segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Rei do Magrebe de volta


Alá está conosco e entregou-nos este fim de semana o seu maior fiel crente de todo o conjunto portista, Tarik. Depois de uma arreliadora lesão, com uma recuperação mais lenta do que o inicialmente previsto, imediatamente seguida de um jejum espiritual, eis que o Marroquino parece estar finalmente a caminho do seu nível competitivo ideal.

Diz-se por aí, que o plantel azul e branco vive mais de transpiração do que inspiração dos seus jogadores, o que é um facto que se constata facilmente pelas suas características, que priveligiam a robustez física em detrimento de um maior tecnicismo. Infelizmente, alguns não conseguem sequer evidenciar qualquer uma das qualidades acima citadas, mas isso, para alem de ser um defeito de análise de quem ousou considerar essas “peças” como valias reais, é um tema pelo qual agora não vem ao caso.

É pública a admiração do Professor por atletas que contêm no seu ADN um perfil mais combativo e que disponham as suas qualidades em prol do colectivo. As aquisições efectuadas desde que chegou ao Dragão apontam nessa direcção. Porem, com a saída da quase totalidade dos jogadores virtuosos do plantel (Quaresma é apenas o último exemplo), este Porto é em largos períodos dos jogos uma equipa sem rasgo, de pouco improviso, sem capacidade de se libertar das amarras que a si próprio se enrola.

Neste contexto, parece-me que é o próprio Jesualdo Ferreira a congratular-se com este regresso de Tarik, pois apresenta um conjunto características que não abundam na actual equipa do FC Porto, muita imaginação e criatividade, aliados a uma pique explosivo, o que permitirá ao treinador ter em mãos maiores alternativas de como abrir espaços nas defesas dos nossos próximos adversários.

P.S.: Segundo rezam as crónicas de toda a imprensa de ontem, Nuno Espírito Santo voltou a estar a grande nível na baliza portista na partida frente ao Sertanense, efectuando um par de excelentes defesas. Terá Jesualdo coragem de fazer sentar Helton no banco de suplentes já no importante encontro de amanha frente ao Dínamo de Kiev?

Fotos: Record e fcporto.pt

6 comentários:

José Correia disse...

Com o Mariano Gonzalez a desiludir, é bom ter Tarik. Será uma alternativa a Tomás Costa como médio ala direito.

José Correia disse...

«P.S.: Segundo rezam as crónicas de toda a imprensa de ontem, Nuno Espírito Santo voltou a estar a grande nível na baliza portista na partida frente ao Sertanense, efectuando um par de excelentes defesas. Terá Jesualdo coragem de fazer sentar Helton no banco de suplentes já no importante encontro de amanha frente ao Dínamo de Kiev?»

Ainda não é desta que o Helton vai para o banco de suplentes.
Não foi convocado.

bLuE bOy disse...

É, pois parece... só que nem para o banco, e ao que se diz tb, por mera opção? ou haverá algo mais?

Bem, na minha opinião, Nuno é neste momento, claro nr 1 para a baliza... o resto, são pinetes.

ps - há muito que por aqui ando diariamente, mesmo que não comentando, mas se ainda não o disse, deixo aqui em primeira mão... "parabéns pelo excelente trabalho que têm estado a emprestar a este blog... muito bom mesmo... claramente, e para quem aprecia a qualidade em detrimento da quantidade, este é já um dos blogs de referência na blogosfera azul-e-branca".

Jorge Aragão disse...

Alguem dizia que o Madjer era o unico mouro de quem gostavamos. Bom ,agora são dois...
Tarik é um excelente jogador e neste momento dos que podem com criatividade fazer a diferença.
Gosto imenso do seu jogo, foi pena a sua lesão e claramente, estando bem, não tem concorrência no plantel.
Quanto às palavras do Blue sobre o Blog, subscrevo integralmente sobre a sua qualidade.

Mário Faria disse...

Tarik é um excelente jogador africano, refinado numa das melhores escolas do futebol mundial : a holandesa.
É um jogador um quanto intermitente, e que parece um pouco prejudicado pelo esquema táctico, muito exigente fisicamente.
De qualquer forma, JF acabou por reconhecer a sua valia e a importância da sua participação, e Tarik caiu no goto, porque para além das suas qualidades futebolísticas parece juntar-lhe um companheirismo exemplar.

José Correia disse...

Obrigado ao Blue Boy e ao Jorge Aragão pelas palavras simpáticas sobre o 'Reflexão Portista'.

Também eu sou um leitor regular do 'Bibó Porto' (onde gosto particularmente das entrevistas do Lucho), o qual é, indiscutivelmente, um dos melhores (e mais lidos) blogs portistas.

O FC Porto só tem a ganhar se houverem cada vez mais pessoas interessadas em ler e discutir os assuntos que dizem respeito ao melhor clube português.