domingo, 11 de setembro de 2011

Provavelmente o melhor Sub-20 do Mundo

Alguns comentários às duas últimas exibições de James:

«Sinceramente, não foi muito fácil encontrar adjectivos para qualificar a exibição do prodígio colombiano, de tão perfeita que foi. Para já, ficam os factos: participou directamente em quatro dos cinco golos dos portistas; marcou dois (28' e 64') e desbloqueou outros tantos, com passes fantásticos a descobrir Álvaro Pereira (74') e Defour (92'). Mais do que a técnica ou a capacidade de passe - que já todos lhe reconheciam da época passada -, ontem sobressaiu outro aspecto ainda mais importante, a maturidade, que lhe retirou o medo para assumir o jogo da equipa. Aos 20 anos, já deixou de ser uma promessa. James é mesmo uma certeza. E das grandes
in ojogo.pt (União Leiria x FC Porto)

«Parece um jogador mais maduro, em relação à época passada, e dá a ideia de jogar de transferidor em riste, tal a forma como dá sempre as coordenadas certas à bola.»
in Maisfutebol (União Leiria x FC Porto)

«Foi incrível a forma como conseguiu colocar vários companheiros em posição de marcar, com passes absolutamente geniais saídos daquele pé esquerdo fabuloso. Na ausência de Hulk, James tratou de criar os desequilíbrios. No meio de tanta arte, o golo que marcou acabou por ser apenas um pormenor.»
in ojogo.pt (FC Porto x Vitória Setúbal)

«Marcou um golo, e muito fez por o merecer. Mas jogou mais do que isso, claro: surgiu à direita, ao centro e à esquerda, pediu a bola, tocou com rapidez, serviu os colegas para ocasiões de golo e rematou também ele com perigo. Aquela finalização de ângulo impossível, tentando enganar Diego, é de craque
in Maisfutebol (FC Porto x Vitória Setúbal)


A seguir ao jogo na Marinha Grande, O JOGO tratou de contactar o empresário de James, Silvio Sandri:

"Houve muitas sondagens durante o Mundial Sub-20, muitas perguntas, mas não havia nada a fazer, porque estava tudo tratado com o FC Porto. (...) Vi o jogo [União Leiria x FC Porto] e este James cabe em qualquer equipa, mas o FC Porto percebeu a tempo que já havia muitos clubes atentos. Estou certo de que não sairá por menos do que a cláusula [45 milhões de euros], que aceitámos porque para ele é claro que o futuro passa pelo FC Porto. É cedo para pensar em sair"
Silvio Sandri


Penso que não estarei a exagerar se disser que James é, muito provavelmente, o melhor jogador Sub-20 do Mundo. Na realidade, não conheço nenhum com esta idade (20 anos) que seja melhor do que ele e, como sócio do FC Porto, sinto-me privilegiado ao vê-lo envergar a camisola azul-e-branca, desejando que o possa fazer durante muitos anos. Contudo...

Eu sei que El Bandido tem contrato com o FC Porto até 2016 e 45 milhões de euros é um valor que me deixa razoavelmente tranquilo mas, infelizmente, há muitas "aves de rapina" a rondar os céus do Dragão e, ao contrário de Radamel Falcao, a FC Porto SAD apenas detém 55% dos direitos económicos (inicialmente adquiriu 60%, depois alienou uma parte - em 31/12/2010 tinha apenas 25% - e em 17 de Maio de 2011 recomprou 30% por 2.250.000 €).

Tal como Falcao, resta-nos desfrutar da classe ímpar deste colombiano enquanto ele cá está.

4 comentários:

Zé Luís disse...

Ao contrário de Falcao?

Mas, ó Zé Correia, afinal o FCP tinha os 100% do Falcao ou os 95% que há dias trouxeste, e bem, aqui, segundo uma informação curricular da SAD?

José Correia disse...

@Zé Luís
O que eu quis dizer (mas reconheço que não está claro) é que no caso do Falcao a FC Porto SAD detinha a quase totalidade do passe (95%), enquanto no caso do James tem pouco mais de metade (55%).

Anónimo da Silva disse...

Sinceramente não me lembro de mais nenhum sub-20 que se aproxime sequer da qualidade do James.

Zé Luís disse...

ok, partanto, os 45ME são (alguns deles) milhões da treta. E muita gente, por muito que escrevamos sobre isso, ainda não entende.

Obrigado pela colaboração.