quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Análise ao sorteio da LC 2008/09

Decorreu hoje no Mónaco mais um sorteio para a fase de grupos da UEFA Champions League. O FC Porto vai disputar o apuramento para os oitavos de final no Grupo G com o Arsenal, o Fenerbahçe e o Dinamo Kiev. Vamos assim reencontrar os “gunners” depois de um empate e uma derrota verificados na fase de grupos da época 2006/07. Os jogos realizam-se a a 17 de Setembro, 30 de Setembro, 21 de Outubro, 5 de Novembro, 25 de Novembro e 10 de Dezembro.


É um grupo complicado para o FC Porto. O Arsenal é o favorito para o primeiro lugar do grupo. Já os conhecemos bem, é uma equipa muito forte, com o mesmo treinador há largos anos, e pratica um excelente futebol. No entanto, não é invencível, mas se os conseguirmos vencer no Dragão já nos podemos dar por satisfeitos com o duplo confronto. É sempre uma equipa muito forte nas fases de grupos, mas costumam falhar depois na fase das eliminatórias. Na época passada ficaram em segundo no grupo com 13 pontos, atrás do Sevilha (15 pontos), com quem perderam um jogo (tendo empatado outro com o Slavia Praga).


Sendo o Dínamo de Kiev uma incógnita - pela forma como eliminou o Spartak de Moscovo com um duplo 4-1 na pré-eliminatória que lhes garantiu a qualificação, e pela mísera prestação do ano passado onde coleccionou 6 derrotas em outros tantos jogos – podemos considerar o Fenerbahçe o nosso grande adversário para a passagem aos oitavos de final. Os turcos terminaram a fase de grupos de 2007/2008 em segundo lugar com 11 pontos, mas venceram os 3 jogos em casa contra Inter de Milão, CSKA Moscovo e PSV Eindhoven. Na época passada o Fenerbahçe era treinado por Zico e a edição de Janeiro da revista francesa ONZE destacou a equipa turca apelidando-a de “o novo-rico”. Esta época a equipa começou a ser treinada pelo ex-seleccionador espanhol, campeão europeu, Luis Aragonés.


Ontem o Fenerbahce, que tinha empatado 2-2 em Belgrado, venceu em casa o Partizan por 2-1, o que ditou a participação na fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo alinhado com a seguinte equipa: Volkan Demirel , Gökhan Gönül , Lugano , Yasin (Deniz min. 88), Roberto Carlos , Uğur Boral , Alex , Maldonado (Gürhan min. 90), Kazım , Semih (Önder min. 77 ) e Güiza, com golos de Semih e Alex.
O Fenerbahce é uma equipa que tem como imagem de marca o pressing e que ataca forte até meio da primeira parte, tentando depois controlar o jogo, aproveitando lances de contra-ataque.

Calendário:
17 Setembro: F.C. Porto-Fenerbahçe
30 Setembro: Arsenal-F.C. Porto
21 Outubro: F.C. Porto-Dínamo Kiev
5 Novembro: Dínamo Kiev-F.C. Porto
25 Novembro: Fenerbahçe-F.C. Porto
10 Dezembro: F.C. Porto-Arsenal

A final da competição está agendada para o Stadio Olimpico de Roma, a 27 de Maio de 2009.

PS- Lamentavelmente foi ainda possível ouvir os habituais dislates do franciú presidente da UEFA.

23 comentários:

Mefistófeles disse...

Não me perguntem porquê, mas tenho mais receio dos turcos que dos "bifes". E mesmo dos ucranianos.

Hoje estou perfeitamente enojado com mais umas patéticas declarações daquele ridículo gaulês que ninguém manda calar.

Para os fãs de Astérix, este miserável Platini assemelha-se ao bardo da aldeia gaulesa: só que na aldeia mandavam-no calar, à porrada se necessário. E, frequentemente, era necessário.

A "música" dele é insuportável e já alguém ( FCP, SAD ) o devia mandar calar !

José Correia disse...

Aqui vai a minha opinião.

Grupos mais fáceis que o nosso: B, C (grupo de Sporting) e E (o grupo mais fácil de todos)

Grupos mais dificeis que o nosso: A, D (o grupo da "morte"), F e H

Evidentemente, nesta minha análise estou a partir do pressuposto que o FC Porto trocaria com a equipa respectiva do pote 2.

