quarta-feira, 15 de maio de 2019

O rei vai nu

Num ano em que ficou confirmado, para quem ainda tinha dúvidas, que (sempre) existem ofertas a jogadores para perderem contra o slb (Cássio, Marcelo e Lionn) e, ainda, que existem equipas que propositadamente não se apresentam na máxima força contra o mesmo clube (declarações de Petit, treinador do Marítimo), um qualquer portista afirmar que o clube da Luz é um justo vencedor do campeonato é pior do que disparar completamente ao lado: é cometer um erro histórico, com consequências para as próximas temporadas.
Quem afirma que, mesmo perante tamanho grau de vigarice, o FCP tinha a obrigação de ser campeão, desvaloriza as ajudas decisivas ao slb em Tondela (expulsão ridícula de um jogador da casa, num jogo em que os lisboetas ficariam completamente fora da corrida ao título caso não vencessem) e, principalmente, em Santa Maria da Feira (tal como na época de 99/2000, Bruno Paixão volta a ser absolutamente decisivo na atribuição do título), Braga e Vila do Conde (onde as regras do futebol deixaram, pura e simplesmente, de existir). 
Sim, o FCP usufruiu de uma vantagem importante nesta presente temporada e perdeu-a. Mas, se avaliarmos o conjunto de todas as jornadas, verificamos que o FCP perdeu, até ao momento, 17 pontos. Uma performance que, habitualmente, seria suficiente para vencer o campeonato. Para termos uma ideia, o FCP de Mourinho perdeu 20 pontos em 2003/04. Sim, no mesmo ano em que fomos a melhor equipa da Europa.
Poderia o FCP ter feito mais e melhor, apesar de existirem umas regras para o slb e outras diferentes para as restantes equipas? Sim, mas isso é e será sempre verdade. Seja em 2019, seja em 1987 em que perdemos o campeonato, apesar de contarmos com a nossa melhor equipa de todos os tempos.
A anormalidade não estará, pois, na nossa pontuação mas sim no completo absurdo de, desde a sua derrota em Portimão, o slb somar por vitórias todos os encontros efectuados, com a excepção do empate contra o Belenenses. Vão seguramente conseguir 23 vitórias nas últimas 25 partidas para a liga portuguesa. Um feito que até os melhores slb dos últimos 30 e tal anos não conseguiram alcançar, com a excepção daquele record no tempo de JJ. 
No mesmo período de tempo, mesmo o nosso FCP, com muito melhores equipas durante longos períodos, poucas vezes terá andado perto de tamanha proeza.
Ou seja, temos então que Seferovics, Pizzis, Florentinos e Grimaldos estão a conseguir algo que nós, até no tempo de um Gomes, Madjer, Jardel, Deco, Falcao ou Hulk, dificilmente alcançaríamos.

Acredite quem quiser.

Mesmo dando de barato que este se trata, efectivamente, de um slb fortíssimo, a realidade das provas europeias desmente-o por completo. Para tudo isto ter uma qualquer lógica, ou seja, que estamos mesmo perante um slb-vintage, estes teriam também que ter brilhado, nesta actual temporada, nas provas da UEFA. Pelo menos, e no mínimo, chegar à final da Liga Europa.
Ora, tiveram duas oportunidades (não esquecer a sua sofrível participação na Liga dos Campeões), mas ninguém se lembrará do slb, por essa Europa fora, quando se fizer o balanço de 2018/19.

E já para não falar nos 5-jogos-5 de interdição da Luz. Aliás, até poderiam ser 10, que daria no mesmo: numa comédia.

Aceitar a vitória do slb, nestes moldes, é perpetuar este estado de coisas. Qual é, afinal, o limite do suportável?
Qualquer dia, ganharemos ao slb em ambas as voltas e ainda assim não chegará. É que, afinal, eles também conseguem passar por cima do VAR, que era a nossa última linha de defesa para o futuro.

O slb vai perder apenas 15 pontos. Nos últimos 35 anos, e adaptando as classificações a 3 pontos por vitória, o FCP apenas conseguiu perder menos pontos em 5 dos seus títulos.
O slb tem 99 golos marcados. O FCP, nos mesmos 35 anos, o melhor que conseguiu foram 88. Isto apesar de ter contando com goleadores da classe de um Gomes, Jardel, Falcao ou Jackson.
O slb vai em 7 (s-e-t-e) partidas em que marcou nos primeiros 3 (t-r-ê-s) minutos de jogo. 
O que significará isto em termos de seriedade dos seus adversários?

Desculpem, mas temos que ter o direito a sermos campeões mesmo naquelas épocas em que não somos excepcionais.

