terça-feira, 27 de abril de 2010

O clube e a vida privada do presidente

Na passada sexta-feira, Pinto da Costa surgiu em público com a sua nova companheira, a brasileira Fernanda Miranda de 23 anos. Foi na estreia do espectáculo de Fernando Mendes, no teatro Sá da Bandeira, no Porto, tendo ambos ficado na primeira fila ao lado do médico Fernando Póvoas.
A comunicação social, que já há algumas semanas/meses vinha falando neste caso e que, inclusivamente, tinha captado imagens de Fernanda Miranda em Londres, no camarote VIP, ao lado de Fernando Gomes, deu naturalmente um amplo destaque ao assumir público desta relação, tendo alguma dessa comunicação social chamado à atenção para pormenores como o anel de diamantes que a jovem brasileira usava.

Nem eu, nem nenhum sócio do Futebol Clube do Porto tem nada a ver com a vida privada do presidente do clube e da SAD. Contudo, as coisas complicam-se quando estas duas situações se cruzam e, pior ainda, quando têm impacto na imagem ou em aspectos relacionados com o clube. E, infelizmente, no passado houve vários exemplos destes, quer com Carolina Salgado, quer com Filomena Morais.

A propósito, recordo que Filomena Pinto da Costa é directora do Conselho Cultural do Futebol Clube do Porto, dirige a revista Mundo Azul e ainda recentemente participou na apresentação da foto-biografia de Maria Amélia Canossa, na sala VIP do Estádio do Dragão, ao lado do presidente da Assembleia Geral, Sardoeira Pinto.


Repito que não está em causa o direito do presidente à sua vida privada, mas é legitimo que sócios e adeptos queiram que tal não se misture, nem interfira minimamente, na vida do Futebol Clube do Porto.

Foto: Vidas e blog 'Mulher Atenta'

54 comentários:

Mefistófeles disse...

"Repito que não está em causa o direito do presidente à sua vida privada, mas é legitimo que sócios e adeptos queiram que tal não se misture, nem interfira minimamente, na vida do Futebol Clube do Porto."

Nem mais. Todos nos lembramos do efeito-Criolina. Todos menos o Presidente, ao que parece.

Devia ser, no mínimo, mais discreto.

meirelesportuense disse...

Quanto à menina Fernanda que é bonita, morena, olhos rasgados, nada a dizer, só que o perigo, agora, vem do outro lado da barricada, estou mesmo a ver a Dona Filomena, qualquer dia, a conversar animadamente com o PapaAlmoços da Póvoa!...E aí, cuidado.

meirelesportuense disse...

Que também me parece que o Nosso Presidente vai acabar a sua vida bem satisfeito, sem dúvida...

Unknown disse...

Eu tou-me borrifando pa quem anda com o presidente.. o que eu quero é q ele trabalhe! e já que queremos voltar a ganhar que seja com orgulho e dignidade.. sim porque na grande final de gelseikirchen no camarote andava lá a Carolina.. passados uns anos tenta mandar PdCosta abaixo e é protegida pelo SLB.. sao isto pessoas meritorias de qualquer aproximaçao do nosso clube?

K disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Daniel Gonçalves disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Bonito Jr. disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rui Miguel Ferreira disse...

Caros portistas,
sobre o post de hoje, resta-me dizer: Não fica bem. Apenas isso.

Daniel Gonçalves disse...

Concordo com a ideia do post, não é correcto a mistura da vida pessoal de Jorge NPC com a sua vida pública (a de Presidente do F.C. Porto). Na vida privada que tenha relações com quem quiser e bem entender, com 20 mulheres ao mesmo tempo se assim o entender, mas enquanto presidente do meu clube deve manter a reserva e evitar trazer para a luz da comunicação social e para a opinião pública os "namoros" que possui e as atribulações destes.

Mefistófeles disse...

Rui,

Não fica bem, exactamente o quê ?

JOSE LIMA disse...

Porra!
Mas afinal a que lugar joga a Fernanda? O que é que isso tem a ver com a equipa? Ou será melhor pegar fogo ás fábricas de pneus?

fiona bacana disse...

A vida privada do Presidente passa a ter relevância quando este faz do FCP um veículo para satisfazer as pessoas com que escolhe partilhar a sua vida privada.

Não me interessa nem 1 grama a vida dele. Mas deu a Carolina Salgado o estatuto, benefícios e papel de "1ª Dama", algo que nem sequer está previsto nos estatutos.