José Correia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leceiro disse...

Estou muito pessimista porque:

- O JF borra-se todo em jogos complicados.
- O Arsenal é sinónimo de invenções, lembram-se do R. Costa a lateral, naquele esquema maravilhoso....
- Dificilmente vamos vencer os 3 jogos em casa.
- Dificilmente vamos vencer 1 jogo fora.

Comparando com a temporada passada:

Arsenal melhor que o Liverpool.
Fenerbache melhor que o Marselha.
Dinamo Kiev melhor que o Besiktas.

É uma comparação superficial mas não anda longe da verdade.

Ainda assim, acredito na passagem aos 1/8 de final.

José Correia disse...

A ordem dos jogos agrada-me e se fizermos a nossa "obrigação", teremos 6 pontos após os primeiros 3 jogos.

Outros aspectos que me agradam:

- o terceiro e quarto jogos serem com a equipa teoricamente mais fraca (e que veio do pote 4);

- o jogo na Ucrânia ser no início de Novembro (e não em meados de Dezembro);

- o último jogo ser em casa com o Arsenal que, espero, possa já estar apurado na altura e não precisar dos pontos em disputa.

José Correia disse...

Tiago, comparando com a época passada, eu diria antes o seguinte (em termos de grau de dificuldade):

- Arsenal semelhante ao Liverpool (mas, em princípio, é melhor jogar com eles em casa o 6º jogo do que o 1º);

- Fenerbahçe um pouco mais dificil que o Besiktas;

- Dinamo Kiev mais fácil que o Marselha.

Leceiro disse...

Zé Correia, o Fenerbache tem uma equipa muito superior ao do Besiktas, já para não falar do ambiente do estádio deles.

O Dinamo Kiev certamente não está tão mau como na temporada passada, mesmo não liderando o campeonato da Ucrânia, parece-me bem melhor que a vergonha de 2007/2008.

O Arsenal é uma equipa diferente do Liverpool, aposta mais na técnica e capacidade individual dos seus jogadores e é treinada por um senhor do futebol mundial que mete o burro do Benítez num bolso.

Claro que estou a fazer uma comparação tendo em conta os poucos elementos disponíveis desta temporada mas comparando com o grupo do Zbordem, tivemos muito azar.

Kostadinov o Flecha disse...

O melhor é nem aparecermos para jogar... Os outros são tão bons e fortes que o melhor é desistir.

Critiquem o palhaço francês, que o resto é canja.

Paulino disse...

Depois do jogo contra o SLB penso que todos teremos uma opinião mais definida sobre os concorrentes do FCP para a champions e como a nossa equipa estará preparada para eles.

Tenho as minhas dúvidas...na época passada...pensava-se...que oitavos de final seria um objectivo fácil de atingir.

Qui ça....não deitemos foguetes e esperemos para que os dragões sejam mais equipa unida e empreendedora aquando destes desafios.

Rui disse...

Penso que temos um grupo bastante difícil, vamos ver como correm os primeiros 2 jogos em casa, esses vão determinar o resto da carreira na CL.

Quanto ao palhaço francês, e tudo mais que se passa no futebol do clube, continua aquele silencio ensurdecedor que se instalou na SAD...

HULK 11M disse...

Fiquei contente com o grupo pois não sendo dos mais fortes também não é dos mais fracos e eu não gostaria que ficásemos num grupo "demasiado" fraco pois tenho péssimas recordações dos "grupos fáceis"...
Os mais novos devem ainda estar recordados do grupo do Artmédia...
E os da velha guarda ainda não esqueceram aquela equipa da 4a. Divisão Inglesa, qualquer coisa parecida com "Wrecham", e que apareceu nas Antas numa noite de inverno rigoroso...
E aproveito para voltar a manifestar a minha revolta pelo silêncio do FCP em relação aos insultos do "franciú de merde" e de outros que não sendo "franciús"
nos insultam também!
Não podemos ficar à espera dos resultados finais dos processos jurídicos, porque isso vai demorar anos e quando o Presidente for ilibado, nem o "franciú" será já presidente de coisa nenhuma nem a nossa Comunicação Social dará qualquer relevo ao assunto, porque condenados já fomos...
Compreendo que a SAD esteja caladinha porque tem medo de abrir uma guerra com a UEFA e perder uns milhoes de euros! Todos já percebemos que eles só veem euros, apesar de os prejuízos se irem acumulando de exercício para exercício...
Mas o Futebol Club do Porto tem que reagir !!!

