quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Viagem com "questões alfandegárias"


«O voo do FC Porto partiu atrasado de São Petersburgo, devido a questões alfandegárias, o que implica que a equipa só regresse à cidade Invicta nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira. Por esse motivo, o treino de hoje foi cancelado. Desta feita o plantel volta ao trabalho apenas na sexta-feira, às 10h30, no Olival, à porta fechada, para começar a preparação para o jogo com a Académica.»
in ojogo.pt


Já aqui tinha falado acerca das viagens longas resultantes do sorteio.
No caso da Rússia, para além das horas de voo, de vez em quando há também "questões alfandegárias" que aborrecem, contribuem para atrasos e aumentam o cansaço inerente à deslocação. E pior ainda quando a equipa perde...

Desta vez, parece que já passava das 5 da manhã (hora de Portugal continental) quando a equipa chegou ao Porto. Isto depois de um jogo que terminou às 19h00...

10 comentários:

Alexandre Burmester disse...

Dantes, as equipas pernoitavam nas cidades onde jogavam e só regressavam no dia seguinte. Despesa à parte, não sei se não seria melhor.

miguel.ca disse...

E pagar ao Standard Liège também talvez fosse uma boa ideia.

José Rodrigues disse...

O meu amigo Jose' Correia que nao leve a mal, mas volto a repetir que acho que isto e' uma calimerice pegada.

De uma coisa estou certo: nao vai ser por causa disso que nao ganhamos `a Academica no domingo `a noite, isto e' 4 dias depois... eles tem tempo mais que suficiente para descansar hoje (o que iriam fazer de qualquer forma) e preparar o jogo de domingo.

Se tivessemos que fazer viagens assim todas as semanas ate' compreendia alguma queixa; mas vao ser 3 viagens assim em 4 meses, caramba.

Para dar um exemplo comparativo: sigo de muito perto o futebol e media ingleses e nunca vi um dirigente, treinador, adepto ou comentador desportivo queixar-se deste tipo de coisas (e eles tem ate' muitos mais jogos do que nos). NUNCA. Sera' que sao todos uns ingenuos?

No entanto este assunto tem para mim a sua relevancia, mas numa vertente completamente diferente: a decisao da FIFA de atribuir o Mundial `a Russia. Problemas em aeroportos e' apenas um de muitos inconvenientes na Russia (Vistos, corrupcao, crime, infraestrutura, etc) que infelizmente ja' vivi em viagens de negocios, e ainda mais do que os jogadores preocupa-me a situacao com os adeptos que la' vao chegar, estando muito mais desprotegidos. A FIFA tomou isso em consideracao?

HULK 11M disse...

Meu caro José Rodrigues:
A sua pergunta, "A FIFA tomou isso em consideracao?" está contida nas suas considerações: "(Vistos, corrupcao, crime, infraestrutura, etc"
Pelo menos fazendo fé nas notícias que teem vindo a público sobre a forma como a FIFA decide quem organiza os campeonatos... Logo, está a jogar em casa!

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
acho que isto e' uma calimerice pegada

Uma coisa é a viagem a São Petersburgo poder servir de desculpa para um eventual mau resultado no jogo do próximo domingo, o que, evidentemente, espero não aconteça.

Outra coisa é ignorar o facto de num jogo que terminou às 19h00 (hora de Portugal continental), os jogadores, fruto de diversas vicissitudes relacionadas com a viagem, apenas terem chegado às suas casas por volta das 06h00!

E, neste caso, o impacto não se limita ao cansaço associado à espera e à viagem, mas também a uma noite perdida (na melhor das hipóteses mal dormida) e a anulação do treino que estava previsto para quinta-feira.

José Rodrigues disse...

J Correia disse: ´E, neste caso, o impacto não se limita ao cansaço associado à espera e à viagem, mas também a uma noite perdida (na melhor das hipóteses mal dormida) e a anulação do treino que estava previsto para quinta-feira'

...isto a 4 dias do proximo jogo, faltou acrescentar. O q nao é um pequeno pormenor, Zé.

Ja´ agora, os jogadores q jogaram estavam mesmo previstos treinar na 5a feira de manha?? Nao sabia e fico admirado, tanto quanto sei e' costume q tenham folga na manha seguinte a dias de jogo.

E volto a perguntar-te pq e' q nao te preocupas tanto com isso qdo o Porto vai por ex a Faro de autocarro; nessas alturas tb e' costume chegaram a casa la para as 3 ou 4 da manhã (ja agora, por acaso dorme-se muito melhor numa viagem de aviao de 4 ou 5 horas do q numa viagem equivalente de autocarro).

José Rodrigues disse...

José Correia disse...

Uma coisa é [...] Outra coisa é [...].

Não, não e' "uma e outra coisa".

E' apenas uma e a mesma coisa, pq a unica verdadeira questao que se coloca e' se as tribulacoes da viagem tem ou nao tem impacto no proximo jogo. Mais nada.

E pelo q ja' disse, neste caso parece-me q o impacto e' totalmente irrisorio, chegando eles a casa com mais de 3 dias e meio de antecedencia do jogo seguinte.

Em vez de chegarem a casa com 90 horas de antecedencia, chegaram com 84... o q nao lhes falta e' tempo para recuperar e preparar o jogo seguinte (ainda se fosse a final da LC a seguir, va la...).

José Rodrigues disse...

'Pelo menos fazendo fé nas notícias que teem vindo a público sobre a forma como a FIFA decide quem organiza os campeonatos... Logo, está a jogar em casa!'

LOL

Aquele abraco, Hulk 11M!

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
pq e' q nao te preocupas tanto com isso qdo o Porto vai por ex a Faro de autocarro

Já não me lembro da última vez que o FC Porto se deslocou ao Algarve de autocarro. Nos últimos anos tem sido sempre de avião, precisamente por causa da duração da viagem.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
os jogadores q jogaram estavam mesmo previstos treinar na 5a feira de manha??

Segundo sei, estava previsto um treino para quinta-feira, que foi anulado devido às horas a que chegaram ao Porto.