segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Um desastre à espera de acontecer

Crónica do Belenenses x FC Porto (O JOGO, 03-11-2013)

A crónica do Belenenses x FC Porto, da autoria do jornalista de O JOGO André Viana, põe o dedo na ferida e foca vários aspetos há muito evidentes (que eu destaquei).

Dando uma vista de olhos pela bluegosfera, o sentimento geral não difere muito e nem a liderança isolada do campeonato é suficiente para evitar a apreensão motivada pelas sucessivas fracas exibições do tri-campeão nacional.

É evidente que o período de estado de graça de Paulo Fonseca já terminou mas, mais do que exigirem a cabeça de Paulo Fonseca, o que os adeptos portistas querem é que o ex-treinador do Paços de Ferreira seja capaz de formar uma equipa coesa, competente e capaz, que não esteja dependente de rasgos individuais pontuais, ou de ofertas dos adversários, para conseguir ganhar os jogos de forma sofrida.

Paulo Fonseca tem à sua disposição um plantel de qualidade indiscutível, com jogadores experientes, internacionais pelos respectivos países, em que a maior parte dos habituais titulares são bi ou tri campeões nacionais (Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Maicon, Alex Sandro, Fernando, Defour, Lucho, Varela) e tem, também, mais soluções alternativas ao onze inicial do que havia no plantel da época passada, principalmente do meio campo para a frente.

Por tudo isto, mais do que terapia de grupo em palestras longuíssimas no primeiro treino da semana (convenientemente feitas à vista dos jornalistas que estão no Olival), o que os adeptos querem é uma equipa que, dentro das quatro linhas, jogue à Porto e que já na próxima quarta-feira, em São Petersburgo, contrarie o título deste post, retirado da crónica de André Viana em O JOGO de 03-11-2013.

12 comentários:

Joaquim Lima disse...

Não gosto nada destas palestras tão demoradas. Eu, que de há uns meses para cá, estudo 8/9h por dia, não consigo estar mais de meia hora concentrado naquilo que estou a fazer sem ter que fazer uma curta pausa; os cinemas todos (ou quase todos) têm intervalos a meio porque está provado que as pessoas não conseguem ficar tanto tempo concentradas numa tarefa, e o Paulo Fonseca dá uma palestra de uma hora no fim de mais de um jogo fraco por parte do Porto. Estes gajos precisam é de treinar, e aprender alguma coisa de táctica (exercícios de campo) em vez de conversa que, já se provou, não tem sido eficaz!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Eu espero bem (apesar de não acreditar muito) que o FC Porto vença em São Petersburgo porque se não o que escrevi no rescaldo do jogo em casa com os russos - e que deu pano para mangas - e o que o André Viana tem apontado nas suas crónicas vai fazer ainda mais sentido e o FCP vai colocar-se na perigosa sensação de deja vu com a época de Adriaanse.

Não comparo com a primeira de VP porque que eu saiba, este ano, não há salários em atraso nem jogadores top a quem foi vetada a saída.

José Lopes disse...

Adorava estar enganado e na quarta ca estarei a sofrer, mas nao me parece que se venca na Russia nos moldes actuais e temo pelos efeitos de um desaire no jogo do fim-de-semana para a Taca. O Zenit nao e' um papao, mas e' mais que uma equipa de segunda como o Belenenses. Joguemos novamente com a equipa partida e a esperar que o Defour seja o Yaya Toure e o Jackson e o Varela resolvam tudo sem apoios e a derrota estara proxima. O plantel tem limitacoes, ha opcoes mais que discutiveis, o misterio do Izmaylov, etc., mas parece-me certo que um treinador competente tiraria muito mais destes jogadores, com um esquema que nao rompesse com o passado nem com o que os jogadores podem dar. Andou-se a dizer que o modelo de posse ate esta epoca era filosofia do clube e nao so de um treinador e agora ve-se isto.

Bardock99 disse...

O foco está apontado á figura errada, a culpa não é do Treinador mas sim da SAD, que é quem escolhe os jogadores.

O Porto neste momento joga sem 3 jogadores, 1MC e 2Extremos e a culpa disso é da SAD. Uma vergonha a politica de contrataçoes nos ultimos 2 anos, a equipa a perder unidades importantes e as aquisiçoes a serem feitas para outros lugares que ainda estao preenchidos.

Relativamente a jogadores, Jossue nao é jogador para o Porto. Nao entendo como um jogador banalissimo é titular numa equipa que joga para chegar aos Oitavos da Champions, alias até consigo perceber, não existem alternativas para o lugar de extremo e o resto do plantel nao dá garantias....UMA MISERIA!

A SOLUÇAO PASSA POR TER 2 EXTREMOS DE GRANDE QUALIDADE E UM MEDIO CENTRO QUE ASSUMA O PAPEL DE DISTRIBUIÇAO DE JOGO.

Herrera poderá ser uma soluçao para MC embora a sua confiança esteja a niveis muitos baixos. Para Extremos Varela é uma anedota, que só joga alguma coisa e de tempo a tempo no Dragao, sendo que por aqui se acabam as alternativas.

Juntando a isso um Lucho que com a idade/fisico já nao pode estar em todo o lado e um Jackson que pensa mais em se renova ou onde estará para o ano, este ano ou o Porto rreaciona já (que nao acredito) ou entao esta vai ser uma longa longa epoca .... de contrariedades.

Oxala esteja enganado e 4F se consiga uma Vitoria!!

DC disse...

Se fosse como na época de Adriaanse já não era mau porque seríamos campeões. Mas eu temo que seja muito pior do que nessa época.

