segunda-feira, 17 de junho de 2019

O que as manchetes não contam

Nas últimas semanas, poucos são os dias em que não tenha havido uma manchete sobre a transferência do Zé Luís - um nome que provoca tanto entusiasmo entre os adeptos do Porto, como uma maratona de discursos do 10 de Junho. A versão "oficial" que tem sido veículada, é que o jogador é um "desejo" do Sérgio Conceição - e que a sempre prestável SAD, tem envidado esforços para oferecer o avançado ao treinador.

Não é novidade para ninguém que algumas escolhas do Sérgio Conceição no que toca a reforços, são no mínimo questionáveis - com o inenarrável Fernando Andrade à cabeça, poucos ou nenhuns jogadores ditos "escolhidos pelo treinador" (porque são aposta mais ou menos habitual) têm impressionado. Assim sendo, é legítimo duvidar da capacidade do Sérgio Conceição para "detectar talentos", e não seria surpresa que o Zé Luís fosse mesmo parte uma lista de possíveis reforços entregue à SAD pelo treinador. O que me parece mais duvidoso, é que o Zé Luís esteja no topo dessa lista. Este jogador é o único que serve, e o treinador não quer saber de outros nomes? E a quem é que interessa essa estória? 


Aquilo que esta e outras novelas escondem, é (mais) uma abordagem completamente "desdentada" do Porto ao mercado, porque pura e simplesmente não há dinheiro, e o restrito grupo de empresários com quem o Porto trabalha, não tem melhor para oferecer que Zé Luíses e quejandos. E como interessa não levantar muitas questões sobre esses factos incómodos, há que entreter a malta com os reforços(?) "exigidos" pelo treinador - convém preparar o terreno para, no caso de a época acabar mal, o "bode respiratório" ser, como sempre, o treinador - porque a SAD até lhe colocou à disposição todos Zé Luíses que lhe aquele lhes pediu.

A narrativa que nos querem vender é "oh Sérgio, temos aqui o Messi e o Zé Luís; qual é que preferes?", e o Sérgio diz "gosto muito do Messi, mas quem agrada mesmo é o Zé Luís". Acredite quem quiser.

7 comentários:

Guilherme de Sousa Olaio disse...

Caro Portista,

Tenho vasculhado em tudo quanto é sítio para entender esta fixação por um jogador semelhante ao citado Fernando Andrade. No meu modesto entender não vejo no homem qualidades ao nível da exigência que se pretende para atingir o acesso à Champions e restantes provas.
O único que nos foi apresentado de camisola vestida foi o SARÁVIA. Por isso, esperei pelas 23 horas de sábado para poder concluir que não é este defesa direito que vai tirar o lugar ao MANAFÁ.
Se aquilo que nos foi dado ver serve de bitola para os reforços que aí vêm, estamos conversados, para não dizer o que me apetecia dizer.
Se outra virtude teve olhar para o SARÁVIA, foi ficar com vontade do nosso clube contratar o ROGER MARTINEZ. O homem passava pelo contratado como cão por vinha vindimada e com um remate forte e colocado como há muito não temos no nosso plantel.
Assim sendo não auguro nada de bom para os tempos que aí vêm.

Um abraço

Dragaoatento disse...

Filipe Sousa, o meu último comentário não apareceu publicado...! Passa-se algo?

www.dragaoatento.blogspost.com

vidente mor disse...

o problema e que SC adora jogadores batidos como o mentos jasus e matacoes, aquele que tenha tecnica saiba pegar na bola ficar com ela e jogar para SC e uma carta fora do baralho. O problema com ze luis e que SC gosta deste tipo de jogadores matacoes e pouco tecnicos

vidente mor disse...

em relaçao a contrataçoes todos temos preferidos aqui e acola, ate parece que dao por ai 120 pelo felix.......SC nao e clara,mente um treinador detetor de talentos porque ele nao os aprecia, nem e treinador para apostar em jovens. quando me lembro que perdeu o campeonato e o resto por teimosia e falta de visao apesar dos padres e bispos........

Pedro Nuno disse...

Sr. Guilherme, você deve ser um dos que só lê o record e a bola e sabe logo quando o jogador faz uma má exibição mas se no próximo jogo ele brilhar você não vai saber e sabe porquê? Porque o Saravia enquanto estiver na copa américa só vai ser noticia por cá quando jogar mal. Agora espere um pouco antes de bater no jogador. Está visto que desconhece totalmente o futebol sul americano mas deixe-me dizer-lhe que já vi o Saravia secar totalmente o Neymar num brasil vs argentina para além de ter sido um dos melhores laterais do campeonato argentino. Mas esperamos para ver antes de tirar conclusões precipitadas. Quanto ao zé luís concordo que não é um jogador que valha 10 milhões nem de perto nem de longe. Vamos esperar também para ver o que dá esta novela e se se confirmar veremos o que fará este jogador. Da minha parte recuso-me a ser injusto para com um jogador antes mesmo de ele assinar. Para isso já temos os pasquins da capital que muitos portistas ainda lêem infelizmente.

Pedro Nuno

Guilherme de Sousa Olaio disse...

Senhor Pedro Nuno,

Agradeço ter considerado prematura a minha apreciação relativamente ao SARAVIA. Como gostaria de ter de me retratar e pedir-lhe desculpa pela antecipada , ou precipitada, avaliação dos méritos deste jogador.
Sou portista desde sempre e associado desde 1975. Só compro a BOLA e o RECORD,das edições que referem a conquista de títulos do meu FCP. Como gosto de guardar essas primeiras páginas,e cujo desaparecimento nos últimos anos, talvez tenha contribuído para a falta de pachorra e tolerância do meu texto.
Não alinho na lenga-lenga dos pasquins da capital, mas também não estou interessado em arma-me em cartilheiro dos respeitosos comentadores do Porto Canal.Obrigado pelo reparo.

Cumprimentos

Dragaoatento disse...

Caros Portistas!

Infelizmente tornou-se evidente que nas últimas épocas algumas contratações de futebolistas foram autênticos "flops"... Surpreende-me este facto porque o FC Porto até costumava contratar bem, casos de: Falcão, Lisandro Lopez e mais recentemente Felipe e Militão...etc...
De notar que:
a) 1º Para se contratar bem é preciso milhões de €...
b) 2º o mais difícil é descobrir talentos ainda pouco conhecidos, baseando-se a avaliação no comportamento do profissional: predisposição para trabalhar, habilidade para jogar futebol, personalidade, carácter...etc... Mas para isto é preciso ter uma boa estrutura de "scouting" e apostar na "formação", ter uma boa organização...etc...

www.dragaoatento.blogspot.com