Revoltou-me na altura e revolta-me hoje. Se ele quer fazer da vida dele o exemplo paradigmático do "quem se deita com cães, acorda com pulgas", é com ele, não me interessa.

Mas quando a sua esfera pessoal extravaza e se estende ao clube, eu não posso aceitar. Mais ainda: é através da sua vida privada que vem o anátema Apito Dourado, com que nós todos sofremos no dia a dia.

Ainda veremos Filomena a ser aliada do orelhas. Ainda ouviremos que o "re-casamento" se deveu a um posicionamento estratégico orquestrado para fazer de PC um "homem de família".

Quem leu a biografia de PC, escrita pela Felícia Cabrita e outra jornalista, percebe que o ponto fraco de PC sempre foram as mulheres. Freud explica...

cumps

Anónimo disse...

Embora isto não seja um forum, mas apenas uma caixa de comentários, é natural que por vezes as trocas de opiniões se prolonguem e sejam extensas. Mas agradecíamos que se limitassem a comentar o artigo em causa e não extravasassem para outros assuntos. E, principalmente, que evitassem entrar em debate com benfiquistas, que normalmente só para aqui vêm com picardias e intuitos provocatórios. Isto é, aliás, um blogue de e para portistas, pelo que a presença de adeptos de outros clubes só será tolerada se for construtiva. Existem na net, penso eu, blogues "ecuménicos", ou seja, que não versam apenas sobre um clube. A quem gosta de debater com adeptos de outros clubes recomendamos esses locais.

Mefistófeles disse...

Pois claro ! A Ana Martins já disse tudo. E o José Correia também, no seu post.

Um erro toda a gente comete. Agora dois iguais, já é burrice. Se não tivesse repercussões no clube...mas já teve, não teve ? E então ? Assobiamos para o lado ? Não. Repudiamos. E repudiamos a exposição pública do clube, que não a sua vida pessoal. Essa só interessa ao próprio.

Juízo, Presidente. O clube não merece (mais) achincalhamentos. Como diz a Ana e bem, um dia destes o Orelhas passa mais um cheque e lá temos mais uma novela mexicana de encomenda e um apito qualquer. Mortinhos andam eles para isso.

Anónimo disse...

Gato escaldado de água fria tem medo, caros Rui Miguel Ferreira e José Lima. E convém não esquecer que a própria D. Filomena causou alguns embaraços ao PC - e indirectamente a nós - quando esteve separada dele, nomeadamente numa entrevista ao Expresso onde dizia, por exemplo, que PC tinha montes de dinheiro fresco em casa, num cofre, e outras coisas que tais. E parece que se dava muito bem - a D. Filomena - com o asqueroso Malheiro. Depois foi "reabilitada" e chegou a Presidente do Conselho Cultural (coisa nada relacionada com o facto de ser mulher do Presidente, claro)e a directora de uma revista que poucos conhecem e menos lêem.

Mas o PC vai-nos dar em breve uma grande alegria: vai anunciar o Paulo Bento como treinador logo a seguir à Final da Taça, mostrando assim que se mantém na plena posse das suas faculdades. Até aposto que, após a notícia, o Cerqueira começa logo a recolher assinaturas para a próxima recandidatura.

A nossa preocupação é apenas, portanto, a possível nova ocorrência de situações embaraçosas e pouco edificantes; de resto a vida é dele e ele que faça o que quiser. Se fosse meu pai, tio, ou irmão, eu dizia-lhas, mas assim, paciência.

Mas tenho de fazer uma ressalva (e se calhar dentro em breve tenho de a engolir): até hoje a "minina" nunca foi vista ao pé dele no camarote do Dragão.

@ Ana: melhor que Freud, recomendo a leitura de "A Queda de um Anjo", do grande Camilo Castelo Branco.

Rui disse...

Desde que não a meta na vida do clube como fez com a carolina, pode andar com quem bem entender.

Agora ter a mulher com cargos no FCP e andar a exibir a amante, não me parece que a breve prazo seja bom para o clube.

Tirando isso, desde que não afecte o clube, que se divirta e morra bem satisfeito :)

Mefistófeles disse...

"Mas o PC vai-nos dar em breve uma grande alegria: vai anunciar o Paulo Bento como treinador logo a seguir à Final da Taça, mostrando assim que se mantém na plena posse das suas faculdades"

David,

Não será por ser o Paulo Bento ou outro qualquer que PdC não estará na posse das suas capacidades. Decerto lembras-te de Artur Jorge ou José Mourinho. Alguém diria que seriam campeões europeus a priori ? Se há homem que percebe de bola é PdC, tem-no demosntrado ao longo dos anos.