DC disse...

Criticavam o treinador anterior por supostamente falar mal. Ora aí temos um bom falador.
O problema é que pelos vistos fala, fala... e não diz nada.

Coisa que se notava no VP, falava mal talvez, muitas vezes vinha-lhe o "portismo" todo à boca, mas quando falava de táctica calava qualquer um. Calou 2 ou 3 vezes o JJ depois de o humilhar tacticamente.

Por causa disto sempre disse que quem diz que um treinador precisa de saber falar e motivar está errado. Um treinador que saiba o que faz nos treinos e na implementação do seu modelo até pode ser mudo. O que faz falta é organização, não é falas-baratos.

José Lopes disse...

Nem tanto ao mar nem tanto a terra... A importancia de saber falar, pelo menos para mim, nao tem tanto a ver com ser ou nao bom comunicador e com isso cativar adeptos; tem, sim, com o facto de, normalmente, treinadores que fogem do obvio e revelam inteligencia e conhecimento do jogo quando falam, sao tambem os que melhor leem o jogo, motivam os atletas, etc. A questao e' que as coisas costumam estar associadas, lembre-se os grandes treinadores recentes do Porto, nenhum deles era uma pobreza em termos de comunicacao de ideias de jogo. Falar bem, so por si, nao quer dizer nada. A questao e' que se para alem da forma, houver substancia, isso revela conhecimento e maior aptidao.

P.S.: Nunca achei que o Paulo Fonseca fosse um bom comunicador. Pelo contrario, tambem e' limitado que chegue na forma como fala, mais que o Vitor Pereira que, sem duvida, falava de ideias de jogo, tacticas, como os melhores. Ao Paulo Fonseca sai tudo a custo e, pior, e' vazio na mensagem. E o que e' grave e' que tambem tem sido vazio no banco e certamente no treino, nao ha ponta de evolucao e a leitura durantes os jogos esta ao nivel da segunda divisao. Acompanhei jogos da terceira divisao durante uns anos (o Leca) e vi treinadores mais astutos que o Paulo Fonseca tem revelado ser.

Duarte disse...

"Não comparo com a primeira de VP porque que eu saiba, este ano, não há salários em atraso nem jogadores top a quem foi vetada a saída. "

Que eu saiba nunca houve salários em atraso em 2011/2012 no futebol (e isto foi-me garantido por alguém próximo da estrutura e que raramente se engana nestas coisas). Mas Miguel, quanto ao resto estarás recordado que o Jackson teve uma proposta concreta do Nápoles (isto é público) e que foi recusada, tendo o jogador manifestado vontade de sair (também publicamente). Também o Mangala teve interessados, não saiu e é só ver as borradas que anda a fazer. Agora, isto para mim não serve de desculpa. Não servia dantes e não servirá nunca.

Duarte disse...

O que se tem visto é um marasmo total. Não acho tão pacífica a ideia de que temos um plantel muito melhor este ano do que na época passada. Temos, quando muito, um ponta de lança suplente melhor e pouco mais. Mas parece-me redutor ir por aí porque esta equipa, independentemente das fragilidades, tem de render muito mais.

Depois do jogo brioso que fizemos com o Zenith e da vitória justíssima contra o Sporting não podíamos ter jogado assim no sábado. Para quem, como eu, esteve no Restelo (temos cada vez mais adeptos em Lisboa, se me permitem o aparte) aquilo foi confrangedor e acredito que este também tenha sido o sentimento dos que não puderam marcar presença.

Concordo com o DC em relação à questão da motivação. Claro que ela é essencial, claro que um bom treinador tem de ser um bom líder, mas não é apenas isso que nos tem faltado.

José Lopes disse...

Antes fosse so esse o problema do Paulo Fonseca! Com as declaracoes dele no fim dos jogos, posso eu bem. O problema e' o desnorte que se ve em campo e a destruicao de tudo o que de bom tinhamos.

DC disse...

Propostas sempre houve e sempre haverá, jogar-se uma supertaça europeia com o Álvaro e o Fernando na bancada para os poupar para possíveis vendas só vi uma vez...
Embora já tivesse visto situação semelhante com o Quaresma mas esse saiu mesmo.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

Eu não excluo que esta equipa seja campeã nacional. O Benfica joga tão mal como nós (com um plantel muito mais caro), o Sporting é ainda um projecto verdinho que tarde ou cedo cairá numa sequência negativa. O FCP, se for ligeiramente mais regular nos jogos fora, poderá perfeitamente ser campeão como foi Adriaanse. Agora será um ano perdido como foi esse. Tacticamente, valorizando jogadores, fazendo algo interessante na Europa, etc. Disso não tenho a menor dúvida.

Duarte,

A minha informação é exactamente oposta e também garantido por alguém dentro do clube, pelo que nisto não nos vamos estar de acordo. E quanto ao resto, como diz o DC, ofertas haverá sempre, outra coisa é politicas de valorização de jogadores como sucedeu com o Falcao e o Álvaro ou vendas em cima da hora como sucedeu com o Hulk, apenas para dar alguns exemplos.

O PF recebeu um plantel feito em Julho e desde Julho que não se mexeu ninguém que ele não quisesse que se tivesse mexido. O VP, que vinha de uma transição de adjunto para principal foi confrontado com mudanças multiples e jogadores irritados com a SAD - não com ele - por não terem sido vendidos e que acabaram despachados em Janeiro porque o ambiente no balneário era irrespirável entre jogadores e entre alguns jogadores e staff técnico.