sexta-feira, 18 de julho de 2008

As contas dos 3 grandes - 2007-08 3T

As sociedades desportivas do FC Porto, Sporting e Benfica já divulgaram as contas referentes ao terceiro trimestre da época de 2007/08.

Que conclusões se podem retirar da análise e comparação das contas das três sociedades nos primeiros nove meses da temporada?

O jornal O JOGO publicou, no passado dia 6 de Julho, uma análise comparativa às contas das SAD’s dos três grandes, feita por Paulo Anunciação, referentes aos três primeiros trimestres do exercício 2007/08.

Apesar de não ser uma análise exaustiva e de me parecer um pouco enviesada (com comentários e apartes anti-FCP), penso que justifica uma leitura. Daí a sua publicação aqui, no ‘Reflexão Portista’, não só para divulgação, mas também para promover alguma troca de impressões.

Nota: Os negritos e as imagens são da minha responsabilidade.


Nos primeiros nove meses da época, o Benfica teve receitas correntes (vendas e prestações de serviços, excluindo venda de jogadores) de 42 milhões de euros – um valor superior às receitas de FC Porto (39 milhões) e Sporting (35 milhões).

O FC Porto suportou custos de mais de 40 milhões de euros no mesmo período (incluindo 26 milhões de despesas com pessoal), provocando um resultado operacional negativo de 1,24 milhões e um resultado líquido – igualmente negativo – de 823 mil euros.
Ao contrário do FC Porto, tanto Sporting (1,78 milhões), como Benfica (3,68 milhões) alcançaram resultados líquidos positivos neste período.

O Sporting apresenta um rácio notável de salários/receitas, com os custos com o pessoal a representarem apenas 38% do total dos proveitos correntes. Os rácios de Benfica (52%) e FC Porto (66%) são muito superiores.

No período compreendido entre 1 de Julho de 2007 e 31 de Março passado, a sociedade portista suportou custos com pessoal de 26 milhões, ou seja, quase três milhões por mês.


O orçamento salarial do Sporting – cuja equipa conquistou a Supertaça e a Taça de Portugal, terminou em segundo no Campeonato e foi finalista da Taça da Liga – é praticamente metade do orçamento salarial do tricampeão FC Porto.

Apesar da redução de pessoal no sector do futebol profissional (que passou de 65 para 53 empregados), o número médio de pessoas ao serviço da SAD do Sporting aumentou mais de 17% relativamente a Junho de 2007 (passou de 191 para um total de 224 pessoas). Este aumento ficou a dever-se ao alargamento considerável do número de jogadores, técnicos e pessoal de apoio no sector de formação, que passou dos 102 assalariados (30 de Junho de 2007) para os actuais 146 (31 de Março de 2008).

As receitas do Sporting cresceram quase 7% (ou 2,25 milhões de euros) relativamente ao mesmo período da época anterior. Esta variação positiva do volume de negócios ficou a dever-se ao aumento dos proveitos directamente relacionados com a participação na Liga dos Campeões e na Taça UEFA (bilheteira, direitos televisivos e prémios de desempenho).

Os custos do Sporting, por outro lado, cresceram 20%, passando de 22,8 para 27,4 milhões de euros. Este agravamento ficou a dever-se, em grande parte, ao aumento da renda pela utilização do Estádio José Alvalade e ao pagamento de prémios de desempenho e/ou objectivos ligados à carreira da equipa nas competições europeias.

O Benfica teve um saldo líquido positivo de 728 mil euros no balanço entre receitas (11,86 milhões de euros) e custos (11,13 milhões) com transacções de passes de jogadores. No período em causa, entre Agosto de 2007 e Abril de 2008, a sociedade transferiu Manuel Fernandes, Anderson, Diego Souza e Gonzalo Bergessio, entre outros. O avançado argentino foi vendido no início de Fevereiro por 1,7 milhões, um montante que, de acordo com a SAD do Benfica, ultrapassou ligeiramente o valor contabilístico que o jogador tinha na altura. A venda de Streten Stretenovic (800 mil euros) só será considerada no quarto trimestre do exercício.

O FC Porto apresentou um resultado (líquido) de apenas 3,35 milhões de euros relativo a passes de jogadores, apesar de este saldo incluir a mais-valia líquida resultante da transferência de Pepe para o Real Madrid.


A venda de José Bosingwa para o Chelsea – concluída antes do final do exercício de 2007/08 – só terá impacto no quarto e último trimestre do exercício anual e será fundamental para que as contas finais da sociedade saiam do vermelho.