E, pelos vistos, também percebe de gajas. Mas isso já eu sabia há muito.

Anónimo disse...

Mefistófeles,

Já deu para entender que tu também percebes de bola. Assim sendo, acreditas que com Paulo Bento seremos campeões europeus?;-)

O Artur Jorge foi recomendação do Pedroto, senão teria provavelmente sido o Morais a suceder ao Mestre, e até já fizera um belo campeonato com o Portimonense, e o Mourinho parecia ter pinta, como se confirmou. O Bento, enfim. Oxalá me engane!;-)

Mefistófeles disse...

David,

Eu não disse que acreditava que com o Paulo Bento seríamos campões europeus, acho que está claro.

Mas sempre te digo que se Artur Jorge e José Mourinho alguma coisa ganharam de jeito, sabes com quem foi, não sabes ? É que noutros lados, e em clubes mais poderosos, não o conseguiram. Pelo menos, quanto ao Mourinho, ainda não.

Por isso, dizer que era mais ou menos óbvio, é um bocado como a história do ovo de Colombo.

Pedro disse...

23 aninhos ... idade para ser neta dele.

Vida privada é vida privada, mas há certas coisas que são indícios de algo errado. Há quem diga que o poder seduz, ou que há quem tenha poder e que o usa para objectivos paralelos. Seja numa ou noutra das hipóteses, é caso para voltar a falar de que é a Presidência que serve a PdC mais do que PdC que serve à presidência.

Já agora, alguém sabe de onde veio esta moça? Alguém sabe o que ela fazia antes de ser primeira dama? Não que eu tenha nada a ver com isso, mas confesso-me curioso.

Pedro Carriço

nobigdeal disse...

.
"E, pelos vistos, também percebe de gajas."

hãã?... como?... importa-se de repetir?

Mefistófeles, se ele percebe de gajas eu sou um barra em lagares de azeite :)

Porto1969 disse...

Vida privada e vida privada ,logo que nao pague jantaradas e Hoteis com o Cartao do F.C.P.
Ja agora que tal fazermos reclame a Pfizer,deve dar mais guita do que a MEO

Mefistófeles disse...

"Mefistófeles, se ele percebe de gajas eu sou um barra em lagares de azeite :)"

Nobigdeal: se esta Fernanda é "má", arranja-me aí uns litros de azeite, sff. Ou uns óculos novos, pode ser que esteja a precisar de uns...

tripeiro com orgulho disse...

Esta jovem trabalhava numa loja de roupa do Dolce Vita ( sem nomes que eles dispensam a publicidade), o Grande Timoneiro comprou lá um fato que ficou para arranjar, deixou o numero para ela ligar quando estivesse pronto.
No entanto, ela ligou no dia seguinte, combinaram um café e passado uma semana ele alugou um apartamento para ela no edificio junto ao Dolce Vita.

Neste momento, a imobiliária dele já comprou um apartamento no prédio que fica no lado sul do Dragão.

Parece história de cordel mas não é!

Quanto à D. Filomena, ex-secretária do Grande Timoneiro, neste momento está amarrada a um acordo...e ao Aston que recebeu há bem pouco tempo novinho em folha.O casamento nunca passou de uma fachada.

Cumprimentos

nobigdeal disse...

Mefistófeles, não me fiz entender, culpa minha :)

são-me indiferentes as escolhas pessoais do Sr. Pinto da Costa (NGP).

obviamente não me queria referir aos atributos físicos da sua actual namorada (se é mesmo namorada, ou seja lá o que for).

quanto a mim, pode ir procurá-las ao calor da noite, mandá-las vir do Brasil ou do Leste europeu, como melhor lhe aprouver (sem ponta de xenofobia).

pode até ir resgatá-las aos seus inimigos (sabe a quem me refiro).

vamos por então as coisas de outro modo:

o NGP percebe muito de mulheres, percebe tanto tanto que até faz delas escritoras e especialistas em eventos culturais ;)

Mefistófeles, parece-me que o artigo e os comentários (sublinho o da Ana, se me é permitido) são bastante claros neste ponto: não nos interessa a vida privada do NGP.

mas, meu caro, eis a pergunta: se não queremos saber da sua vida privada porque estamos a falar dela?

porque raio é que eu, como portista (que não se interessa por revistas cor-de-rosa) estou preocupado com isso? porque ele percebe muito de mulheres? pois... ;)


p.s. de quantas garrafinhas precisa? de dioptrias parece-me que está bem servido ;)

nobigdeal disse...

