terça-feira, 22 de julho de 2008

Vítimas da falta de competitividade


Em 1 de Maio passado, Jesualdo Ferreira afirmou o seguinte:
«O FC Porto já foi capaz de chegar a duas finais europeias, mesmo estando dentro de uma estrutura menor. Mas só chegar uma, duas ou três vezes em 12 anos é pouco. Na quarta-feira vimos uma meia-final entre o Liverpool e o Chelsea disputada em 120 minutos intensos, entre duas equipas de top do futebol inglês. Para jogar a esse nível é necessário ter um conjunto de condições estruturais. Todos os jogadores portugueses têm de estar sujeitos àquele nível de competição, de intensidade e de desgaste mental. (...) Por que é que os jogadores portugueses no estrangeiro conseguem jogar a um nível como fizeram Ricardo Carvalho, Ronaldo e Nani? Porque essa é a rotina deles. Ninguém escreve bem sem escrever muito. Ninguém joga bem sem jogar muito. Vamos querer jogar com mais intensidade e com mais pressão, para jogarmos melhor.»


Não posso estar mais de acordo com o treinador do FC Porto. E não é por o FC Porto ter ganho o último campeonato com 20 pontos de avanço que penso isto. Há vários anos que venho dizendo que o campeonato português é fraco e que a falta de competitividade existente prejudica, e muito, o FC Porto, nas suas legitimas aspirações de se tornar uma equipa do top 10 europeu.

Como disse Jesualdo, e muito bem, os jogadores / as equipas evoluem mais facilmente para patamares elevados, se estiverem habituados a um nível de competição exigente, de intensidade e de desgaste mental. É uma espécie de treino natural (como o caso daqueles atletas que vivem em altitude). Ora, isso não existe no campeonato português e, na época passada, sentiu-se que, muitas vezes, a principal dificuldade do treinador do FC Porto antes de diversos jogos, foi conseguir motivar os jogadores e manter os seus níveis de concentração elevados.

Para além do prestigio e do dinheiro que proporciona, também por isto foi muito importante o FC Porto garantir a sua presença na Liga dos Campeões. É aí, a jogar contra as melhores equipas da Europa, que os jogadores do FC Porto sentem estar no seu habitat natural.

5 comentários:

Nuno Nunes disse...

De qualquer forma acho que o Jesualdo conseguiu manter e elevar os níveis de concentração dos jogadores durante a época passada.

O único senão foi nos jogos a eliminar. Tanto nas finais de Taça e Supertaça contra o Sporting como nos quartos da CL contra o Schalke04 era obrigatório fazer mais e melhor. Não quero voltar a perder a Supertaça agora em Agosto para o Sporting.

Não vi um FC Porto inferior ao Schalke nem a alguns outros clubes europeus. Mesmo assim os objectivos passarão sempre por uns quartos e às vezes meias finais e, muito raramente, uma final. Os quartos, objectivo definido pelo próprio clube, acabam por ser o nosso nível de Peter.

Zé Luís disse...

"conseguir motivar os jogadores e manter os seus níveis de concentração elevados".

Exactamente, Zé Correia.

Como o FC Porto não pode mudar de campeonato e este por si só não melhora quando se exerce, genericamente, o culto da mediocridade cá na parvónia, resta os jogadores e técnicos superarem-se.

Por isso, ao longo da últim a época, sempre disse que o FC Porto jogava contra si próprio, como um maratonista a desafiar o tempo e o esforço, numa corrida a sós.

É evidente que as sucessivas participações na Champions moldaram o carácter da equipa e dos jogadores que se tornaram melhores do que eram, estivessem antes no clube ou chegassem de outros emblemas.

O desafio é sempre o mesmo: atingir novas metas, superar o seu limite. É assim a alta competição.

O FC Porto distanciou-se da concorrencia interna mas a diferença para a competição externa não é tão abissal como já foi há 10 anos, por exemplo.

E isso tornouse evidente quando os 3 grandes de cá competiram ao mesmo tempo nas mesmas competições, nenhum ganhando vantagem a não ser pelo exercício dos proprios meios e capacidades.

Com todos nas mesmas frentes, só os melhores passam, veja-se o FC Porto na Champions que vai um passo mais longe e a manter o título nacional.

Pedro Reis disse...

Alguém que esteja mais próximo das fontes consegue perceber se a saída do Quaresma está mesmo eminente?

E quem é o Ponta-de-lança que vem? Inferior ao nível de um Drogba, Etoo ou Adriano (Inter) será sempre uma desilusão...

Mefistófeles disse...

Pedro, ouvi dizer que vai ser anunciado dia 26, no dia da apresentação. Só espero que seja a Svetlana.

HULK ONZE MILHAS disse...

"Vítimas da falta de competitividade" ???
Não estou muito de acordo...
O FCP foi esmagador na principal prova interna, mas foi eliminado à 1a. na Taça da Liga e perdeu a Supertaça e a Taça de Portugal para o Sporting.
Quanto à CL ficou um sabor amargo naquela eliminação nos oitavos de final, pois todos ficamos com a sensação que tinhamos equipa para ir mais longe...
Admiro muito o JF, gosto que seja ele o nosso treinador, mas, penso que falha nos grandes momentos...
Vamos lá a ver como se comporta ele esta época, com mais um ano de experiência ao nível mais elevado e, talvez, com mais algum "poder de decisão" que possa ter tido nas contratações...