sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dragões no Mundial Sub-20


Começa hoje o Mundial Sub-20 e o FC Porto, com sete jogadores distribuídos por quatro selecções, é um dos clubes mais representados.
James Rodriguez pela anfitriã Colômbia;
Iturbe pela Argentina;
Danilo e Alex Sandro pelo Brasil;
É um quarteto que dispensa apresentações (pelo menos entre os portistas que têm estado mais atentos).

Estranhamente (ou talvez não), mais desconhecidos são o defesa-central Tiago Ferreira e os médios Ricardo Dias e Sérgio Oliveira, que foram convocados pelo seleccionador de... Portugal!

Recordo que Tiago Ferreira integrou parte do recente estágio de pré-época do FC Porto em Marienfeld; Ricardo Dias esteve emprestado ao Santa Clara, foi capitão dos sucessivos escalões de formação portistas e Dragão de Ouro para Jovem Atleta do Ano em 2008; Sérgio Oliveira esteve emprestado ao Beira-Mar e chegou a ser uma das apostas de Jesualdo Ferreira (em jogos de menor importância), tendo uma cláusula de rescisão de 30 milhões.

O calendário da fase de grupos é o seguinte

(clicar no quadro para ampliar)


e a maior parte dos jogos poderão ser vistos (em directo ou diferido) nos canais Eurosport.

P.S. Penso que Tiago Maia, um dos guarda-redes convocados para a selecção portuguesa e que seria o oitavo portista neste Mundial sub-20, deixou de ter vínculo ao FC Porto.

10 comentários:

meirelesportuense disse...

É muito pertinente este artigo porque é uma grande chamada de atenção para um Torneio que nos interessa sobremaneira.Poderemos ver actuar jovens jogadores ligados ao nosso Clube e aquilatar melhor do seu real valor.Obrigado.

Pedro M. disse...

é um torneio para seguir com bastante interesse.
não apenas por termos lá varios craques mas porque é um local onde se costumam dar a conhecer mts grandes jogadores.

p.s. corrijam-me se estiver enganado maspenso que o Ricardo Dias se desvinculou do Porto recentemente

rbn disse...

Nada tenho que me queixar do FCP, mas a pergunta que não quer calar é:
quando é que teremos um novo Jorge Costa, Baía, Rui Barros, Paulinho Santos, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Domingos Paciencia, Folha, Rui Jorge, Ricardo Silva, João Pinto, Inácio, alguns deles ídolos eternos que saíram da formação?

É certo que NGP prá já, não vai arriscar a jogar com bebés sabendo que a sul há petróleo para contratar charters de jogadores, e certíssimo está ele, mas e os nossos formandos?

Será que desde Bruno Alves, NINGUÉM dos juniores SERVE para subir à equipa de cima?

André disse...

Sim,penso que tanto o Tiago Maia como o Ricardo Dias já não fazem parte dos quadros do FCP. O primeiro foi para o Santa Clara e o segundo para o Beira-Mar

Manuel Araújo disse...

ora aqui está uma possível justificação da "justeza" do convite da UEFA a um clube português, que não o Porto, para integrar a Taça dos Campeões de juniores...

JP disse...

o Ricardo Dias também já não é do FCP, assinou em definitivo pelo Beira-Mar.

se quiserem usem esta imagem: http://img3.imageshack.us/img3/1552/fcpu20.png

José Correia disse...

JP disse...
o Ricardo Dias também já não é do FCP, assinou em definitivo pelo Beira-Mar

Surpreende-me (um pouco) que a SAD se tenha desvinculado de um jogador que é internacional, que foi capitão dos sucessivos escalões de formação portistas, que foi Dragão de Ouro para Jovem Atleta do Ano em 2008 e que está entre o lote dos convocados portugueses para o Mundial Sub-20.

Amphy disse...

Se calhar não renovaram com o Ricardo dias por ele não conseguir falar com o sotaque da América Latina... os outros não o compreendiam.

O madeirense ainda lá vai ficando por alar de uma maneira estranha...

Este mundo está virado do avesso.

meirelesportuense disse...

Nos dois jogos já disputados pelo Brasil e pela Argentina 1-1 e 1-0 "os nossos jovens" tiveram papel de destaque, Danilo marcou o golo Canarinho e Iturbe foi considerado a mola que contribuiu decisivamente para a equipa das Pampas abrir a "lata" Mexicana, por sinal uma "lata" com muita qualidade...Mas os jogos demonstraram para já algumas insuficiências das equipas em prova, há uma notória ausência de rotinas e muita indefinição posicional na maior parte dos jogadores intervenientes...São jogadores sub-20 deveriam demonstrar muito maior experiência.

Amphy disse...

E já agora, no jogo de Portugal, não achei que os "nossos" estivessem assim tão bem...