José Correia disse...

Tiago disse: «O Fenerbache tem uma equipa muito superior ao do Besiktas, já para não falar do ambiente do estádio deles.»

É verdade que o Fenerbahçe teve um excelente desempenho na LC 2007/08 ao contrário do Besiktas, que ficou em último lugar do grupo do FC Porto.
Contudo, em termos comparativos da valia das duas equipas, não estou tão certo que o Fenerbahçe seja uma equipa muito superior ao Besiktas.

Alguém sabe qual foi a diferença pontual entre as duas equipas no campeonato turco da época passada?

Alguém sabe quais foram os resultados dos jogos entre as duas equipas?

Quanto ao ambiente nos estádios, presumo que deve ser muito semelhante.

José Correia disse...

Tiago disse: «O Dinamo Kiev certamente não está tão mau como na temporada passada, mesmo não liderando o campeonato da Ucrânia, parece-me bem melhor que a vergonha de 2007/2008.»

Longe de mim menosprezar uma equipa com o passado do Dínamo Kiev. Contudo, parece-me mais ou menos pacífico que este Dínamo Kiev está longe das grandes equipas do passado e é a equipa mais fraca do grupo.
Se quer ter aspirações, o FC Porto terá de, em princípio, ganhar os dois jogos contra os ucranianos.

José Correia disse...

Tiago disse: «O Arsenal é uma equipa diferente do Liverpool, aposta mais na técnica e capacidade individual dos seus jogadores e é treinada por um senhor do futebol mundial que mete o burro do Benítez num bolso.»

Analisando o desempenho das duas equipas na LC nos últimos 4 anos (período em que Benitez é treinador do Liverpool), o desempenho dos reds é muito superior ao do Arsenal.

José Correia disse...

Tiago disse: «Claro que estou a fazer uma comparação tendo em conta os poucos elementos disponíveis desta temporada mas comparando com o grupo do Zbordem, tivemos muito azar.»

Não diria que tivemos muito azar porque, na minha opinião, há 4 grupos mais difíceis que o nosso. Contudo, sem dúvida que o grupo do Sporting é mais fácil que o nosso.
Atendendo ao grupo, na minha opinião, o Sporting é claramente favorito a passar aos oitavos-de-final.

José Correia disse...

Hulk onze milhas disse: «Não podemos ficar à espera dos resultados finais dos processos jurídicos, porque isso vai demorar anos e quando o Presidente for ilibado, nem o "franciú" será já presidente de coisa nenhuma nem a nossa Comunicação Social dará qualquer relevo ao assunto, porque condenados já fomos...»

O comportamento do Platini é inqualificável.
Imagine-se o que seria o Presidente da República a pronunciar-se em termos semelhantes sobre processos judiciais que estivessem a correr nos tribunais.

Porque razão a Administração da FCP SAD não reage?
Medo da UEFA?
Não quer “dar corda” ao ex-jogador do Saint-Etienne e da Juventus?

Sinceramente, não percebo.
Uma das primeiras e principais obrigações dos dirigentes do FC Porto é velarem pelo bom nome do clube. Ora, isso não tem acontecido.

miguel87 disse...

Em outras circunstancias até nem me importava de um grupo com Real, Zenit e Fiorentina, pois quem quer ganhar tem que saber jogar com os mais fortes! Agora, este grupo já é forte (talvez até demais), pois o nosso treinador em jogos com equipas destas, mete-nos sempre por baixo.

Tambem concordo que este grupo é bastante mais forte que o do ano passado; Liverpool equivalente a Arsenal, Fenerbahçe bastante mais forte que Marseilha e Besiktas, apenas com a incógnita do Dynamo.

Na melhor das hipoteses iremos fortalecidos para os oitavos, na pior talvez tenhamos um novo treinador em Dezembro.

José Correia disse...

