quinta-feira, 6 de novembro de 2014

66% de penáltis falhados!

O Maisfutebol publicou, hoje, um artigo acerca dos penáltis falhados por jogadores do FC Porto, que vale a pena ler e do qual reproduzo os seguintes extractos:

«A eficácia do FC Porto neste capítulo [marcação de penáltis] é muito má. Foi o quarto penálti falhado pelo FC Porto [esta época] em seis tentativas: 25 33 por cento de sucesso. Feitas as contas, a equipa de Lopetegui já falhou mais grandes penalidades este ano do que em toda a temporada passada. Somando todas as competições, os dragões desperdiçaram três [penáltis] em 2013/14. (…)
Este [em San Mamés] foi o quinto penalti que Jackson falhou de Dragão ao peito, mas, curiosamente, até veio de uma época com pontaria afinada neste quesito: marcou três em três na época passada, todos para a Liga e na reta final do campeonato.
O registo da primeira época era, contudo, um sinal de que Jackson não é especialista nesta arte. Em 2012/13 marcou apenas três das seis tentativas que dispôs.»


O JOGO, 06-11-2014
Não vale a pena ignorar ou fazer de conta. É indiscutível que existe um problema, que precisa de ser resolvido e, parece-me óbvio, que a solução deste problema não passa por Jackson Martinez.

Mais. Continuar a insistir em Jackson, como 1ª opção para marcar os penalties, parece-me contraproducente.
Porquê?
Porque, além do risco elevado dele falhar (são as estatísticas que o dizem) é inevitável que estas situações acabem por o afectar em termos psicológicos e/ou emocionais.
E nós precisamos de um Jackson em pleno, de cabeça limpa, sem qualquer tipo de ansiedades.

Quem devia, então, marcar os penalties?

Quintero parecia-me ter excelentes características, mas já falhou um penalty esta época (contra o Moreirense) e, além disso, não é sempre titular.

Brahimi seria outra alternativa. Consegue (quase sempre) colocar a bola onde quer e é um bom marcador de livres diretos, mas também já falhou um penalty esta época (contra o Shakhtar Donetsk).

Não estou a ver uma opção óbvia, mas espero que Lopetegui consiga, rapidamente, encontrar uma solução.

16 comentários:

Nuno Salvaterra disse...

4 em 6 é 66% e não 75%.

José Correia disse...

Certo!
Fui induzido em erro pelo artigo do Maisfutebol.
Já corrigi.
Obrigado.

João disse...

E que tal dois ou três deles treinaram a [...] da marcação de penaltys? Não sei, digo eu. Jackson, Brahimi, Quintero, Danilo, Maicon, é indiferente. Um deles tem que os treinar regularmente porque vai ser chamado para isso quando há essa oportunidade a meio dos jogos (duvido que algum deles o faça, ou pelo menos com a regularidade com que devia) - e quer acerte, quer falhe, é aquele jogador que marca os penaltys e ponto final, o buraco do Adrien marca os penaltys do Sporting e duvido que seja melhor executante do que quer que seja do que qualquer um destes 4. Os outros também porque eventualmente vamos ter jogos resolvidos da marca de grande penalidade. Alguém se lembra do Fernando a avançar para marcar o último penalty do jogo contra o Carnide para a Taça da Liga da época passada? O Fernando, por amor de Deus...

Já começa a ser ridícula a aversão deste clube aos penaltys. E não vem de agora.

michael disse...

josué, talvez?
agora mais a sério:
- a camisola nao tem pesado a Danilo, que anda com fome de golo,
- tal como a quaresma
- o Indi é frio como gelo
- porque nao Óliver?...

Percebo a insistencia em Jackson até ao momento, mas a partir de agora poderá ser contraproducente, até porque tem sido um jogador e um capitao fantástico, está na hora de o proteger.

Z disse...

Martins Indi a marcar! Que guarda-redes ousaria colocar-se no raio de visão do nosso rapaz??

Mais a sério: Danilo ou Maicon.

Hugo Valente disse...

A marcaçao de penalties tem tanto de tecnica individual como de confiança.
Tenho por exemplo otimas recordaçoes dos penalties marcados pelo Derlei (muitos inclusivamente ao canto superior que sao os mais dificeis) que nao era um jogador com um passe especialmente preciso ou com jeito para livres...
Voto em Maicon ou Danilo (ambos pontuam na vertente psicologica e tambem na capacidade de marcaçao de livres)
De qualquer forma, seja quem for, penso que esta a faltar a vertente de treino, porque marcar penalidades (enganando o GR...) tambem se pratica.

Pyrokokus disse...

Para mim marcava o Danilo ou o Herrera. Penso que são mentalmente fortes para marcar.

Mefistófeles disse...

O que é mesmo preocupante nesta história é pensar que podemos perder uma final por não sabermos marcar penalties. E já vem de trás, como foi referido acima, não é de agora.

Bruno Pinto disse...

Começa, de facto, a ser um problema. Mas que urge ser resolvido, porque uma equipa como a nossa não pode falhar grandes penalidades e, como sendo a melhor oportunidade de golo que se pode criar, não pode ser desperdiçada como tem sido. Começa a ser uma questão mental que tem de ser resolvida pelo treinador e jogadores.

1. Jackson tem de deixar de cobrar penalties.
2. Lopetegui deve redefinir uma hierarquia para a marcação - 3 jogadores talvez - e pô-los a treinar com frequência.
3. Esta hierarquia é para ser seguida sem discussão, consoante os jogadores estejam em campo ou não.

Tenho dúvidas, mas não apostaria em Maicon. Tenho sempre a sensação que vai mandar a bola por cima. É discutível, mas a minha ordem seria: Quaresma, Quintero, Danilo. Cheira-me que Aboubakar não falharia nenhum, mas ele pouco joga...

Fernando B. disse...

Conta mais a cabeça do que o pé !
Lembram-se do Demol ? Salvo erro, 11 penaltis, 11 golos !

Joao Goncalves disse...

Nem que seja o Fabiano mas alguém que a meta lá para dentro que já não onde me esconder mais quando temos um Penalty a nosso favor...

Luís Vieira disse...

Nem mais. Que se ponha alguém forte psicologicamente a bater penáltis. Por vezes suplanta a técnica de remate (vide Jackson). Desde o Lucho que isto é um inferno.

João disse...

Não que, longe disso, o Lucho não falhasse penaltis

dragão disse...

O Danilo, pá. E o Maicon. Como, de resto, já apontou alguém anteriormente.

João Machado disse...

Relembro so que o Danilo já falhou, frente ao Marítimo, custando-nos 2 pontos e quase um título na 2a época do VP.

Luís Vieira disse...

Falhava, como todos, mas raramente. Era bastante fiável na marcação.