.
Mefistófeles, lendo agora todos os seus comentários, reparo que até temos a mesma opinião.

apesar de eu continuar a pensar que ele não percebe de gajas :)

Pedro disse...

Quanto à D. Filomena, ex-secretária do Grande Timoneiro, neste momento está amarrada a um acordo...e ao Aston que recebeu há bem pouco tempo novinho em folha.O casamento nunca passou de uma fachada.

Um Aston é sempre um excelente motivo! ;)

Quanto à actual namorada ... que sejam felizes e que ela mantenha low-profile, porque se assim for, é uma questão de tempo até a relação não ter a censura de ninguém.

Mefistófeles disse...

Nobigdeal,

Se ele percebe ou não de gajas, estou-me borrifando, disse-o num determinado contexto e, obviamente, ( mas se calhar não tão claramente) com outro sentido.

Mas quem é que trouxe o assunto ? Ora relê o teu comentário, sff.

Eu não discuto gostos, até sou daqueles que acha que não há mulheres feias, vê tu bem...

De facto, não me interessa discutir isso. Deixo-o para outras "autoridades" na matéria, como provavelmente tu o serás.

E sim, até temos a mesma opinião.

PS: Estava a brincar quanto aos óculos, são novinhos. Já quanto ao azeite, não. Onde vivo é caro e não é da mesma qualidade que o português. Portanto, se te dispões a fazer o obséquio de mandar umas garrafitas, este alma agradece-te do fundo do coração.

Mefistófeles disse...

"o NGP percebe muito de mulheres, percebe tanto tanto que até faz delas escritoras e especialistas em eventos culturais ;)"

Nobigdeal,

Esqueci-me de dizer, a propósito deste pequeno excerto, que esse é efectivamente um grande mérito de PdC ( passe a excelente ironia que usaste ).

Porque há quem as faça apenas infelizes... Honra lhe seja feita !

Um abraço

Zé_dopipo disse...

Já dizia a minha tia, " Dê-me Deus a graça de saber envelhecer com dignidade ". Palavras sábias!

nobigdeal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Santiago Salas disse...

Por mim o Pinto da Costa pode comer todas as que abram as pernas para ele, seja por dinheiro por fama ou por amor, desde que ele não se esqueça que é presidente de um clube que precisa de um presidente atento e empenhado.
Faço votos que sejam muito felizes e que tenham muitos filhinhos e sejam felizes para sempre.
Quero lá eu saber se ele come "miúdas" de 23 anos ou se lhes paga para se deixarem comer. Desde que não esteja a come-la com dinheiro do clube e que ela não seja mais um cavalo de Tróia até pode leva-la ao colo para o camarote presidencial e dar-lhe umas palmadas no rabo em directo na tv. Who cares ??

eumargotdasilva disse...

Bom post!
E excelentes comentários da Ana Martins e do Daniel.

Ando com muito receio que toda esta palhaçada (de túneis e andores) continue para o ano, e no outro a seguir, e no próximo! Não vejo nada disto com optimismo, ainda para mais com o presidente entretido com assuntos não clubísticos!...

Unknown disse...

Como é que se chama a 1ª mulher de PdC?

Diria que praticamente ninguém sabe, e ainda bem.

Pena que este exemplo não tenha sido sempre seguido.

O que eu gostava do PdC que mandava bocas ao João Rocha por misturar a vida privada e empresarial com a presidência do Sporting.

Fernando disse...

Um bom artigo de opinião, bem escrito (como sempre) e muito incisivo na sua proposição. Relata aquilo que um Portista e bom Chefe de Família pensa. Na realidade a vida pessoal é com cada um, mas, depois de tanto escândalo, ficar-lhe-ia bem deixar a virilidade para as 4 paredes de um quarto e evitar estas confusões, a má língua e tudo o que lhe vem de arrasto. Sempre vi Pinto da Costa como um segundo Pai, e se o fosse de verdade, dir-lhe-ia: Pai, deixa-te dessas tretas e respeita o teu Amor Maior: o FCPorto!
Assim, espero, como alguém aqui já o afirmou que a Filomena não se chateie e "escreva" o seu próprio livro pela mão daquele senhor, o Leonor Pinhão, ou que a nova "bezerra" seja aliciada pela procradora-esposa-daquele-funcionário-do-presidente-dos-encornados...
Refprço: mais um bom artigo neste magnífico Blogue da Nossa Nação!

