sábado, 26 de fevereiro de 2011

Agradar a quem manda


«Logo aos 3' ficaram muitas dúvidas no lance entre Hulk e Navarro, com o brasileiro a queixar-se de uma grande penalidade que parece mesmo ter existido. Aos 37', Alexis fez uma gravata a Hulk, mas o inglês perdoou-lhe o segundo amarelo. Só lho mostraria aos 77', depois de mais uma falta sobre o Incrível, que também se queixou de falta no lance dividido com Fazio aos 70'. Antes disso ignorou uma agressão de Perotti a Fucile. Em contrapartida, o inglês não teve quaisquer contemplações em relação a Álvaro Pereira, que viu o vermelho directo por falta sobre Medel.»
in ojogo.pt, 24/02/2011


É praticamente unânime a análise à arbitragem de Howard Webb, da qual eu destacaria os seguintes lances:

Minuto 21 – Alexis perde a cabeça a atinge violentamente Moutinho. Em vez de vermelho, Howard Webb condescendeu e mostrou apenas o cartão amarelo ao defesa do Sevilha.

Minuto 37 – Alexis agarra Hulk pela camisola, de forma ostensiva, à entrada da área. O árbitro viu, marcou a falta, mas ao contrário do que se impunha, não mostrou o segundo cartão amarelo ao defesa do Sevilha.

Minuto 65 – Agressão nítida a Fucile! Perotti dá um murro na barriga do lateral-direito do FC Porto. Uma agressão que, convenientemente, passou despercebida aos cinco árbitros.

Minuto 71 – Na primeira jogada mais dura protagonizada por um jogador do FC Porto, rua! O cartão vermelho directo a Álvaro Pereira até se poderia aceitar, se o critério anterior do árbitro tivesse sido rigoroso, mas perante o que tinha sido o seu juizo em entradas duríssimas às pernas de Moutinho e Belluschi, é uma decisão incompreensível, para não dizer inaceitável.

Minuto 76 – Após mais uma vez ter sido ultrapassado por Hulk, Alexis obrigou Howard Webb a mostrar-lhe o 2º cartão amarelo (com 40 minutos de atraso), ao agarrar novamente o Incrível pela camisola. De facto, por mais boa vontade que tivesse (e tinha!), era impossível ao árbitro inglês continuar a fazer vista grossa.


Howard Webb é um árbitro profissional, considerado pela UEFA e FIFA um dos melhores da actualidade, tendo sido nomeado para as finais da última Liga dos Campeões e do Campeonato do Mundo. Assim sendo, como é que se explica que um árbitro deste calibre tenha protagonizado uma arbitragem miserável como a da última quarta-feira?

Bem, Angel María Villar Llona, presidente da Real Federación Española de Fútbol, é também terceiro vice-presidente da UEFA, bem como, presidente dos Comités de Arbitragem da UEFA e da FIFA.

Percebo que para um árbitro com aspirações, seja sempre bom agradar a Angel Villar...
E, já agora, a monsieur Platini...

4 comentários:

rbn disse...

Já havia escrito isto no post sobre o jogo do Dragão.

"O tal Alexis que já devia ter visto vermelho directo no pontapé sem bola sobre Moutinho, levou amarelo.Depois, o sujeito agarrou Hulk mais 3 ou 4 vezes e na 5ª vez foi finalmente expulso(pensei que para ser expulso, o Alexis teria que dar um tiro ou uma facada em alguém)."


Mainada.

meirelesportuense disse...

Em tempo: -grande passada na caminhada do título!

nelson barbosa disse...

Excelente jogo. Boa exibição. Grande vitória! Com Falcao é outra coisa.
A goleada esteve muito perto, faltou o Hulk com a pontaria mais afinada ela não escaparia.
As substituições ao intervalo foram decisivas.
O cartão ao Hulk, acabou por ser útil, a partida com a Guimarães resolve-se, julgo eu, sem ele.

Estamos em velocidade de cruzeiro rumo ao título.

Alexandre Burmester disse...

O Howard Webb não é um árbitro especialmente estimado por muitos treinadores em Inglaterra, e isto num país onde a arbitragem está normalmente longe dos debates futebolísticos e onde as polémicas que por cá ocorrem nesse campo causariam um enorme choque. É visto como autoritário, pouco tolerante e por vezes errático, e além disso parece ter-lhe subido a fama à cabeça, um pouco à semelhança do que por vezes parecia passar-se com Pierluigi Collina.

Pelo que atrás referi, não me surpreendeu a sua prestação no Dragão.

E o que o José Correia refere logo no título do artigo pode de facto ter sido um factor importante: o respeitinho é muito lindo.