quarta-feira, 9 de abril de 2008

O "Sistema" do antigamente...

No passado dia 5 de Abril, o Director do Diário de Notícias – João Marcelino – escreveu um artigo de opinião designado “Uma época em julgamento”.

João Marcelino tem um passado no jornalismo que é de todos conhecido. Em Janeiro de 1999, substituiu Rui Cartaxana na direcção do Record e em 2002 transitou para o controlo editorial do Correio da Manhã (outro jornal do grupo Cofina), de onde saiu em 21 de Fevereiro de 2007 para assumir a direcção do DN a convite de Joaquim Oliveira.

Acompanhando a carreira de João Marcelino e as opiniões que foi manifestando ao longo dos anos, não me surpreende que pense que “tanto Pinto da Costa como Valentim Loureiro não souberam estar à altura da História” e que o processo ‘Apito Dourado’ é o “julgamento de uma determinada época”.
O que é verdadeiramente surpreendente neste artigo de João Marcelino, são as seguintes partes:

«Pinto da Costa e Valentim Loureiro marcaram, para o bem e para o mal (na companhia de Pimenta Machado, ex-presidente do V. Guimarães), os últimos 25 anos do futebol português. Primeiro, retiraram-no de uma ditadura, a do Benfica dos anos 60 e 70, e devolveram-no à democracia alguns anos depois do 25 de Abril.

Pode agora parecer bizarro, mas eram os clubes de Lisboa, Benfica, Sporting e Belenenses, que em rotação escolhiam o presidente da FPF, e a partir daí todo o elenco. O Benfica chegou a ter o exclusivo dos bons jogadores (era vulgar serem chamados 13/14 futebolistas do clube aos jogos da selecção A!). Mesmo as arbitragens, que na altura não tinham o escrutínio de uma comunicação plural, eram visivelmente tendenciosas. E foi a partir do Norte, desse triângulo com o vértice maior nas Antas, que as coisas melhoraram.

Desde aí, o futebol português foi crescendo e conseguiu êxitos sem paralelo na sua história. Modernizou-se. Modernizou estruturas. Desenvolveu escolas. Formou técnicos e por consequência jogadores. Conseguiu resultados (no FC Porto, ainda no Benfica, em todas as selecções). O FC Porto tornou-se uma potência do futebol europeu e o Boavista passou de clube confidencial a vencedor de um campeonato. Ambos se tornaram escolas de know-how futebolístico, e não é por acaso que o Benfica, por exemplo, recentemente recrutou José Veiga (da escola do FC Porto) e hoje conta com Paulo Gonçalves (formado no Bessa).»

eram os clubes de Lisboa, Benfica, Sporting e Belenenses, que em rotação escolhiam o presidente da FPF, e a partir daí todo o elenco

as arbitragens eram visivelmente tendenciosas

Nada disto é novidade, mas vê-lo escrito num jornal de Lisboa, dito de referência, por uma pessoa como João Marcelino, no auge da campanha mediática contra o FC Porto em torno do ‘Apito Dourado’ é algo que merece ser arquivado, para mais tarde recordar.

10 comentários:

Lamas disse...

Recuar 20 anos...

O jogo em que o FCP se tornou virtual campeão em 1987/88 em... http://basculacao.blogspot.com/

Saudações Portistas...

Zé Luís disse...

José Correia, eu li o artigo e conoto-o com as acusações em voga contra o FC Porto, não o ilibando do passado menos bonito dos últimos 20 anos ou 25 ou 30.
É que ao considerar o julgamento como o relativo a uma época determinada (pelos títulos do FC Porto) acho que o JM acusa, também, e não defende, como é aqui suposto no post.
Por isso, em reacção, escrevi o Apito Atrasado

José Correia disse...

Caro Zé Luis, eu tive o cuidado de colocar o link para o artigo no DN e de dizer que não me surpreende que João Marcelino pense que “tanto Pinto da Costa como Valentim Loureiro não souberam estar à altura da História” e que o processo ‘Apito Dourado’ é o “julgamento de uma determinada época”.
Este tipo de opinião e considerações é o habitual.

Para mim, surpreendente é o resto, particularmente as partes que eu destaquei.
Para nós, portistas, não se trata de qualquer novidade, mas ver isto escrito por uma pessoa com o passado do João Marcelino, num jornal de Lisboa, e numa altura destas, é algo, no mínimo, fora do normal.

Um abraço

P.S. Onde posso ler o 'Apito atrasado'?

José Correia disse...

Caro lamas, parabéns pelo blog 'Basculação'.

Um dia destes tenho de rever os videos que lá tens.

Um abraço

Paulino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulino disse...

Para levantar a moral destes deliciosos portistas, aqui vai o começo do hino do nosso rival clube, e não estou a inventar, pois isto deriva das declarações depois do jogo Boavista - Benfica.

E o novo hino desse clube começa assim:

"OoohhhhhhHH Chamem a Policiiaaa Oooohhhh chamem a Policia...."


Entrem no espirito, e conjuguem todos os conceitos relatados neste artigo.

Grande Abraço a todos

Zé Luís disse...

José Correia, a propósito das "arbitragens claramente tendenciosas", isto é a tendência habitual marcante na gestão marcelina do Record: simplesmente porque não identifica os eventuais beneficiários. E aquela frase faz supor tudo. Como eu sei do que falo e como o conheço, estou à vontade para comentar.
Muitas das análises às arbitragens no Record são taxativas: mau, bom, influente no resultado ou coisas assim vaga, mas nunca identificam o beneficiário: "prejudicou o jogo, as duas equipas, o espectáculo, defraudou o público, etc., são as mensagens habituais de quem não em liberdade nem consciência para definir quem ganhou e quem perdeu com alegadas más arbitragens.
De resto, lembro só que apenas o Record deu nota positiva (3 em 5) a Bruno Paixão no Campomaiorense-FC Porto.
O José Correia pode tentar perguntar ao Marcelino a razão disso...
Sobre o Apito Atrasado, saiu esta semana no Portistasdebancada.blogspot.pt

Zé Luís disse...

perdão, é portistasdebancada.blospot.com.
Já devia ter o link aqui, perdoe a sugestão, e pelo meu perfil perceberia que deixo umas postas por lá.

José Correia disse...

«De resto, lembro só que apenas o Record deu nota positiva (3 em 5) a Bruno Paixão no Campomaiorense-FC Porto. O José Correia pode tentar perguntar ao Marcelino a razão disso...»

Zé Luis, eu não conheço o João Marcelino (pessoalmente) e tenho plena consciência do seu passado como Director do Record e do Correio da Manhã. Longe de mim querer branquear seja o que for. Mas é precisamente por isso, que parte do que ele escreveu no artigo do DN me surpreendeu e fez com que eu destacasse.
É apenas isso, mais nada.

José Correia disse...

«é portistasdebancada.blospot.com.
Já devia ter o link aqui, perdoe a sugestão, e pelo meu perfil perceberia que deixo umas postas por lá.»

Caro Zé Luís, peço desculpa por não ter feito logo a associação com o Zé Luís do 'Portistas de Bancada'.

O 'Portistas de Bancada' está desde o primeiro dia na nossa lista de sites e blogs recomendados.

Já li o 'Apito Atrasado' e deixei um comentário.

Abraço