segunda-feira, 6 de abril de 2009

Xistrema para travar o FC Porto

Carlos Xistra a assinalar um dos dois penalties que inventou no Sporting x FC Porto da Meia-final da Taça da Liga, 04/02/2009


Síntese do critério disciplinar de Carlos Xistra no V. Guimarães x FC Porto:

1': Hulk acelera em direcção à baliza do V. Guimarães e é autenticamente ceifado por Gregory. O cartão amarelo fica no bolso de Xistra.

25': Milhazes atinge Hulk com uma cotovelada na cara. Escandalosamente, Xistra nem sequer mostra um cartão amarelo ao jogador do Guimarães.

Jorge Coroado: "Milhazes foi objectivo e claro no gesto efectuado. Com o cotovelo esquerdo, atingiu Hulk na face. Impunha-se a exibição do cartão vermelho."

Rosa Santos: "Na parte disciplinar, o árbitro sentiu algumas dificuldades em controlar o jogo. Neste caso, deveria ter expulso Milhazes."

António Rola: "Milhazes saltou sobre Hulk, atingindo-o violentamente com o braço. Ficou por sancionar falta técnica e disciplinar (vermelho)."

29': Moreno trava Hulk em falta à entrada da área. É a terceira falta de Moreno, mais uma vez sobre Hulk e mais uma vez o cartão amarelo fica no bolso de Xistra.

31': Mais uma sarrafada em Hulk, desta vez foi Custódio. Carlos Xistra não consegue continuar a fingir que não vê e, finalmente, mostra um cartão amarelo a um jogador do Guimarães.

45'+1: Cartão amarelo para João Alves, por falta dura sobre Cissokho.

50’: Custódio agarra um jogador do FC Porto e “mata” um contra-ataque perigoso. Xistra vê, assinala a falta mas “esquece-se” do cartão amarelo. Seria o segundo para o médio vimaranense.

62': Cartão amarelo para Tomás Costa, a pedido do público e dos jogadores do Vitória, por suposto anti-jogo.

78': Cartão amarelo para Cissokho, numa falta normalíssima sobre Nuno Assis.

82': Cartão amarelo para Andrezinho por falta dura (a enésima) sobre Hulk.

84': Cartão amarelo para Raul Meireles por falta sobre Fajardo a travar o contra-ataque.


Em resumo, com o FC Porto a perder por 0-1, Xistra perdoou duas expulsões a jogadores vimaranenses - Milhazes e Custódio - isto, claro, para além dos amarelos que ficaram por mostrar a Gregory e Moreno (a gente percebe, não convinha amarelar os dois defesas centrais do Guimarães logo nos primeiros minutos do jogo).

Aliás, é notável como é que o Vitória de Guimarães conseguiu terminar o jogo com 11 jogadores e, ainda por cima, com tantos cartões amarelos como o FC Porto (três para cada). Que grande xistralhada!

Quanto ao “saco de pancada”, perdão, ao Hulk haveria muito dizer, mas isso ficará para outros artigos. Digo apenas que perante a complacência do árbitro de Castelo Branco, neste jogo valeu tudo para travar Hulk: pontapés, “tesouras”, joelhadas, puxões, encostos, tudo!
Até quando este festival de porrada vai continuar impune?
Será que o objectivo é que aconteça ao Hulk o mesmo que o Katsouranis fez ao Anderson?
É assim que querem arrumar o Hulk?



P.S. O SLB lá conseguiu ganhar a uma equipa que não treinava há 8 dias, mas para isso foi preciso que o trio de arbitragem inventasse dois penalties nos primeiros 15 minutos. É esta a verdade desportiva e a transparência que muitos querem implantar no futebol português...

6 comentários:

Offshore disse...

Não se arranja uma imagem da "pitonada" do Roca a um jogador do Leixões ?

Zé Luís disse...

Foi escandaloso ver Hulk a ser amiúde agredido e nada ser feito para travar a violência com que sobre ele actuavam.