«Agora com Luis Aragonés aos comandos, a equipa turca armou-se de maiores e melhores argumentos para esta temporada, apontando ao título turco, sem esconder a vontade de fazer melhor na Liga milionária. A chegada de Guiza, melhor marcador da Liga espanhola, e de Josico, ultima contratação feita ao Villarreal, atestam bem da ambição da equipa turca, que para além disso ainda fez regressar Emre Belozoglu (Newcastle). Este trio junta-se a jogadores bem conhecidos por essa Europa fora, como Deivid, antigo avançado do Sporting, Roberto Carlos, ex-Real Madrid, Appiah, ex-Juventus, ou Yilmaz, ex-avançado do Besiktas, que defrontou o FC Porto na edição anterior. Para ter uma pequena ideia do poder de foga desta equipa turca, importa recordar que Aragonés não se importou de emprestar Kezman ao Paris SG.

Para alcançar a fase de grupos, a equipa de Aragonés eliminou o MTK de Budapeste e o Partizan, apesar das lesões de Deivid, Vederson, Metin, Senturk e Selçuk Sahin.»
in O JOGO, 29/08/2008


De facto, este Fenerbahçe promete ser um osso muito duro de roer.

Pedro Reis disse...

Não concordo com muitas das análises aqui efectuadas.
Acho que a vitória no Grupo está ao alcance do FCP.
O Arsenal era das equipas mais acessíveis do Grupo 1 e por muito respeito que tenha por eles, mal do FCP se não conseguir ser melhor que o Fenerbahce e que o Dínamo de Kiev. Por isso acho que foi um bom sorteio e não acho sequer que o grupo do SCP seja mais fraco.
Venham eles que se jogarmos ao nosso nível, dificilmente não estaremos nos oitavos de final.

Quanto ao Presidente da UEFA não entendo que não se reaja. Ou forte e duramente através de um comunicado da SAD. Ou ironicamente mas com dureza respondendo a algum jornalista. É de facto uma vergonha "comer e calar"!

Pedro Reis disse...

"Helsingborgs coloca Henrik Larsson em saldo no mercado"


Este "reformado" é que ainda nos dava jeito. Especialmente para a Champions.

Mário Faria disse...

O que mais me entristece é que sinto que este silêncio só é estratégico, porque fomos condenados em todas as instâncias da justiça desportiva, em Portugal.
Para além de um sentimento de culpa que está subjacente nesse mesmo silêncio. E o que parece é.
O interlocutor de Platini é o Presidente da FPF, mas o CJ da FPF deu provimento à condenação da Liga. Entendo, porém, que Platini se deveria se ter dispensado de fazer afirmações, até porque não é conhecido, tanto quanto sei, o parecer final do TAS. Sendo assim, tais afirmações resultam como uma pressão inadmissível sobre um órgão que deve decidir com toda a independência.
Mas, temos de perceber que se somos assim tratados na nossa terra, porque raio um estrangeiro que apenas nos conhece de vista e tem a perfeita noção da nossa pequenez e da nossa fanática estupidez, haveria de proceder em defesa da nossa causa ?
Não haja dúvidas que fomos bem tramados. Há claros indícios kafkianos nos processos dos Apitos, mas isso de pouco nos tem servido.
Não tenho dúvidas, porém, que se fosse presidente do FCP há muito teria suspendido as minhas funções na SAD, até transito em julgado dos processos ainda em curso.

HULK 11M disse...

Mário Faria disse...
"O que mais me entristece é que sinto que este silêncio só é estratégico, porque fomos condenados em todas as instâncias da justiça desportiva, em Portugal.
Para além de um sentimento de culpa que está subjacente nesse mesmo silêncio. E o que parece é."

Reflectindo sobre este comentário... o melhor é aguentar e ficar caladinho... mesmo que ninguém seja capaz de dizer que o FCP foi beneficiário, em termos de resultados desportivos, de qualquer acto menos ético cometido pelo seu Presidente!

José Correia disse...

Vi hoje à tarde o jogo Arsenal - Newcastle e constatei que o Arsenal está muito forte.

Mesmo sem poder contar com Silvestre (ex-Man Utd), Rosicky e Eduardo Silva (estes dois últimos estão lesionados), o Arsenal entrou a todo o gás e na 1ª parte "triturou" o Newcastle (que na 1ª jornada tinha ido empatar a Old Traford).
Ao intervalo estava 2-0, mas os londrinos poderiam estar perfeitamente a ganhar por 3 ou 4 golos.

Na 2ª parte o Arsenal geriu o jogo e deu para tudo, incluindo para o treinador lançar dois miúdos de 19 anos.

O Arsenal ganhou por 3-0, mas o resultado mais justo talvez fosse 6-1.

São, sem qualquer dúvida, os favoritos do grupo.