4 comentários:

Jaime Palha disse...

O SLB ganhou ao FCP em ambas as voltas e talvez chegue.

Sacaio disse...

Caríssimo Luís, se me for permitido, não concordo com uma boa da tua reflexão. É um facto que o slb tem sido levado ao colo nestas últimas 2 jornadas fora. Nesta última com o Rio Ave, aquele 2º golo então é um escândalo, para além da protecção ao "menino" félix, que como já é jogador da selecção, coitado do árbitro que lhe der um vermelho.
Mas avançando, não concordo com uma boa parte do texto pois vi todos os jogos do FC Porto, não só presencialmente, como os revia na TV para escrever crónicas de memória, (coisa que faço há várias épocas) que espero um dia publicar. E digo (sem problema) que alguns daqueles pontos que tivemos de avanço também nos caíram do céu, e nem sempre por mérito nosso. Se nós nos queixamos (e bem) nestas últimas jornadas, não podemos apagar a memória da 1ª parte da época (e da Taça da Liga).
Se nos centrarmos no "perdemos o campeonato por causa dos árbitros", estamos apenas a sacudir a água do capote e não a ir ao problema de fundo... e esse chama-se SAD.
Num ano de parcos recursos, a aposta foi na continuidade, em alguns regressos de emprestados e em manter o treinador. Mas também é estranho a falta de motivação para "convencer" os melhores a ficar, e assim conseguir seduzir outros de igual valia. Olhando para o actual plantel, quem é a vedeta que prefere o FC Porto a qualquer clube médio que jogue provas europeias, quando vê que Brahimi e Herrera (principalmente estes), Casillas (por outros motivos), Maxi a saírem sem qualquer retorno, e outros que sairão (Filipe, Militão, Telles,Marega) para haver dinheiro para construir tudo de novo, é alarmante. Que equipa teremos para atacar a pré-eliminatória e o playoff da Champions? Já se viu também que o Sérgio não apostará nos putos. Não me admiro que não lhe sejam dadas garantias de qualidade e ele saia (ainda por cima com estes últimos episódios do filho, das claques e de dar mérito ao slb na 2ª volta). O Jesus é uma miragem, jamais viria sem as estrelas. Sinceramente, temo pelos tempos mais próximos. E esta entrevista do presidente é assustadora e num péssimo timing, realmente, que saudados do "velho" Pinto da Costa.
Para fechar, a política de comunicação é desastrosa, não só o Pinto da Costa, mas também o FJM, que está mais que descredibilizado, e ninguém tem paciência para ouvir as mesmas coisas semana após semana.
Será precisa uma grande reflexão.
Uma Reflexão Portista... Um abraço a todos

Ricardo disse...

Concordo com o texto, estatisticamente não é possivel tanta vitoria seguida, salvo haver manipulações. Mas temos que nos preocupar com as nossas questões internas, essas sim graves e que condicionam o futuro.

Temos a maioria dos jogadores a querer sair do Clube, não a querer ficar. Que diz isso da entrega em momentos chave da época?
Jogadores q correm 11 km contra Liverpool e 5 km num jogo do campeonato. Um capitão que vai dar um prejuizo daqueles ao clube!

Falhamos quando não devíamos, antigamente se o Porto tivesse 7 pontos avanço a meio do campeonato acabava com 15 de vantagem.

Subserviência a uma claque faz sentido? Não. Presidente a vir falar disso faz sentido? Não! Treinador que tem que controlar exposição publica agride adepto do clube faz sentido? Não.

Preocupemos-nos em arrumar a casa e reforçar o plantel com jogadores bons e profissionais.

vidente mor disse...

concordo.
com os toupeiras nao pode haver cedencias de nenhuma especie. Tem de ser odio no maximo, pena que os jogadores dos jun A nao tenham entendido isso, mas com dois centrais macios e um gredes de faz de conta......
AGORA SERGIO CONCEIÇAO E OS FILHOS DEVEM PERCEBER QUE NAO PODEM POIAR SE UNS AOS OUTROS SO QUANDO OS TOUPEIRAS GANHAM COMO FOI O CASO NO ULTIMO JOGO DOS JUN A, parabens ao mano, e mais nao sei o que mas quando sao vitorias do mano e do pai que estao no porto os parabens ficam na gaveta, o moises, o sergio o rodrigo e se caljhar o sergio conceiçao ate parecem casioa e coisas do genmero. A mulher de cesar nao basta parecer ser seria..... a SC na basta bater no peito e gritar e depois parecer ser um avençado de toupeira ele e parece a familia toda.