quinta-feira, 23 de abril de 2009

Caça ao Hulk

Vídeo com imagens do massacre de que Hulk foi alvo no último Vitória Guimarães x FC Porto, perante a complacência do Carlos Xistrema (um apitador miserável, ao nível do Bruno "Campo Maior" Paixão e do Lucílio "Calabote" Baptista):




Nota: Sugiro que enviem este vídeo ao senhor Vítor Pereira, o homem que pelo seu comportamento e ausência de atitudes concretas no combate à violência dentro dos relvados, é um dos autores morais dos sucessivos massacres de que Hulk foi alvo e que culminaram na lesão grave que sofreu na Amadora.

11 comentários:

Golias disse...

Anderson, Lisandro, e agora Hulk. Todos enviados para o estaleiro e os perpetradores ficaram impunes. Pelos vistos, o castigo aplicado ao Paulinho Santos foi exclusivo de uma "edição limitada", tal como será a recente punição aplicado ao Lisandro. Os jogadores do Porto são as cobaias favoritas para estes "testes" disciplinares.

José Correia disse...

"Não saiu lesionado, mas saiu maçado. Ele não tem culpa de ser forte e de ter uma boa capacidade técnica. Assim, vai ter muitas dificuldades para jogar em Portugal"
Jesualdo Ferreira, 04/04/2009
(após o jogo em Guimarães)

José Correia disse...

"Aqui, em Portugal, infelizmente, é difícil jogar. Usam muito o corpo, fazem muitas faltas e é difícil jogar assim. Prejudicado? Vejam as faltas que o árbitro deixou de marcar sobre mim"
Hulk, 28/02/2009
(após o jogo com o Sporting)

José Correia disse...

«Era mais ou menos inevitável que Hulk fosse lesionado com gravidade. Da mesma forma como foi mais ou menos inevitável que, a seu tempo, Anderson fosse lesionado com gravidade. Entre as duas lesões, separadas por mais de duas temporadas, manteve-se em comum, inalterável, a tolerância dos árbitros em relação à violência exercida dentro do relvado sobre os jogadores mais talentosos do futebol português. Jesualdo Ferreira já tinha avisado que Hulk era vítima de abusos constantes por parte dos adversários perante a complacência dos árbitros e quem teve oportunidade de seguir a maior parte dos jogos do FC Porto esta temporada só pode surpreender-se pelo facto de não ter acontecido antes. Aliás, Carlos Xistra na quarta-feira e Lucílio Baptista há dois anos não só deixaram que Hulk e Anderson fossem lesionados com gravidade como nem sequer acharam pertinente qualquer tipo de sanção disciplinar para os respectivos carrascos, permitindo-lhes concluir que, tal como eles já suspeitavam, o crime compensa. E como compensa, vai voltar a praticar-se em breve, num relvado perto de si.»

Jorge Maia
O JOGO, 24/04/2009

José Correia disse...

«Os virtuosos são essenciais ao futebol. Exalam um "perfume" atractivo. Comparados a uma orquestra, deles saem os "acordes" mais sensíveis, como os de um piano ou de um violoncelo. A "rusticidade" dos tambores e dos bombos é útil, mas não tão apreciada; é, até, mais vulgar…

Se faz sentido combater na justa diferença qualitativa a tendência de se travarem os mais dotados, o princípio geral da não transformação dos jogadores criativos em sacos de pancada tem um problema em Portugal: a tolerância zero não faz parte da cartilha dos árbitros. E o resultado não podia ser pior: ao jeito de tiro ao boneco em barraca de feira, na maioria dos jogos registam-se entradas violentas. A falta de reprimenda é propícia ao risco de se colocar em xeque a integridade física de colegas de profissão.

Hulk é a mais recente vítima da dureza excessiva no futebol português, com a particularidade de ainda há poucas semanas ter sido dado o alerta sobre o modo como os adversários o tentam anular. Não, não se trata de uma simples coincidência e, se não se colocar cobro rápido a comportamentos de violência gratuita nos relvados portugueses, outros estarão condenados a irem parar ao estaleiro. Com prejuízo próprio, é óbvio, mas igualmente de quem se vê privado da hipótese de ficar magnetizado pelo fino recorte técnico, a finta estonteante, a capacidade de explosão ao segundo, enfim, dos atributos que diferenciam um jogador vulgar de um superdotado.

Há, evidentemente, muito de pedagógico a fazer. No actual ambiente, no entanto, a prioridade deve ser dada à acção disciplinar sem contemporização por parte dos árbitros. E convém, já agora, que usem um critério uniforme.»

Fernando Santos
O JOGO, 24/04/2009

Azulantas disse...