Anónimo disse...

Resumindo: o rating de PC está como o da República Portuguesa... :-(

Mefistófeles disse...

Nobigdeal,

Obrigado pela disponibilidade para mandar o azeite mas estava, uma vez mais, a brincar. De qualquer forma, isto so mostra de que cepa sao os portistas.

Registo. Um grande abraco.

tripeiro com orgulho disse...

A primeira mulher, e unica senhora (conhecida) do nosso timoneiro foi a D.Manuela, mãe do Alexandre que neste momento ( ou até há pouco tempo ) vive em Miami.

Aliás vive em Miami graças à sociedade que fez com ...JoséVeiga.

Por aqui me fico.

Cumprimentos

meirelesportuense disse...

Atenção, C.S.I. Miami...Investigar, investigar...José Veiga, investigar, investigar...Mitsé, investigar, investigar...

meirelesportuense disse...

Os campeões Europeus de Fut perderam no Marco!...Tasssssss....Foi por causa dos Comboios!

Jorge Mota disse...

podia dar se mais ao respeito,e 1 facto..

mas..n se pode ter tudo

Jorge Mota disse...

Resumindo: o rating de PC está como o da República Portuguesa... :-(

so q o Pinto da Costa nao tem «divida publica»

topas ou tas short?

portodocrime disse...

Amigos.
"gostar de gajas?"
aos 90?
qual é o problema?

Sémen?

Domingo vámos massacrar os gajos.

Abraço para todos os Portistas

miguel.ca disse...

Muitos benfiquistas adoram questionar onde o FCPorto gasta os milhoes das vendas astronomicas de jogadores....

.....na farmacia! Em caixas de Viagra!

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Marques disse...

Acho que estás a ver mal, deves estar a confundir com outro clube onde todos metem ao bolso da todas as maneiras que se lembram...

Mário Faria disse...

Não tenho nada com a vida privada do presidente e sempre lhe desejo que nunca lhe doa a alma e o corpo.
Não acredito, porém, que esta "mobilidade amorosa" não produza efeitos na vida familiar e não cause danos colaterais na sua vida pessoal e, por arrasto, profissional.
Além disso, alarga-se o leque de obrigações e necessidades materiais. Gostamos sempre de pensar que o nosso presidente teima em continuar por amor à causa portista e por espírito de missão. Será ?
Insisto : PdC tem todo o direito á privacidade e os sócios do FCP em interrogar-se se o nosso presidente se mantém disponível para dedicar-se a “cem por cento” ao FCP.

HULK 11M disse...

Eu quero lá saber da vida privada do PdC!
Mas, como Portista,tenho-me preocupado muito, e continuo a andar preocupado, com coisas, como:
- Apito Dourado, Procurador Pinto Monteiro, Procuradora Mizé Morgado, Justiceiro da Liga, Reunião Fantasma do CJ da FPF, deliberações do TAS, etc. etc. etc.
Será que nada disto tem a ver com a vida privada dele?
Será que a sua vida privada não vem prejudicando, o FCP??
E porque não aprende ele com os erros, frequentes, do passado?

meirelesportuense disse...

Na revista "Caras" já lá vem um artigo sobre a Dona Filomena...Como sabem as coisas começam assim, devagar, devagar e depois é um vê se te avias...Mas quer-me parecer que o JNPC é mesmo doidinho por abacaxi!...Vai daí, moreninha que se atravesse na frente -e esta é mesmo bonita-, zás, catrapás!
Um dado que foi lançado na Revista, diz que ela já foi casada e tem um filhote...Enquanto isso a Dona Filomena diz-se destroçada, traída, etc, já estou a ver a parada...

Jorge Mota disse...

so gostava e q me explicassem como e q a fortuna do def do vieira passou de 4Mm cts para 22Mm cts desde q e presidente do slangola

os 4Mm anteriores ja foram auditados e ja se sabe q vieram dos pneus com dopping

meirelesportuense disse...

Se calhar os outros 18 vieram dos diamantes...

meirelesportuense disse...

Ou dos elefantes -do marfim...Como sabem ele tem uma relação muito antiga, de grande dependência para com os elefantes...

meirelesportuense disse...

Os elefantes trabalham durante toda a semana e ele zás, vai lá durante a "calada da noite" buscar os carcanhóis amealhados...Outro com muito génio.