Aliás, do Vítor Pereira que no início da época garantiu terem os árbitros indicações para reprimir o jogo violento e proteger os artistas, aos jornalistas que não apelam para se protegerem os melhores jogadores dos sarrafeiros que nem a CD da Liga pune com sumaríssimos, nada é feito para estancar este modo de jogar.

Cajuda reconhece que Hulk é espantoso, mas ninguém lhe perguntou se poderá continuar a ser espantoso com tantas faltas e algumas bem violentas sobre o jogador que faz a diferença na Liga.

Offshore, essa entrada fica como a do Pedro Silva, igual e bem mais acima quase no pescoço, no Restelo. Foi a abrir a 2ª volta. A CD da Liga nada...

André Moura e Cunha disse...

Sugiro que este fim-de-semana (o de 4 e 5 de Abril de 2009) fique, para memória futura, como o "fim-de-semana da Verdade Desportiva", para além de se ter descoberto um excelente guarda-redes de nome Abel, que a 2 metros do árbitro interceptou com zelo e valentia o remate de Diogo Valente (Paulo Bento viu "peito", aqueles circuitos neuronais estão a precisar, no mínimo, de uma revisão em oficina certificada); Cardozo atingiu o nível máximo de eficácia concretizadora: 2 remates, 2 golos (é de aplaudir e, quiçá, de condecorar); e Hulk sofreu uma dezena de faltas (vulgo sarrafada) que passaram impunes, com patrocínio do Xistra dos penalties fantasma.
Para o epíteto assentar como uma luva nesses dois dias de glória futebolística, o Evangelista deverá cancelar, seraficamente, a greve aos treinos dos jogadores do Estrela, e a equipa da Amadora paga parte dos salários, é que no próximo sábado desloca-se ao Dragão.
De repente, lembrei-me disto. Onde pára o processo? This is a job for Super (Ricardo) Costa, Wonder Morgado, Iron (Pinto) Monteiro e Avenger (Rui) Santos.

bLuE bOy disse...

Amigo José Correia, sem qq tipo de ofensa, é óbvio, não me digas que ainda acreditas no Pai Natal, não?

Mas é óbvio que nada se vai passar, ora que carago... a vergonha há muito que já era... agora, é tudo à descarada.

A nós, bem, a nós, compete-nos ganhar os jogos mais dificeis... os nossos, aqueles onde interviermos, pq se assim acontecer, não há FdP nenhum que nos vá roubar o TETRA!!!

dragao vila pouca disse...

Deixem jogar o Hulk!

Joguem à bola...palhaços joguem à bola...joguem à boooooola...palhaços joguem à booola...

O Xistrema está bem e recomenda-se.
Um abraço

Kostadinov o Flecha disse...

Esta é para o CD da Liga mais conhecido por Pavão Parvalhão;

Carta Aberta ao Ricardo (Fdp) Costa. Burro Ricardo Costa, 1. O lance sobre o Lisandro é penálti (como foi penálti o lance sobre o Lucho, na primeira parte); se a loira francesa não apreendeu que as mãos não servem para travar os adversários, tu BURRISTA Costa tinhas obrigação de o saber. 2. Uma vez que tu BURRISTA Costa quiseste reinventar a Física, devemos dar-te uma oportunidade de publicamente provar a tua teoria: (i) vamos pendurar-te, pelo pescoço, num pelourinho do Jardim da Cordoaria; (ii) se tu BURRISTA Costa ficares esticadinho, pernas em direcção ao chão, tu BURRISTA perdes, a tua teoria não prova; (iii) se tu BURRISTA Costa ficares esticadinho, pernas em direcção ao CÉU, tu BURRISTA ganhas, a tua teoria prova. Com a estima e a consideração que merece um Burro, que sendo um Jumento também é Pavão e intrinsecamente é um Corrupto, P.S. Para que a prova seja validada há que fazer pelo menos dois testes.Depois de ti BURRISTA Costa, segue-se o ASNO CERVAN. P.S.2. Temos de estar preparados para as reacções das associações de protecção dos animais. P.S.3. A resposta a essas associações é fácil: os pendurados mais do que animais são aberrações da natureza e, como tal, são coisas no mais puro estado em que as mesmas podem ser consideradas.

Passe bem...meu asno.