quarta-feira, 21 de julho de 2010

O herdeiro da camisola 2

Jorge Fucile, em entrevista ao site uruguaio Espectador.com:

Não sei nada de concreto [acerca do hipotético interesse do Inter de Milão e da Juventus] e tenho contrato com FC Porto. Espero que eles me digam o que tenho de fazer. Vou ter de esperar, pois ainda falta muito para o fecho do mercado de transferências.”

Fiquei orgulhoso [de ter sido eleito para a equipa ideal do Mundial’2010], pois sempre sonhei ser o melhor no que faço. Nunca tinha estado num clube grande, como é o FC Porto, e se calhar foi por isso que nunca tive um reconhecimento como este.


Não é um portento de técnica e muito menos um predestinado para o futebol, mas garra e coragem tem para dar e vender. E, já agora, também tem a humildade suficiente para reconhecer e estar grato ao clube que o projectou a nível internacional. Outros fossem como ele.

Segundo a comunicação social, anda meia Europa atrás de Fucile - Inter Milão, Juventus, Schalke 04, Valência, Sevilha, Marselha - mas os valores de que se fala são curtos, o que é bom, porque quer Sapunaru, quer Miguel Lopes, continuam a mostrar que lhes falta qualquer coisa para assumirem a titularidade.

Deste modo, se o Bruno Alves sair, conforme o próprio e o pai há tanto desejam, a mítica camisola 2 azul-e-branca e a braçadeira de capitão deveriam passar para este uruguaio de antes quebrar que torcer.

20 comentários:

Luís Carvalho disse...

Sem dúvida.

E será um descalabro quer a saída do Fucile, quer a de Bruno Alves.

José Correia disse...

“O Fucile é jogador do FC Porto, com contrato até 2013, mas estamos à espera de uma proposta concreta e ela vai chegar. Quem manda é o FC Porto. Vamos ver o que decide. Provavelmente, a saída do atleta não será para qualquer clube que tenha sido comentado”
Isidoro Gimenez, empresário de Fucile

José Correia disse...

"Fucile ama a cidade, o clube, as pessoas, e está muito grato a todos por estes últimos anos. No entanto, ele também tem que pensar no seu futuro e, muito sinceramente, não acredito que o Fucile continue no FC Porto na próxima época."
Isidoro Gimenez

José Correia disse...

"O FC Porto é um dos principais clubes vendedores do mundo e a verba de que se fala actualmente está muito longe de corresponder ao real valor do jogador. Fucile é um dos melhores jogadores na sua posição e tem a vantagem de jogar nos dois lados. Bosingwa, que também é um grande jogador, foi vendido por um valor muito mais alto. Agora, Fucile também demonstrou as suas imensas qualidades durante o campeonato do mundo. É verdade que a crise fez reduzir os valores de mercado, mas estou certo de que ele vale muito mais do que 7,5 milhões de euros que vi anunciados na Imprensa."
Isidoro Gimenez

José Correia disse...

Se o próprio empresário entende que o Fucile vale muito mais do que 7,5 milhões de euros, e até faz comparações com a verba paga pelo Bosingwa, isso aumenta a probabilidade do lateral uruguaio continuar no FC Porto. A não ser que a SAD precise mesmo de o vender.

Santos disse...

Se já andamos deprimidos com a incapacidade demonstrada nos (poucos, é verdade)jogos feitos com muito déja vu à época passada e ainda por cima ver o nosso principal adversário em linha com o que fez o ano passado, pensar que dois representantes da mística Portista estão de saída (B.Alves e Fucile) é mais um prego no caixão e a antevisão de uma espiral desagradável...

A imprensa e os opinadores vão dizendo que o próximo campeonato está já no papo dos lampiões, o Porto não convence, tem muitas indefinições muita gente com a cabeça longe do clube, uns que vêm mas afinal ainda estão no quase, o 433 que não funciona, e uma equipa de AVB que, à excepção da ténue pressão alta, (ainda) joga à Jesualdo.

No próximo dia 7 vamos perder por quantos?

Já não me recordo quem o referiu publicamente, mas é uma aberração o mercado fechar a 31 de Agosto. Devia ser muito antes.

Já estou cansado e a época ainda nem começou!

Unknown disse...

Ainda bem que agora o Fucile já é bom jogador, em tudo quanto é jornal, em tudo quanto é blog. Fico feliz. É um grande lutador, merece o reconhecimento que lhe ia sendo negado, principalmente, por ser estrangeiro.

K disse...

Só um off-tópicozinho:
Mais um exemplo de como os jogadores do FC Porto foram mal castigados pelo D. Rato Bosta da Comixão Benficar da Liga.