O Sporting foi o único a registar um resultado negativo (-4,07 milhões) relativo a passes de jogadores. Nos primeiros nove meses da época, recorde-se, o clube investiu cerca de 9,3 milhões na contratação de Vukcevic, Stojkovic, Purovic, Pedro Silva e Celso Júnior e alienou os direitos desportivos do guarda-redes Ricardo ao Bétis de Sevilha.

O Benfica registou perdas financeiras superiores a 3,5 milhões de euros nos primeiros nove meses da época. Esta rubrica engloba sobretudo os juros suportados com empréstimos bancários e obrigacionistas, bem como eventuais diferenças de câmbio desfavoráveis e outros custos financeiros.

Na sequência do aumento das taxas de juro, os custos e perdas financeiras da SAD do Sporting sofreram um agravamento de 420 mil euros relativamente ao mesmo período da época anterior.

Paulo Anunciação, O JOGO, 06/07/2008


(1) Resultados operacionais excluindo transacções/depreciações de passes de atletas
(2) Diferença entre proveitos e custos com transacções de passes de atletas

Nota: Os dados referem-se ao período de nove meses compreendido entre 1 de Julho de 2007 e 31 de Março de 2008, excepto no caso da SAD do Benfica (1 de Agosto de 2007 a 30 de Abril de 2008).

8 comentários:

Nuno Nunes disse...

Acho pouco relevante as contas do 3º trimestre porque é no final da época que se dão as maiores alterações nos planteis, quer sejam entradas ou saídas, e isso só se reflectirá nas contas de final de ano (contabilístico, não o civil).

Não percebi a necessidade de incluir as contas do benfica nesta análise comparativa sabendo-se que os períodos reportados são diferentes e não correspondem aos 3 primeiros trimestres do ano. A análise saiu enviesada. Mas no que respeita a divulgação obrigatória de informação financeira o clube da gaivota deve ser dos maiores incumpridores do PSI Geral.

Nuno Nunes disse...

De resto não me espanta que o slb tenha mais capacidade de geração de receita em todas as sub-rubricas excepto nas receitas com transacções de passes de atletas, mas isso faz toda a diferença. É isso que permite ao FC Porto ter uma pesadíssima estrutura de custos com pessoal o que por outro lado implica que tenhamos jogadores e funcionários mais motivados e satisfeitos pelas excepcionais condições financeiras oferecidas. O FC Porto é, sem dúvida, o melhor clube para representar em Portugal para os jogadores, e a sad é das melhores empresas para trabalhar para os funcionários.

José Correia disse...

Nuno, embora no caso do SLB haja um desfasamento de um mês, esta análise comparativa refere-se aos primeiros 9 meses dos 3 grandes.

José Correia disse...

«Nos primeiros nove meses da época, o Benfica teve receitas correntes (vendas e prestações de serviços, excluindo venda de jogadores) de 42 milhões de euros – um valor superior às receitas de FC Porto (39 milhões) e Sporting (35 milhões)»

Ao contrário do que a propaganda encarnada nos quer fazer crer, as receitas correntes (vendas e prestações de serviços, excluindo venda de jogadores) da FCP SAD são muito próximas das do Benfica SAD.

José Correia disse...

Nos primeiros 9 meses, em custos com pessoal, a FCP SAD gastou 26,01 MEuros, a Benfica SAD 21,94 e a Sporting SAD 13,26.

Isto significa que a FCP SAD gastou mais 18% que a Benfica SAD e mais 96% que a Sporting SAD.

Esta diferença não explica tudo mas, sem dúvida, ajuda a explicar a diferença de competitividade das respectivas equipas.

Anónimo disse...

Estou perante um grande blog , os meus sinceros parabens !



Vou pô-lo na minha lista de links ,espero ser retribuido !


Cumps !

Visitem :http://mundodofutebol-offside.blogspot.com/

Nuno Nunes disse...

"Nuno, embora no caso do SLB haja um desfasamento de um mês, esta análise comparativa refere-se aos primeiros 9 meses dos 3 grandes."

Apesar de ser informação relativa a 9 meses, se há desfasamento de um mês, os dados não são comparáveis, por mais que o Paulo Anunciação queira comparar os outros com o slb.

Anónimo disse...

Muito Obrigado por dar a sua opinião !


Sim ,as Galinhas ,eu nao as posso expulsar ,é um blog livre !