Acima de tudo são jogadores como o Hulk, o Anderson ou o Lisandro que levam muita gente aos estádios. Deixar este tipo de violência seguir impune é continuar a empurrar o futebol português para o fundo do poço onde se encontra à muitos anos.

Jorge Aragão disse...

Lembro-me que faz muito tempo, Artur Jorge tirou o Futre num jogo com o Boavista aí aos 15 minutos de jogo após uma sessão de agressões em curto espaço.
Empatamos o jogo nas Antas, 1-1 mas foi importante para chamar a atenção para o problema.
Um dia destes há que mandar a equipa para o balneário se as coisas continuarem assim...

condor disse...

O problema do Hulck é que veste a camisola errada!
Neste país de merda convensionou-se que tudo que seja contra o FCP está bem!Portanto o sr presidente da apaf pode continuar com a merda de discurso que teve em relação a este caso que o pior que lhe pode acontecer é ser reconduzido no cargo!
Olhem,sabem que mais?Estou acagaçado para o que resta de circo!Queira deus que as coisas não sejam mesmo tratadas por outro lado!

José Correia disse...

Tomás Costa esteve à conversa com os jornalistas para lançar o encontro dos dragões com o V. Setúbal. Contudo, não se furtou a comentar a lesão de Hulk, para garantir que há perseguição ao talentoso avançado do FC Porto, habitual alvo dos jogadores adversários.

Acha que a lesão do Hulk foi propositada?

"Têm dúvidas disso? Não viram o jogo com o V. Guimarães? Em 15 minutos de jogo ele sofreu 6/7 faltas. É lamentável e acontece em todo o lado. Estamos tranquilos porque sabemos que ele é forte e que vai recuperar rapidamente."

Mas na sua opinião havia o objectivo de lesionar o Hulk?

"Havia. Não sei se era um objectivo claro, o que sei é que foi uma entrada muito forte. O árbitro dá amarelo se atirarmos a bola para fora ou por falarmos demasiado, mas já não o faz quando o Hulk é agredido jogo após jogo. Um jogador não aguenta essas coisas e passa-se o mesmo com o Lucho, o Lisandro ou o Rodríguez. Todos jogam muito duro contra o FC Porto, somos líderes, tudo bem, mas também devem pensar que somos todos colegas e que trabalhamos todos para o mesmo objectivo. Devemo-nos respeitar dentro do campo."

José Correia disse...

«A lesão que vai afastar Hulk da ponta final da temporada não surpreendeu ninguém dentro do grupo de trabalho do FC Porto. As entradas violentas de que o avançado brasileiro era alvo constante e para as quais o próprio e Jesualdo Ferreira já tinham chamado a atenção também justificaram algumas conversas em grupo no balneário do FC Porto, tal como Tomás Costa revelou ontem. "Toda a gente sabia que isto ia terminar assim, ninguém tinha dúvidas sobre isso", afirmou o médio, assinalando a existência de "uma reunião entre os jogadores" para abordar o assunto, durante a qual "todos apoiaram Hulk".

O JOGO sabe, inclusivamente, que alguns dos elementos mais experientes da equipa deram alguns conselhos ao avançado no sentido de tentar evitar consequências mais graves, nomeadamente para ter particular cuidado com as entradas por trás, como aquela que acabou por resultar na entorse que o deverá manter afastado dos relvados durante os próximos tempos - os mesmos conselhos já tinham sido dados a Anderson. Jesualdo Ferreira também terá aconselhado o jogador a tentar controlar os protestos, no sentido de evitar os correspondentes cartões amarelos, mas os avisos acabaram por não ter efeito e Hulk acabou mesmo lesionado. "Nos últimos jogos cometiam-se muitas faltas sobre ele", afirmou Tomás Costa, numa referência ao jogo de Guimarães, durante o qual o avançado brasileiro foi particularmente visado pela agressividade dos defesas adversários. Aliás, foi precisamente no final desse jogo que Jesualdo Ferreira chamou a atenção para a situação, referindo que Hulk "não saiu lesionado, mas saiu maçado". "Ele não tem culpa de ser forte e de ter boa capacidade técnica. Assim, vai ter muitas dificuldades para jogar em Portugal", lamentou, adivinhando a inevitabilidade de uma lesão que acabaria por se confirmar três semanas mais tarde.»

in O JOGO, 25/04/2009

caneta.bic disse...

Eu não me esqueci da célebre, mega campanha, difundida por tudo quanto é pasquim em Portugal, apoiada pela quase totalidade dos paineleiros e levada ao extremo por muitos dos arbitros..."deixem jogar o mantorras".
Agora como nos toca a nós..o mau da fita é o Hulk. (ele que me desculpe por o comparar ao mantorras)