Seria um exercício útil, por parte do clube (FC Porto), a comparação deste castigo com o que foi aplicado ao Hulk e ao Sapunaru na época passada.
Mas aposto que nem a comunicação social nem o FC Porto vão usar esta noticia que caía que nem gingas para demonstrar a injustiça que a justiça desportiva praticou.

Pedro disse...

Sinceramente nunca achei o Fucile grande espingarda. Muito distraido e defensivamente ingenuo. A garra só por sí não faz um jogador ser útil.

Não sabe cruzar, tem muitas dificuldades com extremos rápidos, e faz asneiras de forma repetida.

Gosto muito da forma de ser dele, mas como jogador não me deixará grandes saudades.

Bernini disse...

O Fucile é um jogador à direita e é outro à esquerda. O Fucile da esquerda é um grande jogador e interessa ao Porto, mas a posição tá ocupada. Já o Fucile da direita tem estado muito aquém da qualidade exigida pelo clube...por isso o melhor é a sua saída...

Nuno de Campos disse...

"Não é um portento de técnica e muito menos um predestinado para o futebol".

Com o passado que tem no FC Porto e na selecção do Uruguai - titularíssimo na esquerda ou na direita da defesa- e mais ainda depois das suas exibições no Campeonato do Mundo terem sido reconhecidas e premiadas pela Gazetta dello Sport, não compreendo como é que ainda se podem dizer barbaridades destas acerca do Fucile.

Orgulhoazulebranco disse...

Força Santos,é isso que é preciso :)
o mais sensato a fazer poderia ser esperar,pelo menos,no último jogo de preparação,é que ainda vamos a meio...mas pronto,há quem prefira projectar já o Apocalipse e começar já com os lamentos.São opções.Se calhar um bocadinho de calma não nos ficava mal,é que todo este processo de adaptação a um modelo completamente novo leva o seu tempo.
Eu temia que isto fosse acontecer.A paciência fica sempre à porta do Dragão.Não sei o que passou pela cabeça de algumas pessoas para começarem a prever,quase de imediato,grandes resultados e grandes exibições da equipa,como se fosse possível e,ainda para mais,com todas as condicionantes.Bem sei que no Porto não há muito tempo "para ter tempo" mas se há tempo onde podemos errar é este,e se há pré-época onde devemos dar espaço à maior serenidade e frieza possível é esta.Ou hão de por logo a fasquia lá no alto,com base não sei em quê,ou hã-de de lançar já as bases de uma época "horribilis" com base também não sei em quê...Já vi pré-épocas onde até perdemos o jogo de apresentação e acabamos a fazer um brilharete em Old Tralfford, e outras em que até jogavamos bem,marcávamos,e acabamos em 3º lugar...
Enfim...haja Paciência!

Pedindo desculpa pelo off-topic e indo ao assunto do post:
se há jogador que eu queria mesmo,mesmo que ficasse era o Fucile.Ia directo para o grupo de Capitães.
Os 7,5M do Schalke são anedóticos e mesmo os 12M que são tidos como mínimo referencial do Porto parecem-me escassos,principalmente depois do Mundial que ele fez.

É curioso que o único que ainda não tem propostas é aquele que nós achávamos que seria o primeiro a ir - R.Meireles.Mas também deve ser só uma questão de tempo...

Entre Fucile,Bruno Alves,e Raul,se só pudéssemos ficar com um,se calhar até preferia ficar com o Fucile...

Azulantas disse...

Penso que dos 3 o Bruno é o que deixa o maior vazio, já que para as outras posições temos soluções.

Santos disse...

Orgulhoazulebranco, percebo o teu ponto de vista e peço desculpa pelo meu excesso de pessimismo. Foi mais em jeito de desabafo pelo jogo...

A verdade é que globalmente me incomodam todas estas vicissitudes à volta do mercado, principalmente com peças que me parecem muito importantes como Fucile ou B. Alves. Pelos vistos vão sair os dois e, se no caso do primeiro não será muito complicado substituir, no segundo já acho que é um grande desfalque.
Apoio a 100% a escolha do treinador e tenho grandes esperanças no que a equipa pode fazer. Talvez seja esse o mal e a origem das minhas espectativas sairem goradas. O meu pai (que é fã do AVB) insiste que ele não nos vai defraudar e que a equipa vai ser bem diferente do que vimos contra o Ajax. Há velhos hábitos que não se mudam de um dia para o outro. Espero bem que sim e corroboro totalmente a tua referência quanto à necessidade de ter paciência.

Orgulhoazulebranco disse...

Caro Santos,é normal,é o hábito bem vincado em todos nós de ver a equipa a vencer!

Fucile vai sair?De certeza?Olha que o Schalke só avança com 7,5M,e o próprio empresário já disse que ele por esse valor não sai do Porto.A partir de 12M conversa-se,o Porto não é burrinho.

