. Nomeadamente, muito provavelmente tera' havido negocios (Navas? Classie? Outros?) q foram travados inicialmente devido 'a SAD nao saber se ia poder contar com o $$ da LC... e quando isso ficou claro ja' era demasiado tarde"

Não sei se o FC Porto esteve interessado em Navas, mas se esteve, é óbvio que o principal entrave à sua contratação foi a concorrência do Real Madrid.

Quanto ao Classie, decidiu renovar com o Feyenoord _após_ a conclusão do play-off.

José Rodrigues disse...

"Não vou especular com o que aconteceria se o Sporting tivesse ficado em 3º lugar e tivesse que disputar o play-off."

Mas especular sobre isso foi *precisamente* o q fizeste ao afirmar q o FCP ter ficado em 3o lugar e passado pelo play-off foi benefico monetariamente (vs ter ficado em 2o.) ..o q so' se pode concluir tendo TODAS as pecas do puzzle monetario em conta.

Caramba, somos os dois engenheiros a serio e gostamos de rigor cientifico/logico, e nao a la Socrates :-)

Ora se X = w1 + z1 e Y = w2 + z2, nao basta saber q w1 > w2 (sendo w2 zero) para se afirmar q X > Y. E' preciso saber o q se passa com z1 e z2, e nunca o saberemos porque z2 (valor do market pool) depende do SCP passar a pre-eliminatoria nesse cenario hipotetico.

Quanto ao market pool, nao sei de cor quanto sera' (e muda quase todos os anos) mas tenho a clara ideia q deve andar entre 4 e 6M.

José Rodrigues disse...

Joao Goncalves, nao existe "ate' ao momento" nesta discussao, nao e' uma questao de "se fazer as contas todas no fim" (nem - ao contrario do q interpretaste - o Ze' disse isso, ja' agora).

Isto porque seja hoje seja daqui a 3 ou 9 meses nunca saberemos se o SCP teria passado a pre-elim caso tivessemos trocado as posicoes em q terminamos o campeonato de 13/14, e sem saber isso nunca se podera' afirmar q foi melhor ou pior ter passado pela pre-elim, monetariamente falando (a nao ser q o market pool fosse sempre inferior a 3M, e pelo q sei nao e').

DC disse...

"Não sei se o FC Porto esteve interessado em Navas, mas se esteve, é óbvio que o principal entrave à sua contratação foi a concorrência do Real Madrid."

Discordo. O principal entrave foi deixá-lo ir ao mundial antes de fechar o negócio. Antes do mundial ele nunca teria o "estatuto" para assinar pelo Real. E já se sabia que o Lopetegui o tinha pedido por essa altura. O Levante jogou muito bem com o mundial, nós, não sei porquê, deixamos arrastar o negócio.

José Rodrigues disse...

...mas ja' agora, monetariamente ha' uma vantagem clara relativa em ter passado pela pre-eliminatoria: nao em relacao ao q teriamos recebido de LC se nos tivessemos apurados automaticamente, mas sim em relacao ao slb.

A diferenca entre o q vamos encaixar na LC e o q o slb vai encaixar na LC e' positiva de ~3M ou perto disso vs. um cenario em q tal como eles nos apuramos directamente. Tendo em conta q a nossa principal luta e' no campeonato contra eles, sempre ajuda.

Ja' em relacao ao SCP nao podemos dizer o mesmo, la' esta': depende se eles passariam a pre-eliminatoria ou nao (se nao passassem iam certamente encaixar menos dinheiro jogando apenas na LE do q vao de facto encaixar).

Finalmente, diga-se de passagem q eu pensava q ter passado pela pre-elim tinha a pequena vantagem de pontos extra para o rkg da UEFA, mas pelo q vejo parece q afinal as pre-elim da LC nao sao tidas em conta.

José Rodrigues disse...

Perdao, corrijo o q acabei de dizer, estava a ler mal os dados no site do Kassies: os pontos da pre-elim contam sim senhor (como eu pensava), nomeadamente a 50%.

Sendo assim temos 2 pts extra no rkg q nao teriamos se tivessemos passado pela pre-eliminatoria. Tendo em conta q no total temos andado pelos 100 pts (media movel de 5 anos) 2 pts nao faz grande diferenca, mas sempre ajuda um bocadinho.

meirelesportuense disse...

Uma simples pergunta: -Falaram sobre os ganhos do FCP e do SCP até este momento e ignoraram o SLB, quanto ganharam eles afinal até agora?...

José Correia disse...

"Quanto ao market pool, nao sei de cor quanto sera' (e muda quase todos os anos) mas tenho a clara ideia q deve andar entre 4 e 6M"

Segundo julgo saber, o market pool total para as equipas portuguesas anda entre os 8 e os 9 milhões de euros, o que, a confirmar-se, dá 3 milhões de euros por equipa se forem três e 4,5 milhões de euros por equipa se forem duas.