Aí estamos de acordo,estas novela do mercado dão-me cabo da...paciência!Se para AVB o trabalho não é fácil,assim mais complicado fica.Só espero que grande parte de todos estas confusões fiquem desfeitas até Domingo,mesmo sabendo que o mercado só fecha dia 31...

Anónimo disse...

Após a saida de Mourinho, fomos buscar um tal de Del Neri que mal aqueceu o banco dando lugar ao Victor Fernandez e a meio da época tivemos de aturar o bom do Couceiro... Agora pergunto: e se tivessemos deixado Del Neri trabalhar? Teriamos mais sucesso? Afinal de contas, aquela época foi miseravel! Serve isto apenas para reforçar a ideia que é bom que se dê tempo ao tempo e deixemos o AVB fazer a sua magia. No fim e só no fim deveremos pedir contas. Agora no início é natural que não se vejam grandes jogos, repletos de passes magníficos e golos estonteantes e em grande número. Deixemos pois, o pó assentar e a magia azul-e-branca irá aparecer para nos fazer sorrir!
Calma, o tempo dirá quem tem razão.

miguel.ca disse...

Santos, para lá de gostarmos de futebol temos de entender o futebol. Temos de perceber que o futebol não é como vender automóveis ou construir casas.
É uma actividade muito especifica que só funciona em pleno quando se atinge a harmonia total entre trinta e tal elementos entre jogadores, técnicos, administração, etc.
Vilas Boas vai vencer, tenho a certeza absoluta disso. Mas vai demorar um bocadinho, não há volta a dar. É assim... está no genoma do futebol, estas coisas demoram um bocadinho. Tenha paciência.

Santos disse...

miguel, pode não parecer ,mas sou muito paciente. Nunca na vida assobiei a minha equipa e como referi tenho grandes esperanças no AVB. Segui muito de perto o trabalho que fez na Académica e foi fantástico a viragem total que ele conseguiu quando lá chegou. Pragmaticamente não conseguiu, no final, grandes resultados mas equipa mudou completamente a forma de jogar. E para muito melhor.

Eu sei que é preciso tempo e não é agradável o que vou referir, mas tenho um pouco como bitola o que Jesus fez nos lampiões: não jogavam um charuto e com menos de 2meses de trabalho a equipa mudou completamente. Entraram novos, é verdade mas a própria cultura da equipa em campo mudou. E isso é o que quero ver no meu Porto. Não quero que fique a jogar como o benfas, entenda-se! Quero que fique como todos nós temos vindo a pedir...

Eu não sei se pensam nisso mas o que conseguimos contra os lampiões no Dragão a época passada foi de uma importância extraordinária. Já há muito tempo que não via o benfica intimidado no Dragão e, nesse jogo, apesar de estarmos limitados por lesões, castigos, baixa forma e até o olarápio nos roubou, conseguimos ser superiores no jogo e ganhámos 3-1 com menos um jogador em campo. Essa é a garra que eu quero ver no clube todos os jogos.
Nunca esquecerei um SCP-FCP na era de Mourinho onde ganhámos 1-0 com golo de Costinha (curiosamente). Entrámos com tudo desde o primeiro segundo (onde até houve uma oportunidade de Maniche a abrir) e fomos avassaladores. Adorava voltar a ver o FCPorto a jogar com essa atitude e capacidade.

miguel.ca disse...

E é isso mesmo que estou estou esperançado de ver AVB conseguir. Voltarmos a ser aquele Porto de 2003/2004 que entrava a matar e para ganhar. E isso não está na técnica individual de cada jogador mas sim no espírito da equipa e continuo convencido que AVB vai instalar esse chip.

José Correia disse...

«Fucile não está, afinal, desesperado por deixar o FC Porto, ao contrário do que fora sugerido por algumas notícias. Numa altura em que o seu nome vem sendo apontado com regularidade como estando nos planos de vários emblemas europeus, o jogador aproveitou para esclarecer. "Uma coisa é dizer que me sinto preparado para outros desafios e que gostaria de experimentar novas sensações. Isso já disse e posso reafirmar. Outra coisa, muito diferente, é dizer que pretendo sair do FC Porto", frisou num comunicado divulgado pela sua assessoria. "Não sou ingrato e gosto do meu actual clube", disse ainda, acrescentado ter respeito "pelo presidente, pelo clube e pelos adeptos", daí que "nunca me ouvirão dizer que gostaria de jogar neste ou naquele clube, enquanto for jogador do FC Porto".

Finalmente, Fucile esclareceu que é, afinal, o seu representante. "Gostaria que terminasse o actual show mediático de quem se faz passar por meu representante [Isidoro Gimenez], porque a única coisa que conta é o que eu, o FC Porto, ou o meu representante, Pablo Tomaduz, disser sobre o assunto. Esta é a única pessoa que eu autorizo a representar os meus interesses".»
in O JOGO, 23/07/2010